Instinto Materno

Instinto Materno Barbara Abel

Resenhas - Instinto Materno

Carolina165 20/12/2023

Este thriller é um verdadeiro vira-páginas
Eu gostei muito desta leitura. É o tipo de livro que a gente não consegue parar de ler, e que deixa a gente cada vez mais curioso e ansioso para descobrir como será o desenrolar dos próximos acontecimentos. E principalmente, quem está certo e quem é o verdadeiro vilão.

Confesso que a autora me enganou direitinho, e se tem uma mensagem que fica dessa leitura é: confie na sua intuição.

Ao terminar a leitura percebi duas coisas:

1) O título faz todo sentido.

2) Fiquei muito dividida com o final: ao mesmo tempo que odiei a injustiça, achei original e surpreendente.
Vanessa.Castilhos 21/12/2023minha estante
Adorei a resenha, Carolzinha!! ????

A.Paula.Sz 21/12/2023minha estante
Faço minhas as suas palavras ???

Fabio 21/12/2023minha estante
Adorei a resenha, Carolzinha querida!?
Parabéns!!!???

Carolina165 21/12/2023minha estante
Obrigada meus amigos queridos!! ?????

Jenni 25/02/2024

"A raiva faz a gente, às vezes, fazer coisas sem sentido"
"Instinto Materno", uma obra intrincada e envolvente escrita por Barbara Abel, tece uma trama complexa que mergulha nas profundezas da psique humana, explorando os limites da amizade, culpa e amor materno. Ambientada em um bairro tranquilo, a narrativa acompanha os Geniot e os Brunelle, dois casais cujas vidas entrelaçadas são abruptamente abaladas por um trágico acidente envolvendo o filho dos Geniot, Maxime.
À medida que a trama se desenrola, fui levada por um turbilhão de emoções, enquanto os personagens lidam com a dor da perda e a agonia da culpa. A autora habilmente constrói uma atmosfera de tensão crescente, alimentada pela paranoia e pela suspeita mútua que se instala entre os casais. A dor da perda é amplificada pela crescente desconfiança, levando a um ciclo de hostilidade e conflito que ameaça despedaçar os laços que um dia os uniram.
O ponto alto da narrativa reside na profundidade psicológica dos personagens, especialmente de Laetitia, cuja jornada de paranoia e desespero ressoa de forma visceral com o leitor. A sensação de estar à beira do abismo, compartilhada pela protagonista, é transmitida de forma tão vívida que me vi imersa em sua angústia e incerteza.
Embora a reviravolta possa ser antecipada em algum nível, é a maestria da autora na execução da trama que verdadeiramente impressiona. Cada revelação é habilmente dosada, me mantendo ávida por mais, enquanto o desfecho magistralmente amarra todas as pontas soltas de forma satisfatória.
"Instinto Materno" não é apenas uma história de suspense; é uma reflexão sobre os limites da confiança, o peso da culpa e o poder avassalador do instinto materno.

behindsaura 17/02/2024

Que plot sensacional!!!!
Iniciei essa leitura com expectativas MUITO altas logo após assistir o trailer do filme e também por ser um tema (maternidade e seus desdobramentos) que me interessa bastante. De início o livro é sim incrível, muito rápido de ser lido, mas senti de que dos 50% até os 90% é muito parado e chato, talvez pq fique ciclando sobre o mesmo tópico sem nenhum ponto final. Entretanto, passada essa fase o livro se torna interessante novamente e o final é simplesmente UAU, eu realmente não esperava (talvez pq já estivesse meio desinteressada da leitura) e valeu a pena continuar até o final.

5/5 pelo plot!

jessycah 02/02/2024

Um livro que te deixa suspeitando da sua capacidade de acreditar nas
Pessoas. Seria paranóia ou loucura? De quem dos envolvidos? A trama envolve, você cria várias teorias. O final surpreende de uma forma um tanto revoltante. Eu só sei que virei a página pra ir pro próximo capítulo pq a história já tava muito doida e ? NÃO HAVIA PRÓXIMA PÁGINA!

JaySalem 06/02/2024

Loucura coletiva
Mds eu odiei cada personagem desse livro do começo ao fim, obrigado autora por ter feito personagens tão desprezíveis e chatos, totalmente intragáveis, ótima escrita.

O final, não consigo engolir, tô totalmente INDIGNADO.

4 estrelas pq a autora me fez de gato e sapato e tirou muitos sentimentos de mim, gosto de livro assim

Cayo.Fellype 24/03/2024

Uma leitura realmente fluida e que te prende. Mas fiquei incomodado de como algumas coisas foi se desenrolando, umas sem fazer tanto sentido, outras fáceis dms.
Talvez o que estragou um pouco foi o final!

Glaucia82 22/02/2024

Siga sua intuição
Meu primeiro 5 estrelas do ano veio. Nao tenho absolutamente nada a reclamar deste livro, os personagens sao cativantes, ate mesmo os mais sonsos, inclusive um dos poucos livros que li - ate o momento- que nao traz personagens desnecessarios, nao tem cenas desnecessarias, nao enrola e principalmente (e isso e uma opiniao inteiramente pessoal) termina na hora certa ??

Andrea 27/03/2024

Tenho sentimentos ambíguos por esse livro. A leitura começou interessante. Aí acontece a morte de um dos meninos, e nesse ponto eu pensei que ia começar uma tensão crescente, mas a história ficou dando voltas nela mesma sobre a paranoia de uma das mães, a suspeita da outra, ia, voltava, ia de novo, voltava pro mesmo ponto e DO NADA acontece um final sem muito sentido, corrido, "perteito" no time de tudo, como se o universo tivesse conspirado para chegarmos naquele ponto e fim. Confesso que eu não esperava aquele final, mas não de uma forma positiva, mas de uma forma que nunca na vida eu levaria essa história para esse lado. Ah, uma dica: não leiam a sinopse da continuação (sim, cometi esse erro?). Um livro bom para ler sem compromisso algum com nexo, sentido e expectativas.

Naute 15/02/2024

Gostei dos capítulos curtos e da escrita da autora. Mas achei que a história demorou um pouco para se desenvolver e ficou mais do mesmo. Depois que a história finalmente engatou, teve esse final ruim...

Michelli.Mezzon 30/01/2024

Suspense muito surpreendente e original!
Esse livro é um suspense psicológico diferente de tudo que eu já li! Ele me prendeu desde o começo.
Ademais, é o tipo de livro que mexe com a nossa cabeça, nos fazendo duvidar do óbvio.
Até a metade ele foi mais lento, mas depois começou a ter plots twists muito bons, que me deixaram chocada! ? E o desfecho foi uma LOUCURAAAAAAA! Eu, definitivamente, não esperava por uma reviravolta tão chocante! Fiquei meia hora parada olhando para o teto, tentando acreditar no que havia acontecido.
A autora conseguiu criar um final bastante original. E, por fim, o livro vai ter uma adaptação. Vale a pena ler antes de assistir ao filme!
Ricardo Fontenele 30/01/2024minha estante
Aiiii adoro finais assim.

PsicoThriller 15/01/2024

Suspense psicológico de arrepiar
Gostei bastante dessa história. Apesar de pontas soltas e algumas coisas nada plausíveis, a autora compensa com um suspense psicológico do início ao fim de tirar completamente o fôlego.

Jaque - Achei o Livro 28/12/2023

E vai virar filme!
Os casais Geniot e Brunelle são vizinhos há mais de dez anos e compartilham segredos e uma amizade mútua.
Ambos os casais tem filhos da mesma idade, estão sempre um na casa do outro e assim como seus pais, são amigos inseparáveis.
Essa amizade tão forte vai se quebrar rapidamente quando uma tragédia acontece com o filho de Tiphaine Geniot.
Quando a culpa acaba atingindo à todos, eles ficam se questionando no que poderiam ter feito para que o acidente fosse evitado e então as coisas entre os amigos mudam drasticamente.
Laetitia Brunelle mesmo se compadecendo da dor da amiga não consegue mais confiar nela, muito menos deixar que a outra fique perto de seu filho.
Logo ela começa a ficar obsessiva em relação ao filho e nos cuidados com ele, despertando a preocupação de seu marido.
Mas será que Laetitia está apenas sendo paranoica ou sua amiga não é mesmo alguém confiável?

A escrita da autora é rápida e instigante. Os capítulos curtos alternando entre os casais ajudam a manter o ritmo da leitura.
A tensão vai aumentando gradativamente conforme as páginas vão virando e por isso não conseguia abandonar o livro.
É um drama familiar com mistério e suspense, não é nenhuma estória inovadora mas eu adorei a forma que ela foi conduzida justamente por essas cenas de tensão que a autora foi criando ao longo da trama.
Eu já suspeitava dessa pessoa por um motivo meio óbvio, mas que não tirou a graça do livro. Eu adoro esses thrillers domésticos e quando abordam amizades, ficam ainda muito melhor.
Até que ponto podemos confiar em nossos vizinhos?
Fica aqui minha dica de livro para quem curte o gênero e minha última resenha de 2023.

Feliz 2024 e que ele venha com muito mais estórias!

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/

jojo 07/03/2024

Até onde vc pode chegar.
Esse livro foi que escolhi para o desafio de março do grupo lerune no Facebook: ler autora mulher
Instinto Materno é um livro de Bárbara Abel que conta a história de 2 casais e vizinhos que moram em casas geminadas, que são separadas por uma cerca viva. E a relação deles são de como se fossem uma família. As mulheres ficam gravidas no mesmo período, os bebês nascem com cerca de 3 meses de diferença, e crescem como se fossem irmãos, primos e etc. Até um certo dia acontece uma tragédia horrorosa que muda a vida das duas famílias. E aí começa todo o enredo de perturbação.. de desconfianças, rompimento de relações, quem realmente é culpado nesta história trágica
Mas o mais importante, a que ponto vc chegaria para proteger sua família.

" a infelicidade é um fardo que, ao contrário da alegria, não se divide"

O livro foi adaptado para o cinema e estreia ainda esse mês

Leitura que te prende do começo ao fim. Leitura bem fluida, daquele thriller psicológico que vc não quer parar de ler. Recomendo

Eduarda2316 10/02/2024

Bom, mas nem tanto...
Conflitos familiares e de amizades, segredos que vem à tona...
Uma história envolvente, mas um tanto quanto previsível pra mim. Vi comentários de como as pessoas se surpreenderam com os plots, mas eu imaginava desde o início que aconteceriam algumas coisas (o problema pode ser eu kkkk).
Sou muito sensível em aspectos relacionados à crianças, então chorei muito também.
Fer Alves 10/03/2024minha estante
Acho que vou assistir o filme... Poderíamos ir, o que acha?

Eduarda2316 11/03/2024minha estante
Vamos simmm!