Finale

Finale Stephanie Garber

Resenhas - Finale

RafaelaLindaperfeitaduarte 05/02/2023minha estante
Meu Deus o esculacho KKKKKKKKKK,mas eu entendo o que vc quer dizer.Realmente ela deixou meio q uma abertura pra outros livros e eu tbm queria q o final fosse mais ou menos oq vc descreveu.Acho que é por isso que a maior parte das pessoas prefere os livros de era uma vez um coração partido pq lá a Stephanie aprimora a escrita dela mas esse spin-off n responde suas perguntas infelizmente.Mas se vc for ler estarei esperando pra comentar com vc pq eu amo esses livros

bruna 07/02/2023minha estante
nossa amg me doeu escrever isso juro pra vc mas não deu pra segurar. eu to indignada dms ainda então vou levar um tempinho pra ler o spinoff kkkk mas pretendo ler sim pra gente comentar sobre!!

melissalfr 10/10/2023

EU CHOREI, CHOREI MUITO
SEI NEM POR ONDE COMEÇAR
Caraval é minha série favorita do MUNDO (o que eu não canso de falar), e Finale encerrou com chave de ouro, que livro perfeito. No começo eu fiquei meio :/ pq não iria se passar dentro do jogo, mas cada página me conquistou mais e mais.
Esse volume teve muito mais magia que os outros e isso foi PERFEITO. Ver tudo se desenrolando, eles fazendo planos, colocando em prática, ver tudo dar certo, dar errado, muita desgraça, caos, destruição e MUITO ROMANCE.
Eu não canso de falar que nesse livro só tem gente bonita, e eu amo TODOS ELES (até você, Jacks ?), os casais e as cenas românticas deles sempre me arrepiam, é tudo tão bem trabalhado e tão lindo!
Eu vou continuar indicando Caraval todos os dias e é muito provável que eu leia esses livros muitas vezes mais durante a vida.

PS: Eu acho que uma continuação seria tão bom para a história, mas ao mesmo tempo confio na autora e acho que ela soube a hora de acabar, pra não encher linguiça e estragar o que é perfeito ?

cvlh0.fr 05/08/2023

Nem acredito que vou falar isso mas Finale se tornou o meu livro preferido da trilogia. O início me irritou bastante por causa da Donatella, mas o enredo e os outros personagens são ótimos. Jacks e Lenda são apaixonantes, os destinos são bem construídos e Estrela caída é um vilão de verdade.

O desenvolvimento de Scarlett é muito bom, é fluido e com sentido. Ela e Julian são muito fofos, uma relação tão bonita. E o desfecho me agradou, o último livro das sagas sempre costuma estragar tudo mas desse eu gostei bastante, até mais que o Caraval.

mahh227 10/03/2024

Vou sentir falta...
Não sei como ainda não fiz uma resenha pra essa pra essa obra prima!!
Construção de personagens, narrativa, mundo, tudo perfeito. Eu realmente queria entrar no Caraval e tentar resolver tudo com os personagens.
Óbvio que meu favorito foi o Jacks, mas adorei o romance da Tella com o Lenda!! Esses dois são feitos um pro outro!!
Recomendo demais a leitura se você já leu os dois primeiros!!

Michele Rayane 06/09/2023

Gostei mas não amei
A trilogia Caraval estava na minha lista a muito tempo e eu estava curiosa com a história porém sinto que a autora pecou em muitos pontos (o passado de Lenda que não foi bem explicado e fatos picados. O pai delas que simplesmente sumiu e o ex-noivo que foi apagado da história. O artefato que era pra elas terem usado). Acabou virando uma história de triângulo amoroso.

O único casal que deu certo foi a Scar e o Julian, o resto só foi jogado. A Tella e o Lenda foram mais pelo desejo do que o sentimento e todo o drama de "não te amo" foi chato demais.

A autora se repetia muito na história, sempre retomando pontos dos outros livros que não contribuíam com nada na história. Vários fatos da história foram jogados e depois descartados e o final foi muito corrido. De uma página para outra o Gavriel vira humano sendo que ele nem tinha sentimentos? Não rolou.

O livro é bom para quem está começando a ler fantasia mas pra quem já conhece o gênero não vai ser uma trama tão envolvente.

Ana Júlia 06/11/2023minha estante
Amg, lê o spin-off que é Era Uma Vez Um Coração Partido, pesquiso sobre pois é uma triologia, e o Jacks fica com uma garota e eles são um casal muitoo melhor que tellajacks, que seria a Evangeline e o Jacks, sério, só lê, eles se tornaram o casal do meu coração e na minha opinião é um dos melhores literários. E o Jacks tem o final que merece

Kathellen.Santos 07/11/2023minha estante
eu li era uma vez um coração partido primeiro que a trilogia do caraval, e sim, evangeline e jacks é melhor do que a donatella com ele. mas na minha cabeça achava que seria possível um romance entre eles skskks

Ana Júlia 07/11/2023minha estante
Seria até que seria, mas eu acho que o Jacks tava forçando mto com a Tella

Kathellen.Santos 08/11/2023minha estante
era mais por causa da obsessão que ele sentia por ela, ele era incapaz de amá-la, então meio que seria mesmo impossível ter um romance entre os dois ksksks jacks é da evangeline

Mayara479 01/02/2023

Assim como os anteriores,achei que é tudo muito repetitivo, sempre voltando às mesmas coisas ,sem falar nas enormes descrições de ambientes, roupas e etc...
Não gostei tanto quanto achei que iria gostar, porém o final salvou tudo!!!!!!

emanuela 04/08/2023

Não preciso de imortalidade. Você é a minha eternidade.
O primeiro livro definitivamente me fez criar muitas expectativas, ele é disparado o melhor livro da trilogia.
Apesar disso foi um desfecho a altura da saga.

O início do livro é meio lento, só consegui engajar na leitura no 50%.
Lenda acabou se tornando um personagem previsível, e o triângulo amoroso Tella, Lenda e Jacks é no mínimo chato, praticamente não pode ser chamado de triângulo quando a protagonista passa o livro inteiro falando como ama o Lenda.
Scar perfeita maravilhosa, carregando a história nas costas junto do Julian. Estou completamente apaixonada neles.
Jacks totalmente injustiçado, mal posso esperar para ler a trilogia dele.

Enfim, acho que a saga não funcionou e causou em mim o que parece ter causado em todo mundo.

Marinakg_ 17/06/2023

Gostei mto do livro, porém senti que foi meio repetitivo até chegar no final onde as coisas realmente se desenrolaram. Mas eu gostei muito da história e do Universo e eu amo as irmãs Dragna e o Julian kk. Achei que teve um bom desfecho e final pra essa trilogia que eu amei tanto.

Amanda 20/01/2024

É uma boa história
Desde o primeiro livro não achei a história incrível e infelizmente não consegui simpatizar com a maioria dos personagens, mas a história é boa.

Anne649 25/02/2024

O verdadeiro final.
? Esse livro foi fantástico!!
Essa trilogia foi fantástica!!

? Eu realmente adorei o desenvolver, a profundidade... Como a mitologia foi desenrolada, assim como os laços familiares.

? Cada plot me surpreendeu, e eu achei muito bem escrito assim como cada detalhe me deixou cada vez mais envolta.

? Sem dúvidas 5 estrelas e favoritado, posso ser meio suspeita pois amo séries de mais de um livro, fantasia e romance, mas isso está impagável.

tshnoir 10/02/2024

Fim.
Acabei a trilogia e sim, esse é o livro mais chato, apesar de eu ter gostado, demorei demais pra ler.
Achei o final bom até, pra uma série que teve seus altos e baixos. Acho que nunca tinha lido uma história onde ao longo dos livros eu mudei tanto a opinião sobre os personagens e os casais... uma hora odiava a tella, depois a scarlett, depois o jacks, mas no final eu acabei gostando de todos.
Enfim, é uma leitura sem muitas surpresas e emoção, mas serve romance e um universo interessante se fosse melhor trabalhado.

Andreza_ 15/11/2022

Vale a leitura, mas deixou algumas questões mal explicadas
Atenção: esta resenha contém spoilers dos livros anteriores.

Finale e Lendário são duas obras que se complementam muito bem, e quase nada lembram o primeiro volume, Caraval. Agora que os Arcanos foram liberados do baralho, a trama cresce de forma exponencial. Cada capítulo traz uma nova revelação, reviravolta ou perigo. Foi incrível acompanhar, esse livro tá o puro surto.

Muitas das dúvidas que surgiram nos volumes anteriores são explicadas ao longo da narrativa, mas nem todas. A única razão para eu ter diminuído uma estrela da resenha é que a autora ainda peca em não explicar todas as questões, muitos “como” ficaram no ar. Algumas coisas são possíveis de a gente deduzir, no entanto, se você for um leitor do tipo atencioso, pode ser que esses furinhos te incomodem, como me incomodaram também. E alguns plots se desenvolveram muito rápido e fácil, soando meio forçado.

É até difícil falar sobre esse livro sem entregar a trama, então direi apenas que a parte da Scar começou com uma questão desnecessária, irritante e um pouco tediosa. Depois melhorou, mas não me fez vibrar. Gosto do casal Scar e Julian, mas eles não precisavam desse draminha.

Sobre a Tella e o Lenda: é possível ver o quanto os dois teimosinhos se importam um com o outro, só que os dois ficam num vai-não-vai tão longo que desanima. E tem o Jacks, que tá ali em cima da Tella e tomando decisões para lá de questionáveis… e que faz o meu coração de leitora bater mais rápido. Vale a pena ler a trilogia só por causa desse personagem, e o spin-off que traz o Jacks como protagonista (Era uma vez um coração partido) já está aqui na minha lista para ser uma de minhas próximas leituras.

Com muitos plots de explodir a cabecinha e uma escrita mais madura, Finale cumpre o que promete e mais! Pena que faltou desenvolver melhor algumas questões, mas ainda assim a trilogia certamente vale a leitura.

zakiryu 01/04/2024

Eu acho que pelas coisas mais magníficas, vale a pena viver.
Terminei esse livro há pouco mais de três dias, e ainda não consegui superar.

me apaixonei pela magia do Caraval e pela fonte dela, pela história envolvente e repleta de mistérios, pela mitologia dos Arcanos (e até por um deles), pelos segredos que Valenda esconde, por um sem idade que esteve disposto a morrer por amor, pelo laço de duas irmãs que conseguiu superar a morte, e por todo o gostinho de quero mais que essa trilogia me trouxe.

eu comecei a ler com certa expectativa, e devo confessar que ela foi superada com muito sucesso.
fiquei fascinada pela narrativa (que é bem fora da minha zona de conforto) e me senti tão atraída a cada página, que mal percebi quando acabou.

sempre gostei muito da forma como Scarlett e Donatella (não gostei dela no começo e me arrependo amargamete de tê-la julgado antes de conhecê-la) enxergam o mundo e como usam de sentidos, sensações, cores e cenários para descrever seus sentimentos de forma tão única e especial, mas principalmente, amei a forma que a união e o laço entre elas mostrou que amor verdadeiro não vem necessariamente de um romance.

apesar de alguns furos e de partes que eu gostaria que tivessem sido melhor explicadas, eu considero o universo único e extremamente interessante, além de trazer novos significados acerca de liberdade, amor (em todos os sentidos) e coragem.

me apaixonei profundamente pelos personagens, e sinto que ficarão marcados no meu coração eternamente, cada um com sua singularidade e diferença que os tornam tão fantásticos.

pensei por muito tempo o que poderia falar sobre não só esse último livro, mas como a trilogia em geral e o desfecho brilhante que ela formou, e sinto que ainda não consigo fazer isso.
mas posso dizer que vale muito a pena.
essa saga trás de tudo: desde borboletas no estômago até arrepios na espinha.

pretendo voltar a esse mundo o quanto antes, e tenho certeza que não vou seguir tão fácil sem ficar 98% do tempo surtando com uma pulga atrás da orelha ao decorrer dos capítulos.
os plots são incríveis e a história é realmente extraordinária.

Caraval, para mim, é como uma floresta mágica à luz da meia-noite, com cheiro de sonhos fantásticos e cor de aventuras a serem descobertas.