A outra princesa Denny S. Bryce
Denny S. Bryce

Resenhas - A outra princesa

Moon 03/01/2024

Uma história ok
No geral, achei uma leitura de fácil compreensão e escrita fluída. Nunca tinha ouvido falar na história da Sarah e achei muito interessante descobrir mais sobre. Porém, confesso que eu esperava mais do livro, por se tratar de um romance histórico baseado em fatos reais. Achei a história parada e enrolada, pouco aprofundada e da metade para o final os acontecimentos correm sem grandes emoções. É um retrato de uma figura histórica com muito potencial, porém raso, focado mais no dia a dia da Sarah, do que na importância da sua história. Achei que a autora poderia ter se aprofundado mais na questão política e racial da história.

Luiza.Kaiser 03/01/2024

A outra princesa - Denny S Bryce
O livro é um romance histórico, ou seja, com personagens e fatos verídicos sobre Aina, uma princesa africana que tem sua família dizimada por uma tribo rival, é raptada e escravizada aos 5 anos de idade, e com aproximadamente 7 anos é dada como presente para a Rainha Vitória da Inglaterra.

Desde seu nascimento Aina passou por dificuldades, tendo o cordão umbilical no pescoço. Aos 5 anos vê toda sua família degolada pelas agojie, soldadas da tribo de Daomé. A única amiga que faz quando é escravizada some do dia para a noite. Mas pela graça do destino, Aina consegue se desvencilhar desse terror indo para a Inglaterra como presente e é rebatizada como Sarah Forbes Bonetta.

Na Inglaterra ela é colocada de lar em lar, chega a retornar para a África para estudar numa instituição missionária, volta para a Inglaterra, se apaixona, leva baldes e baldes de água fria pois não consegue decidir seu próprio destino, tem um casamento arranjado, retorna à África com o marido e falece em Portugal com tuberculose.

Sarah, ou Aina, não teve uma vida fácil. Foi privada de escolhas a vida inteira por ser tutelada da Rainha, que mandava e desmandava em sua vida, mas que também lhe deu conforto como ninguém. Ao final, mesmo tendo visto dor, perda e sofrimento desde sua infância, Sarah reconhece o amor que tem pelas pessoas e pela África, o sentimento de pertencimento.

Como disse uma outra leitora, Stephanie, num app vizinho: ?ao longo da narrativa somos confrontados com a complexidade emocional de Sarah, que, devido às experiências traumáticas dos primeiros anos de sua vida, desenvolve uma armadura que se manifesta em momentos de egocentrismo, egoísmo e insensibilidade. Esses traços, no entanto, revelam-se como defesas construídas para enfrentar sofrimentos e perdas iminentes.?

Achei o livro mto interessante por se tratar de uma história verídica. É sempre bom saber um pouquinho mais da história.

Júh ^^ 01/01/2024

Ficção histórica da melhor qualidade
O último do ano da TAG inéditos, comecei com muita preguiça já imaginando que seria mais arrastado msmo e estava certa. Custei pra passar de 100 páginas, mais fui insistindo e insistindo e chegou numa hora que a coisa engrenou. Comecei a achar até uma vibezinha meio Bridgertons, bem gostoso de acompanhar, porém sabendo de todo pano de fundo, sobre ser baseado em uma história real já sabia que as resoluções não seriam as mesmas água com açúcar dos Bridgertons.
Porém é perceptível toda a pesquisa extensa da autora e sua capacidade em encaixar muitos fatos funcionais com reais pra dar andamento na história.
Apesar do começo frenético, vamos entrando numa rotina mais previsível assim que a Sarah/Aina começa a ser a tutelada da rainha. Confesso que a personalidade da Aina me incomodava em diversas vezes, porém aos poucos fui me afeiçoando a ela e entendo que ela teve que endurecer na marra por todo sofrimento que passou, isso fez ela ser menos sensível e mais realista sobre as decisões que tomava pra si, o que dava muitas vezes a impressão de ser mimada e egocêntrica.
Esse livro me fez ir atrás de muitas informações extras, acho que toda ficção que tenta recriar uma parte história quando bem feita assim como nesse caso faz com que vamos muito além do que está na trama. Pesquisei algumas fotos da verdadeira Sarah e ela era muito linda mesmo. Pra quem tiver curiosidade também tem o filme da mulher rei que traz as guerreiras agojire sobre outra perspectiva da que é tratada no livro.
Valeu muito a pena ter feito essa leitura e foi a última do meu ano, pra mim fechei com chave de ouro.

lav 31/12/2023

Um livro de ficção histórica, entretanto, sem muitas reviravoltas ou fatos muito surpreendentes. Contudo, é um livro maravilhoso, que conta a história de uma princesa que conheceu a dor e perda desde nova, mas também conheceu o amor.
A escrita da autora é maravilhosa e a leitura flui muito bem.
Através do livro, é possível observar a crueldade da guerra de tribos no continente africano, como também a visão que os europeus possuíam/possuem sobre África ser um continente de ?bárbaros?, que devem ser evangelizados e educados, sem levar em consideração a História, cultura e língua dos povos africanos.
Excelente como no final do livro, a Aina/Sarah conseguiu aceitar suas origens e ver o local como além da dor.

Keila 30/12/2023

Uma Princesa valorosa
Último lido da Tag e último lido do ano!
Fechei as leituras de 2023 com um romance baseado na história de Sarah Forbes Boneta, uma princesa africana que se refez depois de vivenciar uma imensa tragédia.

Sarah na verdade nasceu Aina, na África, em uma aldeia. Seu nome é Aina porque nasceu com o cordão umbilical enrolado no pescoço e parece que o significado de seu nome realmente norteou toda sua vida, que não foi fácil.
Infelizmente, ainda criança, ela presenciou seus pais e irmãos serem mortos pelas guerreiras de um reino africano, com isso ela foi capturada e escravizada por um rei.
Anos depois, ela é entregue a rainha da Inglaterra como um presente diplomático de um rei negro a uma rainha branca.
No percurso até a Inglaterra ela é batizada com um nome cristão e sua perspicácia, inteligência e dons artísticos cativam a rainha, que a adota e afilia.
Ela tem uma adaptação fantástica nessa nova terra e seu crescimento e desabrochar para a adolescência e o amor são retratados na obra.
Sua busca por pertencimento, reconhecimento e identidade permeiam por sua vida, mesmo quando outros fazem escolhas para ela que mudarão seu destino para sempre.

Um livro calmo, tranquilo, sem reviravoltas, mas quando se pensa que apesar de ser permeado por ficção, ainda se trata de um romance biográfico, entende-se que conhecer a história dessa princesa é realmente enriquecedor, assim como todo pano histórico que a permeia.

@ruthlunang 30/12/2023

A outra princesa
Eu entendo quem não gostou desse livro, porque de fato a história é lenta e sem muitos acontecimentos. Mas como o livro retrata a vida de uma pessoa real, acho que a autora fez um excelente trabalho e eu amei a história.

Aprendi coisas que eu nem imaginava sobre a África, e achei muito bonita, e trágica, a vida de Aina , ou Sarah. Da pra perceber que quando ela era mais nova, ela não parecia se importar muito com a sua herança africana, e que ela queria muito ?ser inglesa?, mas no final da vida dela ela percebeu que apesar de ter sofrido muito na África, aquele era seu continente e aquele era seu povo, e que nada apagaria isso.

Fechando a última leitura de 2023 com chave de ouro.

Andrea170 29/12/2023

Doce surpresa
Mais do que romance histórico, trata-se de um romance biográfico. Narrativa fluida e encadeada da sequência de fatos que constituíram a vida de uma princesa africana tutelada da Rainha Vitória, do Reuni Unido.

Carol Luques 29/12/2023

O livro enviado pela Tag em dezembro de 2023 foi escrito por Denny S. Bryce. A história narra a biografia de Aina, uma princesa iorubá que, após uma tragédia familiar, foi escravizada. Mas, como era de uma genealogia real, foi enviada como presente para a rainha Vitória da Inglaterra e, além de ser educada nos costumes cristãos, passou a se chamar Sarah Forbes Bonetta. Narrado em primeira pessoa, o livro mostra momentos chocantes, dolorosos e como Sarah tentou superá-los apesar de sua dor e de suas perdas.
A história é muito boa e nos permite conhecer mais da colonização inglesa no continente africano. No entanto, achei a escrita da autora muito arrastada. Só consegui engrenar na leitura depois dos 50% do livro. Ainda assim, acho que vale a pena para quem gosta de narrativas históricas e biográficas.

Beatriz2029 28/12/2023

A Outra princesa
A outra princesa é um romance histórico, biográfico muito bem escrito. A leitura flui bem.
Baseado em fatos reais, conta a história da princesa Aina/Sarah, que foi escravizada e teve perdas familiares.

Sabrina Tamelini 28/12/2023

A outra princesa
Nesse livro que a TAG inédito trouxe para leitura de dezembro, conta a história de uma princesa iorubá, que as 5 anos de idade testemunhou o massacre da sua família pelas guerreiras de Daomé. A princesa Aina, que mais tarde passará a se chamar Sarah Forbes Bonetta (nome cristão dado a ela), foi poupada de um sacrifício e dada como presente a Rainha Vitória da Inglaterra.
O livro narra em primeira pessoa a biografia dessa princesa.

Steh18 28/12/2023

A Princesa Africana
Em ?A Outra Princesa?, um romance magistralmente escrito por Denny S. Bryce, mergulhamos em uma narrativa envolvente e cativante. A experiência da protagonista, Aina, também conhecida como a princesa Sarah Forbes Bonetta, é apresentada de maneira visceral, explorando momentos chocantes e dolorosos. Ao iniciar a leitura, inicialmente percebi a trama como uma obra ficcional, mas minha satisfação cresceu ao descobrir que a princesa Sarah realmente existiu e desempenhou um papel significativo na história.

Ao longo da narrativa, somos confrontados com a complexidade emocional de Sarah, que, devido às experiências traumáticas dos primeiros anos de sua vida, desenvolve uma armadura que se manifesta em momentos de egocentrismo, egoísmo e insensibilidade. Esses traços, no entanto, revelam-se como defesas construídas para enfrentar sofrimentos e perdas iminentes.

?A Outra Princesa? não apenas proporcionou uma leitura incrivelmente gratificante, mas também marcou o encerramento triunfante da minha meta de leitura para 2023. Recomendo entusiasticamente este livro a todos os amantes de história que desejam uma experiência literária enriquecedora e emocionalmente impactante.

Fabiene.Barbosa 28/12/2023

Uma princesa africana tem sua família inteira morta e é raptada e escravizada pelo rei da tribo rival. No entanto, o rei decide dá-la como presente à rainha Vitória, da Inglaterra. Dessa forma, acompanhamos as dores e as alegrias da personagem, que vive como tutelada da rainha.

Um romance histórico biográfico extremamente envolvente e didático, permitindo compreender um pouco da colonização da África pelos britânicos.

Kah Diniz 27/12/2023

Excelente forma de conhecer a historia da tutelada da rainha Vitoria, Sarah Forbes. Um enredo rico em detalhes.