Um passo de cada vez

Um passo de cada vez Iris Figueiredo

Resenhas - Um Passo de Cada Vez

Koala Leitora 18/01/2023

Se eu me emocionei? Muito
Mari teve seu ano escolar arruinado por uma fofoca infundada e que acabou não só destruindo suas amizades como revelando que algumas pessoas não eram bem o que ela pensava, mas agora que sua banda favorita vai fazer um show na cidade tudo que ela quer é aproveitar esse momento ao lado da única pessoa que acreditou nela e ficou do seu lado, sua melhor amiga.
O show da Tempest chega em breve e para aplacar a ansiedade, Mari decide gravar vídeos sobre seu amor pela banda e postar na internet, o que ela não imaginava é que isso tomaria grandes proporções e no meio dessas proporções sua proximidade com um certo garoto de covinha.

?Se você pudesse falar tudo aquilo que tem aí dentro, será que as palavras seriam lançadas ao vento??

A relutância de Mariana em se envolver com outras pessoas é totalmente justificável, porém aqueles que estão se aproximando são justamente os que não estão nem aí para as opiniões alheias e se importam unicamente com ela, será que Mari vai saber lidar com isso e esquecer o passado?
Com um enredo apaixonante e tratando de assuntos importantes como bullying e assédio - já fica o aviso de gatilho -, essa história é mais do que um clichê adolescente, ela é um alerta para todos aqueles que ainda culpam a mulher, mesmo quando ela não tem culpa de nada.

?Acho que às vezes tentamos fazer tantas coisas grandiosas e esquecemos que o que realmente importa é o que fazemos entre os gestos grandiosos.?

Em mais uma história emocionante, digo isso por ter me emocionado muito com ?Céu sem estrelas?, Iris Figueiredo entrega mais do que promete e ainda nos presenteia com um romance fofo e delicado, dando um mega gostinho de quero mais.
Mari é a amiga que toda adolescente gostaria de ter, mas não é só isso, ela é uma personagem forte e que nos ensina a cada nova página.

Tercya 22/02/2023

Literatura jovem é sempre bom para sair de uma ressaca literária, livro ótimo de ler e bem rapidinho.

Maah Meira 17/01/2023

Comfort reading para deixar o coração quentinho
Eu tenho um apego por alguns autores, o tipo de apego que Hazel tinha por Van Houten no qual ela leria até a lista de mercado dele, um apego meu é Íris Figueiredo.

Eu já sabia que Um Passo de Cada Vez é um YA e que eu, no auge dos meus 28 anos, não iria encontrar ali tanto amor quanto eu encontrei com Céu Sem Estrelas e tudo bem.

Mesmo não sendo exatamente um livro para mim, não dá para ignorar a escrita gostosa de Íris, sem falar que a história a qual tudo gira em torno tem um tema muito comum. Afinal qual adolescente não foi louca por uma banda ou um cantor e ficou arrasada por não conseguir ir ao show?

Muito envolvente e fácil de ler, Um Passo de Cada Vez traz aquele grande dilema da maioria dos que estão pra sair do ensino médio: o que fazer da vida? E de forma bem atual traz Mari como uma influencer.

Como não pode deixar de ter, o livro também aborda assuntos bem sérios como assédio e transtorno alimentar de um jeito leve e bem fluido e deixa nítido que isso pode acontecer perto de nós com quem mais amamos e nunca nos darmos conta, e nesses horas ter por perto gente que a gente ama e nos ama faz toda diferença.

Uma das coisas que eu mais gostei foi a tranquilidade de Mari e Bernardo ao entenderem que não era pra ser e levarem numa boa, além do fato de que a irmandade entre Mari e sua irmã é para deixar o coração de qualquer um quentinho.

Um Passo de Cada Vez me fez querer abraçar minha versão adolescente, mas também me fez dar uma pausa e diminuir a velocidade da eu adulta.

O comfort reading que a gente ama, para aquecer corações e acreditar que tudo pode acontecer, mas a um passo de cada vez.

site: https://www.instagram.com/marjhorymeira/

gabrisingr 22/01/2023

legal
a escrita é legal, a história tem momentos importantes mas achei que poderia ter mais um aprofundamento

My 13/12/2022

Li em uma sentada.
Maravilhoso como tudo que a Iris escreve. Li em uma tarde, pois a escrita é muito fluida e leve. Apesar de parecer apenas mais um livro jovem bobo, não se deixe enganar, a Iris sabe muito bem levantar assuntos importantes nas suas histórias, como baixa autoestima, distúrbios alimentares e bullying.
Amei demais a história da Mari, consegui me identificar com ela em vários momentos.
Iris, se você ler isso, saiba que você é perfeita.
dranilo 16/12/2022minha estante
passadooo q ela usa aq ainsa

dranilo 16/12/2022minha estante
ainda

estanteanabia 26/11/2022

Opinião de fã conta né?
Esse livro me mostrou o quanto que eu NÃO estou pronta pra terminar o ensino médio. Foi muito bom acompanhar a história da Mariana, acompanhar os surtos de fã e agradecer em cada superação dela. Sou fã da Íris desde Céu sem estrelas e fiquei muito feliz de reencontrar meus personagens aqui.
É um livro com escrita leve mas MUITA representatividade, adoro o universo da Íris por conta disso, a leitura te prende e é leve mas aborda assuntos que devem ser falados na sociedade.
Todos devem conhecer a história de Mariana e refletir com as 300 frases que me fizeram repensar o mundo.

Sophi 16/12/2022

Muito bom!!!
Esse livro prende a atenção do leitor do início ao fim, você se sente confortável com a escrita da Iris, e entende os conflitos da Mari com o início de uma nova fase de sua vida.

Rafaela 18/02/2023

QUE LIVRO?
Nos primeiros capítulos o livro já tinha me ganhado pelo fato da Mari surtando com a tempest me representar com o bts kkkk a relação dela com a Nina é simplesmente incrível e com o Arthur nem se fala, eu amei essa leitura e em menos da metade do livro já sabia que ele seria 5 estrelas e favoritado.??

"eu estava pronta para mais aquele passo e orgulhosa de todos os outros que tinham me levado até ali."

Renata.Mieko 19/12/2022

Um livro fofo, que mostra como a adolescência é difícil quando não se tem um rede de apoio, seja de amigos ou familiares.. uma história pra aquecer o coração.

msqt.vitoria 17/03/2023

Leitura nostálgica, leve é necessária!
Editora Seguinte, 2022.
Faixa etátira indicada: a partir de 14 anos, o livro possui gatilhos relacionados a transtornos alimentares, assédio e bullying.

Mariana é uma adolescente que está no último ano do ensino médio, e talvez o mais turbulento de sua vida até agora. Com fofocas falsas espalhadas no colégio a deixando completamente sozinha nesse ambiente, além as conversas virtu com sua melhor amiga Carina o seu conforto se tornou as músicas da Tempest, sua banda favorita, e por essa razão ti muda quando a Tempest anuncia um show na sua cidade, a unica certeza de Mari é que ela não perderá essa oportunidade. E é a partir desse enredo que acompanharemos a trajetória de Mari, não só como fã da Tempest mas também no desenvolver de sua vida pessoal, enfrentando angustias e medos.

Esse livro traz um sentimento nostálgico, a leitura é leve mesmo abordando temas sensíveis que no contexto e para o público direcionado a essa obra, torna-se necessário. Indico esse livro por ser algo leve que mostra a realidade da adolescencia, com suas angustias em relação ao futuro, dramas familiares e também toda a parte boa de se apaixon ter amizades sinceras e curtir o momento sem maiores preocupações.

Raissa698 22/12/2022

Incrível!!!
A Irís mais uma vez dando um show quando escreve. Amo como ela faz com que as personagens se tornem próximos dos leitores, essa aproximação me fez ficar ansiosa e devorar o livro em um dia para saber o que ia acontecer com cada um. Um livro sem defeitos e 5 estrelas.

Kleyanne 08/01/2023

Li este livro numa LC do turista literário, no qual recebi meu livro autografado pela Autora.
É um livro bem gostoso de ler, pois estava me ajudando a relaxar de um livro um pouco mais tenso.
Sobre o livro, me fez relembrar minha adolescência, os medos e alegrias que o ensino médio me deu, a fase do vestibular e o apoio que sempre tive da minha mãe e irmãs. Bem como me deu saudades de Niterói, a cidade que amei conhecer e que quase todas as tarde passeava na praia de Icaraí, cidade do meu amigo Tadeu e que me levou pra conhecer todos os lugares legais de Niterói.
Mas como uma verdadeira paraense tomar açaí do jeito carioca é horrível?kkkkk
Vale a pena ler!

Day 05/01/2023

O livro que me conquistou em 2022
"Um passo de cada vez", escrito pela @irisfigueiredo e publicado pela @editoraseguinteoficial, é a narrativa jovem que entrou na minha lista de preferidos logo no início. Acompanhamos Mari, seus conflitos na escola, com amigos, o início de um relacionamento e, claro, a jornada para ver a sua banda favorita que, finalmente, fará um show perto dela.

Entre muita música, descobertas e crescimento, a gente vai se envolvendo com a escrita da Iris, que é incrível. É possível se ver ali, lembrar da adolescência, entender aqueles conflitos e nada parece fora do lugar.

Além disso, tem vários detalhes incríveis, como a troca de mensagens e as mensagens no fórum do fandom. Isso, além de enriquecer, tornou a experiência ainda mais imersiva, aquele universo se pareceu muito com tudo o que explorava, lia e acompanhava há alguns anos.

Recomendo demais para quem procura uma leitura jovem e para todos os jovens que me seguem!

site: https://www.instagram.com/dayescreve/

Izabeli7 02/01/2023

Sentir-se bem
Eu já tinha lido o conto "A revolta dos salgados" da Iris; mas adentrar em uma história dela de vdd foi uma experiência. Esse livro me trouxe um quentinho no coração, um sentimento de compreensão e esperança. Eu me identifiquei muito com A Mari, não só por ela ser uma protagonista gorda, mas pq eu tbm já me senti bem na escola e hj n me sinto mais. Esse livro me mostrou q uma pessoa como eu ser amada n é uma coisa inalcançável. Foi incrível ver como é bom ter pessoas q vc ama por perto. Esse livro me trouxe a sensação de casa mesmo q so pelo tempo q estive com ele em mãos. Mesmo q sutilmente esse livro me mudou e vou guardá-lo no meu coração.