A Deusa em Chamas

R.F. Kuang

Resenhas - A deusa em chamas

Belluci0 13/12/2023

É? terminou
A história de Rin acabou? Eu acompanhei essa série ao longo de todo o ano, no começo, no meio e agora no fim. Todos esses personagens ficaram marcados na minha memória!
Eu sinti que o livro foi meio repetitivo no final, ao mesmo tem que eu achei ele longo, achei curto. A parte da trindade deveria ter sido mais explorada e eu queria flashbacks mais lúcidos, entender melhor o passado dos nikara e dos xamãs, quem são os pais da Rin?? Como ela foi parar em nikara, eu não sei se perdi essas respostas ou se elas só não existem? eu só sei que no final, eu amei!
Como os outros dois livros esse foi viciante, e em alguns momentos eu senti um confort tão grande, eu queria ter visto mais da Rin, Kitay, Venka e Nezha juntos.. queria eles lembrando de Sinegard, mas essa história é sobre soldados e sobre sacrifícios, eu entendo completamente o final, se a Rin continuasse no poder ela se tornaria o Riga.
Vou sentir saudades dessa história?

Danny 26/02/2024minha estante
sabe muito

bardo 20/12/2023

E enfim chegamos a conclusão da trilogia da Guerra da Papoula de R. F. Kuang e uma coisa que se pode dizer é que a dedicatória: “ Para meus queridos leitores, que permaneceram com esta série até o fim e vieram preparados com baldes para suas lágrimas” é real. Que livro desgracento, chega um ponto em que o leitor já não aguenta mais e está pedindo para o livro terminar.
O livro é paradoxalmente curto e extenso demais, ao mesmo tempo. Não me entendam mal, não é um livro ruim, de forma alguma. O que acontece é que existe um limite do que o leitor pode suportar e bem a Kuang não tem a menor dó de nós leitores. Quando vc pensa que não pode piorar, piora e muito.
Normalmente um autor ao contar uma história de guerra escolhe o caminho fácil de falar da glória, dos “nobres ideais” que justificariam o banho de sangue, Kuang ao contrário zomba desses ideais. Numa narrativa que flerta com o niilismo e conversa perfeitamente com a inscrição citada na narrativa, inscrição que os protagonistas fornecem traduções “contraditórias”: “nada dura” e “o mundo não existe”; as vidas e dramas dos personagens são insignificantes.
O que importa e o que a autora denuncia quase com rancor é o sofrimento dos símplices, enquanto os “poderosos” brincam de deuses, a população sofre. Acima de tudo estão os próprios deuses para quem os dramas humanos nada significam ou se preferirem o devorar implacável do tempo e da História.
Pesa demais saber que essa narrativa tem um fundo histórico; a crítica da autora é implacável, cruel e extremamente precisa. Ao mesmo tempo sua denúncia é atemporal: o desprezo de uma cultura por outras que julga inferiores, o horror ao diferente e ao incompreensível. Para além da “historinha” tem tanta coisa sendo discutida, mostrada e problematizada que é de deixar o leitor tonto e esgotado.
A imensa carga de informações e sentimentos faz com que a leitura seja em certos momentos desgastante. Novamente caímos no paradoxo, o livro se beneficiaria de mais algumas páginas, tem coisas que o leitor gostaria de saber e a autora oculta, mas por outro lado, o leitor suportaria mais cem páginas?
Enfim A Deusa em Chamas é um final digno para a saga, mas certamente não é o final que vai agradar a todos os leitores. Quanto a Rebecca F. Kuang, é uma autora para se ficar de olho, impressiona alguém tão jovem ter escrito algo tão profundo e intenso.

leaoliterario 20/12/2023

?eEa era uma deusa. Ela era um monstro. Ela quase destruiu este país. E então ela deu uma última chance de viver.?

Biafort.Meireles 04/12/2023

Finalização da trilogia
Este livro é a continuação de Guerra da papoula e República do dragão. Como foi uma leitura seguida de República do dragão, quando comecei a ler, já estava ambientada com as personagens e o ritmo da história. No início, eu só via assassinato a sangue frio, embrulhava o estômago e me fazia pensar sobre as guerras, tão atuais e brutais. Depois, me surpreendi que inimigos podem ser antigas pessoas íntimas, o que pode tornar tudo mais difícil. Então não conseguia ver como solucionar os problemas e vencer as batalhas desse jeito, não tinha ideia, mas continuei lendo, confiando na autora premiada. Me peguei usando a imaginação para criar várias cenas, pensando: essa trilogia daria uma boa série. De repente, fiquei surpresa: quem é o inimigo mesmo? Não era quem eu imaginava? Quando chegou no final do livro, eu não estava tão empolgada, mas algo estava reservado para o último momento e eu fiquei assim: não é possível! Sim, isso aconteceu mesmo! Ainda precisei do epílogo, para curtir mais um pouco da história. Dos três livros, este foi o que menos gostei, mas acho que precisava de um fechamento. Penso que é necessária sua leitura.

Suzy 11/03/2024

O término de uma jornada
Cara, eu não sei nem o que estou sentindo agora. O terceiro livro da saga é energizante, as coisas não param de acontecer, o ritmo é extremamente frenético. Eu gostei, mas poderia ter sido melhor, temos novos personagens que foram apresentados, contudo a autora não deu tanto palco para eles (lamentável).

Durante todo o livro contamos com um ciclo de traição, novos aliados, traição e muita perseguição seguida de combate e morte. Temos uma Rin enlouquecida que busca vingança o tempo todo, a raiva habita o pequeno corpo da nossa soldada/general.

Nas mortes temos algo tipo Martin que assassina as personagens principais. Socorro, que dor, fiquei totalmente triste por causa do meu Kitay e do meu Jiang ?.

Eu amo histórias longas ao mesmo tempo em que as odeio, parece que elas deixam um vazio kkkkkk.
E sim, podem ler sem medo, apesar de certos detalhes, a narrativa é ótima e bem construída.

le.y.eda 20/03/2024

To embasbacada, definitivamemte ler esse livro foi um soco atras de outro, semti rauva de todos eles sem exceçao

Leticia 22/12/2023

Esperava outro final
A história do primeiro livro é impactante foi 5 estrelas, já o segundo é incrível também e foi 4 estrelas, mas esse decaiu muito e foi 3 estrelas achei que a história foi se tornando ccansativa e afastada. Esse é lento e se perde em alguns aspectos, achei a história arrastada demais, o final condiz com a personagem

Mas não é grandioso não que precisasse ser. Mas tinha tantas outras possibilidades para se encaminhar a história de outra forma. Achei o final corrido e preguiçoso

Geovana348 09/12/2023

Ainda digerindo tudo?
Fatos:
1- Rin sempre foi uma soldada, não uma governante
2- Os hisperianos levarão crescimento, tecnologia e medicina, mas tem um custo, custo esse que a Rin não estava disposta a pagar, porém o Nezha sim.
3- Rin sempre foi mimada e inconsequente, tendo o poder da Deusa isso ficou um zilhão de vezes pior, ela nunca soube lidar com o fracasso, com ideias contrárias as suas.
4- Sim, tudo poderia ser diferente se ela fosse menos irredutível, se ela fizesse concessões.
5- Sim, tudo foi em vão pra mim. A autora tentou justificar umas coisas e outras, mas se ela tivesse ficado ao lado de Nezha desde o princípio muitas coisas seriam evitadas.
6- Entendo que não seria justo pedir para Rin abrir mão da própria história, vida, personalidade e de sua deusa, por isso ela fez a escolha que fez, não julgo, ela somente achou que seria melhor assim que ser subjugada
7- As coisas são como são. Deuses querem coisas e Rin também.
Adriana.Stramantin 10/12/2023minha estante
Concordo com tudo.
E acrescentando.. ela devia ter tocado fogo em tudo!

Geovana348 10/12/2023minha estante
Me lembra muito a Daenerys

Alvaro.PessAa 29/02/2024minha estante
o custo que se paga aos hesperianos é perder toda a identidade de um local, da mesma forma que os europeus fizeram quando colonizaram o mundo. vale mesmo a pena? a gente não saberia como nikan se desenvolveria se não estivesse em tanta guerra. eles não tiveram chance de mostrar seu potencial porque ou estavam lutando para sobreviver em uma guerra sem fim, ou estavam sendo ocupados por um povo que quer acabar com a sua cultura, fé, e os vê como inferiores

Lucas Bacelar 11/12/2023

O fim da papoula
O melhor livro da trilogia. Um final bom, pesado, depois de uma trilogia brutal. Tenho algumas ressalvas com a história, com a infantilidade da Rin em alguns momentos mas tbm entendo que apesar de tudo, ela ainda era mt nova. Alguns finais meio merda, tipo o da trindade, do kitay e do nezha que deveria ter ido de americanas. Foi bom ter acompanhado essa história com essa personagem forte e foda que foi a Rin.

clara bia 10/12/2023

Devasted
Que trilogia incrível, histórias de guerra com muita política tem um lugar no meu coração, sempre muito emocionante mostrando o pior e o melhor das pessoas. A guerra da papoula é a versão para adultos de príncipe cruel.

Lu1sFilipe 27/12/2023

Bom, mas não tão bom
Os dois primeiros volumes são melhores, definitivamente. Senti que o livro gastou muito tempo com alguns conflitos que não agregaram tanto pra trama e correu muito com momentos que poderiam ter uma solução mais trabalhada e detalhada.
Não deixa de ser um bom livro, só faltou o algo que tornou os dois primeiros livros tão únicos.
De qualquer modo, vale a pena ler e conhecer esse universo bem construído. Os paralelos que dá pra fazer com a história do Extremo Oriente são demaissss, é incrível.