Cleópatra e Frankenstein

Cleópatra e Frankenstein Coco Mellors

Resenhas - Cleopatra e Frankstein

Paulo.Ratz 27/07/2023

Eu não esperava por isso!
Eu achava que esse seria um livro de um romance entre pessoas de idades diferentes e que fosse talvez ser uma coisa mais fofa, reflexiva.. SÓ CONFUSÃO, DROGA E SEXO!

Eu fiquei chocado com os assuntos que esse livro aborda (basicamente todos que você pode imaginar), mas achei que aprofundou o suficiente pra não ser raso, mas sem ser chato ou panfletário. É um tapa na cara e o Twitter não vai amar, porque é bem a vida como ela é, sem muita romantização.
Jose151 27/07/2023minha estante
É um livro com pessoas REAIS, e é perfeito.

Jamile157 27/07/2023minha estante
Já botei na minha lista.

pitadadeleitura 27/07/2023minha estante
Vi seu vídeo e já tá lista tbm

dafsss 27/07/2023minha estante
loucaaaa pra ler, obstáculo: preço

Gabi1509 27/07/2023minha estante
Eu amoooooooo

Isabelly415 28/07/2023minha estante
Aí Paulo, vi seu vídeo e fui ler esse livro. Amei muito (agora estou em luto pela separação, mas amei)! Não entendi porque tem tento hate nele, achei uma história tão real...

Barbara M Giolo 28/07/2023minha estante
Paulo leia destinos e fúrias por favoooorrr

livia 01/08/2023minha estante
so paguei carissimo nesse livro pela planfetagrm enorme q vc fez no video ansiosa pra ler

Mila Marques 13/10/2023minha estante
Comecei a ler e já estou chocada!!! E ainda estou na página 85 kkkk

Maria17438 08/12/2023minha estante
Muito bom li esperando romance mas superou totalmente minha expectativa o livro na verdade retrata a jornada de pessoas e faz uma crítica sensacional a drogas, sexo e outros assuntos importantes que devem ser mais falados. Esse livro mostra que apesar de você amar uma pessoa as vezes você não faz bem para ela

Duda1569 28/01/2024minha estante
simm!! por isso eu amei, ele mostra problemas reais, e o amor como ele é. a vida como ela é!
leituras assim me encantam!

claudia.feijo81 08/03/2024minha estante
História com pessoas reais, com todos os seus traumas e imperfeições. Amei!!

cat ð 30/03/2024minha estante
acabei de comprar por indicação sua!!

vel 05/05/2024minha estante
Adorei sua resenha e também achei que a pontuação dele tá tão pouquinho dizem que eu vi um livro visceral.

Kaiane13 15/05/2024minha estante
Como que ler não tô conseguindo

giorodrgues 22/08/2023

Eu simplesmente não consigo explicar como enquanto eu lia esse livro ele se tornou uma parte de mim. inclusive demorei algumas boas semanas pra começar a superar e ainda assim de vez em quando me pego pensando sobre ele.

vi muitas pessoas falando que não se apegaram aos protagonistas, que acharam desnecessário os capítulos focados nos outros personagens e principalmente as pontas soltas, mas eu simplesmente achei que foi tudo do jeito que deveria ser. não é pra ser um romance literário perfeito, é vida real e a vida real deixa várias pontas soltas por aí, ninguém tem tudo completamente resolvido.

me apeguei aos personagens, sofri, chorei, me emocionei com a escrita que é poética e maravilhosa. recomendo muito.

Tarumim.Villanueva 24/01/2024minha estante
Simplesmente virou um dos meus favoritos da vida ?

N'omi 24/01/2024minha estante
Tô lendo esse e até registrei aqui que enquanto leio, fico tensa esperando a m*# acontecer. Já aconteceu. É exatamente sobre isso que você falou, não tem conserto ?????
Amei sua resenha, me deu um gás pra continuar a leitura!

Isaias 03/02/2024

Segunda leitura mais fraca do ano e confesso que fiquei decepcionado. Demorei muito a me apegar a história e consequentemente ao personagens principais, na verdade os personagens secundários eram bem mais interesses do que a relação da Cleo e do Frank em si.

Malu Batista 19/09/2023

Se arrependimento matasse eu estava sepultada faz tempo
Você é uma 🤬 #$%!& , seu marido um imprestável e seu casamento é falido.

Primeiramente: quem foi o maluco que começou a falar que parecem os livros da Sally Rooney?

Vamos começar falando dos únicos pontos minimamente positivos no livro: tem UM capítulo que o diálogo é bem construído, o marketing do livro foi bem feito e a Elanor é uma personagem legal (mesmo o livro cagando com o final dela).

Agora falaremos sobre todos os pontos negativos: o livro inteiro?!

Vamos começar pelo Frank, um marmanjo de 44 anos, com mommy issues, problemas com bebida e sem personalidade que se apaixona por uma garota de 24 anos, falida e também sem personalidade.

O Frank é detestável, não porquê ele foi feito pra ser assim, mas pela sua inutilidade o livro inteiro! Se você trocar ele pelo Santiago, pelo Anders ou por qualquer outro homem presente no livro, a gente tem o mesmo resultado. Ele é inútil o livro inteiro.

Sobre a Cleo: tem gente que gosta dela?! Ela é uma coitada de 24 anos, falida, aspirante a pintora, depressiva, sem personalidade e aparentemente o desejo amoroso de todos os outros personagens do livro.

Como pode o melhor amigo GAY dela estar apaixonado e obcecado por ela e querer casar com ela, ter crises de ciúmes, gente?! Fora o fato dela o tempo todo ter essa coisa de ?sou diferente das outras garotas? O TEMPO TODO! Eu queria morrer sempre que ela citava algum artista que, segundo ela, só ela iria conhecer, mesmo todo mundo ao redor dela sendo mais velho, apenas ela saberia quem era! Ela usando camisola no casamento, comendo cachorro quente, já que, segundo ela, ela é dessas garotas que não fazem questão de casamento tradicional.

Outra coisa que me irritou no livro, são as descrições cheias de metáforas e ?poéticas? sobre o cabelo loiro da Cleo e de como ele era uma cortina dourada que escondia não sei o que lá. A AUTORA ESTAVA DESCREVENDO ELA MESMA! Quando eu vi a foto dela eu ri sozinha.

Os personagens secundários?O que foi isso em minha gente? Tanta minoria num lugar só e nenhuma bem desenvolvida?

Parece que a autora percebeu que o livro era padrão demais e colocou negros, gays, asiáticos, latinos, ex-gordos e etcs pro Frank e pra Cleo não parecerem ?tão brancos?. Olha eles, são tão galera, eles tem amigos que são minorias!!

Fora que eles não tem nenhum desenvolvimento. Literalmente foram jogados como um plano de fundo pra autora e pros personagens terem mais diversidade em suas vidas.

Pra piorar o livro é absurdamente longo, eu estava lendo e parecia que não saia do mesmo lugar, com as mesmas histórias, mesmo diálogo o TEMPO TODO. Eu sei que é pra ser um livro mais ?estático?, mas 🤬 #$%!& ?! Não tem um desenvolvimento. NADA. Vei, tem um capítulo que no início o meu kindle fala ?faltam 40 min pra acabar esse capítulo?, eu estava desesperada, queria me jogar da janela! Como pode o livro falar tanto e não falar nada?

Vi muita gente falando que era um livro que trazia ?pessoas reais, histórias reais e diálogos reais?, desde quando isso é elogio pra te fazer dar 5 estrelas?! Não é que eu não goste de ler livros com personagens mais realistas, com problemas de verdade, mas meu deus, vocês tem diálogos ASSIM? Estão malucos então! Vocês se identificaram com o livro em algum momento? Achei muito branco pra mim.

No fim do livro, nas notas, a autora comenta que demorou 7 anos pra lançar/escrever o livro e isso fica mais que evidente pelo fato de terem coisas desconexas o TEMPO TODO. Parece que ela pegou um monte de ideia, um monte de personagens e histórias não acabadas e colocou em 400 páginas pra galera branca dos seus 20-30 anoss ler e falar "DIVA, SABE MUITO" ou
"FALA MESMO, TEM QUE TER MAIS HISTÓRIAS REAIS POR AI". Sinceramente viu.

Bom, como podem perceber, não gostei muito do livro. E PELO AMOR DE DEUS PAREM DE COMPARAR ELE COM QUALQUER COISA DA SALLY ROONEY ELA NÃO MERECE ISSO!
EduardoCDias 19/09/2023minha estante
Se é pior que a Sally Rooney, então deve ser MUUUUUUUITO ruim mesmo! Porque ela já é muito ruim! Mas, obrigado! Estava pensando em comprar.

mirtôzinha 19/09/2023minha estante
KAKAKAKKAKA EU AMEI ESSA RESENHA

Juh Silva 19/09/2023minha estante
Queria ler, obrigada, não vou ler mais kkk

Iluvitoria 19/09/2023minha estante
Para ser justa os livros da Sally Rooney também nn são lá mt bons

Malu Batista 19/09/2023minha estante
acho os livros da sally medianos também, acho que o maximo que dei foi 4, mas é incomparável com essa bomba

LetAcia 19/09/2023minha estante
minhas expectativas indo embora, juro. e eu maluca p comprar pq achei a capa linda ??

Kay :) 23/01/2024minha estante
MEUDEEEUS É EXATAMENTE ASSIM QUE ME SINTO! Sinto que estou presa nos 50% do livro há meseeeees. Estou odiando tudo nele, juro. Sinto que a autora fala fala e fala, mas não diz nada de verdade (ou de útil). Isso é extremamente triste, devo dizer. Prometeram uma história tão real e humana nas bookredes, mas não entregaram nada! Se me pedirem para resumir o livro em três palavras, eu diria: sexo, cocaína e depressão. Porra, só vazio, juro. Vou terminar apenas por uma questão de honra mesmo.

Murphy 10/01/2024

"Cleo e Frank não podiam fazer um ao outro feliz [...]"
Eu sabia exatamente o que ia escrever nesta resenha quando estava terminando o livro, mas assim que cheguei nos 96% da leitura, simplesmente tive uma crise existencial, e comecei a pensar muito sobre a vida e as pessoas. Não sei se estou pronta para escrever sobre isso, mas se eu não tentar, provavelmente irei esquecer o que estou sentido e nunca falarei sobre, então, vamos lá!

Este livro me deixou desarmada. É como se ele fosse a essência mais pura de um ser. Ele é visceral, longo e sufocante, assim como a vida. Os capítulos dele são intermináveis e reais, não dá para definir apenas um sentimento para descrever como ele me fez sentir, eu vivi com todos os personagens, então eu ri de piadas e situações, chorei de desespero e raiva, senti ódio de pessoas, inveja, amor, dor, angústia, pesar, tudo. Eu senti tudo. E foi maravilhoso.

O livro não tem uma história concreta, tem um casal principal, mas a trama em específico, não é sobre eles, e é incrível como a narrativa em terceira pessoa faz com que o leitor se sinta parte daquilo. É um grande mosaico da vida de um grupo de pessoas. Os personagens foram tão detalhadamente construídos e desenvolvidos, que é quase palpável a evolução e o crescimento deles. A autora não busca esconder nada, Coco Mellors contempla toda a estrutura de uma pessoa real, cada personagem é ligado ao outro de alguma forma, mas todos tem seus problemas, tem seus desejos, suas vontades, sentimentos e defeitos. Ela não fala apenas das partes boas, ela mostra as ruins e as desgraçadas, o que geralmente tentamos esconder do mundo e o porquê. Cada detalhe é colocado delicadamente em todos os personagens.

E o final é simplesmente sensacional, a forma madura e poética da escrita dela leva seus personagens a uma conclusão devastadoramente tocante, é poeticamente sufocante, como se estivéssemos sendo afogados por nós mesmos e recebemos chutes e incentivos de quem mais confiamos e assim, percebemos que devemos não esperar a ajuda de alguém, mas perceber que devemos tirar a cabeça da água por nós mesmo e respirar fundo porque é isso que desejamos. É cruel e sensível, e esse toque agridoce leva essa obra a ser considerada um espetáculo.

Não vou dizer que é um livro rápido, os capítulos são gigantes, os personagens impulsivos, e tem uma trama totalmente imprevisível de tanto embolada que é, não tem plot twist, nem acontecimentos que irão te deixar arrepiados de tanto choque, mas tem paixão, e a cada página virada é uma avalanche de emoções e sensibilidade. O enredo é como um bando de estorninhos, sem protagonista fixo para levar tudo ao final, mas o grupo se move e vive, tendo consciência de si, e o leitor consegue se enxergar e viver uma realidade sem as ilusões romantizadas da escrita. O livro te faz parar, pensar e sofrer.

E confesso que depois que terminei de ler, me sinto leve e vazia.
V
A
Z
I
A
de tudo e cheia apenas de
M
I
M.
Parixxx 11/01/2024minha estante
Oioi. Eu amei a tua resenha! É um livro que quero ler muito e fico feliz que tenhas tido uma boa experiência com ele. ?

natsimao 11/01/2024minha estante
eu amei esse livro! é tudo muito real

Murphy 11/01/2024minha estante
foi uma experiência incrível, indico mt... e mutcho obg ??

Ludy 26/06/2023

Narrado em terceira pessoa, a autora traz a história de Cléo e Frank, um casal há seis meses após terem se conhecido. Porém, esse novo relacionamento não afetará somente o casal, mas todos ao redor.

É uma história tão realista que, muitas vezes, o leitor esquece que está lendo e pensa que está presenciando os acontecimentos. Além de ter o foco nos personagens principais, vemos as histórias dos personagens secundários sendo bem desenvolvidas durante todo o livro, o que é mais um ponto positivo.

Esse não é um livro com uma bela história de amor, mas sim um relacionamento imperfeito. O livro é feito para quem gosta da abordagem de temas importantes, pois durante todo o enredo, a autora trouxe temas sensíveis, então antes de iniciar a leitura é importante ver os gatilhos.

emileysz 11/12/2023

Sinto que a autora explorou bem todos os personagens, mas não deu fechamento para nenhum. final agridoce.

alice 17/11/2023

"Este é um livro de beleza requintada e perigo extremo."
Cleo é uma jovem artista buscando sua própria identidade no mundo da arte enquanto tenta lidar com os fantasmas de uma tragédia familiar, e uma forte depressão que vem atrelada com a necessidade de ser aceita e amada por todos ao seu redor.

Frank tem mais de 40 anos, é um publicitário com estabilidade no mercado e leva uma vida regada com festas infinitas, drogas e bebidas como uma espécie deturpada de self-service.

Quando ele e Cleo se encontram, a atração é mútua, Frank enxerga na beleza angelical e na desinibição sexual de Cleo um convite irresistível e ela enxerga nele o amparo e a segurança de alguém com uma vida estável, morna e cheia de amor.

O relacionamento que no início era uma releitura de um conto de fadas para adultos ? com sexo e drogas ?, começa a se transformar em algo doloroso e cruel. Frank com seus problemas com bebidas e Cleo com a necessidade de ser cuidada por alguém, ela não queria só a estabilidade de Frank, queria que ele curasse todas as suas dores, que a salvasse de si mesma. Frank buscava alguém de beleza estonteante que o esperasse em casa e o fizesse se sentir "jovem", alguém que mostrasse que ele poderia ser diferente de seus pais irresponsáveis e nessa tentativa de se salvarem, ambos se destruíram.

"? Eu sei que você está passando por um momento difícil ? disse ele. ? Mas você é cruel."

Esse livro fala sobretudo da solidão, todos os personagens são solitários e todos buscam no outro uma forma de preencher o vazio que tanto os aterroriza. Ele também mostra o quanto uma família desestabilizada e a falta de afeto podem quebrar uma pessoa e transformá-lo em uma versão que sempre odiou, ou como as frustrações de uma vida fracassada podem assombrar todas as noites, o fantasma de um pesadelo que não some quando você acorda. Além disso, assuntos como: prostituição, suicídio, alcoolismo, transtornos mentais, traumas familiares, abandono e homofobia são abordados na trama, alguns superficialmente.

"Ela queria que alguém dissesse a ela quem deveria ser."

É uma história triste mas real, a autora não tenta fazer o leitor escolher um lado, ela mostra todos os personagens como eles são: imperfeitos, cruéis, mesquinhos e completamente egoístas e também expõe a fragilidade deles, o desespero para livrar a mente e o corpo da prisão criada por todos os infortúnios de suas vidas.

"Ela não deveria ter se casado com ninguém. Como uma pessoa aprende a viver? Aprende a ser feliz? Cleo se cercou de pessoas que não sabiam."

Embora esse livro tenha me atingido de diversas formas, alugado completamente a minha mente na hora de dormir, sei que ele tem defeitos e um dos principais é a notoriedade que a autora deu para personagens secundários, cada um narra alguns dos capítulos, mas em determinado ponto do livro ela não traz mais esses personagens, sabemos do desenrolar de suas vidas de forma apressada. Se ela não queria desenvolver eles, não deveria ter dado esse destaque.

Eleanor foi a personagem com quem mais me identifiquei, ela está sempre pensando no que poderia ter sido ou no que poderia ter feito, vive presa a um passado imaginário, ignorando um futuro que pode ser diferente e lastimando o presente onde continua igual. Não gostei do romance dela com certo personagem mas, às vezes, precisamos de alguém (além de nós ) que nos enxergue de verdade.

"? Eu gosto de como você me vê."

O final é abrupto mas não me incomodou, a vida é assim mesmo, ela acontece em um piscar de olhos e não podemos controlá-la. A música "Poema" interpretada por Ney Matogrosso resume bem o sentimento que ficou após esse final:

"Hoje eu acordei com medo, mas não chorei
Nem reclamei abrigo
Do escuro, eu via um infinito sem presente
Passado ou futuro
Senti um abraço forte, já não era medo
Era uma coisa sua que ficou em mim
De repente, a gente vê que perdeu
Ou está perdendo alguma coisa
Morna e ingênua
Que vai ficando no caminho
Que é escuro e frio, mas também bonito
Porque é iluminado
Pela beleza do que aconteceu há minutos atrás"

Isabella.Gasso 05/04/2024

Cleópatra e Frankstein
Livro que só tem gente maluca, todo mundo precisava de um psicólogo. Gostei bastante, é bem profundo. Faz pensar em muitas situações da vida

Fernanda.Duart 08/02/2024

Terminei querendo nunca ter começado.

A trama é rasa...aborda TODOS os temas problemáticos possíveis e não se aprofunda em nenhum. Não passa UMA mensagem sequer sobre o tanto de coisa errada que acontece com os personagens...

Escrever sobre seres humanos reais, é muito diferente de jogar um monte de gente problemática fazendo um monte de merda e no final o desfecho ser o MAIS previsível possível.

Queria conseguir enxergar essa perfeição que algumas pessoas descreveram...mas parece que não é para mim.
Bela232 15/02/2024minha estante
EXATAMENTE! Vc ainda foi humilde em dar 2 estrelas

Dani.Odete 11/04/2024

Um romance real!
Uma história de dois adultos destruídos psicologicamente por traumas de infância que buscam se completar um no outro. Um romance sobre expectativas, frustrações e sobre querem encontrar em outra pessoa o que só pode se conseguir sozinho. Amei essa história que mostra que nem sempre uma relação tem que ser perfeita para criar laços. Cleo e Frank sempre estarão comigo.????

Gabriela.Perusselo 14/02/2024

Uma conversa resolveria
Os personagens mostram como a diferença de estilos de vida e idade interferem nas relações que temos, não só romanticamente. Eu não gostei do jeito que o livro foi escrito e os personagens secundários não agregam em nada na história

Ana 27/09/2023

Você é uma p*ta, seu marido um otario e seu amigo um drogado
Sinceramente são muitos mixed feelings com esse livro. Até uns 30% eu só revirava o olho para eles fazendo merda com uma escrita que ao meu quer parecer "cool in a nyc way, você não entenderia".

Quando o drama chega, fica bom e fica muito bom. Todo o lado pomposo dos personagens é despido e só fica cru, parece dois livros diferentes.

Mas o início e o fato de todos os personagens serem intragáveis, não me fez dar 5 estrelas
Jayane S 27/09/2023minha estante
Nossa amei a sua resenha.

Lucas 27/09/2023minha estante
Nossa, tava super curioso pra ler e agora com sua resenha quero mais ainda.

Madu_o 27/09/2023minha estante
Eu amei o "cool in nyc way, vc não entenderia" kkkkkkkkkk

Amanda 02/10/2023minha estante
Eu tô em uns 30%, e tô achando exatamente isso. Não quero abandonar pq me indicaram muito, mas que povo chato

Kmil4_7 27/04/2024

Gente bom, problemático, louco, perturbador e ameno. Amei, demorei uma eternidade pra ler mas ok.
Recomendo