A perigosa arte de ser invisível

A perigosa arte de ser invisível Angelo Surmelis

Resenhas - A perigosa arte de ser invisível

books.byluc 23/06/2023

Perdido
Sei lá, gosto da mensagem, mas não sei se gostei mesmo da escrita e da forma que a narrativa é construída. Diria que é um romance contemporâneo adolescente com gatilhos pesados, onde o romance parece ser apresentado para ?resolver? o problema da história do protagonista, o que não é legal tendo em visto o - problema -.

Leticia2513 07/06/2023

Oq me preocupa n é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons
Esse livro tocou fundo na minha alma porque eu não esperava nada do que tava escrito. Livros que tratam da descoberta de sexualidade são mais do que comuns, chegam a ser previsíveis. Mas aqui, eu acho que o foco é completamente outro, e apesar de eu não achar um dos melhores livros que já li, acho o assunto tão importante que dou sim cinco estrelas. Acho que ultimamente a gente tem falado muito sobre relações tóxicas com família, mas poucos realmente dão atenção a isso e buscam ajudar. Esse livro chega a ser intragável em muitos momentos porque a gente vê a realidade de uma mãe narcisista e o quanto isso é grave e afeta a vida da pessoa. Pra mim, o romance fica total em segundo plano e por isso, apesar de ser fast burn e eu não gostar, não se tornou exatamente um problema pra mim porque o foco era o Evan. Saber que a história é inspirada na vida do autor me quebrou muito porque na ficção já é muito ruim, mas trazer isso pra realidade é outro nível. Me lembrou um pouco os sentimentos que tive quando li "Estou feliz que minha mãe morreu". Enfim, um livro fluído e extremamente pesado então cuidado com os gatilhos pra quem for ler!

liabu 12/06/2023

Não mais invisível
Esse livro me fez passar TANTA raiva, de verdade não sabia que podia odiar tanto personagens fictícios como os pais do Evan.
É nítido a dor, o ódio e o desespero que o Evan sente em relação a família e a sua vida em geral, quis mais do que tudo guardar ele num potinho; mas felizmente tudo acaba bem.
Achei que o livro tem algumas pontas soltas e algumas situações que podiam ser mais trabalhadas, de qualquer forma, eu adorei o misto de sensações que ele trouxe, uma história muito boa!!

Arthur 22/01/2024

Comprei esse livro achando que era uma história de romance e no final fiquei refletindo por horas. Passei muita raiva e quase chorei em diversas páginas. Uma história triste mas que é realidade de muitos. Um livro com diversos gatilhos e traumas.

kittylover 27/11/2023

Para todos corações machucados..
Intenso, esse livro é completamente intenso. A sensação de ler ele é como você quase se afogar, mas conseguir voltar a superfície. É muito triste ver que o Evan sofre muito com tudo e não poder dar um abraço nele. Talvez o objetivo do autor tenha sido completamente esse, o foco não é no romance, me fez refletir muito várias coisas e nossa me deu muito gatilho.
A parte que me deixou bem frustrada é a questão do final ter sido 'cagado' se for essa a palavra. Eu queria ver mais o Evan conquistando a felicidade, se amando, queria mais detalhes sobre o quê ocorreu, como tudo ficou, foi quase um final em aberto para mim. Com todos os gatilhos dele, eu gostei muito de ter lido, é aquele livro que você não esquece nem se quisesse..

autorithy 20/03/2023

Pesado, real e necessário.
O livro em si é muito importante, por mais que tudo na estória seja tratado ao extremo é bom ver que o autor representou muitos jovens que vivem dessa maneira ou semelhante ao redor do mundo. E Não se enganem esse livro contém muitos gatilhos e muitas cenas de violência. Fica meu alerta, estejam com a saúde mental em dia antes de realizar essa leitura.

A escrita do autor não é uma das melhores, ou talvez tenha sido a tradução, achei bem pobre em questão de descrever os lugares e a aparência das pessoas com clareza, fora que ele deixa muitas situações subentendida. Mas não posso negar que ele criou o Evan (protagonista) perfeitamente, um garoto com personalidade, sonhos, camadas e humanidade. Que logo me fez ficar imerso em sua história de vida, fazendo eu ficar conectado e apegado, torcendo a cada momento pelo seu final feliz.

????????, 5 + ??

vcmechamademar 17/09/2023

Pesado...
O livro tem umas descrições bem pesadas e ver esse garoto sofrendo me deu uma agonia terrível, eu só torcia pra mãe dele morrer na pior forma possível... Não sei se foi o tom, mas no início o livro não me pegou muito, comecei a ter mais interesse da metade pro final, mas foi uma leitura densa de ser concluída... Pelo menos terminei aliviado com a forma como terminou, durante toda a narrativa eu fiquei morrendo de medo do desfecho :(

itzskai 26/08/2023

NECESSÁRIO.
Foi uma experiência angustiante de ler, porém, com toda certeza, algo que realmente acontece até hoje. Dessa vez, recomendo a todos a lerem e refletirem sobre o que acontece ao seu redor. Você que leu ou lerá isso e se sente sozinho ou errado por ser quem você é, nunca se esqueça. Você não está sozinho. Você merece ser amado de verdade. Dêem muito amor e apoio a pessoas que lidaram e ainda lidam com homofobia diária. Busquem apoio sempre. ??

Gabriel Belo 02/04/2023

O clichê que aquece o coração.
É um típico romance/drama LGBTQIA+. Clichê? Sim. Mas creio que trás um quê especial, uma sensibilidade em trazer a violências doméstica que pessoas LGBTQIA+ sofrem em ambiente familiar e para além dele. Acho que o livro poderia se explorar mais nas idas ao mosteiro e a arte como forma de lidar com os acontecimentos tratados. A nota só não é 5 pois é clichê, logo final previsível e que aquece o coração. Por fim, com ou nossa família (sanguínea) presente você terá traumas, separar seus mundos pode tornar tudo mais pesado ou mais leve. Esconder-se é difícil, ser "de verdade" também.

Caroolinee 01/05/2023

Romance água com açúcar
Para algumas pessoas pode ser um romance água com açúcar mas me identifiquei muito com Evan, talvez por isso tenha mergulhado tão profundamente na história. Li em duas horas apesar de alguns partes bem difíceis de digerir.

Zanteo 03/08/2022

Gatilhos, gatilhos e gatilhos (para mim, pelo menos rs)
Trata-se de, talvez, um romance de formação (por mais que acompanhemos o personagem principal por pouco tempo, é nítida sua evolução, enfim) que nos permite conhecer e acompanhar a jornada de Evan, um menino de dezessete anos, gay, ainda tentando se compreender, tomado por pensamentos controversos e confusos. Ele se mostra como um menino muito confuso e inseguro, utilizando a arte para se expressar.

Sua mãe, super religiosa, usa da devoção à religião para ofendê-lo e menosprezá-lo. Ela é bem agressiva e repleta de toxicidade (só de lembrar dela me vem um gorfo com gosto de fel das entranhas da minha alma). A titulo de exemplificação, houve uma vez em que ela cortou o braço de Evan com um pedaço de prato, que, a propósito, foi quebrado na tentativa que ela fez em atingi-lo.
Seu pai, por mais que o ajude quando necessário, procura ser neutro nos episódios, esperançoso de que algum dia sua esposa mude de comportamento.
Nas últimas férias de verão, sua mãe o enviou a um acampento cristão. Lá, por ironia do destino, Evan deu seu primeiro beijo (gay).
Como se não bastasse ser filho de uma mãe crente tóxica, Evan está apaixonado pelo melhor amigo hétero, que não via desde antes das férias. Ele conta que o amigo ficou gostoso, despertando nele um sentimento e interesse antes inexistente.

A partir daí, a história tem seus desdobramentos, compreendidos entre a relação materno-filial e a sua vontade em ter algo além de amizade com Henry, seu amigo de infância.

Do meu ponto de vista pessoal, é uma história muito valiosa. Como eu disse algumas resenhas atrás, a narração em primeira pessoa me prende a atenção de maneira excepcional, esse é o caso do livro.
Foi uma leitura muito angustiante em alguns pontos e prazerosa em outros.
É tenso e adorável acompanhar a evolução pessoal de Evan, trazendo uma sensação reconfortante ao término da narrativa.

É uma leitura que vale a pena encarar.

Em apenso, consta uma relação de números telefônicos e endereços destinados a apoio, proteção e acolhimento LGBTQIA+, o que eu achei um zelo primoroso.

Italo.Loiola 02/06/2023

Vinha gostando bastante da história, de como as coisas estavam sendo abordadas. Era possível sentir toda a angústia e sofrimento do Evan, mas me decepcionei com o final super corrido e que as coisas ficaram meio sem um desfecho e sem uma abordagem mais completa de acordo com a seriedade do assunto desenvolvido no decorrer do livro.
Em suma é um livro bom porém poderia ter sido melhor.