A Deusa em Chamas

R.F. Kuang
R.F. Kuang

Resenhas - A deusa em chamas

YisraelC 03/03/2024

Eu acho muito triste quando uma trilogia, série, saga, tem um desempenho decrescente, porque teoricamente o melhor teria que ser guardado para o final. Mas infelizmente não é isso o que acontece aqui.

Comecei essa trilogia favoritando o primeiro livro, isso me deixou muito empolgado para os outros dois, mas aí do segundo para esse terceiro as coisas começaram a ficar meio, repetitivas. Até que nesse terceiro volume foram vários capítulos da mesma coisa, A GUERRA, destruição, morte, vítimas, e mais guerras, rs. Tudo bem que a história é uma história de guerra, mas eu acho que a autora poderia ter expandido um pouco mais.

Falando em particular sobre esse terceiro volume, foi o que menos gostei dos três, como disse um pouco a cima, os capítulos desse livro são voltados para guerra e praticamente os resultados dos conflitos que não são bons. Grandes personagens que tem uma relevância muito grande, eu simplesmente não gostei do fim que foi dado a eles. SÉRIO, principalmente não final. Me incomodou bastante, a Rin ter uma visão, um ideal, e em menos de um minuto ela simplesmente muda totalmente de ideia. Me fez entender que tudo que ela passou meio que foi "em vão"?!.

Bom, como todo a trilogia é muito boa. Porém, tinha potencial para ser e ter finalizado muito melhor.

Mariiebomfim 29/04/2024

O fim de um legado
Li a trilogia seguida porque a história é muito boa. Vemos a ascensão e queda de várias ideologias e políticas.
Esse último livro é uma lição sobre o que a guerra faz com uma cidade, uma população e com as pessoas.
Pessoas morrem na guerra, ninguém vence!
Não existe o lado bom, o lado certo.
De todos, esse foi o livro que eu menos gostei, mas pq os outros são espetaculares. Mas é um final "justo" porém inquietante.
Emily 29/04/2024minha estante
Li soluçando o final desse, depressão, amei 5 estrelas

Mariiebomfim 30/04/2024minha estante
Siim! Muito triste! ? Eu tinha feito tantos planos pra eles, tinha imaginado tantos finais! Simplesmente Kuang é uma escritora muuuuito boa!!

gabrielle 12/02/2024

Sem palavras
Escrevo isso chorando?
o que esse livro e os anteriores fizeram comigo não consigo nem explicar. me marcou de uma forma inimaginável.
e mesmo depois de todo o sofrimento, raiva e, principalmente, ansiedade, vou com certeza voltar a ler essa história no futuro.
vou sentir sua falta, Fang Runin.

LetAcia972 14/01/2024

"ela era uma deusa. ela era um monstro. Devia isso a Rin."
AI QUR OFIO QUE EU TO DESSE FI AL MEU DEUS EU AINDA TO DESTEUDIA VAI SE FODER
acho que, no fundo, me apeguei demais a fantasias com finais felizes, e, quando li a contracapa com "a conclusão devastadora da série" eu não acreditei que ia real me devastar. podemos ver que eu estava errada.
aceitei? não, mas analisando os fatos, era uma frente de via única, não tinha pra onde correr e só podia ser essa a conclusão, mas ainda me deixa muitas dúvidas:
Venka, era ou não era?
Nezha, qual eram seus pensamentos e sentimos, e, se ele pudesse, o que faria de diferente em relação a guerra e em relação à Rin?
Kitay, até onde ia o amor e a relação dele com a Rin? o que isso significava pra ele?
sinto que não digeri direito a psrtir do capítulo 32, mas ficou claro que, Rin não nasceu pra ser governante, nasceu pra ser soldado, e, no fim das contas, ter terminado na sua terra me conforta.

Thalia Rhaiani 27/04/2024minha estante
A luta toda da gata foi em vão

leaoliterario 20/12/2023

?eEa era uma deusa. Ela era um monstro. Ela quase destruiu este país. E então ela deu uma última chance de viver.?

bardo 20/12/2023

E enfim chegamos a conclusão da trilogia da Guerra da Papoula de R. F. Kuang e uma coisa que se pode dizer é que a dedicatória: “ Para meus queridos leitores, que permaneceram com esta série até o fim e vieram preparados com baldes para suas lágrimas” é real. Que livro desgracento, chega um ponto em que o leitor já não aguenta mais e está pedindo para o livro terminar.
O livro é paradoxalmente curto e extenso demais, ao mesmo tempo. Não me entendam mal, não é um livro ruim, de forma alguma. O que acontece é que existe um limite do que o leitor pode suportar e bem a Kuang não tem a menor dó de nós leitores. Quando vc pensa que não pode piorar, piora e muito.
Normalmente um autor ao contar uma história de guerra escolhe o caminho fácil de falar da glória, dos “nobres ideais” que justificariam o banho de sangue, Kuang ao contrário zomba desses ideais. Numa narrativa que flerta com o niilismo e conversa perfeitamente com a inscrição citada na narrativa, inscrição que os protagonistas fornecem traduções “contraditórias”: “nada dura” e “o mundo não existe”; as vidas e dramas dos personagens são insignificantes.
O que importa e o que a autora denuncia quase com rancor é o sofrimento dos símplices, enquanto os “poderosos” brincam de deuses, a população sofre. Acima de tudo estão os próprios deuses para quem os dramas humanos nada significam ou se preferirem o devorar implacável do tempo e da História.
Pesa demais saber que essa narrativa tem um fundo histórico; a crítica da autora é implacável, cruel e extremamente precisa. Ao mesmo tempo sua denúncia é atemporal: o desprezo de uma cultura por outras que julga inferiores, o horror ao diferente e ao incompreensível. Para além da “historinha” tem tanta coisa sendo discutida, mostrada e problematizada que é de deixar o leitor tonto e esgotado.
A imensa carga de informações e sentimentos faz com que a leitura seja em certos momentos desgastante. Novamente caímos no paradoxo, o livro se beneficiaria de mais algumas páginas, tem coisas que o leitor gostaria de saber e a autora oculta, mas por outro lado, o leitor suportaria mais cem páginas?
Enfim A Deusa em Chamas é um final digno para a saga, mas certamente não é o final que vai agradar a todos os leitores. Quanto a Rebecca F. Kuang, é uma autora para se ficar de olho, impressiona alguém tão jovem ter escrito algo tão profundo e intenso.

Maria Julia 28/04/2024

Senti que li três livros enormes pra morrer na praia, que decepção com esse final. O livro me prendeu poucas vezes e a Rin me irritou muito. Acredito que na verdade não seja o tipo de fantasia para mim.

Bianca.Avanci 16/04/2024

Finalmente Terminei!
Esse livro seguiu um rumo que eu não esperava, deixou de ser emocionante para ser pesado e cheio de dramas. A Trajetória da Rin já estava definida desde o final do último livro, eu já esperava que algo como isso fosse acontecer, ela se tornou a "vilã" de sua própria história, meu único pesar é que Kitay tinha muito futuro em Nikan mas entendo a ligação.

Por fim, um livro muito pesado e que de fato não me agradou mais desde o final do último, apenas finalizando a trilogia pq odeio parar sem terminar.

Danny 26/02/2024minha estante
sabe muito

skuser02844 10/02/2024

Fim do terceiro volume da guerra da papoula.
Enfim...a história de uma fênix, que no final era mais uma fênix negra da sony.

Apesar disso, a escrita da Kuang é sempre fantástica!

Mais uma história de uma jean grey, mas uma bela história.

yasneryst 01/12/2023

Precisava acabar assim.
Enquanto lia o livro anterior, lá pela metade, eu tinha a sensação de que estaríamos caminhando para esse destino mesmo.
Tenho que ser sincera e dizer que gosto de livros onde a ambição vence tudo, especialmente a protagonista.
Mas não é do final que não gostei, nem posso dizer que não gosto do caminho até ele, no entanto, não é possível fechar os olhos para todas as coisas que não gostei.
De forma nenhuma é um livro ruim, mas muitas coisas nele foram mal resolvidas. Por várias vezes tinha a impressão de que aquela não era a conclusão. O que é uma coisa que se repete na trilogia como um todo, e que é legal no primeiro ou no segundo, mas é ruim no encerramento.
Um livro de mais de 700 página (no kindle, pelo menos) não deveria ter situações ocorrendo de forma tão rápida e... não sei exatamente como dizer, mas com sensação de indefinição.
E olha que eu não acho que ele está bem coerente, em termos de tamanho, mas acho que foi mal aproveitado, de certa forma.
Enfim, o que eu quero dizer é que é um livro que não consegue fazer justiça a obra que inicia a trilogia, e apesar de o final ser excelente, do meu ponto de vista, deixa um gosto amarguinho para quem simplesmente se apaixonou por Guerra da Papoula.

Biafort.Meireles 04/12/2023

Finalização da trilogia
Este livro é a continuação de Guerra da papoula e República do dragão. Como foi uma leitura seguida de República do dragão, quando comecei a ler, já estava ambientada com as personagens e o ritmo da história. No início, eu só via assassinato a sangue frio, embrulhava o estômago e me fazia pensar sobre as guerras, tão atuais e brutais. Depois, me surpreendi que inimigos podem ser antigas pessoas íntimas, o que pode tornar tudo mais difícil. Então não conseguia ver como solucionar os problemas e vencer as batalhas desse jeito, não tinha ideia, mas continuei lendo, confiando na autora premiada. Me peguei usando a imaginação para criar várias cenas, pensando: essa trilogia daria uma boa série. De repente, fiquei surpresa: quem é o inimigo mesmo? Não era quem eu imaginava? Quando chegou no final do livro, eu não estava tão empolgada, mas algo estava reservado para o último momento e eu fiquei assim: não é possível! Sim, isso aconteceu mesmo! Ainda precisei do epílogo, para curtir mais um pouco da história. Dos três livros, este foi o que menos gostei, mas acho que precisava de um fechamento. Penso que é necessária sua leitura.