Envenenados

Envenenados Bruna Pallazzo

Resenhas - Envenenados

Luna 26/07/2022

Eu devorei esse livro. Dito isso, eu, que geralmente gosto muito de plot de gravidez, não gostei desse especificamente. Eles ainda são tão novos, com tanta coisa para resolver, que pra mim, simplesmente não te sentido. É um bom livro, mas ficou meio desnecessário o final.

leitora 27/07/2022

A expectativa é a mãe da decepção
3,5??

Começo dizendo que esse é o meu primeiro contato com a escrita da Bruna. O primeiro livro que eu leio dela. Já conhecia a série, por ser bem famosa, mas nenhum dos outros livros tinha me chamado a atenção como a história desse casal em específico me chamou.

A escrita dela é realmente muito boa. E eu gostei muito de como o livro foi organizado, aqueles dez primeiros capítulos (0.1 ao 0.10) para contar um pouco mais de como foi a infância, primeiro contato deles, Noah sendo introduzido a família Arazzo e tudo mais, pra mim foi um dos pontos cheios de livro.

Além disso, eu gostei muito de como a Bruna tem uma escrita responsável. Algumas pessoas já tinham me falado sobre isso antes, mas foi bom ver. A maneira como os temas e os traumas são abordados é, na minha opinião muito inteligente, sútil, real e até admirável. Eu realmente gostei muito.

Noah e Liz são personagens complexos, com traumas e passados que fazem gerar compaixão por eles, mas não sei se foi pela maneira mais expositiva como o livro começou a partir do capítulo 1, em que eles contavam o que estavam sentindo ao invés de demonstrarem isso, que eu acabei não me ligando a eles. Sim, eu senti pena, acho que se não sentisse seria um monstro, mas foi de uma forma que eu sentiria por qualquer pessoa, não houve uma ligação tão intensa minha com eles, como eu esperava que iria haver.

Talvez seja pq a escrita da Bruna apesar de muito boa, não seja dramática. Não é um ponto negativo, nem de longe, são características. Entretanto eu realmente esperei uma escrita mais dramática e talvez até poética, pela forma que o livro foi apresentado a minha pessoa. Sendo sincera, eu achei que iria chorar, mas acabei não me emocionando realmente em nenhuma parte, com exceção da cena gráfica de violência que a Elisabeth sofre com o pai, que me deixou com raiva, em grande parte ou eu estava apática ou muitas vezes rindo pelas interações em grupo dos meninos, que preciso ressaltar, a amizade deles é uma das melhores partes do enredo também.

Em alguns momentos a quantidade excessiva de ?garoto dos olhos tristes?, ?menina do coração quebrado? para descrever os protagonistas se tornou repetitiva de um jeito cansativo. Talvez a intenção fosse ser enfático, não sei. Mas a quantidade de vezes em que essa informação aparece no texto, assim como descreve o Logan como emocionado, a Isabella como bocuda, o Matteo como romântico a um nível que chega a ser chato e o Sebastian como um ogro, da a impressão de que eles são só isso. Entre qualidades e defeitos, a única palavra que existe para descrevê-los são essas. O que bate contra os personagens, aparentemente, profundos que encontramos no livro. Me incomoda, não vou dizer que não, pq eu estaria mentindo. A sensação de que eles estavam quase dentro de uma caixinha de estereótipo exagerado para deixá-los cômicos, no sentindo de uma característica marcante de cada um, ficou durante o livro todo. Eu gosto do recurso de ter o cômico do grupo, por exemplo, mas ele precisar ficar se reafirmando que é assim a cada instante se torna uma coisa? chata ao meu ver.

A Bruna arrasa nos hots, quero deixar isso bem claro. Aqui não temos o papo de ?eles se amaram a noite inteira?. Temos descrições e falas muito interessantes. Além de tudo, temos dois protagonistas aprendendo a arte do sexo, o que deixa tudo mais legal. Foram cenas bem construídas, ao ponto de que não ficassem cansativas, bem feitas e desenvolvidas genialmente por terem coerência com os traumas deles, principalmente a parte do Noah que era a parte que é mais complicada.

O desenvolvimento deles como casal também é espetacular, a única parte ruim foi eles terem ficados juntos em mais ou menos 40% do livro e realmente estáveis nos 50%. O que tornou a trama daí pra frente um pouco estática, principalmente depois que o problema com os pais da Liz é solucionado. Nesse miolo do livro até mais ou menos uns 70/80% foi a parte que durante a leitura me deixou cansada, pela sensação de ler, ler e não acontecer nada. Não sou o tipo de leitora radical que existe por aqui e olha para um livro de 800 pág e fala que ele poderia ter 270. Mas nessa parte, em específico, eu realmente achei que algumas informações poderiam ter sido enxugadas, pois chegou a um ponto em um capítulo que eu estava satisfeita se aquele fosse o fim do livro e ainda tínhamos mais 200 páginas pela frente.

E, por isso, creio eu, que os plots não me agradaram ou mesmo me surpreenderam muito. Eu estava lendo um romance, não estava esperando o plot de uma fantasia ou a coisa mais mirabolante do mundo. O plot de gravidez realmente não me incomoda. Gostei dele, de como foi feito, descoberto pelos protagonistas e levado a diante por eles também, mesmo achando a parte 3 do livro muito grande com os seus 13 cap + epílogo para discutir somente isso. O outro plot, ele sim me incomodou, por dois motivos: a ?mãe? dele (Hailey) ter aceitado ele não me convenceu o suficiente e o segundo e eu acho que maior incomodo, no encontro deles o Noah fala sobre os olhos, como se fosse algo que ele já tivesse notado, mas nunca foi mencionado anteriormente por ele no livro, nem mesmo pra gerar uma desconfiança no leitor. E mesmo com os pesadelos frequente com a Agnes, ele não fala sobre os olhos de serem iguais aos dela e não os da até então mãe dele, me deixou com a sensação de que foi jogado e no fim também, pra mim, não teve grande importância na história no quesito de mudar ou não alguma coisa. Eu gosto do Noah contar sobre o abuso, acho importantíssimo inclusive e falar disso para mulher que ele via como mãe, assim para homem que via como pai, mas o plot eu realmente não achei que se encontrava com o resto.

Os personagens secundários são simplesmente maravilhosos. Não sei se irei os livros anteriores, mas dependendo do que panfletarem sobre o livro do Seb eu animaria de pegar pra ler ele, sendo calhamaço ou não. Ele é de longe um dos meus favoritos, então precisava tirar uma parte dessa resenha para uma rasgação de seda. Eu amei eles, todos. Mesmo com alguns comentários que me fizeram revirar os olhos, eu senti a coisa humana que eles tinham. Eu senti nos erros e nas tentativas de acertar. São o retrato de uma família real, não idealizada que beira a perfeição. Se tem uma coisa que eles não são, é perfeitos. Mas são maravilhosos e extraordinários.

Por fim, definitivamente um dos maiores problemas desse livro é o marketing que fizeram sobre ele. E só.
Eu elenquei algumas coisas aqui que não foram do meu agrado, mas são tudo coisas oks e que sei que a autora pode arrumar em um próximo lançamento, ou até mesmo em uma segunda edição do livro.
O ponto é a quebra de expectativa que eu tive que foi gigantesca. Eu esperava chorar, como eu falei antes, não chorei. Nada. Nenhum pouquinho. Eu esperava um livro triste a lá Brittany C., mas não tive. Quando me falaram dos traumas e até do leve hate que o Noah recebia, eu esperava algo pior. Ele foi um babaca, ele mesmo admite isso, mas eu esperava pior, talvez e provavelmente seja, meu lado leitora de dark romance falando? Sim, mas eu esperava pior, assim como quando me disseram que a Elisabeth era mais mentirosa que ele, eu esperava isso, mas recebi uma garota que as vezes, principalmente no final do livro, era um pouco egoista, e tudo bem. Não condenei nem ela por isso e nem o Noah pelas vezes em que ele tbm foi. Se fosse um livro que eu tivesse pegado sem expectativa nenhum, eu não iria ter me frustado tanto assim. Era para ser o livro mais triste do ano, mas pra mim realmente não foi.

Uma última coisa antes de terminar. Isso não significa que o livro é ruim. Longe, mas bem longe disso mesmo. É bom, assim como deixei claro na minha nota e espero que na resenha, mas não vá com a expectativa de ser um livro triste como eu fui para não se decepcionar. É um clichê universitário com plot de gravidez, e fim!

Desejo todo sucesso do mundo a autora que provavelmente não deve ler isso. A escrita dela é realmente muito boa, e o apelo dela na forma de citar problemas psicológicos é excepcional. Não me arrependo da leitura, foi um bom tempo. Tive muitas reflexões e aprendi muito com os personagens, todos eles, não só os protagonistas.
E como sempre eu faço questão de ressaltar, leia o livro e tire suas próprias conclusão sobre o que o autor se propôs nele, pq eu já vi que houve pessoas que favoritaram e você pode ser uma dessas pessoas também. É isso.

Termino por aqui. Boa leitura a todos que forem ler! ??

atlascker 03/04/2023

Eu praticamente devorei em um dia envenenados. Serio, liz e noah mereceram tanto um final feliz digno depois de tudo o que eles passaram, a construção foi linda até o final, só o plot inesperado que me fez murchar (odeio essa trope de vdd) a gente viu que não tem certo e nem errado quando se fala de noah e liz, uma coisa boa é que você consegue entender e compreender o lado de cada um dos dois.

Kimberly.Coatio 20/09/2022

De apaixonados a quebrados a destinados
A história de Noah e Liz é uma intriga desde o primeiro casal em estilhaçados, um casal quebrado, que por algum percalço no caminho se separou e agora parecem que não vão ficar juntos.

Desde o primeiro livro com o pouco que é apresentado sei que Noah tem os problemas pessoais dele com a família o que resultou num garoto problema que faz uso de drogas e álcool,  e Liz não é muito diferente ja que estava num intercâmbio e por causa de um cigarro de m@conha a mãe a arrasta de volta obrigada.

Desde o primeiro eu sei que eles nunca deixaram de gostar um do outro, que aquele sentimento que Liz disse que tinha acabado nunca acabou so ficou adormecido por causa da decepção, e ficou claro que enquanto eles não se resolvessem com seu passado não conseguiriam ficar juntos completamente.

O que eu não sabia era que ambos eram personagens tão quebrados, que a "família" que deveria ama-los e protege-los séria na verdade aqueles que os destruíram.

Confesso que eu fiquei mal com esse livro, cada situação passada pelos personagens por mais que não fosse algo totalmente explícito mas está ali e incômoda pois é algo que não deveria acontecer com ninguém, é pesado saber da pedofilia sofrida por Noah e das surras constantes e abuso físico e psicológico que Liz sofreu.

Eu gosto bastante da dinâmica do casal, como eles se ajudam, como toda a dinâmica da familia Azzaro e como a autora trabalhou a melhora deles na base da procura médica e não no amor, afinal ele ate ajuda mas não cura nada.

Eu amei a dinâmica do casal, saber tudo o que os juntaram, todas as memórias mesmo as mais quebradas, Noah e Liz é um casal incrível que eu me apaixonei desde o primeiro momento e que se mostraram reais e apaixonados, foi incrível acompanhar a jornada deles e seu desenvolvimento pessoal como pessoas e como casal. E o final deles foi de apaixonar demais, feliz demais de ver os casais juntos e completos como uma família que é o que eles são.

Jojo 29/12/2022

Que casal mais lindooooo
Nossa eu só queria me casar com o Noah, amo a Liz, mas a vontade de ter esse cara que é a mistura de bom garoto com o passado sombrio que é leitor de romances e tão boa, esse livro entregou demais!!!

Queria por esse casal em um potinho de vdddd ?

NMS 09/09/2022

O final feliz está a uma segunda chance de distância ??
Melhor casal desse universo literario!! Aguardei ansiosamente pela história de Noliz e não me decepcionei. Foi perfeita em cada uma das suas imperfeições ??

Amei a evolução dos dois de uma forma que não cabe em palavras. Foram os personagens mais fortes e que tiveram maior evolução que eu já li! Foi preciso uma força enorme pra chegar onde eles chegaram e para passar pelo que passaram. Meu coração doeu por esses nenéns ?

Amei a história, amei o romance, amei tudo. Até o final que foi um pouco mais estendido do que eu gostaria, foi lindo. Eu tiraria uns 5% do livro que foi meio enxeção de linguiça. Mas acho que é uma característica da autora esses finais mais longos.

Ja quero a história do Seb pra ontem!!!

Laysa 26/07/2022

Escrita impecável!
Envenenados é um livro com uma carga emocional gigante, uma carga que é capaz de nos fazer crescer, em vários momentos me senti como a Liz, ouvi em minha vida muitas das palavras que ela ouviu, eu só não sou resiliente como ela, pra mim Envenenados não foi apenas um livro, Noliz foram capaz de me mostrar que é possível sim superar traumas, que eu sou capaz de me amar em primeiro lugar, Noliz são exemplos!
O livro fala de segunda chance, então quando ler, leia com o coração aberto, sinta as dores dos personagens e não os julguem, Noliz é amor.
Bruna tua escrita é impecável e obrigada por escrever um livro como esse!

maria 27/07/2022

Esse livro é simplesmente uma obra prima!! Já estava preparada pra Noliz ser o casal que eu mais amaria da serie, só não pensei que iria amar tanto assim a história deles.
Noah e Liz, vulgo meus favoritos, são personagens incríveis mas com um passado bem sofrido (e quando eu digo bem sofrido acredite), mas é lindo ver a evolução deles, as superações que eles precisam passar em sua vida, tudo isso porque foram mal tratados por pessoas que deveria os amar, seus pais.
A história deles é sobre segunda chance, onde o amor muitas vezes pode não ser bonito, deixar cicatrizes e fazer a gente sofrer nesse meio do caminho, mas no final tudo vale a pena, pelo menos na trajetória deles.
Nessa nova fase da vida deles se mostraram pessoas mais maduras, mais seguras de si e superando os traumas do passado, o que só me fez encher de orgulho deles.
Ver eles conquistando o tão esperado final feliz, ou do jeito certo, começo feliz porque a história deles ainda vai ter muito caminho pela frente, isso só deixou meu coração quentinho, eles conseguiram conquistar a tão sonhada família que eles esperavam.
Diversas partes eu me debrucei em lágrimas, seja de tristeza ou de felicidade, mas as sensações que você sente enquanto está lendo é simplesmente inexplicável, ler esse livro pra mim foi uma experiência única.
Com toda certeza esse foi o melhor livro que li esse ano, leria mais 900 paginas só para ver mais sobre Noliz, meu amor por eles só aumentou nesse livro!! A Bruna arrasa sempre e com esse livro não foi diferente, poderia passar horas falando sobre esse livro.

?Nosso final feliz sempre estaria a uma segunda chance de distância.?

itspollyy 15/10/2022

perfeito???
Sem dúvidas o melhor livro até o momento (será se eu falei isso na resenha do livro anterior?? não lembro kkk)

Enfim, perfeito, tô sem palavras, foi tantas emoções durante a leitura que eu nem sei oq falar aqui. Eu amei a construção do romance e a evolução dos dois, tão lindo. ?

Ansiosa para o livro do Sebastian que eu aposto que vai ser par da JJ.
amo amo

Ingrid 15/10/2022minha estante
seb vai der da jordan, a Bruna já falou a tempo

itspollyy 15/10/2022minha estante
eu já imaginava desde o livro do Logan quando ela peitou o Seb kkkkk

Ingrid 15/10/2022minha estante
kkwkkwkw vai der slow burn e vai lançar ano que vem, mas antes vai ter o conto da Stella

Beatriz005 12/01/2024

Noah e Elizabeth
Superação, essa palavra os define. Cresceram em meio aos abusos e mantiveram problemas por causa disso.

Liz sempre colocando todos acima dela, com esse jeito carente e boazinha. Noah sempre machucado, usava a mentira pra esconder sua dor.

Ambos com problemas diferentes, mas com a mesma dor. Ela por muito tempo se humilhou pra ter o amor dele. Ele sempre a afastou porque não se sentia merecedor desse amor.

Mas apesar de tudo os dois conseguiram se curar, e não usar o outro como cura. Amei tanto a estória deles. Como todos cuidam um do outro. Família não precisa de laço sanguíneo, família é quem nos aceita, com todos os defeitos e machucados.

Cris 25/07/2022

Alma, coração e empatia. Obrigada, Bruna por escrever Noliz.
'Envenenados' sem dúvidas é o livro mais aguardado da série Amores Imperfeitos da escritora Bruna Pallazzo. Digo também que ele é o meu favorito disparado e o responsável pelas lágrimas de emoção aqui derramadas. Sim, fiquei emocionada igual o Matteo Azzaro rs!

Assim que iniciei a série há uns 2 meses ao ler 'Estilhaçados' logo me encantei pelo garoto de olhos tristes que quebrou o coração de sua melhor amiga, e, conforme ia conhecendo as trajetórias dos reizinhos de Crownford, Noah Thompson não saía dos meus pensamentos, ele já era o meu preferido antes mesmo de ganhar um livro e ter a chance de contar a sua até então versão bem triste da história... sei lá, de alguma forma sabia que amaria e, principalmente, me emocionaria com o que saísse de sua boca. Claro que também tinha curiosidade em conhecer Elizabeth Voughn, ou melhor, Liz, a garota que foi destruída pelo único garoto que já amou na vida.

" - Ela nunca contou a ninguém sobre meus segredos. Nem mesmo quando ela tinha todo o direito de fazer isso. A lealdade dela permaneceu intacta, até mesmo quando eu quebrei a minha."

A construção da narrativa é intercalada entre os dois pontos de vista e começa quando os personagens principais ainda são crianças, ambos já sofriam em casa mas mesmo assim tornaram-se a âncora um do outro embora estivessem afundando separadamente. Aos poucos e de forma bem natural a amizade virou amor e Noah não mais aguentou a aproximação pondo fim na relação deixando Liz sozinha e sem entender seus reais motivos. Agora, cerca de 4 anos depois Noah decide reconquistar a garota de olhos envenenados que insiste em não mais sofrer por alguém que não merece suas lágrimas. Dessa vez ele terá de revisitar seu assombroso passado a fim de trazer de volta para sua vida quem nunca deveria ter saído do seu lado.

Quero começar essa resenha batendo palmas para a Bruna, ela não só prometeu um livro emocionante e necessário como entregou 918 páginas nem um pouco cansativas ou com forçações de barra. Em nota, a autora disse que 'Envenenados' foi escrito com o seu coração e o livro é feito basicamente disso: de alma, coração e empatia. Não, ele não tem uma trama fácil dessas gostosinhas à lá Sessão da Tarde, tudo que se refere ao passado de Noah ou de Liz machuca lá no fundo e impõe ao leitor um sentimento de impotência e uma vontade absurda de arrancar do peito dos dois todo sofrimento e colocá-los naquele tal potinho do amor e do cuidado. Não posso e não entrarei em detalhes acerca do enredo, tudo nele é um grande spoiler com desdobramentos bem desastrosos e difíceis de lidar. O que posso dizer é, 'Envenenados' é um prato cheio para aquele leitor que ama um romance cheio de percalços e de segundas chances. Sobretudo é um romance motivador tendo o amor e a perseverança como protagonistas desde o início.

Uma das coisas que mais gosto na escrita da Bruna é o fato de ela sempre ser muito responsável ao abordar um tema delicado, sendo ela psicóloga, creio que deva ser mais fácil entrar e sair de certos assuntos. Nessa leitura me deparei com diversas cenas bem pesadas que podem gerar gatilhos em muita gente, os abusos sofridos por nossos protagonistas vão desde a negligência à pedofilia. Sim! É isso mesmo que você leu. O pior disso tudo são as consequências desses crimes, a marca que cada abuso deixa na vítima... sinceramente? Foi dificílimo de ler e de engolir. Mas daí entra a escrita ajuizada, ela vai mostrar a importância de buscar ajuda médica desmistificando o falso enredo do amor que cura tudo. Não, ele não cura e às vezes só atrapalha quando mal empenhado.
E o que dizer da participação dos personagens secundários e do grupo de amigos? Simplesmente lindo de se ler rs. Somente.

Apesar de ter amado o livro e de ter favoritado a história sem medo de ser feliz, não posso relevar alguns detalhes, um deles é a excessiva quantidade de erros de português. Minha vontade é de chamar a autora e implorar para que ela mude de revisor, não é de hoje que aponto e vejo outros leitores dizendo o mesmo. Seus enredos são bons e não merecem ser menosprezados por isso, afinal, ela os criou e está tocando o coração de seus fãs. O trabalho de revisá-los é de outra pessoa e isso está sendo feito porcamente. No mais, são apenas particularidades que em nada afetam a história como um todo, é só chatice de leitor metido a besta rs! E tendo em vista os livros anteriores da série, este está perfeitamente bem construído, desenvolvido e finalizado.

E para encerrar, li algumas críticas negativas acerca das reviravoltas contidas no final do livro, a mim em nada desagradaram, na verdade adorei ver a caminhada do jovem casal em busca do final feliz em meio a todo caos incutido. Tudo o que Noah e Liz viveram apenas trouxe a tão sonhada maturidade fundamental em um relacionamento a dois. E o epílogo foi digno de um conto de fadas nada perfeito porém muito, mas muito real. Concluí a leitura mais que apaixonada e com aquela gostosa sensação de história inesquecível. Bruna Pallazzo, obrigada por confiar o seu coração a mim, cuidei do seu bem mais precioso como se fosse meu e hoje o carrego dentro do meu peito, Noliz deixou marcas. ?

" - Agora, eu entendo o porquê de todo mundo ter medo de morrer. Viver sem dor é uma delícia."

Karol. St 30/07/2022

"always"
O que dizer desse casal? Noliz são meus protegidos, sempre foram na verdade. A história deles foi tão real e emocionante que seria impossível não amar esse dois. Eu nunca fiquei tão ansiosa por um livro antes, quando finalmente a espera acabou e comecei a ler foi mágico. Chorei da nota da autora até o epílogo, não teve um capítulo sequer que não derramarei uma lágrima, a Bruna como sempre com uma escrita impecável, senti absolutamente tudo junto com eles. Com toda certeza do mundo entrou para a lista dos favoritos da vida, me perdoem as outros, mas Noliz tem um lugarzinho especial no meu coração. Leiam essa perfeição.

Anny408 22/10/2022

favoritos da vida
tô chorando assim como fiz esse livro inteiro, essa é uma das histórias mais lindas que já li, não é nenhuma novidade que eu tenha favoritado antes dos 25%, o que eu senti lendo esse livro é impossível por em palavras. Noliz são os meus personagens confortos favoritos da vida, sempre vou ter um carinho especial por eles.

ps: A nota da autora me quebrou em mil pedacinhos