Um passo de cada vez

Um passo de cada vez Iris Figueiredo

Resenhas - Um Passo de Cada Vez

MãeLiteratura 01/12/2022

Delícia de livro!
Que delícia de livro! Eu precisava exatamente deste tipo de leitura hoje. Leve, fluido e envolvente.

Mari é uma jovem de 17 anos às voltas com Enem, vestibular, último ano do colégio, formatura. Tem que lidar com seus colegas, após uma situação difícil e absurda.

Ainda bem que tem show da Tempest, banda preferida dela e da sua amiga Nina. Para completar, aparece um gatinho dono de uma covinha única para mexer com o coração da nossa amiga!

A autora consegue trabalhar temas complicados, como distúrbios alimentares e assédio, de uma forma sensível.

Eu adorei a escrita da Iris. Ela já estava no meu radar e a oportunidade da leitura chegou junto com o convite para participar da Cabine de leitura da Editora Seguinte.

Devorei o livro em um dia e meio. Foi uma das leituras mais gostosas dos últimos tempos.

Li a versão em e-book disponibilizada para os parceiros da Companhia das Letras, pela Plataforma @netgalley. Recomendo muito.

site: https://www.maeliteratura.com/2022/12/resenha-um-passo-de-cada-vez-iris.html

Thamis 15/09/2023

Gostei
A história é bem fluída
Se trata de um romance adolescente mas que fala de assuntos muito importantes, so mao gostei mais pq nao tive identificação pela idade mesmo
Mas adolescentes, leiam que é bom

Mia Fernandes 04/10/2023

Na onda da marinando
"Às vezes, só queremos ter a sensação de que alguém entende a gente. E a música do Tempest me fez sentir que era compreendida, que eu pertencia a algum lugar, e isso quando eu mais precisei."

Meu primeiro contato com a autora, e foi uma grata surpresa. O livro veio ano passado, pelo clube da Turista.

Um passo de cada vez consegue falar com o seu público, numa linguagem atual e compreensiva. Aborda os temas como bullying, distúrbios alimentares, relação familiar e amizades. A cereja do bolo pra mim foi a relação da protagonista, Marina, com a banda Tempest. Como também sou fã de banda, me identifiquei com a Marinando, em que tal como ela, encontrei a salvação, a compreensão nas músicas.

Vemos a evolução da protagonista, todas as tempestades que está passando, não só por estar no último ano do ensino médio, tendo o Enem e o futuro pra definir, como também sofrendo bullying e assédio por seus colegas de classe.

Mari, que era expansiva, depois do trauma sofrido, se fechou para o mundo e sua família. Suas válvulas de escape era a banda Tempest e sua amiga, Nina.

Acompanhar seu sofrimento, o seu amor pelo grupo musical, e sua interação no mundo virtual, foi fácil criar empatia por ela e suas situações.

Um passo de cada vez deveria ser leitura obrigatória. Para todo adolescente e para os pais, entenderem o mundo dos seus filhos.

Xoxo
Mia fernandes

bia_zouzaaa 01/02/2023

?íris, eu terminei o livro.
Ele é perfeito na medida certa, me via em muitos momentos ao decorrer do livro, assim como em céu sem estrelas (que é o meu livro favorito). Eu gosto muito da sua escrita e de como eu não consigo parar de ler até terminar o livro.
E muito obrigada, por tratar de assuntos importantes da forma que você escreve?

eu mandei esse breve texto na dm do instagram da escritora desse livro, ele se tornou muito especial e importante para mim, espero que você possa ler ele alguma vez, não vai se arrepender !

bela 17/11/2023

Um Passo de Cada Vez
Que livro! Achei ele tão divertido e gostoso de ler que acabei lendo em um único dia. Bem clichê, mas na medida certa.

Eu adorei todos os personagens, achei que todos eles eram muito verdadeiros a essência deles, e não saía muito da realidade. Eu, vivendo o terceiro ano do ensino médio ainda, posso contestar que coisas desse gênero acontecem sim!

Eu amei toda a parte da história envolvendo a banda, me senti lendo uma espécie de Daisy Jones toda vez que via as matérias e manchetes! Outro livro que eu senti muito a presença aqui foi os livros da Clara Alves, mas claro que não os livros não são iguais nem de longe, só parecidos na diagramação.

A única coisa que eu senti falta foi um desfecho para o canal dela. Claro que a gente pode imaginar e deixar nas entrelinhas, mas queria ver a Mari ficando famosa!! Enfim, nada que atrapalhe a leitura ou que tenha me deixado chateada, só penso em um adicional que seria legal colocar.

É um livro leve, fofo e calminho, da pra ler ele em uma tarde de descanso sem problemas algum, e sem arrependimentos. Recomendo.

Rafael 02/05/2023

"– Acho que às vezes tentamos fazer tantas coisas grandiosas e esquecemos que o que realmente importa é o que fazemos entre os gestos grandiosos."
Gatilhos: Bullying, assédio e distúrbios alimentares.

Gostei muito de Mari. Ela é uma personagem fácil de se identificar, principalmente se você já foi um adolescente fã de algo. Aliás, esse plot é ótimo; foi legal ver como Iris o desenvolveu de uma forma “pé no chão” e real, sem certos clichês que por mais que engraçados, sabemos que dificilmente aconteceriam na vida real. Os demais personagens também têm sua importância para o crescimento pessoal de Mari, mas destaco sua relação com a irmã, Melissa, e o cunhado. Certa sequência com os três foi muito fofa.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Iris, e com certeza não vai ser o último. Ela tem uma narrativa muito fluída, por isso os capítulos passam voando, mesmo que a história trate de muitos assuntos pesados. Um Passo de Cada Vez é uma leitura perfeita para sair da ressaca, mas nem por isso deixa de ser um livro que trata de temas necessários.

Nathasha.Araujo 26/01/2023

As incertezas da adolescência
Esse é o primeiro livro da Iris Figueiredo que eu leio e eu ameii esse meu primeiro contato com a um livro da Iris.
Eu amoo livro nacional e esse realmente é muito bom, muito rápido e fácil de ler, e é muito fluido, você devora muito rápido esse livro e com certeza você vai amar a história.
Adorei essa história, achei muito verdadeira e mostrou uma adolescência bem real e nua e crua e mostrou que é normal você não saber o que quer fazer pelo resto da vida. Eu gostei muito a Mari, gostei que mostrou muito dos problemas de adolescência dela, gostei da Nina e amei muito o Arthur, eu achei ele um fofo demais, eu também gostei muito da irmã da Mari, a Melissa.
Essa história não é sobre uma garota que vai no show da sua banda favorita (por mais que tenha isso) essa história é mais sobre os problemas da adolescência, as incertezas da vida e que você não precisa correr pra querer tudo na vida e sim pode ir com um passo de cada vez.

Sofia Meneghel 24/02/2024

Literatura adolescente na medida certa
Amo tudo que a querida da Iris Figueiredo escreve, e esse livro não foi diferente. No começo eu desanimei um pouco, pois não conseguia ver um bom futuro para o enredo. Porém, conforme certas informações são reveladas, a história toma um rumo bastante maduro.

Passei por situações parecidas durante o final do meu Ensino Médio, e enquanto lia só conseguia pensar o quão bom teria sido se eu tivesse lido esse livro cinco anos atrás.

"Às vezes eu sentia que amadurecer era colecionar frustrações, mas não queria acreditar nisso. Não podia ser assim."

Biblioteca Álvaro Guerra 08/05/2023

Colegas de escola espalharam boatos horríveis sobre ela e sua reputação foi arruinada. Para piorar, sua melhor amiga Nina mudou de escola, e Mari está se sentindo mais sozinha do que nunca. A única coisa que a mantém feliz são as músicas do Tempest, sua banda preferida que está prestes a fazer um show em Niterói, e ela decide fazer de tudo para viver esse momento e compartilhá-lo com outros fãs. Através da música, acaba se aproximando de um garoto charmoso, que tem uma covinha sempre que sorri. Enquanto isso, os vídeos que posta na internet ganham cada vez mais visualizações e comentários, provando que Mari consegue muito bem se comunicar e se conectar com as pessoas basta que estejam dispostas a ouvir o que ela tem a dizer.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788555342264

Ana 25/07/2023

"Tinha atravessado o pior da tempestade "
Como um carinho de fã pode se transformar em tantas coisas em, muitas descobertas e diversões. O livro é repleto de lições, abordagem de temas muito importantes, me deu um sentimento de acolhimento em muitas partes. Cita muito toda a pressão que colocam na validação acadêmica, para descobrir a vida toda, demonstra o quanto é importante ter cuidado absurdo com isso também, o quantoas vezes só precisamos de nossas fontes de apoio.
Que romance lindooooo, com muita confiança e segurança construinda a partir do tempo.

"Duas partes que juntas se tornavam melhor."
"Mas talvez um certo garoto de covinha estivesse ocupando mais espaço na minha mente do que deveria."
"Mas me encontrou e é isso que importa."

myreadingplaylist 23/12/2022

De aquecer o coração
Um livro extremamente doce sobre amizades, recomeços e, é claro, sobre ser fangirl. Amei a escrita da autora, é leve e imersiva e trata com delicadeza até os temas mais pesados abordados. Adorei os personagens, principalmente a Mari e a Nina, que são um exemplo de amizade e cumplicidade em todos os momentos.
Recomendo demais a leitura, é bem rápida, e e vai te fazer ficar com o coração quentinho!

Jana 07/06/2023

Só leiam!PELO AMOR DE DEUS
Sério como eu queria ter lido esse livro antes de me formar no ensino médio,acho que deveria ser leitura obrigadoria,pq ele fala como é a cabeça e a vida de um adolescente de ensino médio preste a fazer Enem,se formar e decidir o que quer da vida,A Mari nossa protagonista mostra isso e ao longo do livro como ela evoluiu não só com assuntos de escola,com tudo na sua vida.Não sei mais o que falar mas simplesmente leiam esse livro juro que não vão se arrepender(obs:é o primeiro livro nacional que eu gostei,e eu nem sabia desse livro comprei pq tava em promoção),mas valeu super apena

Gian.Bettinhausen 30/11/2022

Mesmo na escuridão, há esperança...
Esse é um daqueles livros que você termina com o coração quente. Em tempos onde não sabemos qual o próximo passo, ler uma história com toques e mais toques de esperança como essa, faz com que tenhamos chances de ver um futuro cada vez melhor.
É difícil falar sobre ele sem dar spoilers, então vou me ater a dizer: você vai se ver representado aqui de tantas formas, que em alguns momentos vai acabar confundindo se não é a sua própria história sendo representada.
Iris mais uma vez mostra a força de sua voz em meio a literatura nacional!

Douglas 29/05/2024

Um livro de mil passos de qualidade.
Troquei o livro no sebo mesmo sabendo nada do livro e que boa surpresa, já agrada no primeiro capítulo na escrita envolvente, bem construída e equilibrado. Desde os personagens reais, vemos que a escritora sabe criar e conduzir a trama com maestria e tudo vai encaminhando a cada passo.
Gostei de tudo no livro, não encontrei nenhum erro ou sinta que faltou algo ou teve excessos. O livro é aconchegante e perfeito para ler no ônibus, metrô ou em uma viagem.