Em busca de mim

Em busca de mim Viola Davis

Resenhas - Em busca de mim

gabimelg 23/05/2024

Amei conhecer a Viola dessa forma. A riqueza dessa história é surpreendente, e ela a conta de forma tão humilde e humana.

Somos apenas humanos, tentando sobreviver da melhor forma que conseguimos com o que nos é dado, e essa mulher soube fazer de limões azedos uma incrível limonada.

A maneira como ela conseguiu superar todo o trauma, pobreza, racismo e violência é impressionante. Me senti conectada com a história desde o início e fui bastante atingida pelos relatos.

Que mulher admirável! Realmente tem uma história que merece ser conhecida.

Daniele638 22/05/2024

Forte
Uma história forte de muita resistência e mesmo com muitos conflitos, mostra o amor e o que a família é e a força que ela nos dá.

Daiana 21/05/2024

Em busca de mim
O livro é uma biografia da vida de Viola Davis, onde ela conta toda a trajetória até chegar ao sucesso, a essa atriz maravilhosa que é hoje.
Conseguimos acompanhar seus traumas de infância, toda as dificuldades que vivenciou por ser de uma família pobre e por ser negra, a caminhada e as dificuldades em ser uma atriz negra e todo processo de cura pelo qual ela passou para chegar onde está hoje.
O livro é perfeito.
Cheio de gatilhos e lições de vida.
Nos mostra o quanto nossa sociedade ainda é muito racista.
Nesse livro você consegue se colocar no lugar do outro e entender um pouco dos medos e insegurança de ser uma criança/mulher negra e ter que viver em uma sociedade como a nossa.

Maryannanaa 20/05/2024

Viola é de fato uma observadora da vida.
A relação com a arte de Viola prova que a arte cura não só a nós mesmos, como também a sociedade. É emocionante compreender melhor sua trajetória a partir dessa autobiografia tão bem escrita que me tocou de diversas maneiras.

Juan268 20/05/2024

Arranhou minha garganta
Sem sombras de dúvidas Davis é uma artista nata e a evidência disso é a maneira que fala da sua história! Queria eu ser artista e colocar minhas dores para fora dessa maneira. Davis, aqui, se espreme de diversas maneiras que deixam o leitor com "a garganta arranhada" de tanto sentir, de tanto esperar que tudo melhore! Minha melhor leitura de 2023!

Lolô 19/05/2024

Impactante, genuíno e forte
Essa foi a primeira biografia que li, e que bom que foi a da Viola. Sempre admirei o trabalho dela, mas conhecer sua história de vida me fez a admirar ainda mais. Neste livro ela nos ensina que não precisamos viver no passado e que os processos de luta e cura são paralelos (e não terminam). Acho que a Viola sofreu de tudo. Uma infância marcada pela miséria, racismo, traumas familiares e uma jornada longa até o estrelato. Esse livro foi um presente de amor-próprio à Viola de 8 anos, que suportou tudo e não acreditava ter lugar no mundo. E ela conta essa narrativa tao agridoce sem resumir sua história de superação em meritocracia barata. Um olhar genuíno as condições dos mais vulneráveis. Viola Davis é gigante!

site: https://www.instagram.com/tantopraler/

Ana Carol 19/05/2024

Livro para ser "sentido" não apenas "lido"
Essa é a primeira autobiografia que leio na vida é simplesmente foi incrível! Ler uma história de vida, mas com a "voz" da pessoa, seus pensamentos e sentimentos a respeito dos acontecimentos, é como se você entrasse na pessoa e fosse ela pelo momento em que dura a leitura.

É um livro muito emocionante que mostra as dificuldades já sabidas, mas não realmente sentidas, das questões raciais e sociais em um contexto norteamericano entre os anos oitenta e atual, mas claro que com suas raízes na própria história do negro americano.

É uma narrativa de uma grande artista buscando o sentido de uma vida que se iniciou com muita pobreza, violência, abandono e abuso. "Cada memória dolorosa, cada mentor, cada amigo e inimigo serviu como cinzel, como uma salto que lapidou a" MIM"! A escultura imperfeita mas abençoada que é Viola ainda está se desenvolvendo e sendo lapidada."

Uma artista que queria ser o mais genuína possível nos seus papéis, que buscava entender seus personagens como pessoas reais, entender suas motivações para assim poder expressar e conectá-los com seu público.

O que vemos na TV e no cinema, o glamour, fama e riqueza, é apenas a ponta do iceberg de uma vida bastante sofrida, de muita dedicação, muitas negativas até se conquistar um lugar ao sol. Imagine isso para uma pessoa negra, pobre e sem "padrinhos"... Em um meio em que a maior parte da literatura, das peças de teatro, dos movimentos artísticos são criação de uma civilização predominantemebte branca e elitista, como encontrar personagens que realmente pudessem refletir a complexidade de uma vida comum de uma negra sem passar pelas personagens padrão (empregada, amiga da branca principal, adictas, mãe solteira, etc - palavras dela no livro)?

Nesse quadro emocional e complexo, que esbarra lindamente em questões sócioeconomicas, se desenrola a história de vida desta atriz maravilhosa, que finalmente conseguiu atingir seu ápice, de carreira e de encontro consigo mesma, como Annalise Keating, em "How to Get Away with Murder" (Netflix - super recomendo). E realmente vc sente toda a potência desta mulher nesse seriado, repleto (não sei se intencional ou se foi a própria projeção dela em cima da personagem) de cenas que parecem tiradas da sua própria vida.

É um livro que só lendo para saber como é. É um livro que é mais para ser "sentido" do que "lido". É uma breve mas impactante maneira de se conectar, se houver o mínimo de empatia e esforço de compreensão, com a pauta sobre racismo estrutural, machismo, misoginia, temas importantes de serem debatidos para que as mudanças possam finalmente acontecer.

MahCordeiro*.* 19/05/2024

A primeira
Viola foi minha primeira biografia, e que escolha. Me fez chorar inúmeras vezes, me obrigou a parar e me afastar do livro para respirar. Me deixou com raiva e triste.

Mas me mostrou esperança, garra, amor e sobretudo vida. Vida real, cheia de medos, dúvidas e superações.

Ler Viola é entender a complexidade feminina, é embriagar-se de cores, sons e sensações. É transportar-se para identificar -se. Intenso do começo ao fim,como é viver.

Maylise 16/05/2024

Uma biografia difícil, dolorosa, que retrata uma vida de abusos, violência de todos os tipos imagináveis, preconceito e infinitas adversidades e traumas. Fiquei mais admirada ainda pela força e a vida dessa atriz incrível. Me admira sua busca em conhecer cada pedacinho de si e lidar com feridas tão profundas e doídas. Não espere um livro comum de biografia. É um livro que vai falar sobre a complexidade humana em inúmeras facetas, mas principalmente em violência racial e vulnerabilidade social.

BrunaCeotto 16/05/2024

UAU.
acho que essa é a minha biografia favorita de todos os tempos.
justo quando eu achava que era impossível admirar ainda mais essa mulher.

Govinda.Vallabhi 15/05/2024

Forte, doloroso e incrível
Toda minha admiração pela Viola Davis! Fiquei encantada com a narrativa, a força e a vida dessa mulher incrível! Sofri com a vivência difícil, com as descobertas em terapia, com o esforço descomunal para superar os traumas, com os preconceitos constantes... Nunca tinha lido biografia antes, foi minha primeira e adorei! Recomendo para quem tiver coração para se deparar com as dores mais profundas de um ser humano que conseguiu perdoar e amar em meio a tantas dores e violências.

RenataTunes 14/05/2024

"Em Busca de Mim", escrita por Viola Davis, é uma autobiografia que descreve com intensidade a ascensão da atriz de uma infância marcada pela adversidade em Rhode Island até se tornar uma das personalidades mais admiradas de Hollywood. A obra é narrada com uma sinceridade tocante e vigorosa, onde Davis relata as adversidades enfrentadas — racismo, abuso e pobreza — e sua jornada em busca de identidade e expressão pessoal. O livro mergulha na resiliência e na força interna que caracterizam sua vida, oferecendo uma análise detalhada de suas batalhas e conquistas.

Viola Davis não evita discutir os episódios mais desafiadores de sua trajetória, tratando com uma honestidade penetrante tanto seus desafios pessoais quanto profissionais. A narrativa serve como um atestado de sua bravura e uma reflexão crítica sobre as desigualdades enraizadas na sociedade. "Em Busca de Mim" transcende o formato tradicional de autobiografias, configurando-se como um manifesto de persistência e genuinidade. Mais do que suas realizações, Davis é celebrada por sua habilidade de converter adversidades em expressões artísticas e iniciativas práticas, tornando este livro um recurso crucial para aqueles que procuram compreender a complexidade da condição humana e o poder do autoconhecimento.

Lucas1429 14/05/2024

Que história foda!
Viola demonstra em detalhes a sua luta contra o racismo, a pobreza, os abusos sexuais e como superou todas as adversidades para se tornar a grande mulher e atriz que é...
"Quem tem um porque para viver pode aguentar qualquer como"

BárbaraS 13/05/2024

Vida difícil
O livro mostra a vida de Viola, foca na sua vida familiar entremeando com sua carreira.
Uma vida difícil, com episódios muito tristes. E mostra o poder de superação e a perseverança dessa mulher.