A Volta da Chave

A Volta da Chave Ruth Ware

Resenhas - A Volta da Chave

otxjunior 11/10/2023

A Volta da Chave, Ruth Ware
Na proposta de atualizar o horror gótico, o cenário é uma casa vitoriana cheia de apetrechos tecnológicos; ironicamente pior que a prisão de onde a narradora escreve sua trágica história. Já consigo reconhecer elementos e temas caros à autora, que nem sempre convence, mas diverte.

Duda @pagesofduda 29/09/2023

Dona Ruth sempre decepcionando.
Nota escrita: não ler mais livros dessa escritora. Sério, poderia ser um ótimo desfecho, mas tanta coisa jogada ao léu pra isso? Poderia ter sido explorado de forma BEM melhor. Seria um bom filme, como livro não ajudou.
léo 08/11/2023minha estante
simmm, não leio mais nada dela também o livrinho capenga

Vivi 02/11/2023

Tive muita expectativa com esse thriller. Mas achei uma boa parte enrolação. Mas a gente insiste pq mesmo assim queremos saber no que vai dar. Fora as teorias que criamos. Mas não posso negar.... me surpreendi com o final! E é ai que ele ganha 3.5?
Mas como já mencionei várias vezes. Não se prendam com avaliações de leitores é subjetivo. Se aventurem por favor ??

?SE ELA NÃO É A CULPADA... ENTÃO QUEM É?
Rowan Caine está desesperada. Na prisão, ela enfrenta todos os dias o terror do que viveu e do que lhe aguarda caso não consiga provar sua inocência. É por isso que decide escrever para o famoso dr. Wrexham, conhecido entre as detentas como o advogado das causas impossíveis.
O problema é que descrever os acontecimentos que levaram à sua prisão não é uma tarefa nada fácil. Rowan tenta explicar tudo o que aconteceu ? desde sua chegada à impressionante Residência Heatherbrae, com o aplicativo que controla as luzes, a geladeira e mesmo as câmeras presentes em cada canto da casa, até as crianças de quem deveria cuidar, muito diferentes da imagem idílica que os patrões de Rowan pintaram durante a contratação.
A cada dia que passa, Rowan se vê mais e mais envolvida na atmosfera sufocante. Sozinha com crianças determinadas a afastá-la, sem ninguém mais com quem contar além do caseiro misterioso, a babá começa a ver e ouvir coisas. Apesar de sua personalidade cética, ela não consegue deixar de se perguntar se os rumores que correm pela vila a respeito de assombrações são verdadeiros?

jessycah 09/03/2024

Livro instigante. Gostei da forma como foi escrita (carta) relatando os fatos. Gostei muito dos plots (inesperados) que não foram poucos ehehehe

Patricia 19/05/2023

A escrita é empolgante e os personagens são bem apresentados e fundamentados, porém não conseguiram me conquistar. Achei todos os personagens detestáveis, inclusive as crianças. O enredo se desenvolve de forma lenta e confusa, os plots são bons mas mal aproveitados e o final foi muito apressado. Esse livro não foi para mim.

Diego Oliveira 12/06/2023minha estante
Eu cheguei a conclusão lendo alguns comentários que: [SPOILER] Como não há pena de morte no reino unido, e como durante todo o livro a autora nunca deixa pontos soltos (todos os elementos sempre retornam por algum motivo), eu acredito que ela tenha sido morta na prisão, afinal várias partes do livro citam a prisão como violenta, inclusive em um momento ela é agredida. Logo, ela foi morta na prisão. E o livro dá indícios também de que ela protegeu a irmã, ela não iria acusar ela. [SPOILER]

Dani 01/06/2024

Amei muito!
Que suspense BOM! Sério. Não sei porque os livros da Ruth Ware não são mais comentados nas bookredes. Já tinha lido dela A Mulher na Cabine 10, e eu amei tanto que botei como meta ler todos os outros da autora. E quando fui ler A Volta da Chave, não me decepcionei nem um pouquinho.

Eu simplesmente AMO suspenses psicológicos, onde não sabemos o que é real, e o que não é; aquele quê de sobrenatural, mas que ainda tentamos encontrar uma resposta lógica e racional. Junta isso com o fato de termos uma protagonista não confiável narrando a história e fica simplesmente incrível.

Adorei a protagonista, Rowan, e em diversos momentos eu me peguei tão tensa e confusa quanto ela ao decorrer dos acontecimentos. Adorei a forma como a autora vai construindo a história, e a tensão vai crescendo junto a cada passo que a protagonista dá. E achei muito genial toda a ideia de a casa ser toda inteligente e automatizada, e ao mesmo tempo meio mal assombrada.

Gostei das crianças, embora em diversos momentos elas me tirassem do sério junto da protagonista, mas acho natural, porque só temos o ponto de vista da Rowan aqui, e como ela vai contando os fatos em ordem cronológica, no início não entendemos o porque as crianças agem de determinada forma, mas aos poucos as peças vão se encaixando. E eu simplesmente não vi o plot twist desse livro chegar, ele simplesmente me atropelou. Porque eu gosto de criar teorias, principalmente em livros de suspense, mas realmente, aqui fui pega de surpresa. Adorei como a autora desenrolou todos os nós.

O final é um tanto quanto agridoce, e meio aberto, embora dê a entender o que aconteceu, mas isso pra mim não é um problema. Muito pelo contrário, eu gosto de finais assim. Não sei, me passa uma sensação de algo mais real, mais cru. Enfim, recomendadíssimo para todo mundo que gosta de suspense!

Allan 23/05/2023

Que final!
Esse é a segunda experiência com essa autora, já tinha lido anteriormente A morte da Sra. Westaway, e A Volta da Chave é tão bem escrito quanto.
A leitura é muito fluída, os personagens são interessantes e os plot twist nos pegam desprevenidos. a trama é muito bem amarrada e a forma como ela escreveu, como se a personagem contasse a história ao escrever uma carta é muito interessante.
E o Final e um soco no estômago, com um desfecho que eu não esperava.

MilaMagalhães 20/08/2023

Começo interessante, meio morno e final péssimo
Comecei o livro com grandes expectativas pq a sinopse era boa e a proposta inicial interessante. Poooorém, conforme o livro avança, nada de relevante acontece. Eu me sentia enganada várias vezes quando percebia que a autora estava só enchendo linguiça. Achei todos os personagens muito rasos e alguns com comportamentos que oscilavam demais, parecendo que era só para encaixar melhor na história do que realmente manter a coerência.
Muito chato querer revelar tudo faltando umas 10 páginas para acabar o livro e o leitor já perdeu completamente o interesse.
Não leria de novo e não recomendo para ninguém.

Radu 15/10/2023

Chave emperra na fechadura
Alerta de gatilho: vou usar muitas metáforas com chave

O que mais me entristece é que esse é o tipo de história de que eu gosto. E ela tinha um potencial que foi desperdiçado, tal qual uma chave que, por mais que se encaixe na fechadura, não gira até destrancá-la.
O livro é lento em sua apresentação dos fatos, a personagem (imagine aqui a mão invisível da autora) é prolixa, e nos distrai com coisas sem muita importância, ao invés de plantar as pistas da revelação que temos no final. Em NENHUM momento eu cheguei perto de imaginar a revelação que tem no fim do livro (em relação a protagonista). E não foi porque ela foi bem feita e camuflada durante a escrita, foi porque a autora desperdiçou as oportunidades que teve de construir o relato da protagonista de modo que suas ações fossem condizentes com a revelação do fim, fazendo dessa revelação algo desconexo.
E, como quem tenta várias chaves erradas numa só fechadura, a protagonista (que nos conta a história de um futuro não tão distante) é extremamente redundante ao ficar tentando incitar o leitor (e falhando) com a expectativa do que acontece depois. A volta da chave não aconteceu. O livro não fechou com chave de ouro (olha que coisa!) A chave emperrou na fechadura e a porta continua trancada pra mim.
Julia.VAlpi 15/10/2023minha estante
Depois dessa resenha, Ruth Ware nunca mais usou uma chave.

Radu 16/10/2023minha estante
Kkkkkkljhhjkkgjkk espero que não

léo 08/11/2023minha estante
arrasou, a chave foi perdida em uma lugar tão tão tão distante

Tammi.Mello 21/01/2024

Surpreendente
Uma trama envolve, que te prende logo nas primeiras páginas.
E pouco a pouco vc vai ficando intrigada com os acontecimentos narrados sobre o "assassinato".
E impossível não ter o pé atrás, com as situações. A cada capítulo, acontece algo que te deixa com a pulga atrás da orelha.
O Plot é inesperado e surpreendente.
E eu jamais imaginei que algo daquele tipo estava acontecendo nas entrelinhas.
Enfim, valeu a leitura. E eu tô tipo, digerindo ainda. ?

Gabriela 18/11/2023

Nada mais bizarro do que uma pessoa com medo do sobrenatural
Que livro maravilhoso. Eu realmente estava com medo do plot estragar o livro mas não foi o caso, história bem construída, um prato cheio pra quem gosta de suspense, cheio de pequenos detalhes e muitos momentos de tensão.
Não conhecia essa autora e agora já quero elr mais livros dela!
Ótima leitura para um dia chuvoso.

Thayane Andrade 01/06/2023

O livro me manteve muito curiosa pra saber o que estava acontecendo e achei a história bem interessante. Só acho que poderia durar um pouco mais o final e algumas partes achei que enrolou.

Ana 29/06/2023

Esperava mais
Começa com um bom suspense, com um mistério ao redor da história, mas a revelação da protagonista no final achei bem clichê, e sobre o mistério revelado até que me surpreendeu, não esperava que fosse o que fosse. Mas ainda assim, poderia ter um desfecho melhor, sem deixar subentendido o que aconteceu com a protagonista.