A outra princesa

Denny S. Bryce
Denny S. Bryce

Resenhas - A outra princesa

Mara.Lusiane 11/03/2024

Uma princesa e sua história
É um romance histórico envolvente, sua protagonista é uma personagem forte apesar da pouca idade e que consegue seguir o seu legado como princesa longe de seus costumes e tradições.

Ithyara 10/03/2024

Mediano
Trata-se de um romance de formação de uma princesa africana, que teve uma sorte imensa após um grande desastre familiar ter ocorrido.

Sté 29/02/2024

Interessante
Um relato interessante de uma princesa escravizada, que viveu entre privilégios da coroa britânica conflitantes com o fato de que ela era preta em um período de escravidão. A forma com que a personalidade dela se molda a partir das perdas e concessões que ela é obrigada a fazer ao longo da vida é interessante, ela de uma maneira admirável vai encontrando conforto em atividades cotidianas e se dando o direito de ser mais que uma sobrevivente.

Vane 25/02/2024

Lindo
Estou apaixonada por este livro.
É muito profundo pensar que vivemos em um mundo em que há tantas histórias que somos incapazes de conhecer. Foi uma benção conhecer a história de Sarah Forbes.

O que mais me deixou incomodada foi que, a princípio, o livro não parecia ser narrado por uma criança de cinco anos. Acho que por mais amadurecimento precoce uma criança passe, nenhuma seria capaz de fazer reflexões tão sensíveis e profundas como ela. Porém, o livro foi acontecendo e tudo se encaixou perfeitamente.

Enquanto lia o livro e via as críticas do pessoal aqui dizendo sobre a leitura não prender ou o livro ser arrastado me perguntei "como seria possível isso" já que em minha experiência a leitura estava TÃO boa e envolvente (eu devorei o livro), a resposta que cheguei é: gosto. Romance histórico (descobri com a TAG e agradeço muito por isso) é uma leitura que eu aprendi a amar e que foi uma surpresa descobrir que sou apaixonada neste tema (desde "As montanhas cantam").

A escrita é linda, muito bem feita, os acontecimentos cronológicos e sem muita enrolação, só deixaram o livro mais agradável.

Foi uma experiência profunda e muito muito enriquecedora. Me aproximei da personagem e sua história, mas não só isso: pude conhecer o mundo de outra forma.

Que experiência maravilhosa. ?

Ana 24/02/2024

Leitura interessante e fluida, tanto pela narrativa de fatos históricos, envolvendo a Inglaterra e o continente africano, como pela descrição de várias fases da vida de Sarah Forbes, uma princesa africana que foi educada como inglesa. Senti falta de aprofundar alguns temas, o que acabou por deixar o livro como se estivesse faltando algo.

Dri 24/02/2024

Amei o livro, não conseguia parar de ler. É a história de uma princesa africana "dada como presente" à rainha Vitória. Não é a biografia, mas sua vida em forma de romance, provavelmente com situações e personagens criados pela autora, além das fontes históricas. A princesa Aina foi uma sobrevivente e o livro aborda de forma magistral todos os culpados pela falta de escolhas na vida dessa mulher: desde o rei de Daome até à rainha Vitória, da Inglaterra. Sensacional, uma história de vida inesquecível.

Carla.Cristine 22/02/2024

É cruel o quanto a sociedade olhou para a princesa africana e tentou a todos custo embranquece-la! Será que conseguiu?

Aline 20/02/2024

Princesa
A história real de uma princesa que foi dada de presente para uma rainha. O que difere as duas? A cor da pele.

Demir.Dener 17/02/2024

África, sempre ela.
Leitura instigante, mostrando que a vida nunca é justa.
África do final do século XIX, colônia da Inglaterra, com toda a hipocrisia do dito cristianismo, abusos da monarquia e objetificação dos pretos.
Maaaas, mesmo a vida sendo injusta, Sarah escolheu não desistir e fazer a diferença, nem que fosse para benefício próprio.

Aline 15/02/2024

Uma Princesa Africana
Adoro ficção histórica, e, por conseguinte, gostei de cara desse livro.
Contudo, ando um pouco exigente... Talvez pelos livros que tenho lido ou me interessado. Talvez pelo nível dos amigos leitores com quem compartilho impressões, dicas de leitura, e, ainda, histórias de vida.
Por isso, não coloquei esse livro dentre os favoritos (a concorrência às vezes é cruel), mas posso assegurar que a leitura é fluida. É um livro que prende a atenção do leitor.
Li ele rapidamente, mesmo considerando as pausas para enxugar as lágrimas...
E fiquei com vontade de pesquisar para saber mais sobre a curiosa história dessa princesa africana, e de suas tantas facetas.

"A Inglaterra fez parte de sua história, mas quem ela se tornou foi apesar da Inglaterra".

"Tantas vidas diferentes, perfeitas demais para imaginar e difíceis demais para ignorar. Mas o que era a vida sem dificuldades? O que era o amor sem a solidão? Quem seria eu sem meu passado? Qual seria o meu legado?"

giogio 15/02/2024

Uma história de apagamento
Meus amigos, que história.
mesmo não gostando tanto do gênero ficção histórica, esse livro conseguiu me prender e interessar pela história brilhante dessa mulher que está sendo resgatada do esquecimento faz alguns anos: a princesa Ebadó Aina, renomeada como Sarah Forbes Bonetta pelos colonizadores ingleses após ser dada de presente à rainha da Inglaterra. claro, no começo achei bastante difícil me prender à história porque achei muito irreal tudo o que uma garota de apenas 6 anos estava pensando/fazendo, mas quanto mais a história se desenrola com todas suas reviravoltas, mais interessante fica.
é uma história de bastante sofrimento, que a autora trata sem floreios porque realmente não há como amenizar o estrago da escravidão e do pensamento colonizador que ronda o europeu, mais especificamente a Inglaterra e sua eterna pegada deixada no continente africano. sobre a personagem em si, achei muito instigante como foi escrita porque existiram momentos tanto de revolta com a sua situação atual, quanto de afastamento de sua origem, o que é totalmente justificado por tudo o que ela sofreu nas mãos daqueles que agora ela tinha de conviver. um ponto deveras interessante da narrativa foram as amazonas, as guerreiras Agojie, que são retratadas na história como uma fonte de inspiração como mulheres fortes, mas que na realidade apenas matavam quem viam pela frente em reinos que eram conquistados pelo reino de Daomé, ao qual elas eram subservientes, provando que SEMPRE, principalmente em questão de guerras e conflitos, a histórias tem dois lados, e que nem sempre o que conta a história é o que está certo.

Soliguetti 15/02/2024

Uma narrativa histórica oscilante entre o fascínio e o desapontamento
"A Outra Princesa", de Denny S. Brice, oferece uma narrativa que promete mergulhar os leitores nos meandros da era vitoriana, trazendo à tona a história fascinante de Sarah Forbes Bonetta, uma princesa africana sequestrada e apresentada à Rainha Vitória como um 'presente'. No entanto, apesar do potencial envolvente dessa trama histórica, o livro deixa a desejar em diversos aspectos.

Uma das principais falhas do livro é sua narrativa modorrenta e repleta de excessos. Os eventos se desenrolam de maneira arrastada, e muitos trechos parecem desnecessariamente prolongados, contribuindo para uma leitura tediosa. Além disso, a presença de detalhes irrelevantes, como a cena na casa da Sra. Schon, onde a mesma pede que Sarah busque para ela uma xícara de chá, então é narrado todo o processo de a garota ir à cozinha solicitar o chá (pra quê?), apenas serve para adicionar 'gordura' à trama, sem contribuir significativamente para o desenvolvimento da história.

Outro aspecto problemático são os diálogos das crianças, que soam estranhamente como conversas entre adultos. Essa falta de autenticidade compromete a verossimilhança do enredo, especialmente quando se considera a idade das personagens. Ao contrário de obras como "Antes que o Café Esfrie", onde os adultos se comunicam de maneira mais infantilizada, os diálogos em "A Outra Princesa" vão ao extremo oposto e não condizem com a idade das crianças, resultando em uma experiência de leitura desconcertante.

Apesar das falhas, "A Outra Princesa" ainda oferece insights valiosos sobre a vida de Sarah Forbes Bonetta e sua jornada única na era vitoriana. A capacidade de Sarah de encantar aqueles ao seu redor, mesmo em meio a um ambiente hostil, é retratada de forma cativante. Sua inteligência e habilidades excepcionais são pontos altos do livro, destacando sua resiliência e determinação em meio às adversidades. No entanto, esses aspectos positivos não são suficientes para superar as deficiências da narrativa, deixando os leitores com uma sensação de insatisfação ao final da leitura.