Envenenados

Envenenados Bruna Pallazzo

Resenhas - Envenenados

CamiBrito 10/03/2023

- 400 paginas
A leitura ficou tão cansativa, terminei mesmo por gostar dos personagens e persistência, ficou tão repetitivo, o sofrimento deles foi tão prolongado que em certo momento eu já tava odiando os personagens.

@vivendoeuchegola 05/08/2022

Foi o que eu mais gostei até agora!
Apesar dos abusos sofridos tanto por Noah quanto por Liz, essa foi uma história muito bonita. Uma das lições que levo pra minha vida é que nem sempre o comportamento do outro contigo tem a ver com você ou com algo que você tenha feito. O Noah ter se afastado da Liz foi terrível, mas não teve nada a ver com ela ser quem era ela. Interessante isso. Teve muita coisa triste, sim, mas foram tristezas mais reais e paupáveis? não parecia uma tragédia ambulante e sem fim como a da Zoella. Outra coisa que gostei do livro: a força da Liz com o julgamento da sociedade. Na maior parte das vezes, ela realmente mesmo mesmo mesmoooo não se afeta com o fato de ser gorda. E eu acho isso lindo é apaixonante porque eu vivo incomodada com meu corpo. Também amo o fato como o Noah não se incomoda em nada com isso, muito pelo contrário, a ama e deseja. Achei o Noah um príncipe real - diferente do Matteo, que é bonzinho demais para ser verdade. O Noah é maravilhoso, apesar de tudo que quebrou ele (ou por causa de tudo isso mesmo). Ele tem uma veneração e um cuidado lindo com a Liz. Ele realmente a ama muito. E eu sou ?cadelinha? de Noliz ??
Obs.: até agora, as cenas de sexo desse relacionamento foram as que mais gostei. Com muito desejo, cuidado e carinho?

Tati Dalben 29/07/2022

Noliz
Nem acredito que acabei! ?. O que dizer desse casal? ? Noah é um bebê, e apesar do que todos pensam ele é um inocente, só não coloco ele num potinho, por que ele fez merdas no caminho. Liz, foi persistente ao extremo, e se machucou muito no caminho, ambos tiveram famílias abusivas. E sofreram muito com elas até conseguirem se livrar desse cara. . O livro é longo pra um c@r@lh0! Tem cenas que achei desnecessárias? Sim.. Mas a leitura vale a pena, o drama é forte e a história é linda.

trice 18/02/2023

Envenenados
Na minha opinião, esse livro tem uma coisa em comum com a escrita "Mil beijos de garoto", o fato de não parecer que pessoas tão jovens pensariam e falariam com tamanha intensidade (principalmente na primeira parte do livro). Além disso, achei que não ocorreu um bom uso da quantidade enorme de páginas que o livro possui, tiveram momentos que pareciam repetitivos demais e o muitos personagens secundários (que nem sempre foram bem aproveitados). Porém, os personagens principais sensibilizam a experiência com seus momentos difíceis e amadurecimento.

Giu 04/08/2022minha estante
terminar esse livro virou um desafio pra mim pq mds como tá chato

leitora 27/07/2022

A expectativa é a mãe da decepção
3,5??

Começo dizendo que esse é o meu primeiro contato com a escrita da Bruna. O primeiro livro que eu leio dela. Já conhecia a série, por ser bem famosa, mas nenhum dos outros livros tinha me chamado a atenção como a história desse casal em específico me chamou.

A escrita dela é realmente muito boa. E eu gostei muito de como o livro foi organizado, aqueles dez primeiros capítulos (0.1 ao 0.10) para contar um pouco mais de como foi a infância, primeiro contato deles, Noah sendo introduzido a família Arazzo e tudo mais, pra mim foi um dos pontos cheios de livro.

Além disso, eu gostei muito de como a Bruna tem uma escrita responsável. Algumas pessoas já tinham me falado sobre isso antes, mas foi bom ver. A maneira como os temas e os traumas são abordados é, na minha opinião muito inteligente, sútil, real e até admirável. Eu realmente gostei muito.

Noah e Liz são personagens complexos, com traumas e passados que fazem gerar compaixão por eles, mas não sei se foi pela maneira mais expositiva como o livro começou a partir do capítulo 1, em que eles contavam o que estavam sentindo ao invés de demonstrarem isso, que eu acabei não me ligando a eles. Sim, eu senti pena, acho que se não sentisse seria um monstro, mas foi de uma forma que eu sentiria por qualquer pessoa, não houve uma ligação tão intensa minha com eles, como eu esperava que iria haver.

Talvez seja pq a escrita da Bruna apesar de muito boa, não seja dramática. Não é um ponto negativo, nem de longe, são características. Entretanto eu realmente esperei uma escrita mais dramática e talvez até poética, pela forma que o livro foi apresentado a minha pessoa. Sendo sincera, eu achei que iria chorar, mas acabei não me emocionando realmente em nenhuma parte, com exceção da cena gráfica de violência que a Elisabeth sofre com o pai, que me deixou com raiva, em grande parte ou eu estava apática ou muitas vezes rindo pelas interações em grupo dos meninos, que preciso ressaltar, a amizade deles é uma das melhores partes do enredo também.

Em alguns momentos a quantidade excessiva de ?garoto dos olhos tristes?, ?menina do coração quebrado? para descrever os protagonistas se tornou repetitiva de um jeito cansativo. Talvez a intenção fosse ser enfático, não sei. Mas a quantidade de vezes em que essa informação aparece no texto, assim como descreve o Logan como emocionado, a Isabella como bocuda, o Matteo como romântico a um nível que chega a ser chato e o Sebastian como um ogro, da a impressão de que eles são só isso. Entre qualidades e defeitos, a única palavra que existe para descrevê-los são essas. O que bate contra os personagens, aparentemente, profundos que encontramos no livro. Me incomoda, não vou dizer que não, pq eu estaria mentindo. A sensação de que eles estavam quase dentro de uma caixinha de estereótipo exagerado para deixá-los cômicos, no sentindo de uma característica marcante de cada um, ficou durante o livro todo. Eu gosto do recurso de ter o cômico do grupo, por exemplo, mas ele precisar ficar se reafirmando que é assim a cada instante se torna uma coisa? chata ao meu ver.

A Bruna arrasa nos hots, quero deixar isso bem claro. Aqui não temos o papo de ?eles se amaram a noite inteira?. Temos descrições e falas muito interessantes. Além de tudo, temos dois protagonistas aprendendo a arte do sexo, o que deixa tudo mais legal. Foram cenas bem construídas, ao ponto de que não ficassem cansativas, bem feitas e desenvolvidas genialmente por terem coerência com os traumas deles, principalmente a parte do Noah que era a parte que é mais complicada.

O desenvolvimento deles como casal também é espetacular, a única parte ruim foi eles terem ficados juntos em mais ou menos 40% do livro e realmente estáveis nos 50%. O que tornou a trama daí pra frente um pouco estática, principalmente depois que o problema com os pais da Liz é solucionado. Nesse miolo do livro até mais ou menos uns 70/80% foi a parte que durante a leitura me deixou cansada, pela sensação de ler, ler e não acontecer nada. Não sou o tipo de leitora radical que existe por aqui e olha para um livro de 800 pág e fala que ele poderia ter 270. Mas nessa parte, em específico, eu realmente achei que algumas informações poderiam ter sido enxugadas, pois chegou a um ponto em um capítulo que eu estava satisfeita se aquele fosse o fim do livro e ainda tínhamos mais 200 páginas pela frente.

E, por isso, creio eu, que os plots não me agradaram ou mesmo me surpreenderam muito. Eu estava lendo um romance, não estava esperando o plot de uma fantasia ou a coisa mais mirabolante do mundo. O plot de gravidez realmente não me incomoda. Gostei dele, de como foi feito, descoberto pelos protagonistas e levado a diante por eles também, mesmo achando a parte 3 do livro muito grande com os seus 13 cap + epílogo para discutir somente isso. O outro plot, ele sim me incomodou, por dois motivos: a ?mãe? dele (Hailey) ter aceitado ele não me convenceu o suficiente e o segundo e eu acho que maior incomodo, no encontro deles o Noah fala sobre os olhos, como se fosse algo que ele já tivesse notado, mas nunca foi mencionado anteriormente por ele no livro, nem mesmo pra gerar uma desconfiança no leitor. E mesmo com os pesadelos frequente com a Agnes, ele não fala sobre os olhos de serem iguais aos dela e não os da até então mãe dele, me deixou com a sensação de que foi jogado e no fim também, pra mim, não teve grande importância na história no quesito de mudar ou não alguma coisa. Eu gosto do Noah contar sobre o abuso, acho importantíssimo inclusive e falar disso para mulher que ele via como mãe, assim para homem que via como pai, mas o plot eu realmente não achei que se encontrava com o resto.

Os personagens secundários são simplesmente maravilhosos. Não sei se irei os livros anteriores, mas dependendo do que panfletarem sobre o livro do Seb eu animaria de pegar pra ler ele, sendo calhamaço ou não. Ele é de longe um dos meus favoritos, então precisava tirar uma parte dessa resenha para uma rasgação de seda. Eu amei eles, todos. Mesmo com alguns comentários que me fizeram revirar os olhos, eu senti a coisa humana que eles tinham. Eu senti nos erros e nas tentativas de acertar. São o retrato de uma família real, não idealizada que beira a perfeição. Se tem uma coisa que eles não são, é perfeitos. Mas são maravilhosos e extraordinários.

Por fim, definitivamente um dos maiores problemas desse livro é o marketing que fizeram sobre ele. E só.
Eu elenquei algumas coisas aqui que não foram do meu agrado, mas são tudo coisas oks e que sei que a autora pode arrumar em um próximo lançamento, ou até mesmo em uma segunda edição do livro.
O ponto é a quebra de expectativa que eu tive que foi gigantesca. Eu esperava chorar, como eu falei antes, não chorei. Nada. Nenhum pouquinho. Eu esperava um livro triste a lá Brittany C., mas não tive. Quando me falaram dos traumas e até do leve hate que o Noah recebia, eu esperava algo pior. Ele foi um babaca, ele mesmo admite isso, mas eu esperava pior, talvez e provavelmente seja, meu lado leitora de dark romance falando? Sim, mas eu esperava pior, assim como quando me disseram que a Elisabeth era mais mentirosa que ele, eu esperava isso, mas recebi uma garota que as vezes, principalmente no final do livro, era um pouco egoista, e tudo bem. Não condenei nem ela por isso e nem o Noah pelas vezes em que ele tbm foi. Se fosse um livro que eu tivesse pegado sem expectativa nenhum, eu não iria ter me frustado tanto assim. Era para ser o livro mais triste do ano, mas pra mim realmente não foi.

Uma última coisa antes de terminar. Isso não significa que o livro é ruim. Longe, mas bem longe disso mesmo. É bom, assim como deixei claro na minha nota e espero que na resenha, mas não vá com a expectativa de ser um livro triste como eu fui para não se decepcionar. É um clichê universitário com plot de gravidez, e fim!

Desejo todo sucesso do mundo a autora que provavelmente não deve ler isso. A escrita dela é realmente muito boa, e o apelo dela na forma de citar problemas psicológicos é excepcional. Não me arrependo da leitura, foi um bom tempo. Tive muitas reflexões e aprendi muito com os personagens, todos eles, não só os protagonistas.
E como sempre eu faço questão de ressaltar, leia o livro e tire suas próprias conclusão sobre o que o autor se propôs nele, pq eu já vi que houve pessoas que favoritaram e você pode ser uma dessas pessoas também. É isso.

Termino por aqui. Boa leitura a todos que forem ler! ??

lairamyrele 23/01/2023

PFTO!!!!!
"olhe para dentro. as respostas para o veneno, para os estilhaços, para as máscaras, estão aí, em você."
nossa... não sei nem muito bem como começar a falar sobre esse livro...
eu sou completamente apaixonada pela escrita da bruna, é tão real... tão crua, tão dia a dia. e sem sombra de dúvidas, a série amores imperfeitos é dona do meu coração.
é impossível não se apegar aos personagens, me sinto amiga, prima, irmã de todos. como eu tava ansiosa pra conhecer a história de amor de noah e liz, e como ja estava claro pra todos, ela é feia! mas é tão feia, tão quebrada que é isso que a torna tão única. o amor deles não é um conto de fadas, é um luta, mas é tão sincero e bruto que é o amor mais puro da família azzaro.
como foi em todos os outros, nesse não seria diferente. FAVORITADO!

Kimberly.Coatio 20/09/2022

De apaixonados a quebrados a destinados
A história de Noah e Liz é uma intriga desde o primeiro casal em estilhaçados, um casal quebrado, que por algum percalço no caminho se separou e agora parecem que não vão ficar juntos.

Desde o primeiro livro com o pouco que é apresentado sei que Noah tem os problemas pessoais dele com a família o que resultou num garoto problema que faz uso de drogas e álcool,  e Liz não é muito diferente ja que estava num intercâmbio e por causa de um cigarro de m@conha a mãe a arrasta de volta obrigada.

Desde o primeiro eu sei que eles nunca deixaram de gostar um do outro, que aquele sentimento que Liz disse que tinha acabado nunca acabou so ficou adormecido por causa da decepção, e ficou claro que enquanto eles não se resolvessem com seu passado não conseguiriam ficar juntos completamente.

O que eu não sabia era que ambos eram personagens tão quebrados, que a "família" que deveria ama-los e protege-los séria na verdade aqueles que os destruíram.

Confesso que eu fiquei mal com esse livro, cada situação passada pelos personagens por mais que não fosse algo totalmente explícito mas está ali e incômoda pois é algo que não deveria acontecer com ninguém, é pesado saber da pedofilia sofrida por Noah e das surras constantes e abuso físico e psicológico que Liz sofreu.

Eu gosto bastante da dinâmica do casal, como eles se ajudam, como toda a dinâmica da familia Azzaro e como a autora trabalhou a melhora deles na base da procura médica e não no amor, afinal ele ate ajuda mas não cura nada.

Eu amei a dinâmica do casal, saber tudo o que os juntaram, todas as memórias mesmo as mais quebradas, Noah e Liz é um casal incrível que eu me apaixonei desde o primeiro momento e que se mostraram reais e apaixonados, foi incrível acompanhar a jornada deles e seu desenvolvimento pessoal como pessoas e como casal. E o final deles foi de apaixonar demais, feliz demais de ver os casais juntos e completos como uma família que é o que eles são.

Luna 26/07/2022

Eu devorei esse livro. Dito isso, eu, que geralmente gosto muito de plot de gravidez, não gostei desse especificamente. Eles ainda são tão novos, com tanta coisa para resolver, que pra mim, simplesmente não te sentido. É um bom livro, mas ficou meio desnecessário o final.

Alana 18/11/2022

Tanta dor e choro.
Aaah esse foi o primeiro que li dessa série de livros e sem dúvidas comecei pelo terceiro mas acho que eu comecei pelo o certo porque meu Deus Noah e Liz são uns cristais que se quebraram tanto pra finalmente terem seu final feliz.
A escrita é maravilhosa nem senti que eram tantas páginas amei cada capítulo, me embrulhou o estômago algumas vezes claro que sim mas compensou pelo final.
E agora quero muito o livro do Seb ?

lilly.ly 29/07/2022

Não curti tanto esse e tô um pouco decepcionada pq esperei demais por esse livro, queria muito a história de noliz, mas simplesmente não me cativou como imaginei, fora que muitaaa militância que me cansou em ponto e >aquela< plot que eu já não gosto ficou mal escrita pra mim.

Mari 26/07/2022

Noliz!
Finais felizes são construídos de amores reais.
Mesmo quebrados eles conseguiram, mesmo quebrados eles se amaram, mesmo quebrados eles encontraram um no outro a família que sempre quiseram.
O menino dos olhos tristes e a menina que escondia suas dores atrás de sorrisos, tiveram o para sempre que sempre sonharam.
?E, para aqueles que sofrem com horrores dentro de suas casas ou dentro de suas mentes, olhe para dentro de si, encontre alguma fagulha de força e compreenda que esse coração é seu. Apenas seu. Você não deve as batidas dele para ninguém. E, não importa o tempo, você vai se curar. Você vai levantar. Você vai viver.?
Bruna prometeu e entregou tudo neste livro, passei metade do livro chorando e a outra metade surtando, mas eu amei, escrita da Bruna é de milhões sim!

cah_kindle 02/10/2022

Mais que merecido o final feliz de Noliz
Amo essa série, mas esse livro em específico tem uma carga dramática a mais, os problemas os abusos, medos e principalmente as sequelas, são realistas de mais.
Tanto Noah quanto a Liz são quebrados, têm seus psicológicos fodid*s, e com uma base família mesmo que não seja de sangue os Azzaro são fundamentais, terapia e uma observação esse foi o primeiro livro que li, onde o foco é a terapia e como é importante o tratamento para qualquer coisa que afete sua saúde mental, ah e o amor, que em um romance não pode faltar.
Mas achei um pouco cansativa a leitura, contudo eu gostei muito do livro da serie e da construção dos personagens que são complexos e bem reais. Amei amei amei

thaise68 03/08/2022

lindo e real!
o tanto que eu sofri lendo esse livro não está escrito, mas o quanto ele mudou minha vida...
a escrita da autora é simplesmente maravilhosa, a construção do personagens e o desenrolar da estória então? noliz maior casal!!
Bruna 03/08/2022minha estante
Ansiosa pra ler

thaise68 03/08/2022minha estante
ta incrível Bruna, você vai gostar!!