Finale Stephanie Garber

Resenhas - Finale

Bea 05/06/2023

O verdadeiro final
Neste último capítulo de Caraval as irmãs Dragna, Lenda e Julian precisarão correr contra o tempo para impedir que a Estrela Caída, o pior dos arcanjos, destrua o mundo que eles conhecem e estabeleça seu reinado de terror, tudo enquanto precisam lidar com seus próprios problemas pessoais.

Esse foi o livro mais fraco da trilogia e acredito que a autora estendeu a sua história mais do que era realmente necessária. Em diversos momentos senti como se as protagonistas estivessem correndo em círculos sem sair do lugar, principalmente com relação aos romances.

Entendo que é um livro de fantasia com muito enfoque no romance das protagonistas, porém em alguns momentos a história ficava muito maçante e lenta com os casais sofrendo por "não podendo ficar juntos" sendo que já era óbvio o final, principalmente com relação à Tella e o Lenda, toda aquela enrolação foi muito desnecessária e forçada pra mim.

No que diz respeito ao vilão, achei ele bem fraquinho, a autora nos apresentou esse universo super interessante com Arcanos dispondo dos mais diversos poderes, porém nem tivemos a oportunidade de realmente nos aprofundarmos nesse assunto pois a história optou por focar no Estrela Caída que, diga-se de passagem, foi um vilão bem vanilla.

De qualquer forma o livro conta com momentos muito bons em que a escrita da autora pode realmente brilhar, gosto muito do jogo de palavras dela principalmente com a peculiaridade da Scarlett de ver sentimentos em cores. Além disso, o Jacks roubou a cena toda vez que aparecia, e fez essa leitura valer à pena.

É um livro bom, mas com potencial para ter sido melhor, acho que a autora pecou em focar demais no romance e deixou a história se estender mais do que era necessário, mas não é uma leitura da qual me arrependo.

zakiryu 01/04/2024

Eu acho que pelas coisas mais magníficas, vale a pena viver.
Terminei esse livro há pouco mais de três dias, e ainda não consegui superar.

me apaixonei pela magia do Caraval e pela fonte dela, pela história envolvente e repleta de mistérios, pela mitologia dos Arcanos (e até por um deles), pelos segredos que Valenda esconde, por um sem idade que esteve disposto a morrer por amor, pelo laço de duas irmãs que conseguiu superar a morte, e por todo o gostinho de quero mais que essa trilogia me trouxe.

eu comecei a ler com certa expectativa, e devo confessar que ela foi superada com muito sucesso.
fiquei fascinada pela narrativa (que é bem fora da minha zona de conforto) e me senti tão atraída a cada página, que mal percebi quando acabou.

sempre gostei muito da forma como Scarlett e Donatella (não gostei dela no começo e me arrependo amargamete de tê-la julgado antes de conhecê-la) enxergam o mundo e como usam de sentidos, sensações, cores e cenários para descrever seus sentimentos de forma tão única e especial, mas principalmente, amei a forma que a união e o laço entre elas mostrou que amor verdadeiro não vem necessariamente de um romance.

apesar de alguns furos e de partes que eu gostaria que tivessem sido melhor explicadas, eu considero o universo único e extremamente interessante, além de trazer novos significados acerca de liberdade, amor (em todos os sentidos) e coragem.

me apaixonei profundamente pelos personagens, e sinto que ficarão marcados no meu coração eternamente, cada um com sua singularidade e diferença que os tornam tão fantásticos.

pensei por muito tempo o que poderia falar sobre não só esse último livro, mas como a trilogia em geral e o desfecho brilhante que ela formou, e sinto que ainda não consigo fazer isso.
mas posso dizer que vale muito a pena.
essa saga trás de tudo: desde borboletas no estômago até arrepios na espinha.

pretendo voltar a esse mundo o quanto antes, e tenho certeza que não vou seguir tão fácil sem ficar 98% do tempo surtando com uma pulga atrás da orelha ao decorrer dos capítulos.
os plots são incríveis e a história é realmente extraordinária.

Caraval, para mim, é como uma floresta mágica à luz da meia-noite, com cheiro de sonhos fantásticos e cor de aventuras a serem descobertas.

Alc 31/12/2022

Não sei se gostei
Confesso que achei um pouco massante essa leitura, esperava muito mais. Não gosto muito de Lenda, fiquei com dó do príncipe de copas

Anne649 25/02/2024

O verdadeiro final.
? Esse livro foi fantástico!!
Essa trilogia foi fantástica!!

? Eu realmente adorei o desenvolver, a profundidade... Como a mitologia foi desenrolada, assim como os laços familiares.

? Cada plot me surpreendeu, e eu achei muito bem escrito assim como cada detalhe me deixou cada vez mais envolta.

? Sem dúvidas 5 estrelas e favoritado, posso ser meio suspeita pois amo séries de mais de um livro, fantasia e romance, mas isso está impagável.

Lioness.reads 24/03/2023minha estante
Cara, terminei de ler faz 20 minutos e minhas emoções estão começando a assentar. Tô triste p caramba com esse final. Decepcionada real. Tava querendo ler a história do Jacks mas agora tô super desmotivada, ainda bem que não comprei.

Jess 12/02/2024

Finale ³
Esse livro conseguiu superar os últimos dois, o fato de ter capítulos próprios pros pontos de vista tanto da Scarlett quando da Donatella ajudou a deixar a leitura mais fluida e interessante.
Gostei bastante do desenvolvimento dos personagens, o romance da Scarlett e do Julian é muito lindo mas o da Tella e do Dante também não fica atrás. Nesse livro passei a gostar bastante de todos mas a Scarlett ainda é minha preferida!

É uma ótima saga, principalmente pra quem é fã de fantasia + romance.

Deysiane 08/10/2023

? Finale ?
Um ótimo desfecho para a trilogia. Achei melhor que o primeiro mas não tão empolgante quanto o segundo, provavelmente porque teve povs da Scarlet. As melhores partes são as de Tella; adoro ela e suas relações. Vou sentir saudades ???.

Maria 10/04/2023

O livro das estrelas, portas e amores não correspondidos
Eu simplesmente adorei essa trilogia! Dês de o primeiro livro é possível notar a dedicação da autora em tornar o mundo o mais vivo possível, e ela acertou novamente! Cada esquina, cada construção até mesmo cada ruína narrada mostram sua presença sem a direta interação dos protagonistas. O que mais me decepcionou foi o final, que ficou um pouco óbvio e em aberto, mas não estragou a minha experiência num total.
Acho que dentre os três livros esse é o meu segundo favorito, perdendo só para o primeiro (que acho quase impecável kk).
Indico este livro para aqueles que gostam de tarot, aventuras e um toque de magia.

Obrigada por jogar o Caraval!!

Yes0_0Im 12/05/2024

Esse livro me fez sentir muita coisa
Eu comecei esse livro com um baita pé atrás por causa do livro anterior e confesso que toda essa demora para ler foi porque eu estava tentando manter minha mente sem julgamento, só assim a leitura começou a andar, e cara, eu me arrependo de não ter lido com a mente aberta antes.

Esse livro te faz ficar com raiva das duas irmãs, do Lenda e do Jacks ao mesmo tempo que você ama eles (amar o Jacks é forte demais, gostar é melhor) e o Julian nunca me fez sentir raiva. A Scarlett teve umas ações bem babacas no início do livro, me deu ódio, porém eu continuo amando essa mulher. Já a Donatella... eu me resolvi com ela, ela ainda é burra muitas vezes, trouxa também, iludida nem se fala, mas eu não odeia tanto ela quanto odiava no livro anterior, eu até que gosto dela, ela evoluiu um pouco. O Lenda é e sempre será meu queridinho mesmo me fazendo passar raiva diversas vezes. O Julian nunca me fez sentir raiva, eu amo esse garoto desde sempre, não tenho o que reclamar dele, só posso dizer que ele é perfeito. Já o Jacks eu quero logo ler o livro dele, ele é um ótimo personagem e eu amo e odeio ele. E se um dia eu suspeitei que sempre tenho dó de personagem escroto, o final do livro só comprovou.

Esse livro é maravilhoso, só não foi 5 estrelas porque não supera o primeiro. Ele me fez sentir tanta coisa, tanta emoção, tantos sentimentos! Os personagens tiveram tanta evolução, mano, deu até orgulho de todos eles, até dos babacas. E o que mais teve nesse livro foi plot, a cada capítulo era um novo, eu ficava super chocada em todos. Além dos tapas na cara a cada parágrafo, marquei muita coisa.

Recomendo para todos a trilogia! Ansiosa para o livro extra.
leletð¦ 12/05/2024minha estante
eu li o 1 e o 2 e to meio assim de ler o 3 ainda....vale a pena mesmo amg?

Estela Fernandes 12/05/2024minha estante
tbm só não dei 5 estrelas pra esse pq o primeiro foi muito melhor

Yes0_0Im 12/05/2024minha estante
Vale muito a pena ler esse terceiro, ele é muito melhor do que o segundo

Yes0_0Im 12/05/2024minha estante
Siim, o primeiro é muito superior

Maju 02/04/2023

Finale
Gostei muito do livro, gostei do final tbm, mas não foi o meu favorito da trilogia.
----------------------------------------------------------------------------

evemm 24/02/2024

Finale
Foi bom, no início foi bem arrastado e repetia sempre as mesmas coisas, mas foi ficando interessante no meio do livro adiante, amo julian, sempre foi meu favorito desde do caraval. Quero começar a trilogia de era uma vez e ver se me surpreende quanto essa, tella foi bem mais chatinha que scar nesse livro, a escrita é ótima, gostei de como os capítulos foram de scar para tella. Recomendo

lover1 22/12/2022

O que dizer dessa trilogia? Sempre fui apaixonada com magia, e os três me fizeram acreditar fielmente que ela existe.
No início o livro não me prendeu muito, e depois de ter me apaixonado pelo segundo livro, tive medo de me decepcionar.
Mas foi INCRÍVEL. Nesse livro fala sobre a real definição de amar e dos sacrifícios do amor, sobre escolhas e o quão longe você iria pelas pessoas que ama. Simplesmente perfeito -tirando o início que achei tedioso e quase larguei de mão.