A mandíbula de Caim

A mandíbula de Caim Torquemada

Resenhas - A mandíbula de Caim

Barbara857 09/12/2023

Demorei muuuito pra ler e isso foi um erro. No início vi que seria bem mais difícil do que eu imaginava e acabei priorizando outras leituras ao longo do ano. Porém isso faz com que as informações e insights sejam esquecidos. O ideal é ler rapidamente e buscar correlações simples com a memória "fresca".
Da metade pra frente a história começou a se desenhar mais claramente na minha cabeça e ao que parece é um enredo bastante interessante, mas ainda precisarei reler várias vezes com certeza. Na próxima, farei resumos das informações relevantes de cada capítulo e verei se com isso chego em algum lugar. Depois, farei nova leitura aprofundando a pesquisa das referências do texto pra tentar chegar à solução do enigma.
Eu não gostaria de ter que "destruir" o livro destacando as páginas e farei o possível pra evitar isso :)

Malu591 09/12/2023

Seria você capaz de descobrir?
Esse é um daqueles livros que você precisa antes de começar a solucionar essas coisas:
1. Determinação, você vai errar e muito ,esteja determinada a passar dias tentando resolver
2. Ânimo/empolgação, você vai ter que pesquisar cada coisinha.
Recomendo esse livro pra quem tem muito tempo livre KK?

Linaaaaa 09/12/2023

Diferente
Achei a leitura-desafio uma proposta diferente, mas acho que saí pior do que entrei. Não resolvi nenhum dos enigmas e sinto que não cheguei nem perto ?.

Géssica 08/12/2023

Misterio
A ideia do livro é maravilhosa, mas é muito complexo, eu não consegui chegar a um ordem, para quem gosta de quebra cabeça literário esse é perfeito ñ.

Alessandra 26/11/2023

Enigma
A pergunta é: qual é o verdadeiro enigma?
Ainda voltarei a revisitar esse livro, em busca da resposta.

Larissa Verena 25/11/2023

Primeira leitura finalizada!
Obviamente precisarei de várias releituras e inúmeras anotações para tentar desvendar esse grande enigma, mas farei isso com calma.
Fiz algumas conexões e (acho que) peguei algumas referências, mas tenho certeza de que será beeem difícil.

IngridCosta84 25/11/2023

Excelente quebra-cabeças. Qualquer ordem que colaca faz sentido.
O principal é saber identificar o narrador e o enigma de cada página, para poder formar a ordem cronológica.

Jojo 23/11/2023

Nem sei quanto dar pra esse livro ainda
Um mistério que parece ser insolúvel da cabeça aos pés. Lendo por cima parece ser uma história intrigante, mas sem solucionar ela fica meio difícil de descobrir se é boa ou não, então partiu descobrir a ordem!

Sara277 21/11/2023

Só para QI elevado, não é o meu caso
O livro se propõe a ser o mais difícil enigma criado r de facto é.
Eu li e vi coisa que achei que tivessem ligação, todo personagem eu anotava o nome e quantas vezes aparece mas foi o suficiente, continuo querendo desvendar isso ( de preferência antes do ano acabar, por que cá em Portugal quem conseguir resolver ganha 1000??) vou reler ( de novo) e ver o que descubro.
Senhor Torquemada tinha um QI de milhões.

Emy books 18/11/2023

"Detetives do prédio azul"
Me sinto uma detetive quando estou com esse livro, ele é muito interessante e intrigante. DIFÍCIL, ao extremo e eu já até desistir mas creio que vocês que estão lendo vão conseguir.

Vanessa 06/11/2023

Experiência única
Obviamente, este não é um livro para ser lido uma única vez já que é uma quebra cabeça e por isso requer muito tempo e organização . As cem páginas destacáveis e combináveis entre si exigem mais de uma leitura mas é isso que faz esse livro valer a pena. Ainda não consegui resolver completamente, quando conseguir volto pra fazer uma nova resenha.

Camis 04/11/2023

Não tenho muito o que dizer... Simplesmente não conseguir formular nenhuma teoria, acho que preciso re-ler algumas vezes kkk

Nii 03/11/2023

Genial
O livro é muito bem pensado, genial, consegui ligar algumas páginas mas desvendar tudo é IMPOSSÍVEL, muito complexo, necessita de algumas pesquisas e conhecimento por fora que hoje, com a internet facilita muito, ainda assim achei impossível kkkk

Katis 03/11/2023

Difícil de ler e complicado de organizar a linha cronológica dos fatos, sempre que ?lia? saia com dor de cabeça. Acabei desistindo de tentar organizar a história, principalmente por falta de tempo com o retorno das aulas da faculdade. É uma boa história, gostaria de lê-la na ordem correta e aproveitar todo o potencial da história.

Gabi Aun 27/10/2023

Leitura diferente. É um livro que tem que ser lido várias vezes para que se entenda o que está acontecendo e possa solucionar o mistério do livro. Não é uma leitura comum e tradicional, envolve um enigma e um quebra-cabeça que deve ser solucionado pelo próprio leitor. Não é algo trivial e que pode ser resolvido em algumas horas, exige dedicação e paciência. Recomendo demais para pessoas que gostam de um bom mistério e gostam de solucionar enigmas. Um livro que o leitor entra nos sapatos de Shelock Holmes ou qualquer outro detetive e usa as informações que recebe durante a leitura para poder desvendar a história e colocar as peças em seus devidos lugares.