A outra princesa

Denny S. Bryce
Denny S. Bryce

Resenhas - A outra princesa

Jo Stein 22/01/2024

Esse é um livro em que eu estou com muita dificuldade de dar uma nota, pois ao mesmo tempo em que fiquei fascinada pela estória da Princesa Sarah Bonneta Forbes, também me deparei com muitos momentos bem arrastados no decorrer dos capítulos o que me tirou um pouco da fluidez do mesmo.

Em 'A Outra Princesa', um romance histórico escrito por Denny S. Bryce, mergulhamos na experiência de vida de Aina, e essa nos é apresentada de maneira visceral, explorando momentos chocantes e dolorosos. Através do livro, é possivel observar a crueldade da guerra de tribos no continente africano, como também a visão que os europeus possuíam/possuem sobre África ser um continente de bárbaros (?), que devem ser evangelizados e educados, sem levar em consideração a História, cultura e língua dos povos africanos.

Ao longo da narrativa, somos confrontados com a complexidade emocional de Sarah, que, devido às experiências traumáticas dos seus primeiros anos desenvolve uma armadura que para muitos pode ser interpretado como egocentrismo e egoísmo, deixando a protagonista até ?pouco cativante?. Esses traços, no entanto, revelam-se como defesas construídas para enfrentar sofrimentos e perdas iminentes que permearam toda a sua vida. E a ótica pela qual a enxergamos faz total diferença que temos no decorrer da leitura.

"Oxum era meu lar. É também um rio e uma deusa. E Oxum pode significar muitas coisas, mas principalmente água, pureza, fertilidade, amor e sensualidade... Você é um rio, Sarah, e precisa fluir.
Um rio está sempre em movimento, mas, as vezes, a vida tenta parar você... Um rio deixa de fluir por causa das represas, dos muros erguidos pelo homem ou pela criatura. Então, não se separe dos outros. Isso só tornará mais difícil amar de novo."

Guilherme 21/01/2024

O livro é ótimo, possui elementos e descrição da Africa no século 19, o que torna a leitura muito interessante!

Luan 19/01/2024

Uma história forte, real e verdadeira. Mostra a superação de uma mulher, negra, africana, escravizada, princesa e que nunca teve direito de escolher o que queria fazer ou mesmo onde morrer. O livro em si começa muito arrastado, mas vai melhorando a medida que a história avança e Aina / Sarah vai ficando mais velha.

Bruna.Souza 18/01/2024

Maravilhoso
Sou apaixonada por romances históricos e esse é incrível! Muito bem escrito, conta de um jeito envolvente a história dessa mulher que vale muito a pena conhecer

Ingrid fields 18/01/2024

Uma boa leitura
No início a história é interessante mas no decorrer do livro não gosto muito da princesa Sarah, esnobe e egocêntrica quando jovem, mas não considero isso nem de longe algo ruim tendo em vista que é a vida de uma pessoa que passou por tanto sofrimento, gosto de romances de época e por isso na metade pro final a leitura me envolveu um pouco mais rápido, gostei muito de conhecer a história dessa princesa africana da qual nunca tinha ouvido falar, e é muito bom ver que ela amadureceu e começou a entender sua origem e o que ela era pra rainha Vitória, um livro triste e interessante de se ler.

luni 17/01/2024

A princesa africana
O livro conta a história de uma criança que viveu mais terrores que muitos vivem em sua vida inteira, se tornando uma grande mulher. Comecei o livro com um pouco de preconceito, achando que seria apenas uma história triste, mas as superações e desafios que ela enfrentou ao longo de sua vida, como negra, como princesa, e como africana, mostra realmente um lado da história que raramente entramos em contato.

Anna.Carolina 17/01/2024

Que livro maravilhoso!!!! Linda história de vida da princesa Aina/Sarah. Uma mulher forte e determinada. Adorei conhecer a história dela.

Mari 16/01/2024

A outra princesa, Denny S Bryce
Que história emocionante da Sarah Forbes Bonetta. Uma história emocionante e de muitos ensinamentos de superação, amor e esperança de dias melhores. Recomendo demais.

Atenção aos gatilhos como:
- Violência
- Racismo
- Menções à escravaturas

vet_leitora 16/01/2024

A história foi muito bem escrita, e desesperadora em alguns momentos. Muito louco descobrir depois que é baseado em uma história real.

Classificação: +14 (preconceito, morte intencional, pena de morte)

Isac 14/01/2024

Impressionante
"- Você é um rio, Sarah, e precisa fluir. Um rio está sempre em movimento, mas, às vezes, a vida tenta parar você."

A história da Aina é uma história muito forte. Ela era uma linda princesa africana, cercada de amor pela família, mas o rei da tribo de Daomé a tirou tudo. Seus pais? Foram mortos. Sua pátria? Destruída. Tudo que restava dela agora era sua dignidade.

A vida dela muda quando o seu destino se entrelaça com o comandante britânico da rainha da Inglaterra, que faz um acordo com o rei de Daomé e o convence a dar um presente exótico para a grande rainha Vitória. Ela seria esse presente.

E assim acontece. Aina vai junto com o comandante para a Inglaterra e se adapta muito bem à era vitoriana. Recebe o nome cristão Sarah Forbes Bonetta e se torna a afilhada da própria rainha. Mas infelizmente ainda precisa lidar contra as opressões da época e lutar para ter seu próprio lugar na história.

Apesar da história de Aina (Sarah) ser muito triste, a autora traz isso de uma forma leve e dinâmica. Muitas vezes parecia que eu estava dentro da história mesmo, no lugar de Aina, lutando contra as próprias vontades para agradar aos outros.
É uma história muito bonita e espero que goste da leitura!

PS: essa é a primeira vez que faço uma resenha aqui no skoob (socorro ??.??)