Casa de Chama e Sombra

Casa de Chama e Sombra Sarah J. Maas

Resenhas - Cada de Chama e Sombra

Bia lyra 02/06/2024

Presa em mundo desconhecido, ela vai precisar de todos os artifícios para encontrar o caminho de volta para casa. Nesse meio-tempo, Hunt ainda está em Midgard. ele agora está preso de novo, sem fazer a menor ideia do que aconteceu com Bryce. Hunt está desesperado para ajudá-la, mas até que consiga escapar das garras dos asteri, suas mãos estão atadas, e isso não é nenhuma metáfora.

hanming 02/06/2024

Nem terrível e nem perfeito, mas eu gostei e acho que finalizou da maneira certa.
Agora sobre a escrita da Sarah J Maas, achei que ela não podia me surpreender, mas ela conseguiu. Mais da metade do livro não teve hot nem nada, mas quando chega no estopim do livro, o caos, ela me lança sei lá quantas cenas hot e isso de verdade me incomodou. Não tenho nada contra hot, muito pelo contrário, mas acredito que existem momentos pra você inserir um na história, porém, Sarah não sabe.
Eu gosto muito de todos os personagens, mas algumas cenas dos secundários me pareceram desnecessárias e apenas encheção de linguiça, algumas cenas podiam ser excluídas e não fariam diferença alguma, mas a Sjm é mestre em colocar o leitor pra ler cena desnecessária.
Apesar de eu ter me divertindo lendo, acho que alguns momentos a Sjm transformou o Bryce e a Hunt em uns patetas pra serem alívio cômico, e eu acredito que os principais não devem servir de alívio cômico. A Bryce repetiu tantas vezes para o Hunt que não queria o Umbra Mortis e sim parceiro dela que ele realmente pegou isso pra muitas situações, em alguns momentos não parecia o personagem fodão dos livros anteriores.
MAS, apesar de tanta crítica kkkkkkkkkkk eu gostei e mesmo com cenas desnecessárias a leitura foi envolvente. Bem longe da qualidade dos outros dois livros, mas não chega a ser completamente ruim. A dinâmica Day e Night/Lídia e Ruhn salvou bastante esse livro, enfim.

kaureads 02/06/2024

É bom, mas podia ter sido melhor (com spoilers)
Eu demorei bastante para fazer essa resenha, então espero que eu lembre de tudo.

Bom, eu gostei desse livro. Estive esperando por ele desde o lançamento do segundo volume e aguardei ansiosa entrar em promoção para comprar e finalmente ler.

Mas, não me agradou tanto quanto gostaria.

Eu fiquei pirada, maluca e não consegui largar essa leitura. Definitivamente me prendeu demais, me senti super conectada com história. Criei várias teorias também.

Me apaixonei pelo romance entre o Runh e Lidia, que já prometia muito desde o segundo volume. Para mim, esses dois carregaram o livro nas costas por boa parte. Eu adorei a referência sobre a ancestralidase da Lidia, como fã de tog me senti muito acolhida.

Gostei muito da amizade entre Hunt, Baxian e Ruhn. Tapou vários buraquinhos no meu coração.

Achei a Bryce meio chatinha nesse livro, ela foi sem noção algumas vezes (várias) e tive dificuldade de aceitar visto que, nos outros livros ela está totalmente diferente. Acredito que o peso do poder e toda responsabilidade fez isso com ela.

Sobre misturar os universos da SJM, na minha opinião não foi uma boa coisa.
Boa parte desse livro é muito focada na Bryce em Prythian e ofuscou totalmente o enredo da história e os pontos principais sobre Midgard.
Em contrapartida, eu AMEI meus três personagens favoritos juntos (Bryce, Nestha e Azriel).

Tudo bem que essa mistura é nada mais que um crossover do próximo livro da Sarah mas, não sei, talvez não foi uma boa ideia.

Sobre os personagens coadjuvantes: Eu odiei como o Ithan só fazia merda, meu Deus como pode ser um cabeça de vento desse jeito? Quase soltei fogos quando finalmente ele virou Primo e parou de se rebaixar.
Hypaxia e Jesiba foram incrivelmente maravilhosas. Tanto para ajudar na causa, quanto para impedir o Ithan de fazer mais merdas.

Eu fiquei o livro inteiro esperando pela Ariadne. O LIVRO TODO. E ela não apareceu direito. Achei as cenas do Tharion sem sentido, assim como a Sathia. Sem necessidade visto que o coitado estava acabado mesmo para quem gosta dele foi um saco para acompanhar.

O final não me agradou. Não porque eu sou contra a paz ou coisa assim.
O que rola é o seguinte, tudo acontece muito rápido e para quem leu e chorou horrores com o segundo volume com certeza estava esperando algo pior. E aí que está o ponto, o pior não chega. Tudo se resolve muito rápido ao ponto de se questionar se está tudo bem mesmo ou alguma coisa vai dar merda ainda.

Achei que a derrota dos Asteri foi muito fácil e rápido. Tudo que é construído durante a série acaba rápido e tudo se resolve com um estalar de dedos.

Eu fiquei na dúvida real se vai ter um quarto volume dessa série, até porque o enredo principal dele acaba nesse porém, seguindo a lógica é provável que tenha. Várias coisas ficaram em aberto e gosto de acreditar que terá um próximo em breve.

De modo geral, eu gostei bastante da continuação. Vários pontos não me agradaram mas vale a pena sim ler e ser fã dessa série incrível.

Rafaela Rezende 02/06/2024

Após três meses de leitura...
Finalizado! O inicio do livro foi beeeem arrastado, acredito que também pelo fato da leitura do segundo volume ter acontecido há tanto tempo, mas depois que engata, não tem erro. É fascinante como leitura continuar surpreendendo com a escrita de uma autora. Surpresa atrás de surpresa, o romance continua bem elaborado, ou seja, eu amei.

Clara 01/06/2024

Choros risadas e tremedeira .
As vezes a gente não percebe oque perdeu até ter de novo . Eu não notei a saudade que eu estava de me sentir dentro de um universo até ler esse livro . Todos os 3 aliás. Se você chegou até aqui ou você já leu os outros 2 ou tá com medo do fim ( por enquanto) . Resumindo não fique . Esse livro como todo calhamaço, saga e etc escrito pela Sarah J mass e único e fabuloso. E grande ? E . Vale a pena? Vale . Quando esse livro foi lançado vi mt gente tocando hate e tals , falando que esperava mais do livro e etc . No entanto li os 3 , 1 depos do outro , oq faz com que minhas expectativas estivessem altíssimas, e mesmo assim amei esse livro. Tem vários detalhes que algumas pessoas podem considerar defeitos. Como o fato de que tem muita narrativa . No entanto, garanto que vc tá tão focado nos acontecimentos que nem percebe . A história é detalhada , mas não e enrolada. Fiquei muito satisfeita com o desenvolvimento da história e do universo nesse livro . Supriu minhas expectativas. A participação dos personagens de acotar me deixou muito feliz , mas isso é detalhe pra quem já leu acotar . Gostei muito que diferente Dow ela fez nos dois primeiros nesse o livro já começa emocionante. A evolução da bryce .... eu amei . Fiquei encantada por esse universo e recomendo muito . E uma fantasia que não deixa nada a desejar . Única observação que eu faço é sugerir que você não tente ler se estiver de resaca .

Bea 01/06/2024

Gostei, mas nem tanto.
No início, eu não gostei pq tinha muitos povs, então eu ficava um pouco perdida, achei que atrapalhou a dinâmica da leitura. Algumas partes eu esperava que fossem mais desenvolvidas (principalmente o mundo de Prythian que foi a ?promessa? do livro e a guerra contra os asteri). A cada capítulo tinha uma nova descoberta, o que deixou a leitura interessante, mas alguns personagens me irritavam muito em algumas partes (Tharion e Ithan) que sempre pioravam a situação, porém houve uma ??redenção?? no final.
Amei os personagens (Hypaxia, Jesiba e Lidia), principalmente Lidia pois houve um arco maior e pudemos conhecê-la verdadeiramente. Salvou o livro pra mim em diversos momentos.
Li alguns comentários sobre a personalidade da Bryce nesse livro, mas senti que não houve mudanças bruscas, pois ela sempre teve a premissa de ser ?jovem, descolada e fodona? e o seu ódio contra o povo feérico de Midgard não foi nenhuma novidade. Mas concordo plenamente que foi um livro extremamente corrido, muitas coisas que poderiam ser aprofundadas foram simplesmente resolvidas em um passe de mágica, acredito que a Sarah tentou ampliar a história para todos os personagens, porém não foi funcional na visão geral do livro. Gostei do livro, mas esperava mais em muitos pontos.

Tiffany 31/05/2024

Demorei, mas foi!
Vou confessar que demorei demais pra fazer essa leitura, porque no meio dela não tinha somente uma ressaca literária, como também preguiça por causa da faculdade. Sarah, por que você teve de enrolar tanto, hm? 966 páginas poderiam ter sido reduzidas um pouquinho, só um pouquinho! Mas nada demais. Foi uma leitura gostosa, igual a qualquer outro livro dessa mulher. Eu a idolatro como escritora e é isso aí!

Michely.Gomes0 31/05/2024

A SARAH MACET0U NESSE DAQUI. ENTREGOU TUDOO E MAIS UM POUCO!
?| ?Por amor tudo é Possível?
? ????+???

? Após Casa de céu e sopro, onde Bryce tinha ido parar? Ela realmente tinha chegado ao infern0?
O que realmente aconteceu com o Hunt?
Diversas perguntas ficaram e esse livro responde todas elas.

? Eu fiquei surpresa de forma positiva com este livro. Estava receosa de ler por conta das críticas a ele, mas decidi dar uma chance e não me arrependo.
Que livro sensacional, a cada momento era uma emoção diferente sem nenhum tipo de enrolação. Surtos atrás de surto e óbvio que no final tinha que ter uma crise de choro vinda de mim, né?
Se você quer ler e tá aí com seu livro na estante, LEIA. Você não vai se arrepender.

SPOILER: amei o Aidas e a Lídia; que carregou demais essa livro. Fiquei incrivelmente surpresa com tudoo.

Sarah arrasou demais nessa daqui e esse querido se tornou meu livro favorito. Simplesmente incrível!!!

Lohany 31/05/2024

Esse livro tinha tanto pra ser o melhor que a Sarah já escreveu, e acabou sendo o mais xoxo. Muito previsível e mal escrito.

Kamili19 30/05/2024

Levei dois meses para ler ?
Entaooo...
Confesso que fiquei BEM decepcionada com esse livro, não sei se fui eu que coloquei expectativa demais ou realmente deixou a desejar. Achou que a autora meio que se perdeu nas histórias, juntou muita coisa muito personagens e resolveu de qualquer jeito. O jeito que Bryce "amplia" o poder dela achei bem banal, fácil demais, achei que seria outro plot. E além do mais pq tanto pov de cada personagem? Sério 900 páginas e cerca de 200 era pra cada personagem sendo que podia ter feito apenas eles se reencontrarem e tacar um resumo sobre o que aconteceu nesse tempo.
Espero que a Sara volte a se reencontrar na escrita e consiga fazer livros como os de antigamente, pq infelizmente ele está perdendo o posto de autora de fantasia favorita pra mim.

Wilde.Maxssuziane 30/05/2024

Um pouco decepcionante
Li logo depois do lançamento, por causa do "hype". Eu tinha amado o primeiro livro da série e tinha ficado satisfeita com o segundo, então tinha grandes expectativas com o "encerramento" da saga. Mas infelizmente fiquei decepcionada. Achei um pouco de retrocesso no comportamento de Bryce Quinlan e que o livro se prolonga demais sem necessidade.

Raphaela181 30/05/2024

Um final feliz
Depois de acompanhar a nem tanto assim baladeira Bryce Quilan desde o primeiro livro juntamente com Athalar, esse último livro responder muitas outras perguntas e ainda conecta, mesmo que de maneira suave dois universos da mesma autora, que modesta parte sou apaixonada.
Espero ler mais livro da Sarah, pois amo omidkqueela escreve, de modo tão intenso e ao mesmo tempo tão detalhado.