Áureo

Resenhas - Áureo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fada brilhante 05/08/2023

Que livro
Não sei por qual motivo achada qu3 esse era um livro de fantasia única, então imagine minha surpresa ao esperar 400 paginas pra um desfecho e não ter, então não se enganem, PRECISAMOS do segundo livro.

Coisas de Mineira 28/12/2022

ÁUREO É UMA RECONTAGEM MÁGICA E SOMBRIA DO CONTO DE RUMPELSTILTSKIN
Uma fantasia encantadora com uma contadora de histórias criativa, Áureo reconta as aventuras de Rumpelstiltskin, numa versão mais sombria e cativante.

Áureo é o mais novo lançamento da autora Marisa Meyer, que brilha com seus recontos de contos de fadas, e chegou ao Brasil sem muito alarde pela Editora Rocco. Dessa vez, ela traz uma releitura assombrada de Rumpelstiltskin.

Para situar melhor o reconto, acho importante um resumo do conto original dos Irmãos Grimm. Um duende ajuda a filha de um moleiro, que mentiu para o rei dizendo que a filha é capaz de fiar palha e transformá-la em ouro. O Rei chama a moça, fecha-a numa torre com palha e uma roda de fiar, e exige que ela faça a sua mágica até o dia seguinte, durante três noites, ou será executada. Ela fica em pânico, até que aparece um duende no quarto e transforma toda a palha em ouro, mas quer um pagamento: na primeira noite, seu colar; na noite seguinte, o seu anel. Na terceira noite, quando ela não tinha nada para lhe dar, o duende aceita fiar o ouro em troca de seu hipotético filho primogênito.

O Rei fica impressionado, casa-se com a moça, e, quando ela finalmente dá à luz, tenta escapar do pacto. O duende volta para cobrar o pagamento, mas aceita fazer uma troca: a rainha poderia ficar com a criança se ela conseguisse adivinhar o nome dele no prazo de três dias – o que ela faz depois de ouvir Rumpeltstiltskin cantando sobre si mesmo. Frustrado, o duende deixa a rainha, seu rei e seu filho em paz.

O nome Rumpelstilzchen é de origem alemã – e por isso a autora utiliza de várias expressões e nomes nessa língua. Rumpelstilt ou Rumpelstilz era o nome de um tipo de duende, também chamado de pophart ou poppart, que faz barulhos como batidas em madeira. O significado é semelhante ao de “rumpelgeist” (“barulho fantasma”) ou poltergeist, um espírito travesso que faz barulho e move objetos domésticos. Pode parecer muita informação, mas com certeza essas dicas vão lhe ajudar a entrar mais rápido no livro.

"Mas toda história tem dois lados. O herói e o vilão. A escuridão e a luz. A benção e a maldição. E o que o moleiro não entendeu é que o deus das histórias também é o deus das mentiras."

RESENHA DO LIVRO ÁUREO, DE MARISSA MEYER

Áureo nos apresenta Serilda, uma garota de dezoito anos. Segundo uma lenda em sua vila, ela foi “amaldiçoada” pelo deus trapaceiro Wyrdith, que lhe deixou uma característica peculiar: seus olhos possuem curiosos raios dourados. É ajudante da professora da escolinha local, e conta histórias fabulosas. Entretanto, os adultos não confiam nela, que acaba meio isolada. No entanto, ela se delicia enquanto contadora de estórias, que curam um pouco as feridas do fato de sua mãe ter desaparecido, bem como da falta de perspectivas de um casamento.

A história favorita das crianças é aquela sobre a Caçada Selvagem. Durante a lua cheia, o véu que separa o reino mortal do mágico desaparece, e o Rei Erlking conduz as almas dos mortos-vivos em uma caçada, que aterroriza os mortais e captura as feras mais exóticas. As crianças se divertem!

Na noite da Lua de Neve, Serilda escuta os uivos da caçada se aproximando de sua aldeia. Ela cuidadosamente abre a porta para encontrar duas donzelas do musgo, que estão fugindo do rei. Serilda esconde as donzelas, até que o próprio Erlking chega à sua porta, e é quando a moça faz o que está acostumada a fazer: conta uma estória, sobre como ela pode transformar palha em ouro.

"Há muito se sabe que, quando a caçada selvagem cavalga sob uma lua cheia, eles frequentemente reivindicam para si almas perdidas e infelizes, atraindo-as a seu caminho de destruição."

ÁUREO: SERILDA DESCOBRE QUE MENTIRAS TEM PERNAS CURTAS

Em um primeiro momento, o Erkling parece acreditar, e vai embora. Serilda julga que deu tudo certo, até que a próxima lua cheia chega, e o rei bate à sua porta. Ela é sequestrada, trancada em uma masmorra cheia de palha e com uma máquina de fiar, e deve transformar tudo em ouro, ou será morta. Ela entra em pânico, e reza para todos os deuses, até que um garoto misterioso aparece, e diz que vai ajudá-la, por um preço. Mas quem é ele e o que ele quer com ela? À medida que os dois se conhecem, seus destinos se entrelaçam na batalha épica de Serilda para se libertar das garras do Erlking.

Antes de mais nada, Áureo não tem qualquer relação com as Crônicas Lunares, e é a volta da autora para o que ela faz de melhor: os recontos. Instant Karma foi seu passeio por romance contemporâneo, e eu sinceramente não curti muito. Em Áureo, ela está impecável.

Áureo cobre seis ciclos lunares, quando Serilda poderia confessar sua mentira. Mas a cada lua que passa mais ela se aprofunda nas mentiras e suas consequências. Mas são essas estórias que nos cativam, já que ela é uma ótima contadora de estórias. As reviravoltas vão se tornando mais e mais fantásticas, até que parecem se confundir com sua vida real. Ao mesmo tempo que levam Serilda para o sombrio, também trazem novos amigos e aliados.

"Basta passar tempo o bastante com os sombrios para saber que às vezes as coisas menos confiáveis são também as mais belas"

UMA CONSTRUÇÃO DE MUNDO COMO SÓ A AUTORA CONSEGUE FAZER

Marissa Meyer consegue dar uma credibilidade para a construção dos seus mundos como ninguém – sim, sou fã! Abrir Áureo é como entrar em um mundo de fantasia que nos atrai pelas descrições, fábulas e até mesmo por um romance improvável. A capacidade de construir lugares e castelos é tão gráfica que se torna imersiva. Talvez alguns leitores possam sentir o início mais lento, mas livros de fantasia geralmente se iniciam assim, dando ao leitor o tempo necessário para se acomodar à trama.

Além disso, talvez para respeitar o que poderia ser a origem do conto, a autora escolhe algumas palavras no idioma original – o alemão, como Märchenfeld (a vila de Serilda, que poderia ser traduzido como um campo de fadas), Verloren (o mundo do além), Nachtkrapp (uma espécie de corvo sem olhos), Salige Frauen (criaturas que assombram pontes, cemitérios e corpos d’água).

É uma estória sedutora… ambientada em um período medieval, traz duendes, donzelas de musgo, bruxas, fadas, princesas roubadas, crianças roubadas, monstros, castelos em ruínas, masmorras e torres. Existem fantasmas, ghouls, espíritos, feitiços, maldições e encantamentos – além do cruel e vingativo Erlking. Além disso, é o primeiro livro em que os personagens fazem sexo – não se preocupe, não há detalhes, mas a menção, de uma forma bem bonita e lírica. Claro que há suposição nos outros livros, mas aqui temos certeza.

"Um garoto e uma garota que haviam recebido poucas oportunidades de ter um romance, dominados, enfim, por um desejo fervoroso."

AÚREO TEM HISTÓRIA DENTRO DA HISTÓRIA

Áureo, no entanto, acaba se afastando do Rumpelstiltskin original, pois o personagem é sensível e vulnerável. Claro que existem alguns problemas, como os diálogos, muito afiados para a era que representa, já que Serilda tem uma língua ferina. Mas ela brilha ao contar estórias sobre deuses não binários para ensinar às crianças que elas podem estar além dos papéis de gênero impostos por sua sociedade. Também pesa o romance – ele é de fato um instalove. Faltou um pouquinho mais de desenvolvimento, mas eu achei fofo.

À medida que a estória avança, somos levados para os dois lados do véu numa grande velocidade, deixando o leitor tão desorientado quando Serilda. Ela começa o livro tomando atitudes bem levianas, mas essa desorientação vai chegando no eixo quando ela sente as consequências das suas ações, talvez também por perceber o verdadeiro poder das suas estórias. É quando decide tomar as rédeas da sua própria vida.

É um conto sombrio e cativante, cheio de medo, arrepios, vingança, ódio e terror. Um romance, meio sem esperança. Os personagens são criados de forma brilhante e ganham vida diante de seus olhos com todas as várias luas cheias brilhando intensamente sobre eles. O livro termina com um grande gancho para o segundo livro, ainda não publicado no Brasil, mas que já está disponível no original, com o título de Cursed. Eu estou ansiosa com todo o suspense criado em torno de Serilda, Áureo e o Erlking.

"Em resposta, o garoto deu um sorrisinho torto. Era o tipo de expressão feita para guardar segredos: oblíqua e risonha, com manchinhas douradas brilhando nos olhos."

Por: Maísa Carvalho
Site: www.coisasdemineira.com/2022/12/aureo-marissa-meyer-resenha-do-livro

Clara Azevedo 27/03/2023

Áureo
Esse é o primeiro volume de um nova série( o final do livro é muito em aberto então eu acredito que tenha uma continuação sim). É uma releitura do conto de Rumpelstilskin fala esse nome me lembrou muito da série Once upon a time. Serilda sempre ouviu de seu pai que foi tocada pelo deus das histórias e da sorte ela consegue criar narrativas fantásticas e fascinantes ? mentiras. Serilda não é bem vista pelos outros aldeões o fato dos olhos dela terem um formato diferente não ajuda muita eles parecem rodas da roda da fortuna. Em uma noite de lua cheia ela ajuda duas criaturas da floresta a fugir do Rei dos antigos para despista-lo Serilda conta que é capaz de transformar palha em ouro. Na próxima lua cheia o rei manda que ela seja trazida ao seu palácio para que possa executar a transformação de palha em ouro e a joga dentro de um lugar trancado mas para a sorte da garota aparece Áureo que alega poder fazer o que o rei pediu que ela fizesse ela diz que pode ajudá-la mas a magia dele exige pagamento. Esse livro é bem diferente dos outros que a autora já escreveu é mais sombrio. Curti essa aura de mistério envolvendo o castelo do rei Erlking e também sobre o Áureo. Acabei adivinhando o plot sobre o passado do Áureo mas não estragou minha experiência de leitura. O livro é narrado em terceiro pessoa pela própria Serilda. Tô curiosa para saber o que vai acontecer no próximo volume.

Napmchd 31/01/2024

Por onde eu começo?
Obrigada, Kindle Unlimited, primeiro pela promoção e segundo por me apresentar essa belezura.

Não sou grande leitora de fantasias, quando leio prefiro universos mais complexos, as vezes mais focados na política do mundo, ENFIM, resolvi dar uma chance a esse pelos seguintes fatores:
1- a capa é belíssima
2- reconto de conto de fadas
3- reconto de conto de fadas sobre Rumplestilskin

Sem saber absolutamente nada do que esperar porque era também meu primeiro contato com a Marissa Meyer, dei de cara com uma história muitíssimo bem contada, com detalhes, gostei da construção daquele universo e quanto mais eu lia, mais eu queria saber mais sobre o que estava acontecendo, os personagens e onde aquela história iria dar.

A história ao contrário do que eu fui pensando também, foi tomando um tom bem sombrio e as vezes até mais pesada que eu ficava desacreditada no que tava acontecendo, e essa surpresa foi bem positiva pra mim.

Ponto importante aqui: a previsibilidade da história. Não é uma história surpreendente, tem reviravoltas, mas eu conseguia ver cada uma delas chegando antes, poreeem, o caminho pra chegar até elas é muito maravilhoso. Não é um livro sobre plot, é sobre a jornada de tudo que tá acontecendo ali.

No geral?
Maravilhoso, leiam.

P.S. Já tenha o segundo livro em mãos quando terminar esse. Sério.

nick 23/07/2023

Não sei nem o que fazer de resenha nesse já que já li o segundo livro e odiei ?
enfim, a história tem potencial mas achei a leitura nesse livro bem lenta e cansativa, não lembro se tinha muita descrição ou o que foi, mas foi lento e demorou muito tempo até acontecer algo de fato.
todos os personagens estavam bem interessantes até esse momento e, pra mim, foi oq salvou um pouco essa leitura pq eu tinha criado simpatia por eles com o decorrer da história
muitas perguntas sem respostas, finalizei o livro igual comecei, sem saber de nada
Pricila 06/08/2023minha estante
Vim ler as resenhas pra ver se alguém mais tinha achado livro cansativo, tô meio empacada kkkk

Pricila 06/08/2023minha estante

esther.crisrocha 18/09/2023

Surpendida
Áureo foi um livro que me deixou surpreendida, primeiro porque eu nada sabia sobre o livro e segundo foi meu primeiro contato com a escrita da autora. A história é sobre Serilda, que cresceu ouvindo o pai falando que ajudou um deus em troca de um pedido atendido, sendo abençoado com uma filha de olhos estranhos e uma língua afiada para contos fantásticos. Serilda vive uma vida pacata com seu pai em uma pequena vila, porém, tudo muda quando ela ajuda dois seres mágicos a fugirem de Erlking, um perverso ser magico conhecido por ser rei dos Antigos e por suas casadas brutais.
Porém, ao ajudar essas duas criaturas, Serilda se põem em uma enrascada, pois mentiu para Erlking, falando que ela pode transformar palha em ouro. Nisso, ela é levada para o castelo dele e obrigada a fazer o que ela falou, e tudo parecia perdido, até Áureo aparecer e ajudar ele nessa missão.
O livro me cativou muito, a autora tem um ritmo de escrita gostoso. Ela soube muito bem recontar o conto de Rumpelstiltskin, de uma maneira nova e divertida. Áureo e Serilda são personagens cativantes, desde do início fiquei torcendo pelos dois. Além de todo um mistério que a gente só vai conhecendo com passar da história, o que nos deixa curioso para saber o que acontecerá com os personagens.
Agora, estou curiosa para ler os outros livros da autora e também já quero ler a continuação desse livro.

Maisa @porqueleio 26/12/2022

Resenha / Áureo / @porqueleio
Áureo nos apresenta Serilda, uma garota de 18 anos que teria sido “amaldiçoada” pelo deus trapaceiro Wyrdith. É ajudante da professora da escolinha local, e conta histórias fabulosas do mundo mágico.
A história favorita das crianças é aquela sobre a caça selvagem: durante a lua cheia, o véu que separa o reino mortal do mágico desaparece, e o Rei Erlking conduz as almas dos mortos-vivos em uma caçada, que aterroriza os mortais e captura as feras mais exóticas. As crianças se divertem!
Na noite da Lua de Neve, Serilda escuta os uivos da caçada se aproximando de sua aldeia. Se depara com Erlking, que a sequestra, tranca em uma masmorra cheia de palha e com uma máquina de fiar, para transformar tudo em ouro, ou será morta. Ela entra em pânico, até que um garoto misterioso aparece, e diz que vai ajudá-la, por um preço. Mas quem é ele e o que ele quer com ela? À medida que os dois se conhecem, seus destinos se entrelaçam na batalha épica de Serilda para se libertar das garras do Erlking.
Marissa Meyer consegue dar uma credibilidade para a construção dos seus mundos como ninguém. Abrir Áureo é como entrar em um mundo de fantasia. Talvez alguns leitores possam sentir o início mais lento, mas livros de fantasia geralmente se iniciam assim, dando ao leitor o tempo necessário para se acomodar à trama.
É uma estória sedutora... traz duendes, donzelas de musgo, bruxas, fadas, princesas roubadas, crianças roubadas, monstros, castelos em ruínas, masmorras e torres altas. Existem fantasmas, ghouls, espíritos, feitiços, maldições e encantamentos – além do cruel e vingativo Erlking.

Bia Pupato 18/01/2023

Não atingiu a expectativa
Essa leitura foi bem complexa pra mim, não foi um livro que eu amei desde o começo e me surpreende que no final do livro eu tenha gostado da Serilda, a personagem principal, não pensei que gostaria dela no começo, mas algo na bondade dela me conquistou.

O final também foi um tanto decepcionante, quando a leitura finalmente me cativou chegamos a um final apressado e sem grandes resoluções, sei que vai ter continuação mas pareceu um final corrido onde toda a solução ficou para a continuação e você termina com cara de interrogação.
Ynnay@! 13/02/2023minha estante
Para que idade vc indicaria esse livro?

Bruna.Feyjo 13/01/2023

Perfeição!
Incrivel o livro! Personagens maravilhosos, todos muito envolventes. A trama te envolve completamente e te faz mergulhar com as personagens.
Incrivel!
Ynnay@! 13/02/2023minha estante
Para que idade vc indicaria esse livro?

Bruna.Feyjo 14/02/2023minha estante
16, talvez? tem algumas cenas de violência

Ynnay@! 14/02/2023minha estante
Tem hot?

Bruna.Feyjo 15/02/2023minha estante
Tem uma cena mais intensa, mas nao chega a ser nem perto de um hot

Allexya 06/03/2023

Extremamente intrigante
Eu comecei esse livro por pura confiança na Marissa, que é uma das minhas autoras favoritas. Nunca tinha visto ninguém falar sobre. Inclusive acabei de descobrir que é um reconto de Rumpletiltskin, uma história que tive zero contato durante a vida, tenho zero conhecimento sobre. Então, pelo meu ponto de vista, isso aqui é uma coisa inteiramente nova e eu amei.
E acabei de descobrir tbm que vai ter continuação kkkkkk enfim:
Não é o melhor livro que já li da Marissa, diferente dos outros, esse tem uma escrita mais lenta, um ritmo mais lento e dificilmente vc sabe pra onde a história vai seguir. Eu não sei bem o que senti enquanto lia. Ao mesmo tempo que eu estava intrigada, ainda senti que faltava um temperinho, coisa que nunca faltou antes nas minhas leituras dela. Mas eu não pensei em momento algum em abandonar pq estava realmente curiosa. A mitologia aqui é simplesmente maravilhosa e muuuuuito bem escrita. Os personagens são maravilhosos. Vai ter gente que vai falar sobre a relação de Serilda e do Áureo, mas eu sou a que vai defender até o fim pq entendi pelo que eles estavam passando o que estavam sentindo. E eu tô tão, mas tão ansiosa para ver mais deles, mais da mitologia. Tão ansiosa para a próxima história que a Serilda vai contar. Se o segundo já estivesse pronto eu ia direto para ele.
Sabe aquela sensação de que o primeiro livro foi um aquecimento e o segundo é que vai pegar fogo? É o que eu estou sentindo aqui. E gente, apesar de não ter sido tiro porrada e bomba, esse primeiro foi incrível.
Vale MUITO a pena ler esse livro. MUITO MESMO, confie na Marissa Meyer que ela nunca decepciona.

Nati:) 17/03/2023

Amei!!
Que as histórias escritas pela Marissa são sempre muito boas, eu já sabia. Áureo foi uma surpresa adorável. Estou ansiosa para a continuação!!

Letícia Torres 19/07/2023

Não poderia ser diferente.
Ler os livros da Marissa Meyer sempre dão certo pra mim. E agora tenho certeza. Eles são viciantes. Vc não para de ler até concluir, até chegar ao final. Não foi diferente com esse.

A história é envolvente, a construção de mundo é muito boa, o romance apesar de ser um instalove, a autora desenvolve o relacionamento aos poucos, entregando migalhinhas que te deixa afobado querendo mais ....

Adorei o fato de ser uma releitura do conto alemão do Rumpelstiltiskin, nunca tinha visto. Precisei ler um resumo desse conto para me situar na história.

Adorei os personagens e cada um entrega aquilo que foi feito para entregar. (O vilão realmente é uma carniça - ódio dele)

Enfim recomendo.

Cris 03/12/2023

Mais ou menos
Esse livro é exemplo daquele clássico: ótima ideia, execução razoável. É cansativo demais acompanhar a história da Serilda e sua não evolução, ela continua se enrolando, sofrendo e não mudando. A história é interessante, a ambientação é muito rica e cativante, mas a protagonista cansa o leitor, o enredo fica meio empacado por causa de suas cabeçadas. Meio que um cachorro correndo atrás do próprio rabo. Não vou ler o próximo.

Letícia 10/10/2022

Marissa Meyer nunca decepciona!!
Comecei a ler esse livro com medo de n terminar ele pq tava numa ressaca literária a mais de um ano, e nesse meio tempo tentei ler vários livros mas n conseguia ler quase nada deles, mas a Marissa Meyer é minha autora favorita ent comecei mesmo assim.
eu li alguns (poucos) livros esse ano mas depois q terminava um n conseguia ler outro e só ia ler outro meses depois e li esse livro num ritmo bem mais rápido e espero conseguir ler um livro direto, pq aí sim vou considerar q sai da ressaca, mas acho q consegui finalmente sair dessa ressaca sim!
tava com um pouco de medo pq vi umas pessoas falando q esse livro n é tão bom e q a Marissa deu uma escorregada nele, q o livro era rápido no começo mas o resto era mto entediante e q ficaram faltando algumas coisas na história, mas eu n acho.
o começo é realmente bem rápido e acontece mta coisa mas n achei o resto nem um pouco entendiante, universo mto interessante e mto bem construído, romance maravilhoso e plots melhores ainda, quanto mais ia chegando na reta final mais plots aconteciam e n previ nenhum deles kkkkakkkk
Marissa Meyer me surpreendeu mais uma vez!??
livro maravilhoso demaiss!!
rocco lança o segundo logooo!!!
Monica 22/10/2022minha estante
Amg, é saga?

Letícia 22/10/2022minha estante
o segundo vai lançar em inglês em novembro se n me engano, n sei quantos livros vão ter mas n é único n

Monica 23/10/2022minha estante
Ata, obgd