As margens e o ditado

As margens e o ditado Elena Ferrante

Resenhas - As margens e o ditado

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Geórgia 23/08/2023

Elena ferrante é minha amiga genial
Que incrível acompanhar um pouco do que inspira e de como pensa uma autora tão interessante. As margens e o ditado é feito de quatro ensaios sobre o desejo de escrever e a ansiedade de iniciar o ato, com premissas variadas e interessantes. Foca principalmente na escrita feminina, no desafio de escrever quando (ainda) as maiores inspirações são vozes masculinas. Me lembrou um pouco ?um teto todo seu? de Virgínia Wolf, assim como ele: acho que toda mulher que gosta de ler deveria conhecer.

Um dos ensaios fala sobre o que a inspirou para criar as protagonistas dos seus principais romances , muito válido para quem já leu a tetralogia napolitana e as outras obras de ferrante.

Daniel 19/08/2023

Me recordou Clarice
Os ensaios que formam o livro apresentam os medos, a bagagem e as impossibilidades que já existem antes de se escrever sequer a primeira letra de um livro. Elena se mostra uma escritora sensível ao seu eu autora, comprometida com a verdade dos sentimentos que precisa passar ao leitor.
No fim, o livro me ajudou a compreender melhor Clarice Lispector e seu rico contorcionismo literário, tentando dar voz aos sentimentos que por palavra nenhuma podem ser plenamente expressos. Elena me evocou Clarice ao dizer: "Hoje acho que, se a literatura escrita por mulheres quiser ter sua própria escrita da verdade, o trabalho de todas é necessário. É preciso abrir mão, por um longo intervalo de tempo, da distinção entre quem só faz livros medianos e quem fabrica universos verbais imprescindíveis. Contra a língua ruim que, historicamente, não prevê acolher nossa verdade, devemos confundir, fundir nossos talentos, nenhuma linha deve se perder ao vento."

Lorena 06/08/2023

A voz de Elena em palavras
A figura de Elena Ferrante é, sem dúvidas, misteriosa. Através dos ensaios aqui reunidos, podemos ter acesso ao seu processo criativo, suas impressões de leitura, sua experiência enquanto escritora, entre outros pensamentos sobre a própria voz na literatura.

Um bom ponto de partida para refletir sobre escrita e literatura e uma ótima maneira de acompanhar suas obras, pois aqui Elena revela muito da criação delas.

ajpiva 06/08/2023

Nenhuma linha deve se perder ao vento!
Todos nós sabemos o quão genial e maravilhosa a Elena Ferrante é, não é mesmo? (Se discordarem eu defenderei ela até o fim ?) E em 'As margens e o ditado' nós, leitores, temos a chance de entender a mente magnífica que essa escritora tem.

Leitura e escrita. Duas coisas que eu amo muito! Não teria como eu não gostar desse livro. Ainda mais sendo escrito por ela, a genial Elena, que se tornou uma das minhas escritoras favoritas. Adoro a maneira como essa mulher descreve a experiência do ser e da vivência feminina, com tanta realidade!

Em algumas partes confesso que não me prendeu, me esforcei para conseguir entender. Mas sei que é normal e que lerei outras vezes, porque esse livro aqui é essencial pra toda pessoa que gosta de ler e, principalmente, escrever.

Desse livro já sei que vou levar uma frase muito marcante, para toda a minha vida:

"Não sei dizer com clareza como aconteceu; mas posso demonstrar que sinto impressas em meu coração palavras novas." ??

Milton 04/08/2023

O livro fala por si
Elena, se estiver lendo isso, obrigado obrigado obrigado obrigado!!!

ganhei uma perspectiva totalmente nova acerca da escrita, que delicioso é ler um texto ferrantiano, seja ele (ou ela [o texto] kkkkk) ficcional ou não.

andreza 02/07/2023

Terminei a dois meses e esqueci de classificar e AGR já esqueci tudo oq achei do livro mas não foi tão proveitoso pra mim a leitura quero pegar outros livros dela

Tailany Costa 31/05/2023

Esplêndido!
Elena Ferrante arrasando em mais um livro maravilhoso! Aqui há diversas reflexões interessantes sobre a sua escrita, o que me fez refletir também sobre a minha própria escrita também. Apenas o último texto, que fala sobre a Divina Comédia, não pude aproveitar integralmente, pois ainda não li esse clássico. Mesmo assim, todo o livro traz inúmeras reflexões.

Ju Ajax 26/05/2023

Um livro que me surpreendeu muito pelas excelentes reflexões sobre escrita e leitura que a autora teve ao longo de sua vida, e que deram alicerces para que ela se tornasse a escritora de sucesso que ela é hoje. Indico demais!

Mih 25/05/2023

Margem e forma
Ferrante foi a autora que criou margens em mim para o desejo de escrita, algo que me acompanha desde a infância mas que há exatos 3 anos ? quando me encontrei com sua escrita ? tomou forma.
Esse é um livro sobre margens e forma. Um livro sobre como a leitura e escrita são indissociáveis, sobre como essa linha entre escrita própria e reprodução é tênue.
O que fazer com essa necessidade de narrar o que nos acontece?
Ferrante não responde essa pergunta, mas o que ela faz nesse livro é algo mais valioso: ela tece um fio do qual podemos nos servir.
Luiz.Barbieri 26/05/2023minha estante
Ai ai. E eu sofrendo tanto com o problema da escrita e sendo bombardeado por todos os lados por questões e impasses desse tema. Vou querer comprar esse aí

Mih 30/05/2023minha estante
Esse bateu bem no fundo da minha neurose obsessiva haha, recomendo muito!

Luiz.Barbieri 01/06/2023minha estante
Aí sim. (Não esqueci da tua carta, só estou cheio de coisas para fazer, mas respondo em breve)

@Marverosa 12/05/2023

Pequeno e extraordinário
Muito bom conhecer o procede de Ferrante. Bom livro para escritores, ensaios sobre a escrita da autora. Me fez começar a ler Divina comédia de tanto que ela fala no último ensaio sobre a inspiração.

iaiazinha 10/05/2023

Eu comprei achando que ia ser ficção kkk? mas gostei do mesmo jeito. No livro, Elena Ferrante fala sobre seus processos na escrita de algumas de suas obras, suas referências literárias e muito sobre sua jornada na escrita no geral. Ela cria algumas reflexões sobre o que seria a ?verdadeira escrita? e se seria possível retratar o real na literatura. É uma leitura bem curta, e eu achei muito interessante.

03/05/2023

As margens e o ditado - Elena Ferrante
?As margens e o ditado? é uma imersão no mundo de Elena Ferrante. Para retratar seu processo de escrita, a autora retoma aos tempos de estudante quando aprendia a escrever e dava início a sua veia ?escrivinhadora? como a mesma descreve.

O desejo de escrever tem um princípio: o amor pela leitura. E nesse desejo de escrever - de estar entre as margens e ao mesmo tempo desrespeita-las - Ferrante confessa as frustrações da escrita, a insatisfação constante e o desejo irrefreável de continuar. Durante a leitura, me enxerguei nessa jovem Elena para a qual os livros já não eram suficientes para saciar, era preciso escrever.

Além de sua experiência com a escrita, as inspirações - ponto de partida para qualquer ?novo? que se queira escrever - da autora e o escrever como mulher permeiam as linhas desse livro.

Por fim, para retratar o sentimento que é esse livro, deixo aqui as palavras de Ferrante:

?Para mim, a escrita verdadeira é isto: não um gesto elegante, estudado, mas um ato convulso?

Bruna 20/04/2023

As Margens e o Ditado
Elena Ferrante, entenda, você é tudo pra mim!!!!!!!! Obrigada por escrever e existir.
Como que pode ser genial em tudo que se propõe desse jeito????
Biafort.Meireles 20/04/2023minha estante
Também amo essa autora ??

bteuzt 17/04/2023

A identidade de elena ferrante
Pode ser um mistério para muitos, mas a vejo como uma conhecida, como uma mulher que passou pelas mesmas experiências que eu e que sofre com o peso de querer escrever, ler e sentir tudo que lhe é possível e transmitir para as pessoas com o poder das palavras o que parece tão interno.
escrever é difícil porque nunca nos fazemos entender do jeito que imaginamos, programamos o pensamento. os conflitos da realidade moldam, para mim, os discursos de elena nesse ensaio. o ser ou não ser, a formação de um personagem que tenha tanto de você quanto também tenha sua própria vida, e escreve-se com a dualidade e com a incerteza de ter sua história escutada da forma que você a conta - e a graça é não ter controle sobre isso.
escrita diligente, escrita desmarginada. todas entre os mesmos pensamentos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6