Diga às Abelhas Que Não Estou Mais Aqui

Diga às Abelhas Que Não Estou Mais Aqui Diana Gabaldon
Diana Gabaldon




Resenhas - Diga às abelhas que não estou mais aqui


64 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Rosy 13/05/2024

Fim?
Por um minuto eu achei q não ia ter o final feliz q eu toda vez pra ter e talvez realmente não seja o fim, Diana pelo amor de Deus ngm aguenta mais não escreva outro livro q eu n aguento mais ver ngm sofrer
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Livia.Pascolato 25/03/2024

Diga às abelhas que não estou mais aqui
PARTE I - Um enxame de abelhas na carcaça de um leão.
Junho de 1779
Cordilheira dos Frasers.
- O povo da cordilheira fez uma bela recepção aos recém chegados. Eles passaram a noite na cabana dos Higgins.
- Bree sai caçar com Jaime e eles encontram Ian. Enquanto estão na mata, Bree conta sobre o que aconteceu com ela em 1980.
- Roger conversa com Claire sobre o curandeiro McEwan e alguns fatos que ocorreram para estarem ali.
- Bree conhece Rachel e o pequeno Oggy.
- William encontra Denys Randall e fica sabendo que Richardson oficialmente é um agente secreto que estava trabalhando infiltrado para os americanos.
- Jaime recebe a visita de Benjamin Cleveland, famoso por matar índios. Sua carroça quebrou ali perto e Jaime foi ajudá-lo. Cleveland pergunta a Jaime sobre a formação de uma milícia própria, visto que os outros donos de terras estão formando as suas.
- Roger conta a Jaime o que aconteceu quando ele foi parar em 1739, sobre Brian, Jenny e Jack Randall.
- Jaime conta a história para Jenny e finalmente ela se encontra com Roger.
- Bree leva presentes, uma triologia de senhor dos anéis para seu pai, um compêndio de medicina para sua mãe e para ela, o livro de seu outro pai, Frank.
- Bree e Roger contam que decidiram atravessar as pedras em 1739, porque daí conseguiriam um navio para levá-los até a América, e se atravessassem na Escócia direto para 1779 tinham grandes riscos de escolherem o navio errado por causa da guerra. Quando atravessaram em Ocracoke, foram salvos por Mandy e Jaime, que lembrou da história de seu avô, e chamou, então eles conseguiram segui-la. Eles acreditam que Mandy e Jemmy são mais fortes para fazer a travessia do que eles.


PARTE II - Não existe lei a leste do Pecos.
- Bree sabe que a guerra iria surgir ali, no meio das montanhas, Patrick Ferguson vai iniciar essa guerra, que acabará 1 ano depois na Montanha dos Reis.
- Roger continuará sendo pastor, para isso precisará fazer outra igreja, já que 1 ano antes a antiga igreja pegou fogo por causa de um raio. Bree disse que será armeira, eles precisarão de uma.
Fazenda Mount Josiah, real colônia da Virgínia.
- William vai para a fazenda de sua família e lá encontra John Cinnamon, um antigo batedor que conheceu em Quebec há 3 anos. Ele havia subido ali, para ver um amigo, que logo apareceu, Manoke, que logo o abraçou, era um velho amigo de seu pai.
- Após um tempo, Cinnamon revela que na realidade foi até ali para começar a procurar por seu pai, Lorde John, que é seu pai também.
- William se oferece para ajudar Cinnamon chegar até lorde John.
Cordilheira
- Claire vê John Quincy Myers chegar a cordilheira, conhecido há uns 10 bons anos, ela teve que fazer uma operação em suas bolas. Ele chega com cartas e também uma colmeia de presente.
- Germain recebe a carta de sua mãe, ele tem dois novos irmãos, Alexandre e Charles-Claire.
- Jaime recebe uma carta de Joshua Greenhow (soldado que a Claire estava suturando quando foi baleada) que diz que Benedict Arnold se casou com Peggy Shippen e também, que ele foi submetido a corte marcial por especulação.
- A sra Cunningham vai até a casa dos Frasers e bate em Mandy, que segundo ela, foi mal educada. Nem conversa com eles, joga um embrulho. Casca de quina, Claire estava precisando.
- Eles acordam com uma cadela uivando, a cadela que Jaime deixou uivando para o túmulo do dono que ele enterrou. Eles deram alimento a ela.
- Eles adotam a cadela, uma sabujo. Batizam de bluebell, em homenagem ao Jacinto, uma flor azul. As crianças apelidam ela de Bluey.
- Claire foi ver um doente e ajudou no parto de uma porca. Parou para se lavar quando dois homens perguntaram sobre o capitão Cunningham, como iria chover, ela diz para eles irem para sua casa. Chamam Adam Granger e seu sobrinho Nicodemus Partland, o qual Fanny contou ser um oficial que ela via no bordel.
- Jaime conversa com Claire sobre Frank e o livro dele, que ele está lendo.
- Bree e Jaime vão comprar pólvora, lá encontram John Patton e Isaac Shelby.
- Roger vai com Claire até a casa dos Cunningham, Claire vai procurar a mãe, a Sra. Cunningham, para lhe agradecer a quina e dar algumas coisas a ela, além de se desculpar por Mandy. Roger fica conversando e propõem ao capitão Cunningham que eles refaçam a igreja, e se revezem nos domingos para realizarem cultos.
- Jaime conversa com Roger sobre o homem que foi atrás, um dos que escaparam da noite do massacre da gangue de Hodgepile.
- Acontece a menarca de Fanny e Jaime e Claire a consolam por que ela sente falta da irmã, ela mostra a eles um desenho de sua irmã e um medalhão com uma foto de sua mãe. No medalhão acima da foto, está escrito Faith.
- Germain conta a Claire que Fanny perguntou a ele se ele queria dormir com ela e o tocou, mas ele a mandou embora.
- Bree está com Amy Higgins colhendo uvas, quando ela escuta um arqueio, se vira e vê um urso, tentando morder a cabeça de Amy. Ela salva as crianças e volta pegar Amy, ainda viva, mas com muito sangue saindo de sua cabeça.
- Claire tenta socorrê-la, ela está com o rosto lacerado, sem um dos olhos e o ombro e o braço do mesmo lado quebrados, Claire não tem o que fazer. Bobby chega correndo e então os filhos, Aidan, Orrie e Rob. Ela se vai.
- Enquanto Claire cuida do corpo, Jaime e os homens vão atrás do urso e também Aidan. Bree se sente perdida em perder a amiga.
- Eles acham o urso, e Roger o mata.
- O povo da cordilheira se reúne para o enterro de Amy Higgins.


PARTE III - A ferroada de abelha da etiqueta e a picada de cobra da ordem moral.
Savannah - real colônia da Geórgia.
- William encontra a casa que Lorde John Grey está instalado e leva John Cinnamon até lá. Chegando, conhece seu primo Trevor, e logo já fala sobre Grey ser pai de Cinnamon, irritado sai em disparada da casa.
- John conta então que na verdade, o pai de Cinnamon é Malcon Stubbs, um soldado que levou uma bala de canhão nas pernas e por pouco sobreviveu, vive atualmente em Londres com sua esposa. Também contou que comprou-o de sua avó e levou ele ao mosteiro para que fosse cuidado, mandando sempre uma quantia em dinheiro para ajudar com os custos.
- Cinnamon conta a William sobre sua descoberta de seu pai.
Cordilheira dos Frasers
- A casa de reuniões ficou pronta e ficou decidido que no primeiro domingo o Sr Cunningham iria fazer a primeira celebração, seguido por Roger, no período da manhã. A tarde seria para a Reunião dos amigos quacres, por pedido de Rachel.
- Jaime recebe uma carta do coronel Judah Bixby, dizendo que Denzell foi capturado. Claire diz que irá escrever para John, então ela e Jaime discutem. Fanny escuta e acha que Jaime está chateado com William por sua culpa, Claire conversa com ela e explica o que aconteceu.
- Claire pede a Bree para ela escrever a carta a John, mas para isso precisa contar sobre o que aconteceu quando achou que Jaime tinha morrido. Descobre então, que Bree provavelmente está com uma pequena fibrilação atrial, mas nada grave.
- Jaime e Claire fazem as pazes.
- Claire detecta dois homens com animais carregados tendo dificuldades, avisa Jaime que vai até eles, que se apresentam como Tenente Summers e Sr. Voules. Jaime sabe que o capitão Cunningham é legalista e que considera Jaime rebelde, mas Jaime não tolera que ele recebe armas do exército naval por de baixo de seu nariz.
- Bree escreve a carta e a manda a Lorde John, avisando sobre Denzell.
Savannah
- John envia uma carta a Jaime chamando Brianna para ir até Savannah e receber por um trabalho de retrato. Além disso comenta que William estará lá.
Cordilheira dos Frasers
- Bree diz que ela irá junto com Roger e as crianças para Savannah. Além disso ela quer ajudar o pai com a venda dos whiskys e a compra de armas para a milícia.
- Jaime vai a todos os cultos e em determinado momento diz sobre o que está acontecendo na guerra, sobre a iminente guerra que está prestes a explodir ali e diz que quem quiser ser de sua milícia que fale com ele.
Savannah (fim de agosto de 1779)
- William acompanha seu pai e seu tio em uma reunião com o general Prévost, a pedido de Denys Randall, que conta a Willie que a carta enviada sobre a morte de seu primo, não foi enviada a Richardson e sim ao coronel Banastre Tarleton.
- Durante o jantar William faz amizade com o Sr. Preston, o qual marcam de se encontram junto com John Grey para conversarem sobre quando ele cuidou da prisão de Ardsmuir.
- John se depara com seu antigo irmão Percival, apresentado como Cavalier Saint-Honoré. Em particular, eles conversam e Percy diz que está prestes a abandonar seus interesses especiais na França.
- William chega em casa de manhã, após passar a noite conversando com Preston. Ele encontra com Amaranthus e ela lhe propõem descaradamente que eles tenham um filho, para que William se livre de seu título (ela escutou Hal e John conversando sobre) e então se caso for menina ela daria um jeito de não saberem ser de Willie.
- William pergunta para Hal e John onde pode encontrar Tarleton para lhe perguntar sobre a carta que este recebeu sobre Ben. Hal conta a eles que Sir Henry está cansado de atacar Virgínia e Nova Iorque e estará marchando contra Charles Town.
Cordilheira dos Frasers
- Jaime está revoltado porque recebeu uma carta de Benjamin Cleveland o chamando novamente para se juntar a milícia e ir atacar os legalistas. Coisa que ele não quer fazer para não causar desordem na cordilheira.
- Roger recebe uma carta do reverendo Caldwell dizendo que a próxima ordenação será em maio do próximo ano.
- Roger encontra Fanny chorando enquanto Cyrus, seu paquera, tenta resgatar o desenho de sua irmã que caiu no córrego. Ele a leva para Bree, para ver se ela pode dar um jeito naquilo.
- Roger prepara barris com fundo falso para levarem o ouro ate Charles Town, sua primeira parada com Brianna e as crianças para deixarem Gem com a família. Fergus iria ajudar com a compra das armas.
- Na viagem, a carroça emperra na travessia de um riacho e Bree conta sobre a condição de seu coração a Roger, porque passa mal. Mas eles seguem viagem.
- Jaime recebe outra carta de Cleveland o chamando para o alistamento e caçar todos os legalistas. Jaime recusa dizendo que precisa cuidar de suas plantações.
Setembro
- Jaime recebe a visita de Hiram Crombie, que veio pedir para que seu meio irmão Cyrus Crombie pudesse conversar formalmente com Francis. Além disso ele perguntou sobre a milícia e que essa pequena ligação entre os dois garantiria a Jaime a ajuda quando necessário.
- Os Frasers são acordados durante a madrugada por Agnes Cloudtree, sua mãe precisava de ajuda com o parto. Claire chega a tempo, e quando está prestes a fazer uma cesária de urgência, o primeiro neném sai, um menino, o segundo está imóvel na barriga, quando Claire o retira, uma menina. Ela se lembra de Faith e a abraça, naquele momento místico uma luz azul, a menina volta a vida.
- Três mohawks chegam a caba de Ian, houve um massacre feito por Joseph Brant e seus homens.
- Ian conversa com Rachel e decide ir para NY atrás de sua ex mulher porque tem a sensação de que o primogênito dela, Mais Rápido Que Os Lagartos, pode ser seu filho. Rachel diz que irá com ele e consequentemente o pequeno Oggy e também Jenny.
- Jenny encontra-se com Jaime e durante a conversa ele se lembra do que aconteceu em Culloden, de mandar Murtagh levar Fergus e os outros embora para Lallybroch, lembra de Murtagh voltando e colocando uma faca no rim de Jack Randall, lembra de ir até ele morrendo, lembra-se de matar Randall de vez. Jenny conta sobre a viagem que fará com Ian e dá seu rosário, que era de sua mãe, para que Jaime o de a Mandy quando ela tenha idade suficiente caso ela não volte da viagem de NY.


PARTE IV - Uma viagem de mil quilômetros.
- Ian, Rachel, Oggy e Jenny se despendem para partirem até Salisbury, Jaime os acompanha pois precisa conversar com Francis Locke, um patriota de grande domínio militar.
- Enquanto jantavam na casa de Locke um rapaz chega para avisar sobre a descoberta de um corpo, Jaime vai junto.
- Chegando no local, Jaime se assustou com a semelhança e por um momento achou que fosse o homem que matou. Mas é algum parente talvez.
- Ian se encontra com Jaime e eles saem andando na noite, Jaime nunca havia falando sobre Frank Randall com Ian, quando contou, este já sabia por Bree. Jaime está com medo, o livro que Brianna trouxe fala que Jaime Fraser morre na batalha que acontece na Montanha dos Reis, dali a um ano. Ian diz que estará lá com ele.
- A Sra Cunningham vai até Claire com o braço deslocado, ela a ajuda e diz para passar a noite com ela e Fanny, que estão sozinhas.
Salisbury
- Jamie se despede de Ian, Rachel, Oggy e Jenny que partem para o norte.
- Enquanto completa sua lista de compras, encontra o agente Jones, que lhe pergunta achava que o morto era judeu.
Cordilheira dos Frasers.
- Jaime chega de viagem e pouco tempo depois eles veem Agnes Cloudtree, ela veio pedir emprego e conta que seu padrasto a expulsou de casa.
Charles Town
- Todos chegam em segurança a casa de Fergus, um belo reencontro emocionante entre Gem e os pais.
- Após contarem sobre os acontecimentos da cordilheira, Fergus já informado por Jaime anteriormente, sabe o que fazer e com que falar para procurar as armas.
- Roger também vai atrás do presbítero para fazer sua reunião e ver se poderá ser ordenado.
- Bree, Marsali, Félicite e Joan estão comendo quando se deparam com dois legalistas que atacam elas também, apenas um leve desentendimento.
- Roger passa nas provas realizadas e na próxima primavera ele poderá ser ordenado.
- Fergus sabe sobre os viajantes do tempo, por astúcia, desde pequeno sempre foi muito atento.
- Roger vai com Fergus atrás de Percival Beauchamp, Fergus quer saber o que ele tem a dizer, caso ele perca sua propriedade na guerra ele precisa de alguma opção.
- Fergus fica em choque com a possibilidade de ser filho de Amelie (cuja mulher Fergus se lembra do bordel) e o conde de Saint-Germain.
- Fergus fala para Roger para pedirem ao John Grey mandar a escolta, eles irão com eles.
- A noite, uma tentativa de legalistas incendiarem a fábrica, todos acordaram a tempo e Fergus conseguiu abafar o fogo. Quatro dias depois todos estavam partindo com os soldados de Grey.
Cordilheira dos Frasers
- Jaime tem sonhos estranhos com Frank, sente-se perturbado por causa do livro.
Filadélfia
- Ian chega até a casa de Silvia Hardman, uma quacre que ajudou Jaime quando ele travou a coluna há 2 anos. Suas três filhas, Prudence, Patience e Chastity.
- Um homem sai de dentro da casa, ele ataca Ian e este o mata, ele se chamava Charles Fredericks, juíz do tribunal da Filadélfia.
- Ian se livra do corpo e leva as 4 amigas para Rachel e sua mãe ajudarem.
- Ian agora parte em direção ao bordel, que sua tia Claire pediu que fosse, em busca de alguém que conhecesse Jane Pocock.
- Rachel leva Silvia até a reunião, mas eles não aceitam Silvia, julgaram ela por ter se prostituido para alimentar as filhas.
- Ian conversa com a senhora Abbott, Meg e Trixie, ela só sabiam o nome do homem que vendeu as irmãs Pocock a ela, Sebastián Vasquez.
- Silvia diz que quer partir com eles, Rachel diz para onde vão, então ela assegura que achará algum lugar pelo caminho que possa ser seguro para ela e as filhas.
Cordilheira dos Frasers
- Jaime leva as últimas 3 garrafas de whisky pra casa, ainda não conseguiu reconstruir a cabana de maltagem destruída pelos invasores, Claire se preocupa, porque é uma das suas fontes de renda.
Outubro de 1779 - Real colônia de Nova Iorque
- Ian avisa a Joseph Brant (um dos líderes do povo mohawk) quem é e o que foi fazer ali, ele os convida para um chá.
- Chegando lá com toda a sua família, eles são devidamente apresentados.
- Também é chamado sachem uma pessoa com uma iluminação a mais, ele está lá e diz a Jenny que seu marido está com ela e ele pede para dizer que sobre duas pernas.
- Rachel sai para o reservado quando tromba com Gabriel um dos empregados. Este sai e enquanto ela está atrás do reservado escuta Gabriel se encontrar com Silvia.
- Silvia se assusta por encontrar Gabriel, seu marido, que achou que estivesse morto. Eles tem uma discussão feia, ele diz que casou-se como uma mohawk e ela diz que se divorcia dele, que a deixou passando necessidade com as filhas.
- Rachel conta a Ian o que aconteceu e ele vai atrás de Silvia, ajuda ela a ir até a hospedaria onde suas filhas estão, ela diz que precisa conversar com as meninas e no dia seguinte voltará para lá.
- Ian volta.
- No dia seguinte, Ian, Rachel e o pequeno Oggy vão encontrar Emily, ela agradece a visita e conta que irá se casar com John Whitewater e que este teve um sonho de que Tótis (seu filho e filho da alma de Ian) iria morrer ali, ela pede que eles o levem, eles aceitam cuidar do menino.
- Assim como Ian batizou Mais Rápido dos Lagartos, Emily batiza o pequeno Oggy, seu nome é Hunter, de guerreiro. Além disso, ela presenteia a família com uma cria de lobo, um dos netos de Rollo.
- Quando voltam para casa, Ian vê amiga Silvia levar Prudence e Paciente ver o pai, ela se retira com Ian. Gabriel sai a procura dela e diz que quer ficar com as meninas, Silvia o questiona sobre seus novos filhos e esposa e se contou isso as filhas, ele diz que não. Ela se recusa a ser esposa dele, e diz que as meninas não ficaram com ele, pede auxílio a Ian, que diz que elas não ficaram ali, irão com a mãe.
Final de setembro de 1779 - Savannah.
- Os Mackenzie chegam até a casa do Sr Brumby, onde ficaram até que Brianna termine o seu trabalho.
Início de outubro de 1779 - Savannah
- No dia 8, Roger parte até o acampamento dos americanos, visto que tem que entregar uma carta de Jaime para o general Lincoln, enquanto aguarda ele decide ir falar com Francis Marion, conhecido futuramente como Raposa do Pântano, sobre Jaime e a formação de uma milícia independente, mas com a possibilidade de uma conexão com o exército, caso necessário.
- Roger percebe que terá de ficar ali, o cerco a Savannah começou.
- John Grey vai até a casa em que Bree está e conta sobre o fechamento das estradas, ela fica nervosa pois Roger ainda não voltou.
- Dia 9, Roger segue Marion junto na batalha, ajuda os feridos e reza pelos mortos.
- Bree esta fazendo a pintura de Angelina Brumby, um soldado continental chega com uma carta de Roger pedindo que a mulher vá até o exército pois o general Lincoln quer que seja feita uma pintura do general Pulaski, morto em batalha.
- Quando Bree está indo arrumar suas coisas, ela escuta um homem pedindo para ve-la a pedido de John Grey, ela vai até a porta e então vê seu irmão William. Ele já entende que foi uma armação de seu pai, para que ele se encontrasse com a irmã. Ela diz para ele entrar para conversarem enquanto arruma suas coisas, ele decide que irá com ela.
- Chegando ao local, Bree, escoltada por William e John Cinnamon, faz os rascunhos necessários para conseguir pintar, o local já está com cheiro muito forte.
- Na volta, John Cinnamon diz que irá passar no Porto, então sai antes. Quando William e Brianna chegam na cidade, um menino avisa William sobre Cinnamon, que está escondido numa caverna para não ser pego, confundiram ele no Porto, William parte e Bree fica.
- Roger encontra-se com Brianna.
- Hal recebe uma carta de Denzell, que estava preso em Stony Point, dizendo que Dottie deu a luz a uma menina que batizaram de Minerva Joy, alguns dias depois, elas tiveram sintomas de disenteria hemorrágica. Ele conseguiu uma saída temporária para cuidar delas, quando chegou, segurou sua filha por poucas horas antes dela partir, então após enterrarem a menina, ele fugiu com Dottie, e enviou a carta por um amigo.
- John Grey conta o que houve a William e ele diz que irá buscar a prima, mas antes ele precisa avisar a Amaranthus que irá sair, eles se beijam.
Virgínia
- William chega até a casa dos Elmsworth, pergunta sobre Dottie, a Sra. Elmsworth diz que ela esteve lá sim, mas partiu a cerca de um mês com o irmão.
- William pensa que deve ser Adam, será que ele deve ir para NY?
- William decide ir para Nova Jersey atrás de Denzell.
Morristown (Janeiro de 1780)
- Chegando na cidade, está havendo inoculação de varíola, e ele sai perguntando pelo dr. Hunter, que descobriu estar na Wick House com o general Ralph Bleeker.
- Chegando na casa, o mordomo não o deixa entrar, mas avisa que Denzell e a mulher estão ali, Willie então dá a volta e entra por trás, quando ele chega ao quarto, ele vê que o general na verdade é seu primo Ben, que estava sendo tido como morto.
- Willie descobre então que Ben é um vira casaca, eles saem conversar e acabam brigando, Ben mandam prendê-lo por sabotagem.
- Denzell e Dottie convencem Ben a soltar William, ele então parte.
Montanha dos Reis, Condado do Tenessee
Abril de 1780
- Jaime vai até a Montanha que acontecerá a última batalha, a montanha que Frank diz que Jaime Fraser morrerá.


PARTE V - O voo de volta para casa
- Aaron Cloudtree vai até a Cordilheira falar com Jaime. Ele escutou dos indígenas, que o Sr. Cunningham está conversando com Fergunson sobre um ataque a rebeldes, e que o principal foco é Jaime.
- Jaime envia uma carta para Scotchee Cameron, novo superintendente indígena, desde a saída de Jaime, pedindo ajuda para que ele converse com os indígenas. Ele precisa avisar seus homens.
- Após uma semana, Jaime se prepara para ir a Reunião, pelo que soube o ataque seria lá. Quase no término da reunião, ele percebe o falatório sobre política e responde, sai correndo com homens em seu encalço. Começa a chover.
- Elspeth Cunningham vai até a casa e fica com Claire rezando. Madrugada adentro, ela escuta homens chegando, Jaime com um ferimento no peito de facão, e o capitão Charles Cunningham baleado.
- Claire retira duas balas que o atingiram próximo ao punho e também uma bala que o pegou nas costas, próximo a lombar, quase atingindo a medula. Ela não sabe se ele conseguirá andar novamente.
- Claire cuida do ferimento de Jaime em sua cama, ele conta sobre o desabamento de terra que ocorreu, e como encontrou Cunningham e ele o esfaqueou. Mas não foi Jaime quem o acertou por trás.
- O Sr Cloudtree chega para avisar que Scotchee disse que o ajudaria, mas custaria muito whisky.
Março de 1780
- Jaime faz uma carta para todos os homens que ajudaram o capitão Cunningham em sua missão falha, expulsando-os da Cordilheira por traição.
- O tenente Esterhazy e o Bembridge eram os homens que o capitão havia emprestado para fazerem serviços a Claire enquanto Jaime havia ido levar Ian. O Esterhazy vem ao quarto e pede permissão a Jaime para ir procurar Gilbert Bembridge que depois da noite confusa não voltou. Jaime manda Claire junto.
- Fanny vai até Jaime após 1 hora e conta que Agnes acha que está grávida, mas não sabe se é de Bembridge com quem esteve várias vezes, ou Esterhazy com quem esteve uma vez. E ela havia contado para Esterhazy na noite anterior. Jaime manda Lindsey ir atrás deles.
- Claire e Esterhazy encontram Gilbert embaixo da avalanche de terra do deslizamento, vivo. Esterhazy tenta mata-lo mas escorrega e cai. Claire vê um índio que a diz que o homem não está morto, este é o sachem, então Ian aparece. Claire consegue desenterrar Gilbert e todos voltam para a casa.
- Durante o caminho Rachel conta a Claire sobre o pequeno Hunter Jaime Ohston?ha Okhkwaho Murray (Filho do Lobo) e sobre o novo cachorro, batizado Skénnen que significa paz. Além é claro de conhecer Tótis, Silvia e as filhas.
- Quando Jaime reencontra Ian e Claire ele estava tentando se levantar, então desmaia. Acordando, Claire está costurando os pontos que soltaram e Ian conversa com um homem e lhe entrega a carta, de John Servier, o qual lhe conta que após seu pedido, foi ao encontro do Sr. Partland, em resumo, eles o capturaram e a mais 3 homens, o restante fugiu. Os tais agora se encontram com Cleveland, agente de polícia do distrito.
- Jaime também tem a surpresa do reencontro com amiga Silvia, e a acolhe para que more na Cordilheira.
- Claire sai andar com o sachem e ele diz que já morreu, com uma picada de cascavel, mas quando encontrou sua segunda esposa, essa lhe disse que não era sua hora e a partir de então, após três dias e três noites sob cuidados da Sociedade do Rosto Falso, ele voltou e com isso começou a ver os mortos. Claire conta sobre as pedras, suas mortes, no nascimento de Faith, a febre e o tiro, e também conta de onde veio.
- Sachem diz a Claire que ela põem a mão em muitas pessoas e que algumas dessas almas a seguem por um tempo e depois se dispersam, exceto uma tênue menininha e um homem que devia ser de seu tempo, de óculos e chapéu, que as vezes seguia Jaime também.
- Claire acha que Jaime pode estar preocupado pela crise em que estão, e com isso pensa que Frank está falando com ele, mas ela se lembra da carta que Frank escreveu a Bree e ela lhe contou, na qual ele disse que assim como Jaime a havia salvado e mandado para ele, ele faria o mesmo. Talvez Frank não estivesse tentando conversar ou dizer algo a Jaime e sim alerta-lo de algo, visto que ele havia procurado sobre o homem no futuro.
Savannah
- William chega em casa e se depara com Amaranthus, que confirma a história de que já sabia que Benjamin tinha virado de lado, inclusive brigou com seu irmão Adam. Eles contam a lorde John tudo.
- William e John Cinnamon vão até a casa ver o retrato que ele pediu para Bree fazer para enviar ao pai. Willie acaba desabafando com a irmã sobre os ocorridos das últimas semanas. Bree conta sobre a avó deles.
Cordilheira dos Frasers
- Algumas das esposas dos homens excomungados da cordilheira foram pedir clemência a Jaime, elas tem filhos e netos que estão do lado de Jaime e juraram manter os maridos na linha. Jaime dá o perdão, mas os maridos deverão conversar com ele, e elas agora serão as proprietárias das terras.
- Espeth vai conversar com Jaime a respeito de Agnes. Eles estão indo para Charles Town e como a menina não escolheu com quem ela quer se casar, os dois irão também. Além disso, Espeth precisa de ajuda com seu filho e promete que Agnes terá uma renda e será estudada.
- Alguns dias mais tarde, Hiram Crombie vai até Jaime pedir desculpas e também pede que ele leve seu irmão Cyrus para fazer parte de sua milícia, ele já tem 16 anos e precisa aprender a ser homem.
- No dia seguinte, Jaime e sua pequena milícia fazem o primeiro treino de cavalaria e quando acabam veem Bree e Roger chegando de volta a cordilheira com as crianças.
- Fergus, Marsali e as crianças partem de Charles Town para Richmond.
- Claire quer escutar a fibrilação de Bree e então, acaba escutando mais uma, Bree está grávida. Além disso, ela lhe entregou uma carta de Hal que lhe pergunta sobre alguma planta venenosa e ela lhe manda uma resposta? dedaleira.
Maio de 1780 - Savannah
- John Cinnamon recebe uma carta de seu pai, eufórico, pedindo que ele vá para Londres, quer conhecê-lo. E seu nome de batismo é Michael.
- William se despede de Cinnamon no Porto e volta a morar com seu pai, como a guerra ainda acontece, John pergunta a ele se quando o exército britânico for atacar novamente ele aceitaria um cargo, William diz que pensará.
- William sai para dar uma volta com Amaranthus, quando vê no cais o exército britânico em euforia, eles tomaram Charles Town. Ele deixa sua prima em casa e vai até o exército para saber sobre tudo.
- Naquela noite, Amaranthus vai embora, deixando Trevor e uma carta de despedida. Ela voltará para Filadélfia na casa do pai, deixando seu único filho para ser criado dignamente para seu futuro como visconde.
Junho de 1780 - Cordilheira dos Frasers
- Bree está escrevendo o ?Manual para viajantes do tempo, conservação de massa? e diz sobre sua teoria para Roger. Ela acredita que as linhas de ley que quando se cruzam, criam os campos eletromagnéticos que fazer as viagens no tempo. Essas viagens ocorrer porque o corpo, vira partículas subatômicas (por isso a sensação de estar se desfazendo) e os cristais são necessários porque quando eles se partem liberam uma energia muito grande, que mantém junto as ?partes? do corpo de quem está atravessando. Além disso, acredita que as pessoas que somem e não conseguem atravessar, ficam nessas linhas, fazendo uma caminhada de almas.
- Roger finalmente é ordenado.
Savannah
- Hal concede a patente temporária de capitão para William.
- William decide ir atrás de Amaranthus, tentara começar indo até o capitão Tarleton que ela disse conhecer, sendo do mesmo partido de Ben. Mas caso ela já estivesse com Ben, deixaria que continuasse.
Charles Town
- William encontra Denys Randall e pergunta sobre o coronel Tarleton. Somente no dia seguinte descobre que ele partiu a duas semanas e ainda não voltou, recuperando-se de um ferimento em Waxhaws. Isso o tira da lista de possíveis ajudantes de Amaranthus.
- William decide ir às docas e encontra Randall novamente, que o pede para ajudar com Herr Weber, que na verdade é Haym Salomon, um banqueiro que havia sido condenado a forca em NY, mas havia conseguido o perdão e ido parar ali, onde começou seus trabalhos novamente e teve de fugir.
- William percebe pelo tom da conversa que Randall é um vira casaca além de espião, e quando conta que está a procura de sua prima e o porque achava que estaria com o Tarleton, Ezekiel Richardson (outro vira casaca) se aproxima e diz que William já havia abdicado do seu posto no exército e agora também de seu título? William se recusa a mudar de lado na guerra da política, Richardson o ameaça dizendo que poderia por nos jornais que ele é filho de Jaime Fraser, mas o que o preocupa é quando ele diz que conhece sua irmã.
Julho de 1780
Cordilheira dos Frasers
- Jaime recebe a visita de 3 casacos vermelhos, dentre eles capitão Joseph Stevens, que na verdade é Ulysses. Este diz que tem negócios a conversar com Jaime, e inicia perguntando sobre Jocasta. Logo entre a carta de George Germain, secretário do Estado responsável pelo Departamento Americano, a qual diz que ele recebeu suas terras por meio fraudulento, ocultando seu catolicismo, já que católicos eram proibidos de receberem concessões de terras. Ele deveria imediatamente entregar sua concessão ao capitão Stevens e se retirar, seus inquilinos poderiam permanecer por 1 ano e então partir.
- Jaime parte com seus homens atrás dos casacos vermelhos, visto que Jaime acredita que não são apenas três. Eles encontram eles, tem uma briga, alguns fogem.
- Claire chega em seu consultório e Jaime apresenta Sipio Jackson, da Companhia de Pioneiros Negros, está com fratura exposta. Eles não sabem se seu oficial poderá voltar para busca-lo ou mandar alguém.
- Claire administra éter em seu paciente e concerta sua perna. Vai até seu quarto para ver como Jaime se encontra, uma orelha inchada e um coice na lateral da perna.
- Ian chega e Claire conta a ele sobre a carta não recuperada e como seu tio está.
- O cabo Jackson é remanejado para a casa dos Cunningham por serem legalistas, o qual irá mandar uma carta avisando sobre seu paradeiro ao capitão Stevens.
- Jaime acha que ele voltará para tentar mata-lo.
Julho de 1780
- Bree recebe uma carta de William que lhe conta o ocorrido com Richardson. Manda junto, um esboço. Bree vai mostrar a Roger, ela acredita ser um viajante do tempo, chamado Michael Callahan, o arqueólogo que foi até Lallybroch ver as ruínas e também que tentou pegar as crianças enquanto Bree fugia em meio ao tiroteio. Ela conta a Roger que o reconheceu pela orelha, totalmente torta, resultado de uma cirurgia plástica mal sucedida, coisa inexistente naquele momento.
Agosto de 1780
Filadélfia
- Acidentalmente William encontra Amaranthus, ela foge, ele deixa recado. Volta no dia seguinte, eles conversam e ela diz que achou Ben, mas que ele já está casado com outra. Willie diz para eles se casarem.
Savannah
- Eles chegam até a casa de lorde John e segundo a governanta, saiu na noite anterior e não voltou.
- Dois dias antes lorde John recebe uma carta do capitão do navio, John Doyle, que não pagou a passagem de uma mulher que está com ele, e para não prendê-la ele precisa pagar. Doyle escutou ele dizendo a moça que tinha vergonha de pedir ajuda a Grey, por isso enviou a carta. Lorde John vai até as docas.
- Quando John chega, um homem o intercepta e bate nele, ele desmaia e acorda chegando a um navio. Quando tiram o saco de sua cabeça, ele se depara com Ezekiel Richardson.
- Richardson começa a interrogá-lo sobre seu casamento com Claire, depois sobre o conhecimento de Neil Stapleton (um antigo amante) que escrevera uma declaração sobre os dois. Grey pergunta se ele ainda está vivo e a resposta é sim, para que Grey não pudesse alegar que o documento fosse falso, e para completar ele tem mais uma testemunha, que entra na sala, Percy Wainwright.
- Eles também capturaram Percy e o forçaram a fazer a declaração. Todos esses documentos, serão enviados como cópias para Hal, que iria discursar na Câmara dos Lordes. A intenção de Richardson é fazer que ele não faça o discurso para não entregarem a verdade sobre seu irmão, e assim os britânicos supostamente perdem a guerra. Mas a vida de lorde John agora depende de seu irmão Hal.
- William sai pela cidade atrás de seu pai, mas não o encontra. Quando volta para casa, Amaranthus diz que achou no cofre de Hal uma garrafa de seu conhaque que estaria envenenada por dedaleira. William vai encontrar seu tio, que está em Charles Town.
Charles Town
- William chega até lá, mas eles o avisam que seu tio já partiu fazia 1 semana.
- Saindo da câmara ele encontra Denys Randall novamente, e pergunta sobre seu tio. Ele diz que cruzou com ele voltando de Charleston, ou seja seu tio viajava para o norte, e ele achava que era atrás de Ben.
Savannah
- Chegando, Amaranthus mostra uma carta que chegou de Richardson para Hal, dizendo que estavam com John preso por atos infames e escandalosos.
- Richardson revela a Grey que ele também é um viajante, igual a Claire. Ele está ali para impedir Hal de fazer seu discurso na câmara dos lordes, que iria dizer que embora a guerra possa ser vencida seu custo de torna desproporcional a qualquer benefício em manter as colônias. Isso faria a América ganhar a guerra, Grey imagina que ele estaria fazendo isso por Ben e que se ele permanecesse ali na América não seria traidor. Mas Richardson pensa que o impedindo de fazer o discurso, os britânicos continuarão dominando as Américas e então o comércio de escravos não irá acabar nos próximos cinquenta anos, e as seguintes guerras não acontecerão.
Setembro de 1780
Cordilheira dos Frasers
- Jaime sonha com Culloden, mas ele é os homens estavam em júbilo. Foi um sonho estranho, somente com os homens que já partiram.
- No dia 16, nasce o filho de Bree e Roger, chamado David William Ian Fraser MacKenzie. Além disso, Rachel e Ian estão esperando o seu segundo filho, que nascerá na primavera.
- Em agosto o coronel Francis Locke mandou outra carta para Jaime, contando que os patriotas conseguiram vencer os legalistas que estavam no Moinho de Musgrove para se juntarem a Fergunson. Novamente ele convida Jaime e seus homens para se unirem a ele.
- Em 20 de setembro, o coronel John Servier manda uma mensagem para Jaime dizendo que Fergunson e seus homens marcham em direção a Carolina do Norte e diz que se ele e suas tropas estiverem decididos devem se unir a eles em Sycamore no dia 25.
- Jaime redige um Último Testamento, para o qual distribui todos os seus bens para sua grande e unida família, incluindo William.
- Claire parte com Jaime e os homens, eles saem da Baixada de Sycamore no dia 26 de setembro em busca de Fergunson. Segundo Frank, esse encontro se daria no dia 7 na Montanha dos Reis.
- Durante uma noite no acampamento, Jaime conta que Mandy disse a ele sobre sua conexão com Jem e que eles podiam sentir um ao outro, seus pais e um pouco a Claire. Não conseguem sentir Jaime, disse que ele sua cor é da cor da água, e que Davy também tem a mesma cor, talvez não possa passar pelas pedras. Ele então pede três coisas a Claire caso ele morra, 1º que ache um padre para rezar uma missa por sua alma, 2º que eles atravessem as pedras e que Davy não puder, que o deixem com Ian e Rachel e 3º, que ela não se esqueça dele.
Outubro de 1780
- Dia 3: Cleveland quer enforcar-me homens pró-britânicos que encontraram e capturaram. Jaime liberta Locky Hunt, seu ex colono, mas não iria vê-lo morrer.
- Dia 7: a batalha acontece, quase no final, Claire acha Jaime, caído em sangue, 4 balas alojadas. Nenhuma artéria acertada. Ela após muito tentar, deita-se com ele. Ele sobrevive. Roger conta que viu um brilho azul sair de Claire para Jaime. Claire acredita que a alma deles ficou mais junta do que nunca.

- Dia 22: Claire opera a patela de Jaime, dá tudo certo. Jenny conversa com ela, diz que o sachem a beijou, que ele vai voltar para o norte, mas ela ficará, ele disse que quando a guerra acabar, ele voltará.
Fevereiro de 1781
Cordilheira dos Frasers
- Jaime segue se recuperando. Ele decide ir até a horta com Claire.
- Enquanto estão na horta, John Quincy aparece, com uma entrega para Claire, de um ex cabo negro, que ela deduziu ser Sipio Jackson, nesta havia uma pedra azul que sua avó lhe mandou como agradecimento e que iria ajudá-la na cura de doenças do espírito e do corpo. Junto tinha a cópia original que William Tryon havia feito para Jaime das terras e também a carta de lorde George Germain.
A bordo do Pallas:
- John segue prisioneiro. Richardson ainda não encontrou Hal. Percy vai até sua cabine e diz que sente muito e que o ama. John pede a ele para ir até sua casa e dizer a William que ele o ama.
Savannah:
- Percy chega até a casa e se apresenta a William, conta sobre seu pai, mas não sabe para onde o navio se moveu. William sai para conversar com Amaranthus e quando volta, Percy está se debatendo no chão, ele tomou o whisky que estava envenenado e ali, no chão, em sua poça de vomito, morre.
Cordilheira dos Frasers:
- John Quincy volta para a Cordilheira, e junto traz consigo Germain, Joanie e Félicité. Gem lhes entrega uma carta, na qual seus pais dizem que dois homens morreram em Wilmington. Eles gostariam de voltar para a cordilheira mas Fergus não pode abandonar sua profissão e Marsali não quer abandoná-lo.
- O que aconteceu foi, dois homens entraram na gráfica procurando por Fergus. Quando Gem foi chama-lo eles entraram e Gem gritou. As mulheres não estavam em casa. Fergus jogou um balde de piche em um dos homens e atirou no outro, matando também o do piche. Depois, ele contou a Marsali e no dia seguinte os homens que tinham sido cobertos com lixo, tinham sumido.
- Bobby Higgins e a amiga Silvia Hardman se casam.
- Após o casamento na Casa de Encontros, toda a cordilheira se reúne na Casa Nova para continuar as comemorações. Mas, em dado momento, um cavalheiro chega, William. Ele diz que precisa da ajuda de Jaime.
comentários(0)comente



ingridgi 09/02/2024

Tô órfã
Acabei a saga não sei oq faço da minha vida agora, mas esse com certeza foi um dos livros da série q mais me prendeu
comentários(0)comente



Maria.Gabrielly 08/02/2024

Nunca erra (com ressalvas)
Mais uma vez a Diana Gabaldon entregou uma história maravilhosa, cheia de tramoias, reviravoltas políticas, amor e aconchego, tudo no mesmo livro.
O início dessa história foi uma grata surpresa, era tudo que eu precisava, paz e tranquilidade na Cordilheira, as descrições das paisagens e do dia a dia me deixaram tão feliz, essa família merecia isso.
Na segunda parte do livro temos tensão, como sempre, e dor de cabeça. A política e a história da Revolução Americana são tópicos muito interessantes e preferidos por mim enquanto historiadora. Um deleite
Esse livro entregou tudo e não errou, exceto em algumas partes em relação ao William que, sinceramente, eu não ligava a mínima.
Agora é isso, esperar com minha vida, o último livro da série.
Não estou preparada, meu coração dói só de pensar!
comentários(0)comente



Lyohany 07/02/2024

3/5
Acho que esse é o primeiro livro da série que atribuo menos de 4 estrelas.

Conforme fui pensando sobre os acontecimentos do livro pra que pudesse anotá-los e não me perder na narrativa até o próximo e último livro ser lançado, o que pode levar anos, tive cada vez mais dificuldade em aumentar minha lista. Pra um livro tão extenso, com tantos personagens e tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, parece que não aconteceu, de fato... nada. Sendo o penúltimo livro de uma série tão grande quanto essa fiquei até um pouco preocupada com o fim da mesma; ofereceu pouquíssimos momentos que demonstram um encaminhamento para um desfecho. Não tenho nenhum problema com calhamaços, um livro de 1000 páginas pode parecer ter 200 e um de 200 pode parecer ter 1000, mas mesmo com todas as narrações sobre fatos históricos, guerras, intrigas políticas e medicina, poderia tranquilamente ter 400 páginas a menos sem custar da história.
Os pontos positivos são os mesmos que fazem Outlander ser o que é, o livro retrata e reflete muito sobre família, lealdade, amor e, principalmente, morte. É o ponto mais tocado nesse livro, e não sem motivo.
comentários(0)comente



Leituras de Laura 31/01/2024

MOZÕES!
Terminei o nono livro e agora é sentar e esperar a Diana lançar o décimo (e em nome de tudo que é sagrado, vai ser o último) antes do mundo acabar.

Enquanto lia esse livro ele me passou a impressão que foi o início do fim, pra ser finalizado no próximo e espero estar certa. Quero que esse povo todo tenha um pouco de vida tranquila, um pouco de paz sem guerra e perigos antes da morte. E de certa forma tiveram um pouco disso nesse livro, mas sempre dura pouco né? A dona Diana adora dá um susto em todo livro na gente e aqui não foi diferente. E se eu falar mais é um monte de spoilers...

OUTLANDER s2
comentários(0)comente



Bruna D. 26/01/2024

Aguardando o próximo
Nesse livro há vários acontecimentos intensos, repletos de emoção. A história se desenvolve perfeitamente, pontos se conectam e nos deixam com a cabeça pulsando. A edição tem alguns erros (exemplos: em um único momento Rachel foi traduzido para Raquel e em outro momento um sobrenome está escrito com inicial minúscula) que não afetam a leitura.
comentários(0)comente



Lidianne Oliveira 14/01/2024

O que dizer sobre essa saga que tem todo o meu coração?
Como sempre, Diana Gabaldon nos traz uma escrita impecável, muitos detalhes, referências históricas, sempre uma história rica, linda e emocionante.
Chorei e agora meu coração fica apertado, aguardando ansiosamente o lançamento do décimo livro, que supostamente encerrará a saga Outlander.
Personagens que viverão para sempre dentro de mim!
comentários(0)comente



May 28/12/2023

Perfeito.
Mastiguei a leitura por mais de um ano, fui lendo aos poucos porque não queria que acabasse nunca. Amei as novas perspectivas e gostei muito mais do Willian nesse livro do que nos anteriores. Todos os nucleos paralelos da história foram muito bons, valeu a espera e demora pra finalizar, aguardando ansiosamente o último livro.
comentários(0)comente



Carolina Madaloso 27/12/2023

Achei o começo do livro um pouco difícil de ler, não aconteciam grandes coisas e ainda estava me situando de volta na história, porém no meio o livro começou a andar e nos últimos 35% não conseguia parar de ler. Como sempre muito bem escrito. Gostei das partes do William que nos outros livros não me prendiam tanto. O final foi muito bom e mal posso esperar pelo próximo livro da coleção.
comentários(0)comente



AndressaSrta.LerLivros 16/12/2023

A Guerra se aproxima (de novo)
A Guerra da Independência dos EUA se aproxima das Cordilheiras, Claire e Jaime ainda estão tentando se reerguer depois do incêndio, quando Roger, Bree e as crianças voltam para o passado.
Nesse clima de retornos, Ian volta com sua esposa e filho para a Cordilheira.
Já que Fergus não pode lutar pela independência com armas letais, ele luta com seu jornal. Marsali e seus numerosos filhos o acompanham nessa jornada.
William tenta entender a si mesmo como um bastardo e Lorde John Grey tenta ajudá-lo nesse jornada, apesar de saber que ele é e deve ser solitária.
Nesse reboliço de acontecimentos, Jaime só sabe que tem que se preparar para lutar contra a Coroa - novamente - para proteger sua tão numerosa família e seus colonos.
comentários(0)comente



Jotinha 14/12/2023

CUIDE BEM DELA POR MIM
Acho que nunca li um livro que jogou em uma montanha russa tão insana de emoções como esse nono livro de Outlander. Confesso que empaquei nas primeiras 400 páginas, já que esse livro é extremamente lento e gradual. A história foi crescendo aos poucos em mim e a cada página lida foi um sentimento de perda, ressentimento, esperança, vingança e dor. Os persongens são tão complexos e o terror da guerra aprofunda suas vivências e o futuro deles é incerto, transformando numa narrativa imprevisível. Os livros da autora são tão bem construídos, teve um acontecimento do oitavo livro que havia esquecido sendo colocado de forma maestral nesse livro, a reviravolta foi insana e de tirar o fôlego. O nono livro de Outlander é um dos melhores da saga, se brincar o melhor entre todos.
comentários(0)comente



Tati Bertoldo 08/12/2023

Diga as abelhas
Que livro fabuloso! Eu comecei a ler achando que finalizava nesse livro. Porém descobri que o fim está longe oque é um misto de prazer e agonia. Prazer pois não é um adeus a personagens que amo tanto. E agonia por que vou ter que esperar para ver um desfecho. Até lá sentirei saudades.
comentários(0)comente



64 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR