As margens e o ditado

As margens e o ditado Elena Ferrante

Resenhas - As margens e o ditado

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Isabelle.Jaguszewski 10/05/2024

Elena Ferrante é realmente algo a parte. se ela considera difícil escrever algo novo e se impulsionar sobre o pensamento do outro, é porque está aberta para absorver tudo o que lê, vê e toca. em todos os seus livros é possível perceber essa fagia de si mesma e de tudo que a permeia.
fascinante poder entrar na cabeça dessa autora sem precisar desconfiar do que é ela e o que ela inventou. que acaba sendo ela também, mas em uma nova forma.

sky 02/05/2024

As Margens e o Ditado
A experiência de ter um livro inteiro sobre o processo criativo da sua autora favorita é uma coisa que eu não sei se sou merecedora mas estou profundamente honrada em ser uma das escolhidas. Em mais um livro indispensável para se ler antes de morrer (todos Elena Ferrante), nossa napolitana favorita divide como é (foi?) o processo dela até encontrar um meio de narração que a permitisse chegar em seu completo potencial, com sua essência e tudo mais. De uma consideração enorme um livro inteiro de uma das melhores autoras do mundo em compartilhar tais processos. A melhor de todas!

day t 22/04/2024

Elena Ferrante: leitora e escritora
Além dos livros ficcionais, Ferrante também escreveu sobre o ato de escrever, possibilitando a nós, leitoras (e fãs, como eu hehe), uma aproximação com suas experiências e ideias pessoais. As Margens e o Ditado é um compilado de textos escritos por Ferrante, para serem apresentados na Eco Lectures, onde a autora fala sobre suas influências, seus modos de escrever, suas admirações literárias.
Sou suspeita pra falar, mas fiquei ainda mais apaixonada por ela. Pela escritora que demonstra ser, pelas viagens mentais, pelo pé fincado nas experiências reais também. Enfim. Recomendo, claro! ?

Drika.Zimmermann 30/03/2024

Na escrita, tudo tem uma longa história atrás de si. ?????
Essa é minha primeira leitura de Elena Ferrante, pulei algumas etapas e fui logo pro livro que ela conta sobre seu processo de escrita.

Como eu estou no meu processo de escrita e busquei livros sobre o tema, esse apareceu como indicação.

São 4 ensaios que trazem suas leituras, inspirações e processos de escrita. O texto é muito tranquilo e fui me vendo em vários parágrafos, fiz muitas marcações, porque tem muita informação valiosa!

Elena faz um belo apanhado de escritoras e personagens mulheres para compor sua escrita. Fazendo uma análise da dualidade de seus processos.

Um ponto que achei muito importante é a análise de que como mulheres tivemos um arcabouço masculino para nossas primeiras leituras (infância e adolescência) e que mesmo que estejamos buscando mulheres cada vez mais, isso ainda está enraizado de certa forma nas escritoras.

Os 3 primeiros ensaios caíram como uma luva para mim, já o último em que Elena trás uma análise de Dante, confesso que fiquei um pouco boiando porque não li nada dele e ela traz muitas referências de seus livros, mas sempre buscando o feminino mesmo na obra de um homem.

"Hoje acho que, se a literatura escrita por mulheres quiser ter sua própria escrita da verdade, o trabalho de todas é necessário. É preciso abrir mão, por um longo intervalo de tempo, da distinção entre quem só faz livros medianos e quem fábrica universos verbais imprescindíveis."

becksy 29/03/2024

Acho que não era o momento
Li esse pra uma aula da faculdade e gostei muito do primeiro capítulo, entretanto, me perdi nos outros... Talvez por eu apenas ter lido apenas um livro da Elena e não ter lido A Divina Comédia (livro que é o último capítulo se baseia), algumas referências ficaram soltas pra mim. Acabou sendo uma leitura arrastada e chata pra mim.

Brunna158 27/03/2024

Uma mão amiga ?
Tem algo sobre como a escrita da elena ferrante parece um abraço, ainda mais aqui onde ela te dá conselhos.

pra quem curte escrever, sinto que é uma leitura bastante obrigatória. além de ser super pessoal, ainda reitera algo que eu 100% concordo: antes feito do que perfeito!!!

é um livro amigável pra quem quer embarcar nos mares da escrita, te deixa mais calmo e ainda vem com uma baita análise da divina comédia.

muito bom, recomendo!

paula_ti_na_mente 23/03/2024

Ensaios
?As margens e o ditado? são 4 ensaios que Ferrante escreveu ? 3 deles formam um conjunto que mira no escrever da autora e sua luta entre o construir e o destruir, e o último discorre sobre a obra de Dante ? e nos informa sobre como seu pensamento ao escrever funciona. Através do ensaio descobri o motivo de meu desconforto ao ler ?Um amor incômodo? e ao ver o filme baseado em ?A filha perdida?. Li sobre alguns livros que quero conhecer e também fiquei ainda mais interessada em ler a tetralogia napolitana quando entendi o cerne da origem de sua escrita. Um livro para ler em uma tarde de chuva e descobrir um pouco mais sobre essa autora que não tem figura pública (Para quem não sabe, Elena Ferrante é um pseudônimo e não sabemos quem ela é). Recomendo a leitura.

*Si* 21/03/2024

A vida literária como ela é
Um mergulho na mente de Ferrante. São ensaios onda a autora expressa sua relação com a escrita, o seu processo criativo, as suas influências e inspirações de outros escritores que despertaram o seu amor pela arte da criação literária.
Também conhecemos o que está por trás das mulheres incríveis que a autora fez a gente amar, suas heroínas imperfeitas, plenas de uma verdade que pode ser real, ou realmente inventada.
Ferrante deixa claro que a linha que separa a ficção da vida de verdade é muito mais que tênue, ela beira um abismo, uma dissonância, que pode deixar a ilusão perfeita de ser tudo biográfico.
Se não conhecemos a verdadeira identidade da autora, neste livro conhecemos a sua história, o seu amor pela literatura, e sua torturante relação com a escrita ainda presa às margens dos cadernos da sua infância. É maravilhoso ??

leticyx_ 15/03/2024

As margens e o ditado
Li esse livro por indicação de uma professora de literatura da faculdade e foi como tomar um cafezinho da tarde com Elena Ferrante, não a conhecia e estou realmente muito impressionada com essa escrita. Entretanto apesar de muito me identificar (principalmente no primeiro capítulo), é um livro bem acadêmico e em algumas partes fiquei perdida nas referências por ainda não ter lido alguns dos livros citados.

vicniro 08/03/2024

Interessante, mas muito acadêmico
Nos quatro ensaios que compõem esse livro, conhecemos melhor a misteriosa Elena Ferrante, suas inspirações e seu processo de escrita. Confesso que achei o livro muito acadêmico, digamos assim, com várias referências à outros autores e obras. O último, como fala sobre a obra de Dante, A Divina Comédia, que eu ainda não li, fiquei bem perdida nas referências. Acho que só não aproveitei mais porque não é muito meu tipo de leitura e ter achado que seria um livro menos acadêmico.

Acho que quando eu conhecer mais obras dela além da quadrilogia napolitana, seria interessante fazer uma releitura.

anaftg 29/02/2024

? [?] que as outras eus fora das margens - são muitas - se compactem, segurem minha mão, comecem a me puxar com a escrita para onde tenho medo de ir, para onde me dói ir, um lugar do qual não tenho certeza de saber voltar caso me aventure longe demais. É o momento em que as regras - aprendidas, aplicadas - cedem e a mão tira do pote não aquilo que serve, mas, justamente, o que vem, cada vez mais depressa, desequilibrando?

Ler Elena Ferrante é sempre mobilizador por aqui. Recomendo muitíssimo pra quem se interessa pelo fazer literário e pelos ofícios que o envolvem. Mas não acho que é uma leitura que agrade todo mundo - o último ensaio, por exemplo, achei um saco

Ingrid Bays 13/02/2024

As linhas justificadas
Fiquei presa nesse começo, repassando minhas vivências pessoais. Desde o dia que uma professora corrigiu meu trabalho que não estava justificado, eu nunca mais ousei sair das margens. Pensei o quanto isso me manteve "dentro das linhas" e o que vivi e também deixei de viver por causa disso.

Achei fantástico, com exceção do último capítulo que foi mais complexo.

Gigi 10/02/2024

É como sentar pra tomar um chá da tarde com uma das minhas escritoras favoritas (se não a favorita) enquanto ouço ela falar sobre um dos assuntos que mais me fascina, sua escrita e seus personagens!

Eliane 03/02/2024

Sobre a escrita
Gostei muito da escrita de Elena Ferrante. Flui bem. Foi interessante conhecer um pouco da formação da escritora, de seus autores de referência, de seu processo criativo e, inclusive, de suas inseguranças.

Luísa Anjos 31/01/2024

Livro de ensaios de Elena Ferrante sobre escrita, leitura e sua própria vida e obra. Curto, mas potente, repleto de margens para escrevermos livremente, como ela mesma infelizmente não pôde quando criança? eu gostei bastante de me encontrar com estas páginas agora. Fiquei pensativa boa parte do livro, pensando sobre minhas decisões acadêmicas, sobre possíveis próximos passos. Elena Ferrante cresce mais na minha estima a cada página que leio dela

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6