As vitoriosas

Resenhas - As Vitoriosas

Clara 24/12/2023

As vitoriosas ?
Que livro foda!
aqui vamos acompanhar a vida de uma advogada que teve que ser afastada por causa de um Burnout e a querida começa a fazer acompanhamento psiquiátrico, sendo assim sua psicóloga recomenda q ela faça trabalho voluntário, e assim a vida Soléne é mudada. tendo q viver com mulheres q nao tem nada mais nada menos q somente um lugar para morar, Soléne aprende muito sobre seu lugar na sociedade e sobre seus privilégios.
confesso nao ser um livro fácil, pois aborda temas como: violência sexual, doméstica, física, verbal, além de abandono familiar e abuso de drogas. mas a autora soube muito bem trabalhar esses temas de um jeito fluído em q o leitor se agarra às personagens.
foi uma honra ter conhecido mulheres tão fortes, q por mais q seja somente ficção, todos sabem q foram inspiradas em mulheres reais

Nice 21/12/2023

Profundo e atemporal
Apesar de ser um livro curto e rápido de ler, ele é forte, profundo e tão real . Aqui a gente se depara com histórias de violência e abusos que acontecem diariamente em todos os lugares. Infelizmente são muitas mulheres sofrendo todo tipo de violência , e a autora narra tudo isso com maestria. Somos levados pra perto dessas mulheres e sofrendo com seus relatos. Enfim , um livro profundo e emocionante que vale muito a pena ler.

Albino 15/12/2023

Uma linda história de superação
Leatitia Colombani foi uma feliz descoberta de escritoras contemporâneas.

Em As vitoriosas é a narrativa de duas histórias parelalas, uma antiga e outra conteboranea, sobre o mesmo local e a mesma causa: o acolhimento, o cuidado e a superação de mulheres que sofreram algum tipo de violação e se encontram em Paris.

A história contemporânea é de Solène, uma advogada no ápice da carreia, que é diagnosticada com bournout. Em processo depressivo passa a desacreditar de tudo, inclusive da sua vida. A contragosto, mas por insistência, se voluntaria para serviços no Palis de La Famme, um abrigo femino, com vidas e histórias muito distintas de sua realidade. Lá ela enfrenta resitência das melhures e vê a dureza de seu própriprio preconceito. Logo após alguns dias Solène, através de sua habilidade de escrita e de escutar as pessoas, se integra as vidas, emoções, lembranças, desejos e valores daquelas mulheres e renova sua percepção sobre a própria vida.

A outra história é de Blache Peyron, figura história e verídica do ativismo francês do início do século XX. O recorte da história de Blanche é sobre seu ativismo e como fez se realizar a existência do Palais de La Famme, que existe até hoje.

Um livro tocante de leitura cativante, onde um capítulo puxa o outro e as histórias nos fazem se emocionar e sentir a dor das mulheres que passam pelo Palais, mas, ao mesmo tempo, também sentir a esperança de uma vida feliz.

Super recomendo a leitura do livro.

Magna.Poetisa 15/12/2023

Histórico
Aprecio, como já disse, os livros históricos. Este em especial muito revela sobre várias mulheres, e mesmo ficcional, poderia (como já comparei em outros livros) ser de histórias reais facilmente. A Ascenção da protagonista é veloz ao longo da trama e ela termina como o livro sugere: vitoriosa. São duas histórias que se entrelaçam de testemunhos similares. As duas resilientes e fiéis a seus princípios e ideais. Solene e Blanche são grandes mulheres, mas vitoriosas são as histórias que elas tornaram possíveis.

Dani Gundes 14/12/2023

Um livro muito sensível!
Além de trazer à tona um assunto pouco falado e nos fazer questionar como a miséria afeta a vida das mulheres; a autora nos mostra uma história real de uma mulher apagada pela história: Blanche Peyron. A história é intercalada por uma trama fictícia e outra real. Ambas ricas e inspiradoras com lições de sororidade e caridade. Amei!

Michele 14/12/2023

Favorito com sucesso
Tentei não criar muitas expectativas neste livro... amei a trança mas sempre que vou nesse embalo me decepciono.
E posso dizer com propriedade que ela não decepcionou muito pelo contrário.
Livro incrível. Eu amei de mais o fato de termos uma história real narrada como pano de fundo pra outra história incrível. Eu amei as vidas narradas chorei com elas sofri com elas.. um livro que mostra a determinação a força a bondade a humanidade... amei de mais..

Livia.Gabriela 13/12/2023

Sem dúvidas, uma leitura que merece reflexão sobre o lugar que as mulheres ocuparam e ocupam nas mais diversas sociedades e culturas.
Uma leitura fácil e rápida.

Lorane0 12/12/2023

Uma perspectiva muito humana
O livro trabalha bastante sobre a força da mulher em vários patamares, incluindo as pessoas com falta de acesso a tudo.
Um livro de muita reflexão interna, sobre como tratamos os invisíveis.

Rosângela 11/12/2023

Bem bonitinho
Gosto de livros assim, sem enrolação, sem repetição de adjetivos vazios e descrições desnecessárias. Chega, conta sua história e pronto.
História bonitinha no passado e no presente.

Marina 09/12/2023

Livro bem facinho de ler, fluido e muito bom. é uma história singela, sem muitas coisas mirabolantes, é muito real e muito dura, triste, eu adorei.

Cristina117 07/12/2023

Solidariedade
O Palais de la femme abriga mulheres vulneráveis, mas também é um imenso símbolo de solidariedade, sororidade e esperança. Soléne mal espera os aprendizados que a espera.

Godoyla 01/12/2023

As vitoriosas, de Laetitia Colombani
Apesar de me emocionar com certa facilidade, é muito raro quando um livro me faz chorar. As vitoriosas é um dos livros mais lindos que já li. Não só por sua história, mas pelas entrelinhas do reconhecimento da força feminina. É um livro de ficção bem emocionante, que é baseado em fatos históricos. A autora soube explorar o melhor dos dois mundos, criando uma conexão entre o real e a ficção que faz com que a gente deseje que seja tudo verdade. Mas, mesmo não sendo, sente que poderia ser, o que deixa tudo ainda mais muito bonito. É uma daquelas histórias que mostra caminhos pra vida. Não esconde as falhas da sociedade, mas sabe mostrar o caminho para deixar a luz passar.

Leticia.Justo 30/11/2023

"Doem o que vocês tiverem... Tudo que não é doado é perdido..."
Soléne é uma advogada bem sucedida que, após um episódio traumático é diagnosticada com burnout e perder todo interesse pela vida, então é orientada pelo seu psiquiatra a praticar trabalho voluntário como parte do tratamento. Depois de algumas buscas encontra o Palais de La Femme, onde tem contato com mulheres que passaram por todo tipo de adversidades na vida, e que faz Soléne começar a enxergar a vida com outros olhos.
E em paralelo, conhecemos a história de Blanche Peyron, ativista francesa que a quase 100 anos atrás atuava ativamente em prol das pessoas em situação de rua e com necessidades básicas. O livro transcorre de uma forma leve, fluída e quase poética, com temas pesados e que me fez refletir um pouco.
Recomendo.