Um passo de cada vez Iris Figueiredo

Resenhas - Um Passo de Cada Vez

Heloisa469 31/10/2023

Uma voz de todos os jovens
Aqui acompanhamos a história de Mari, uma garota que está cursando o último ano do ensino médio e preocupa-se em fazer o Enem. Não sabe o que quer fazer como definitivo, mas a cobrança dos pais de realizar o vestibular.
Por causa de sua paixão pela banda Tempest, sua vida se transforma, conhecendo Arthur e realizando grandes feitos que jamais pensaria ser capaz. Vítima de boatos maldosos na escola e uma melhor amiga que anda ocupada demais demais se preparando para o futuro na faculdade.
Esse livro é o que toda garota de Ensino médio precisa. Estou no 2º ano e sempre penso será que eu sei o que eu quero? Mudo de opinião constantemente, além de estar angustiada por precisar fazer o Enem nesse domingo ?
Mari é tudo o que eu passei e estou passando, não pude julgar nenhuma decisão dela, pois me via naquilo. Aquela história de acharmos que temos de enfrentar todos nossos problemas sozinhas e tentar manter os pais distantes de nossos problemas, passo por isso constantemente. Acho que ?Um passo de cada vez? tornou-se uma voz da qual eu tento silenciar, é o cotidiano de milhões de jovens brasileiros que as vezes só querem parar de se preocupar e viver o que gosta. Nem todos conseguem, mas todos deveriam tentar??

Koala Leitora 18/01/2023

Se eu me emocionei? Muito
Mari teve seu ano escolar arruinado por uma fofoca infundada e que acabou não só destruindo suas amizades como revelando que algumas pessoas não eram bem o que ela pensava, mas agora que sua banda favorita vai fazer um show na cidade tudo que ela quer é aproveitar esse momento ao lado da única pessoa que acreditou nela e ficou do seu lado, sua melhor amiga.
O show da Tempest chega em breve e para aplacar a ansiedade, Mari decide gravar vídeos sobre seu amor pela banda e postar na internet, o que ela não imaginava é que isso tomaria grandes proporções e no meio dessas proporções sua proximidade com um certo garoto de covinha.

?Se você pudesse falar tudo aquilo que tem aí dentro, será que as palavras seriam lançadas ao vento??

A relutância de Mariana em se envolver com outras pessoas é totalmente justificável, porém aqueles que estão se aproximando são justamente os que não estão nem aí para as opiniões alheias e se importam unicamente com ela, será que Mari vai saber lidar com isso e esquecer o passado?
Com um enredo apaixonante e tratando de assuntos importantes como bullying e assédio - já fica o aviso de gatilho -, essa história é mais do que um clichê adolescente, ela é um alerta para todos aqueles que ainda culpam a mulher, mesmo quando ela não tem culpa de nada.

?Acho que às vezes tentamos fazer tantas coisas grandiosas e esquecemos que o que realmente importa é o que fazemos entre os gestos grandiosos.?

Em mais uma história emocionante, digo isso por ter me emocionado muito com ?Céu sem estrelas?, Iris Figueiredo entrega mais do que promete e ainda nos presenteia com um romance fofo e delicado, dando um mega gostinho de quero mais.
Mari é a amiga que toda adolescente gostaria de ter, mas não é só isso, ela é uma personagem forte e que nos ensina a cada nova página.

Elizajales 15/03/2024

Um passo de cada vez é um misto entre assuntos sérios, dolorosos, e uma boa história de fã. Incrivelmente a autora consegue tratar tudo muito bem. Gosto muito da escrita de iris e acredito que esse seja o meu livro favorito dela.

Alice 04/12/2023

Um passo de cada vez
Tipo, eu gostei, achei um livro muito bom, gostei dos temas abordados (bullying, difamar mentira, confiança, amizade, coragem e as dificuldades q os estudantes encontram nas escolas). Só q, mesmo com isso, parece q falta uma coisa, falta um plot, uma revelação, uma reviravolta.
É só isso q acho q tinha q falar. Se vc quiser, leia, é bom.

leitora_surtada 20/12/2023

"- Será que alguém vira adulto de verdade?"
Gostei da história, apesar de achar o romance muito água com açúcar e os personagens um pouco rasos - parece que 90% da personalidade da protagonista se resume a ser fã da Tempest -, além de não ter me identificado com nenhum deles.

Por outro lado, amei que os estresses com os vestibulares foram abordados, pq é só nisso que a gente ouve falar quando está no ensino médio.
Acho que as pessoas precisam ser um pouco mais compreensivas com o fato de que, aos 18 anos, nem todo mundo sabe oq quer fazer pro resto da vida.

Enfim, o livro é bom, mas não sei se lerei outra vez.

Thais 26/01/2023

Esse livro faz você repensar se realmente tudo que está acontecendo com você é porquê de alguma forma você mereça, sendo que na verdade a vida as vezes é injusta com você. E que quando você realmente consegue vê que o que fizeram com você não está certo, descobre que sim você pode encontrar a felicidade e desfruta-la, que não tem que ter medo do futuro, mesmo que ele pareça tão distante.

Melooluiz 24/08/2023

Um passo de cada vez
Depois de tanto tempo sem conseguir ler um livro completo, finalmente um conseguiu me prender a todos os acontecimentos. A leitura foi rápida, aconchegante e condizente com minhas opiniões.
Ao longo da história tive cada vez mais vontade de descobrir os próximos acontecimentos e de acompanhar cada aprendizado novo dos personagens.

Angelo.Solace 16/01/2023

Um Passo de Cada Vez não foi exatamente o que eu esperava, mas eu digo isso da melhor maneira possível; foi minha primeira leitura do ano, e acho que eu não podia começar com um livro melhor

A leitura foi muito boa e leve, aquela você começa a ler e quando percebe já passou capítulos em poucos minutos, te prende rápido

Eu gostei bastante, não diria que é algo muito surpreendente ou que vai te mudar pra sempre, mas é uma história boa que aborda certos assuntos importantes (apesar de eu achar que poderia ter se aprofundado melhor em algumas coisas, principalmente na história da Nina), mas me fez prender muitoo, eu me sentia como se tivesse na história, a cena do show me fazia sentir como se eu estive lá vendo a banda com ela!!

Se você quer uma história leve e rápida de ler (+/- 250 páginas), que te prende bem, com um romance bem bonitinho e uma história de superação, eu recomendo muito mesmo, li esse livro com o Turista Literário então veio assinado, o que me deixou muito feliz porque já estou indo atrás dos outros trabalhos da autora pra ler

Stringkah 07/02/2023

A banda Tempest que a Mari é apaixonada me fez lembrar que eu sou muito apegada a Chase atlantic e que nos momentos mais difíceis eles estavam lá e suas músicas não me deixaram sozinha, assim como a Tempest é pra Mari. A questão da amizade que a Iris trata no livro é simplesmente incrível e os assuntos abordados no livro são tratados com muito cuidado e ela sempre reforça que você não está ali sozinho(a). A escrita dessa mulher é um absurdo, eu literalmente engoli esse livro em menos de três dias de tão gostosinha que é a leitura.

Dk 23/02/2024

Iris tem uma capacidade incrível de escrever adolescentes que lidam com sofrimentos e traumas sem focar somente neste lado ou no lado em que são apenas seres humanos em constante aprendizagem.
Os personagens são sempre convincentes e a trama é envolvente ao ponto de quando terminar você sentir como se tivesse acompanhado episódios da vida de pessoas reais.
Essa história em específico vai tocar o coração de quem já passou pela experiência de acompanhar um artista na adolescência, e pela experiência de compartilhar isso com pessoas desconhecidas mas com essa paixão em comum. É quase nostálgico. Eu espero que todo mundo curta o tanto que eu curti. Ela é uma das minhas autoras favoritas do gênero no Brasil ??

Juleah 30/10/2023

Acabou comigo.
Que livro!

Quando eu escolhi ler esse livro por achar que seria bem uma vibe romance adolescente que parece aquela fanfic gostosa de ler, não esperava que fosse receber tudo que recebi.

O livro aborda MUITO os aspectos do fim da adolescência e a pressão que sofremos com a escolha do "o que vou fazer para o resto da vida". Fala também sobre assuntos sensíveis, como o assédio e problemas familiares e alimentares. Mas também fala sobre amor e amizade.

Tem algumas coisas que eu senti que deixou a desejar, mas minha experiência de leitura (que incluiu choro do início ao fim) foi tão boa que deixei passar.

Esse é com certeza um livro que eu recomendo. É uma leitura divertida, mas com certeza aborda assuntos que precisamos falar mais sobre.

Yuuki 16/04/2023

Que livro doce!
A história trata de assuntos muito sérios de forma suave e consciente.
Acredito que eu estava muito na vibe de um livro leve e esta leitura foi perfeita pra isso.
Eu sinto que passei por situações muito parecidas durante o ensino médio e senti na pele exatamente a sensação de não estar confortável na escola para finalizar o ensino médio, graças a deus eu tive muito apoio familiar e da escola também, então esse livro se mostrou muito acolhedor pra mim.
Os temas de vestibular e Enem encaixaram como uma luva, eu tive muita dificuldade em escolher o curso que queria fazer e jamais imaginaria que estaria onde estou hoje.
De maneira geral acho que gostaria de ter lido esse livro antes, acho que me identificaria mais na época da escola, mas não deixou de ser uma leitura agradável e com um toque nostálgico, fora que adoro um romancesinho bobo e uma boa história de amizade.

Janina1 13/08/2023

Um Passo de Cada Vez
Acho que esse livro deve resumir a adolescência da maior parte das pessoas.
Ler esse livro foi como ler um diário, sobre a frustração com ?amigos?, ex-namorados, amizades, incerteza sobre o futuro, amor a sua banda favorita?

Mariana113 11/11/2023

Um passo de cada vez
Esse foi definitivamente o momento certo para ler esse livro. Peguei um carinho especial pela Mari, poque eu entendo ela e entendo toda essa pressão que está sendo o fim do ensino médio e o completo desespero de não saber o que quer da vida, e de quebra o sentimento de não querer desapontar nossa família. Dei quatro estrelas porque o início e meio parado, mas depois o livro melhora muito e você não consegue parar de ler.
Amei muito e acho que foi o livro que mais teve marcações ?