As vitoriosas

As vitoriosas Laetitia Colombani

Resenhas - As Vitoriosas

Bianca1465 26/01/2024

As Vitoriosas
Mais um livro do Clube Intrínsecos finalizada!

As Vitoriosas conta a história de Solène, uma advogada muito bem sucedida q aos 40 anos e após um evento traumático em seu ambiente de trabalho, é diagnosticada com Burnout. Os médicos recomendam o afastamento do trabalho e repouso mental e físico. Solène se encontra totalmente perdida e esgotada. Como, após anos e anos de dedicação ao trabalho, de renúncias particulares, ela seguirá em frente sem aquilo q definiu toda sua vida e quem ela é?
Seu psiquiatra sugere o serviço voluntário como forma de terapia. Ela se inscreve para ser voluntária no abrigo de mulheres e ali ela vai receber um choque de realidade e conhecer o poder transformador das palavras e dos gestos de caridade q mudam vidas.
Em paralelo, temos a narrativa de Blanche, q se passa quase 1 século antes, uma comissária do Exército da Salvação, cuja missão é ajudar todos aqueles q necessitam e deixar seu legado resgatando mulheres e crianças das ruas.

Mais uma vez o Clube Intrínsecos trouxe uma experiência formidável e diferente do q eu estou acostumada.
A narrativa se divide entre presente e passado, contando a história de várias mulheres em contextos e épocas diferentes.
O livro tem muito da realidade deplorável q sabemos existir mas as autoridades querem jogar pra debaixo do tapete a qualquer custo. Ele retrata a vida de mulheres q vivem nas ruas, em situações de risco, desprovidas do mínimo e de sua dignidade.
E diante dessa narrativa em duas épocas diferentes, temos a constatação de q pouco mudou, e mulheres e crianças ainda são o principal grupo em situação de miséria em várias partes do mundo.
Solène vê a arrogância q nem sabia possuir desmoronar diante das histórias de perda, tristeza e luta das mulheres do abrigo e sente a urgência de fazer algo a respeito. Oq nos leva também a refletir sobre nós mesmos e no q podemos fazer para ajudar o próximo. Um gesto simples pode parecer apenas uma gota no oceano, mas para aquele q recebe pode significar a diferença entre a vida e a morte.

Enfim, o livro é curto, sucinto, sem deixar de ser tocante e visceral ao mesmo tempo. Uma ótima indicação pra quem deseja ler algo profundo e sair da zona de conforto.

EduardaSilveira 25/01/2024

Que livro lindo
Achei o livro maravilhoso. ele te envolve de uma maneira que faz com que tu te preocupe com as moradoras do palais tanto quanto solene e blanche. amei!
Amanda3913 25/01/2024minha estante
Pq só deu 4 estrelas?

EduardaSilveira 26/01/2024minha estante
Pq eu só dou 4.5 ou 5 para favoritos

Amanda3913 26/01/2024minha estante
Aaah tá bom, pensei q era algo na história q tirou ^^

Resenhas Horizon 21/01/2024

Mulheres que ajudam mulheres
Esse livro é de uma sensibilidade enorme, e da um tapa na cara quando se trata de ser melhor para os outros, ajudar, doar o que você tem e ajudar quem tem menos. em vários momentos eu só conseguia pensar em como quero fazer mais isso, em como preciso - uma inspiração total.

juntando tudo isso com elementos de romance, mulheres extremamente fortes, superação, e contando várias histórias, trazendo momentos emocionantes e conquistas. esse livro é um achado!!!!!!

off - eu desatei a chorar quando descobri que a blanche foi real e que fundou mesmo o palácio

Maria 20/01/2024

"Vocês que sobreviverão a mim,
Continuem a lutar,
Continuem a dançar,
E não se esqueçam de doar,
Doem seu tempo, doem seu dinheiro,
Doem o que vocês tiverem"

Bru | @umoceanodehistorias 19/01/2024

Favorito, favorito, favorito
Não sei porque demorei tanto tempo para começar a ler esse livro. Ele é super bem escrito, conta com personagens cativantes e trabalha temas super relevantes.

É indigesto em alguns momentos? Sim, mas ele é real. Não maquia a história para torná-la mais bonita - e nem o presente, vale dizer.

Soléne é uma advogada de sucesso, ainda que seu sonho fosse ser escritora. Enquanto está no tribunal com um cliente, tudo muda. Após o cliente ser condenado, ele se suicida. E o mundo de Soléne se despedaça. Ela é diagnosticada com Burnout e precisa se afastar do trabalho. Passa a ficar apenas em seu apartamento consumindo remédios, mas, quando o psiquiatra sugere que ela faça trabalho voluntário, as coisas muda.

É graças à sugestão do médico que Soléne conhece o Palais de las Femme, um dos prédios mais famosos do Exército da Salvação que surgiu para apoiar mulheres. Lá Soléne conhece as mais variadas histórias e se compadece delas, principalmente, porque apesar de saber da miséria, não convive com ela.

Juntamente à narrativa no presente, temos o passado com Blanche lutando para que o Palais de las Femme se tornasse realidade.

É difícil expressar o tanto que amei esse livro, que, vale dizer, não tem diálogos! Ele é perfeito e agora preciso ler outras obras da Laetitia!

GiSantos 16/01/2024

Vitoriosas
Um livro que conta várias histórias, histórias de mulheres, mães, esposas, amigas. Mulheres que sofreram, mas lutarm por uma vida melhor.

Clara.Oliveira 07/01/2024

As vitoriosas
Perfeito! Uma leitura extremamente sensível e necessária, ao longo da história vamos conhecendo a história de diversas mulheres que lutaram e lutam todos os dias para simplesmente existir, algo tão simples e tão complexo quando se trata de mulheres. Apaixonada demais pela história da Solène e da Blanche!

kkkkkaren 29/12/2023

O livro é lindo. Não esperava menos da autora. Muito envolvente, uma personagem com pensamentos reais e uma vivência inspiradora.

Isa Riva 28/12/2023

Um palácio
Um dos melhores, senão o melhor livro que eu li nesse ano, é profundo, intenso, tocante e emocionante. ler as histórias de vida daquelas mulheres, protegidas em um refúgio onde nada irá afugentá-las é arrebatador, sensível e maravilhoso. me emocionei a cada página e me apeguei àquelas vitoriosas

??????

Maria18112 27/12/2023

A força, generosidade e persistência de uma mulher pode seguir por gerações e é justamente sobre isso que esse livro fala.

Uma mulher em uma época onde seu trabalho era ser dona de casa e mãe, mas que não era o suficiente para ela, que construiu um legado que permaneceu durante décadad e gerações, beneficiando outras mulheres.

É uma história emocinante e potente.

nay.gba 27/12/2023

Em Busca de Propósito
As Vitoriosas é uma bela surpresa para encerrar as minhas leituras em 2023. Que privilégio poder ler um romance com o tema central do voluntariado já que tem tudo a ver com o fim de ano e nosso espírito "natalino".

Com uma escrita direta e ao mesmo tempo muito gentil, Laetitia Colombani faz poesia com a dureza da vida. Cada página lida é um presente para a nossa alma.

Solène é a nossa protagonista que depois de um Burnout larga a profissão. O psiquiatra indica que ela busque o voluntariado como alternativa terapêutica, ela fica indecisa com isso e por fim decide ir.

Daí em diante, acompanhamos duas histórias do centro para mulheres paralelas. Solène nos dias atuais e Blache, a fundadora, nos anos 20.

Blache é uma biografia real e a potência dessa mulher é avassaladora. Sua vida em busca de propósito impactou milhares de vidas vulneráveis e inspirou outras a agirem diretamente criando uma grande teia do exército da salvação.

Há gatilhos nas histórias das mulheres do abrigo. Pra ter ideia do que se trata são os abusos e as violências que as passaram antes de chegarem lá.

Sinto-me honrada em finalizar o ano com essa leitura.
Lima O Limão 16/01/2024minha estante
Eu tava querendo ler esse porque li o Trança, da mesma autora. Mas desisti, com medo de que seja igual ou muito similar ao Trança, e eu não gostar

nay.gba 16/01/2024minha estante
Não é igual, gostei muito do enfoque no voluntariado. Um linha ficção de cura igual aqueles coreanos, mas aqui com o tempero francês.

Priscila.Damiani 27/12/2023

@ler.terapia
(Esta resenha não contém spoiler)

?Elas não precisam falar para se entender, não precisam de palavras para se comunicar"

As Vitoriosas é diferente de tudo que já li. Um livro que se alterna entre fatos reais e ficção.

A história se desenrola em dois tempos, em 1925 e atualmente, em Paris.
Temos como protagonistas Blanche Peyron e Soléne. Mas também posso dizer que todas as mulheres desse livro foram protagonistas em determinado momento. E no meio desses protagonismos, o Palais de la Femme, que faz com que as histórias dessas mulheres se cruzem.

Soléne, uma advogada sobrecarregada que passa por um grande trauma na carreira, se afasta para cuidar um pouco mais de si e principalmente de sua saúde mental.
No meio do seu tratamento é orientada a fazer algum trabalho voluntário. Algo que foge totalmente de sua zona de conforto.
A partir dessa escolha sua vida começa a mudar completamente.
Um personagem complexo e intenso. Mas tão real que por várias vezes me comparei a ela. A sua verdade, sinceridade, humanidade. Coisas feias até, mas coisas reais.

Em contrapartida, Blanche, uma mulher tão incrível e forte, difícil de acreditar que realmente existiu.
Blanche Peyron, lutou com unhas e dentes pela causa de mulheres excluídas, violentadas, imigrantes e pobres. Ela que foi o início de tudo.

O início de uma Paris mais esperançosa e digna. De empatia e solidariedade.
E partir dela, ter histórias de mulheres Vitoriosas de verdade.

Nunca tinha lido nada de Laetitia Colombani e me apaixonei. O que mais me agradou foi a forma natural que ela conduz o enredo. Algo real, que te prende desde o início da leitura, mesmo sendo uma leitura densa, fluí perfeitamente.

Então, super recomendo a leitura e com certeza lerei mais da autora.

Alerta de gatilhos com os temas: abusos, abandono e violência.

CURIOSIDADE: Depois da leitura pesquise um pouco mais sobre o Palais de la Femme, com certeza vai enriquecer ainda mais a sua leitura

??????????????????????

"Medimos os grandes amores e os grandes projetos com base nos riscos que corremos por causa deles."

Rafa 25/12/2023

Perfeitamente sensível!
Uma onda de emoção percorreu a leitura desse livro magnífico. Não tive como conter as lágrimas nas páginas finais. É profundo, reflexivo e imaginativo. Uma escrita fluida, um enredo bem construído e um conteúdo tão atual, quanto relevante!
Recomendo a leitura? ???

Clara 24/12/2023

As vitoriosas ?
Que livro foda!
aqui vamos acompanhar a vida de uma advogada que teve que ser afastada por causa de um Burnout e a querida começa a fazer acompanhamento psiquiátrico, sendo assim sua psicóloga recomenda q ela faça trabalho voluntário, e assim a vida Soléne é mudada. tendo q viver com mulheres q nao tem nada mais nada menos q somente um lugar para morar, Soléne aprende muito sobre seu lugar na sociedade e sobre seus privilégios.
confesso nao ser um livro fácil, pois aborda temas como: violência sexual, doméstica, física, verbal, além de abandono familiar e abuso de drogas. mas a autora soube muito bem trabalhar esses temas de um jeito fluído em q o leitor se agarra às personagens.
foi uma honra ter conhecido mulheres tão fortes, q por mais q seja somente ficção, todos sabem q foram inspiradas em mulheres reais

Nice 21/12/2023

Profundo e atemporal
Apesar de ser um livro curto e rápido de ler, ele é forte, profundo e tão real . Aqui a gente se depara com histórias de violência e abusos que acontecem diariamente em todos os lugares. Infelizmente são muitas mulheres sofrendo todo tipo de violência , e a autora narra tudo isso com maestria. Somos levados pra perto dessas mulheres e sofrendo com seus relatos. Enfim , um livro profundo e emocionante que vale muito a pena ler.