A morte do adivinho

A morte do adivinho Rudolph Fisher

Resenhas - A morte do adivinho

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

edisik 09/05/2023

É uma boa leitura para quem gosta de romance policial estilo morte em um ambiente fechado com diversos suspeitos. É muito boa essa ideia da Coleção Clube do Crime.

Michela Wakami 24/08/2023

Ruim
Infelizmente, não gostei da escrita do autor nem da história que ele criou.
Achei tudo muito absurdo e mirabolante demais.
Nada me convenceu, e eu não via a hora de terminar a leitura.

Esse foi o primeiro livro de suspense policial, escrito por um autor negro, publicado nos Estados Unidos.
Fabricio268 24/08/2023minha estante
Vixe miséria. Em todos esses anos nessa indústria vita essa é a primeira vez que vejo meia estrela kkk

???????

A.Paula.Sz 24/08/2023minha estante
Eu não lembro q nota dei, mas tb não gostei desse... até hj qdo olho a capa, me vem a sensação de q o autor foi inventando tudo na hora...

Fabio 24/08/2023minha estante
Vixi, deu ruim, Michela? Kkkk

Michela Wakami 24/08/2023minha estante
Paula, é exatamente essa a sensação que me deu, que ele foi escrevendo tudo que veio a sua mente, na hora e ficou uma história sem pé e sem cabeça.????

Muito ruim, Fábio.?????

Lidia127 16/11/2023minha estante
Lendo os comentários eu me sinto segura pra dizer que tá sendo uma luta pra eu conseguir terminar esse livro. Não consigo imaginar as cenas de forma clara como nos outros livros. Todo o suspense parece embaraçoso

Policaio 31/01/2023

O primeiro romance policial de autor negro
A Morte do Adivinho é um romance policial publicado originalmente em 1932, considerado o primeiro do gênero escrito por um homem negro, criação do médico Rudolph Fisher.

A publicação do livro no Brasil foi idealizada pela Editora Escureceu por meio de financiamento coletivo que infelizmente não deu certo, inclusive participei e fiquei chateado na época. Felizmente, a Escureceu apresentou sua tradução para a Harper Collins que abraçou a causa e nos presenteou com uma ótima edição em capa dura e boa diagramação por um preço acessível.

Coincidentemente o livro foi lançado nesse mês de janeiro, mês que resolvi maratonar livros policiais.

A história começa com a misteriosa morte de um adivinho do Harlem chamado N'Gana Frimbo, seus últimos clientes se tornam os principais suspeitos e o Dr. Archer e o Detive Perry Dart unem forças e suas generalidades para resolver o caso.

A narrativa de Rudolph Fisher nos prende, Frimbo é enigmático; Dr. Acher e Detetive Dart tem pensamentos e ações bastante racionais, a investigação ocorre sob luz da ciência; os demais personagens representam a cultura do Harlem na década 30.

Vale expor que tal período é chamado de o Renascimento do Harlem, onde se teve uma forte produção artística e intelectual por homens e mulheres negros. Fisher é um destaque desse renascimento dentro da literatura.

A tradução de João Souza é boa, acredito que ele conseguiu respeitar a linguagem informal dos personagens inserindo vocabulários informais e expressões de nosso próprio cotidiano, o que torna a leitura fluída. O posfácio de Stefano Volp nos faz entender melhor o contexto histórico do autor e do Harlem, além de nos despertar interesse por mais obras raras escritas por pessoas negras.

T.N.T.Rock 21/10/2023

Um detetive do Harlem
Antes de mais nada, gostaria de parabenizar a editora pela linda coleção. O trabalho gráfico editorial, está muito atrativo, além disso a curadoria está ótimo.
O livro é um trailer de morte e mistério, com diversas reviravoltas que nos deixa a cada página mais concentrados e curiosos com o desfecho dessa investigação.
A morte do adivinho nos permitiu conhecer Rudolph Fisher, esse escritor do Harlem, que conseguiu passar muito bem as características e ambientações do sua época. Infelizmente ele morreu jovem, mas esse romance mostra a força criativa e qualidade de seu texto.

Priscila 29/06/2023

Muito bom!
Mistério com pitadas de humor.
Achei alguns trechos meio lentos com termos técnicos e explicações desnecessárias, mas, que não comprometem a história.
Um final surpreendente, não desconfiei. Gostei muito e estou curiosa pelos outros títulos do Clube do Crime (Coleção da Harper Collins).

Cami71 30/12/2023

Confesso que demorei para engatar na história, o inicio do livro foi confuso para mim. No aspecto geral, o livro é bom. Com a trama ambientada no Harlem, um mistério de 1932, muito bem escrito por Rudolph Fisher que, de uma maneira magistral, acrescentou na história aspectos científicos muito interessantes que enriqueceram os diálogos entre o detetive e o médico, um exemplo é a impressão digital para a identificação do criminoso, algo que vemos nos dias de hoje. Mesmo que em determinados momentos as descrições e explicações científicas desaceleram a leitura, o que fez a minha atenção ir para o ralo em determinados momentos. Achei o final ok, não me surpreendeu tanto, mas foi agradável.

Ana Ceci 06/05/2023

Coleção promissora!
Achei a história MUITO interessante! Os personagens são bem construídos e a narrativa flui bem do começo ao fim! Por mais que em alguns momentos tenha me visto meio perdida em alguns acontecimentos, isso não atrapalhou o desenrolar da leitura! Inclusive, o humor presente nos personagens e nos diálogos ficou excelente para contrabalançar com o ritmo tenso da investigação de um ass4ss!nato!

Outro aspecto que me chamou a atenção foi a questão do protagonismo negro. Rudolph Fisher era negro e morou no Harlem (bairro de Nova York, EUA, onde acontece a trama) e, justamente por isso, conseguiu descrever os cenários do gueto muito bem, com personagens que retratam sua raça de forma espontânea e convincente, com diálogos extremamente representativos da oralidade local e com uma d!scussão de classe social muito produtiva!

E, para variar, não acertei o cr!min0so e fui bem enganada até o final! Achei o desfecho bem feito e as pontas soltas foram ligadas! Nunca ia imaginar o que o autor reservou para nós, leitores!!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/

Luciano 03/03/2023

Belo livro de estreia do selo Clube do Crime da Harper Collins!
Mistério envolvente e com final surpreendente. Pelo menos eu não consegui descobrir.
Ótima ideia ter trazido para o nosso conhecimento esse autor que até então era bem desconhecido por aqui. Leitura recomendada!

Naty.Duarte 15/07/2023

Clube do crime
Primeiramente tenho que falar da lindeza dessa edição em capa dura. A editora esta de parabéns por essa iniciativa de criar esse clube. Edições lindas, detalhes das notas sobre o autor e tudo mais, eu amei.

Sobre o livro em si:
Passei bem longe de descobrir quem era o assassino kkkkkkkkk

Gostei da escrita, da história, dos personagens, de conhecer o Harlem daquela época e das referências médicas na investigação.

Se eu tivesse mais tempo livre teria lido mega rápido,mas na minha realidade as vezes fico semanas sem conseguir ler 1 linha ?

fabio.orlandini 15/03/2023

Divertido e enigmático
Adorei o livro. Não só pelo suspense que nos prende até a última página com uma revelação nada esperada, como pelo clima do Harlem, a irreverência dos personagens Jinx e Crouch que chegam a provocar risos. Muito legal o livro, imperdível para quem gosta de um bom romance policial.

Luiz Santiago 25/03/2023

O primeiro detetive e personagens negros em um mistério
Baita escolha da Harper Collins para começar o "Clube do Crime". Um livro historicamente muito importante e com um mistério muito bem conduzido, com um inesperado humor ácido e uma baita reviravolta no final!

[Plano Crítico]
planocritico.com
Sandro Galiope 25/03/2023minha estante
Estou curioso para ler esse livro!

Luiz Santiago 25/03/2023minha estante
Pegue sem medo. É um baita de um mistério interessante, valeu muito a pena.

Carlos 13/04/2024

O livro cumpre o seu papel de apresentar autores famosos na área de suspense que não tiveram tanto reconhecimento no Brasil. É um história cheia de detalhes e reviravoltas. Achei o final um tanto fantasioso para o meu gosto, mas gostei muito de conhecer a escrita desse autor de tanto sucesso.

Um destaque especial para a edição que tem diagramação incrível, capa dura, e detalhes que dão um efeito vintage.

Gostei muito da ideia de apresentar esses autores do suspense com essa nova roupagem.

Bru | @umoceanodehistorias 19/06/2023

Expectativas (quase sempre) são um problema
É o que dizem... expectativas sempre são um problema.

A m0rt3 do adivinho é um livro importante por ser o primeiro livro publicado por um autor negro americano, que se tornou destaque no New York Times e por ter sido escolhido para iniciar o Clube do Cr1m3 da @harpercollinsbrasil, que vai contar com a publicação de clássicos do suspense em edições belíssimas.

Em resumo, a história é ambientada em Harlem, nos anos 1930. Harlem é um bairro de NY que é conhecido como centro cultural e comercial afro-americano. Nossos personagens são negros, o detetive é negro e o adivinho também, que é quem m0rr3, como diz o título.
⠀⠀
O detetive, em conjunto com um médico, vai buscar resolver esse mistério. E, quando pensam saber todas as respostas, percebem que as perguntas feitas sequer eram as certas.

Já vou adiantar que esse livro não funcionou comigo e eu precisei me esforçar muito para terminar a leitura (foi um mês me forçando a ler, porque não queria deixar uma obra tão importante não finalizada).

De pronto já notei uma questão que me incomodou: falas r4c1st4s. Entendi a crítica que o autor fez ao mostrar como era a realidade do local e o que as pessoas negras enfrentavam por lá, mas isso não tornou a leitura mais fácil. Fiquei com o estômago embrulhado. Outro ponto incômodo; os personagens não se destacam. Todos eles parecem muito iguais e, conforme eles vão tendo diálogos, é difícil entender quem é quem e quem está falando o que.

Por exemplo, pensei que um dos grandes destaques no livro seria o detetive, mas quem mais soluciona o caso e apresenta teorias interessantes é o médico. Além disso, senti que muitas coisas foram jogadas e, ao final, não tivemos respostas para tudo o que o autor quis apresentar.

Não vou dizer que é uma leitura que vocês não devem fazer, porque vi que faço parte de um pequenino grupo que não conseguiu se envolver com esse livro, então, ainda penso que é por conta do momento em que estava. Quero continuar lendo os livros do clube e espero que o próximo – O jogo do 4ss4ss1n0 – funcione melhor para mim.

site: https://www.instagram.com/p/Cso_6TiP2SM/

Jess.Goulart 03/04/2023

Bom suspense, excelente crítica social
Um clássico resgatado em nova edição, a leitura de "A morte do adivinho" é muito interessante para entender sua época: um autor negro (pioneiro nos EUA) publica sua obra com personagens principais e secundários também negros, retratando o dia a dia de um bairro negro, com suas desigualdades e ritmo próprios.

Apesar de ser considerado um livro de crime e mistério, até mesmo noir, achei que essa parte começa bem, mas acaba se perdendo no meio e o final pareceu meio corrido demais.
Muito além, a obra serve como um ótimo retrato de sua época, fazendo com que o leitor se sinta imerso nesse Harlem onde miséria e abundância caminham lado a lado, onde a polícia não tem muito interesse quando um negro aparece morto, e onde figuras únicas aprendem a fazer o necessário para sobreviver num país tão fragmentado.

Temos diversos personagens, o que pode ser um pouco caótico para alguns leitores, mas nada que prejudique a leitura.

Com um tom que remete a Agatha Cristie e Conan Doyle, Rudolph Fisher prova ser um escritor habilitoso e fã de mestres do crime e suspense, criando uma atmosfera muito interessante para a história, explorando o real, o místico, o preconceito e a humanidade de seus personagens, tão bons, mals e cheios de conflitos quanto qualquer um.

Letícia Caetano 26/02/2023

Inicialmente a história é maçante e lenta, contudo no desenvolver da situação, pequenos fragmentos estimulam a curiosidade para descobrir a conclusão do mistério inicial.

Frimbo é um personagem enigmático e marcante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6