A outra princesa

Denny S. Bryce
Denny S. Bryce

Resenhas - A outra princesa

Sara Hayasaka 13/02/2024

Sou apaixonada por romances históricos, principalmente quando são baseados em fatos reais. Ainda que seja uma narrativa que nos cause desconforto em muitos momentos, foi interessante acompanhar o posicionamento de Aina diante de uma realidade que em muitos causaria apenas revolta.

Priscila292 12/02/2024

Não me identifiquei
Recebi o livro pela TAG. Não costumo ler a respeito dos livros recebidos, ou ler a própria revista que os acompanham, antes de ler o livro. Somente depois de finaliza-lo descobri que é inspirado em uma figura real e tem um quê de biografia. Talvez por isso, não tenha me identificado com a leitura. Para mim, foi arrastada, não consegui me envolver.

Thaiza.Vianna 10/02/2024

Gosto bastante de ler ficção histórica e romances baseados em fatos ou personalidades reais, é uma excelente forma de aprendizado. O ponto positivo dessa leitura com certeza foi conhecer a respeito da princesa africana Aina, posteriormente batizada como Sarah da qual nunca tinha ouvido falar.
Acompanhamos terríveis fatos que aconteceram enquanto ela morava na África e como ela teve sua vida salva por um comandante inglês que a levou como um presente para rainha Vitória. Como é narrado em primeira pessoa, Sarah mostra o trauma que ficou de seu continente natal, enaltecendo a todo tempo a Inglaterra, a colonização, catequização e a monarquia. Soube que a autora fez uma pesquisa aprofundada para usar de base, e me pergunto se todas as fontes disponíveis não foram escritas por colonizadores, pois acredito que se a fonte fosse dos colonizados poderíamos ter pontos de vista bem diferentes. Acredito que na vida real ela deve ter sofrido bem mais preconceito e até mesmo assédio do que foi narrado.
Esperava mais dramaticidade nos momentos tristes do livro, como a maioria foram fatos reais, na minha opinião deveria ter sido mais emocionante ler tantas perdas e tristeza que aconteceram ao longo da narrativa, mas a forma que foi escrito com tanta naturalidade e logo mudando o foco, essa emoção se perdeu.
Mesmo sendo um livro mais parado, pois a autora se ateve as pesquisas, vale muito a pena ler sobre a resiliência e força de uma menina negra, princesa, que é apresentada a outra cultura e se deslumbra e se esforça para se enquadrar e se destacar na Europa.

Nilton.Savoine 10/02/2024

Uma história que nos leva a conhecer uma princesa africana que sofre com a perda trágica de sua família, porém tem uma nova chance na Inglaterra cheia de altos e baixos.

Alana 10/02/2024

Tive momentos de amo e odeio Aina/Sarah, mas, nesses momentos q a achava petulante e td o mais, me questionava: se ela fosse branca eu a estaria julgando dessa forma?
Ademais, Sarah realmente existiu na história, mas acho q, no enredo, ficaram faltando informações sobre, por exemplo, o irmao dela Dayo. Tb acho q o final foi contado meio atropelando os acontecimentos.

Rianne.Brito 09/02/2024

Incrível
Começa bem, depois fica muito triste, vc quase desiste de ler... aí vc acompanha o crescimento da personagem e se empolga?

Claudia.Correia 08/02/2024

A outra Princesa
"A Outra Princesa" é um livro baseado na história real da personagem, mas que também mistura ficção histórica e romance. Ambientado no início do século XX na África Ocidental e na Inglaterra Imperialista, o livro explora questões de identidade, família e amor em meio a um cenário de mudança social e política. A protagonista, uma princesa Iorubá, Aina e depois batizada de Sarah é forte e complexa. A história mergulha nas tensões raciais e de classe da época, oferecendo uma narrativa envolvente e reflexiva. Narrado em primeira pessoa, senti que às críticas ao colonialismo são inexistentes, mas entendo que se deve ao ponto de vista da personagem em seu contexto. As passagens na África são, do meu ponto de vista, o ponto alto da obra.

KAnia0 05/02/2024

A outra princesa
Livro bom, com trechos mais arrastados. Menina negra e africana. Ela conta a história dela no livro, na sua visão de menina.

May 05/02/2024

Interessante
Não esperava que fosse narrado em primeira pessoa e que a vida da Aina/Sarah tivesse sido da forma que foi.
Conhecemos sobre a cultura britânica, algumas passagens sobre reinos e cidades Africanas e totalmente os pensamentos, desejo e dia a dia da princesa.
Senti que houve uma amenizada na questão imperialismo dos britânicos, como se fossem bonzinhos tentando ajudar os africanos, mas como o enredo é narrado pela Sarah também entendi que é o ponto de vista dela devido a situação dela (salva por um inglês, apadrinhada da rainha, vivia no conforto), então como a vida dela era isso, foi essas opiniões que tivemos acessos.
E apesar de não haver um profundo questionamento sobre as missões cristãs na África, podemos entender alguns poucos (bem poucos) momentos de questionamento se isso seria correto.

Carolina 05/02/2024

Peculiar
Eu criei várias expectativas com o decorrer da história. Quase todas foram frustradas e isso não foi ruim. Gosto quando leituras me surpreendem positivamente.

Janaina 04/02/2024

O livro é interessante, triste toda a dor e perda que a Aina sofre enquanto na África. Mas também é decepcionante quanto aos sentimentos da Sarah em relação à África durante seu período na Europa.
Ela passa o livro inteiro exaltando a Inglaterra e a rainha, para no final ter uma passagem minúscula de como a África foi importante para a Sarah ser quem ela era, como assim?
Faltou uma crítica em relação ao apagamento da cultura, história e religioso feito pelo europeu branco salvador.