A outra princesa

Denny S. Bryce

Resenhas - A outra princesa

Rafa 15/05/2024

A Outra Princesa
Baseado numa história real, o livro conta a trajetória da princesa Ebadó Aina, que posteriormente, foi renomeada como Sarah Forbes Bonetta, uma princesa africana que foi sequestrada e escravizada pelo rei de uma tribo rival. E, posteriormente dada de presente a rainha Vitória.
O livro perpassa por temas como colonização da África e Era Vitoriana, por ser narrado em primeira pessoa é evidente o trauma que Sarah sofreu na infância e como isso marcou sua vida e a visão que tinha da Inglaterra.
No geral, gostei da leitura, não conhecia a história a história de Sarah, e, embora aborde um assunto delicado, gostei de saber um pouco mais sobre essa figura histórica e a colonização da África, no entanto achei que o livro deixou um pouco a desejar no final, tendo um desfecho atropelado que poderia ter sido mais trabalhado.

Raisa.Severo 12/05/2024

Um livro sobre garra e resiliência.
Não sei se a história é baseada em fatos reais, mas ainda assim é comovente. Personagens fortes, com personalidades peculiares e um romance imprevisível. Prefiro acreditar que é uma história real.

Lohranna0 06/05/2024

Outra princesa foi um livro essencial para entender sobre outras culturas em outras épocas, muito bom!!

Du Boffo 01/05/2024

Uma história de dor e esperança ?
Eu amo quando os livros nos trazem histórias de vidas reais e, mesmo com uma pitada de ficção, eles nos transportam para um espaço-tempo de aprendizado e reflexão.
Eu não consigo imaginar a dor que a nossa princesa Sarah sentiu ao perder a sua família e principalmente ao ser dada de ?presente? para a rainha Vitória, como um simples objeto.

A época da escravatura mexe muito comigo.
Eu não consigo entender como as pessoas cometeram tantas atrocidades, e em como a humanidade foi tão desumana. O mais triste é saber que propulsionados por uma simples pessoa pública, os racistas, misóginos, homofóbicos e infinitas índoles de ódio ainda desmascaram-se nos dias atuais.
Eu sei que não estou no meu local de fala quando trato da questão racial, e inclusive sei que tenho muito a aprender ainda, mas me dói saber que houve e, ainda exista, tanto sofrimento, tanto desrespeito e tanta desigualdade. ?

Ao meu ver, essa é a grande guerra da humanidade, infelizmente.
Apenas rezo e clamo por dias melhores.
Dias onde o respeito e, acima de tudo, o amor possam falar mais alto do que qualquer outro sentimento.

Annali.Rocha 26/04/2024

?Mãe, pianista, cantora e escritora magistral?
A mulher nasceu, viveu e morreu sofrendo. Mesmo com toda a lavagem cerebral, toda a humilhação, o falso amparo e consideração, as traições, os desgostos, as perdas ela literalmente aguentou muito e ainda foi simpática.
O livro é raso? É mas como não ser? Ele é baseado no que conseguiram resgatar das vivências de uma escravizada traficara para a corte britânica pra ser missionária. Não tem como ser mais apagada social e culturalmente que isso que dirá manter dados. Exatamente pelo encanto que ela criou pela corte da rainha é que me faz acreditar que em suas cartas (que são as fontes da autora) muita coisa foi revertida e maquiada.
Mas é literalmente isso, ela não teve paz de quando nasceu até pra cair morta foi sofrido e é assustador ver que ela faleceu antes dos quarenta porque lendo, parece que ela viveu uns sessenta anos.

(spoilerzinho sobre o colar porque amei essa parte)

?? Olha só. Ainda estou com ele. Meu colar com pingente azul. Monife tocou a pedra azul enquanto eu a puxava de baixo do colarinho e, em seguida, cobriu a boca enquanto um novo fluxo de lágrimas escorreu de seus olhos. (?) ? Eu o perdi algumas vezes, mas ele sempre volta para mim.?

O colar sendo a única coisa que a ligava a sua família e às suas raizes sendo tirado dela várias vezes mas voltando no fim é uma analogia muito boa sobre a própria vida dela entre África e Europa. Entre Aina e Sarah.

Zimzalaurim 20/04/2024

A outra princesa
Primeiro livro da tag que eu leio e foi uma experiência fantástica! Gosto da ideia de livros que ainda não são conhecidos no Brasil, livros não tão famosos, mas com histórias fascinantes!
A história de sarah é incrível, cheia de perdas. Tantas perdas para alguém tão nova, tantas reviravoltas para uma vida só. E disso só se pode resultar em uma história interessante com uma personagem profunda, cheia de opiniões para à época.
Apesar de ter amado a história, acho que no livro não ela não tenha sido contemplada devidamente. Em muitas ocasiões senti falta de detalhes, com eventos tão importantes para sarah, que foram falados durante páginas e páginas sendo tratados em um parágrafo.
Mas entendi que o livro foi mais um resumo, para tornar mais acessível e espalhar sua história com mais facilidade, assim convidando o leitor a buscar mais sobre sarah, sobre os outros personagens, sobre a África e sua história.
O livro é um interessante convite para conhecermos a África, sua história e cultura. Digo por mim, que esse livro deapertou meu interesse em buscar mais sobre a princesa, sobre os outros personagens e sobre histórias africanas.
Por isso, acho lindo que no final se diga que a história de sarah pertença a África apesar da Inglaterra.

Victor Vale 28/03/2024

Fiquei feliz em conhecer a figura de Sarah Forber Bonetta, mas não gostei da forma que foi contado. Bryce na tentativa de emular Jane Austin fez um texto que achei canastrão, de grande superficialidade que dissolve a grandiosa vida da personagem real em um folhetim abobalhado. Um ponto positivo foi apresentar o machismo e o racimo daquele tempo (que perdura até hoje), mas só isso.

vicdliz 26/03/2024

Achei um livro razoável. A história é interessante, mas não me cativou tanto assim? Achei cansativo em alguns pontos, não me pegou

@mari.mdeiros 20/03/2024

O início do livro achei bem arrastado, muito tempo preso na mesma coisa e sem um apelo para continuar. Demorei bastante para conseguir engrenar na leitura.

A história é interessante, ainda mais por ser inspirado em uma história real, porém o livro detalha muito no início e em partes que poderiam ser mais elaboradas, ele corre. Não sei se passou despercebido, mas pra mim um personagem terminou sem conclusão.

Carol 19/03/2024

2/5 Não gostei
Começou bem, mas não foi uma leitura que me cativou. Não gostei da personagem principal desde o início da leitura, achei ela mimada demais, egocêntrica demais e apesar de toda a violência que acontece no início do livro, tive dificuldade para sentir empatia pela personagem. A própria reação dela à toda essa situação de violência me pareceu inverossímil (ou, ao menos, improvável) para uma criança tão pequena. E todo o desenrolar da história depois me soou forçado, chato demais, pulei várias páginas e, por muito pouco, não abandonei o livro completamente. 2 estrelas pelo início do livro que é interessante e pelo fato de ser baseado em uma história real, mas não achei bem escrito e o desenvolvimento da história ficou muito aquém da minha expectativa.

Letícia.Felix 18/03/2024

Não sei muito bem o que dizer desse livro. A personagem principal é bem complexa e inspirada em uma história real (o que me surpreendeu) e o livro aborda várias questões raciais dos anos 1800, mas senti em alguns momentos uma visão um pouco floreada das situações (provavelmente pela própria construção da personagem).

Marta 14/03/2024

“Princesa Aina. Este é o seu nome e este é o seu destino.”
Esse livro é baseado na trajetória de uma figura histórica descoberta recentemente. Com uma mente brilhante e uma vontade feroz de sobreviver, Sarah Forbes Bonetta, uma princesa africana sequestrada, é resgatada da escravidão aos sete anos e apresentada à Rainha Vitória como um "presente". Para a Rainha, a menina é um troféu exótico a ser exibido para o entretenimento da corte real e para mostrar a magnanimidade de Vitória. Sarah encanta a maioria das pessoas que conhece mesmo aquelas que a desprezariam. Sua inteligência aguçada e sua aptidão para línguas e composição musical ajudam Sarah a navegar pela era vitoriana como uma estrangeira com privilégios de conterrânea. Mas incorporado ao passado de Sarah está seu destino. Assombrada por visões de destruição e decapitações, ela busca desesperadamente um lugar, um lar do qual nunca fugirá, nunca temerá, um refúgio dos pesadelos e memórias de morte. Confesso que não gostei muito desse livro, não me senti envolvida pela personagem principal e demorei mais do que o esperado para terminar o livro. Recomendo para os que gostam de ficção histórica, personagens reais e autoria afro-americana.

Mara.Lusiane 11/03/2024

Uma princesa e sua história
É um romance histórico envolvente, sua protagonista é uma personagem forte apesar da pouca idade e que consegue seguir o seu legado como princesa longe de seus costumes e tradições.