Um passo de cada vez

Um passo de cada vez Iris Figueiredo

Resenhas - Um Passo de Cada Vez

@bonecaliteraria 20/01/2023

Que livro necessário, lindo e com uma adolescente que vai te fazer chorar e rir ao mesmo tempo, um livro pra todos lerem. ??

gabrisingr 22/01/2023

legal
a escrita é legal, a história tem momentos importantes mas achei que poderia ter mais um aprofundamento

Rafaela 18/02/2023

QUE LIVRO?
Nos primeiros capítulos o livro já tinha me ganhado pelo fato da Mari surtando com a tempest me representar com o bts kkkk a relação dela com a Nina é simplesmente incrível e com o Arthur nem se fala, eu amei essa leitura e em menos da metade do livro já sabia que ele seria 5 estrelas e favoritado.??

"eu estava pronta para mais aquele passo e orgulhosa de todos os outros que tinham me levado até ali."

Tercya 22/02/2023

Literatura jovem é sempre bom para sair de uma ressaca literária, livro ótimo de ler e bem rapidinho.

msqt.vitoria 17/03/2023

Leitura nostálgica, leve é necessária!
Editora Seguinte, 2022.
Faixa etátira indicada: a partir de 14 anos, o livro possui gatilhos relacionados a transtornos alimentares, assédio e bullying.

Mariana é uma adolescente que está no último ano do ensino médio, e talvez o mais turbulento de sua vida até agora. Com fofocas falsas espalhadas no colégio a deixando completamente sozinha nesse ambiente, além as conversas virtu com sua melhor amiga Carina o seu conforto se tornou as músicas da Tempest, sua banda favorita, e por essa razão ti muda quando a Tempest anuncia um show na sua cidade, a unica certeza de Mari é que ela não perderá essa oportunidade. E é a partir desse enredo que acompanharemos a trajetória de Mari, não só como fã da Tempest mas também no desenvolver de sua vida pessoal, enfrentando angustias e medos.

Esse livro traz um sentimento nostálgico, a leitura é leve mesmo abordando temas sensíveis que no contexto e para o público direcionado a essa obra, torna-se necessário. Indico esse livro por ser algo leve que mostra a realidade da adolescencia, com suas angustias em relação ao futuro, dramas familiares e também toda a parte boa de se apaixon ter amizades sinceras e curtir o momento sem maiores preocupações.

Gabriel 25/07/2023

Vamos lá, que livro bom, né? Me tocou muito a maneira que a Mariana se descobre uma boa comunicadora, apenas gravando e falando daquilo que gosta como se estivesse conversando com um amigo, é bem familiar ;) , as indecisões sobre o futuro, o medo de crescer, as duvidas sobre o que vai ser a vida da escola para frente, novamente, muito familiar.
O Arthur chega para mostrar que a vida é nada mais que um dia pós o outro, um passo de cada vez, sempre! Seguir e respeitar o seu próprio ritmo é deveras importante.
Dona Iris Figueiredo sobre tratar de temas delicados com uma sutileza necessária, incrível, de verdade. :)
Talvez o fato de ter ocorrido muita identificação pesou na minha avaliação, é exatamente aquilo que gosto de ler.
Algumas boas amizades e música, podem trazer uma leveza absurda.

"pensei que era um vídeo de receita de marinada"

Anna Beatriz 07/08/2023

Um abraço quentinho e marinadas
Certos livros são escritos para serem como um abraço no leitor; "Um passo de cada vez" é um desses livros. Tenho certeza de que meu último ano no Ensino Médio teria sido um pouco melhor se eu tivesse a companhia dessa leitura e, de um modo geral, de todos os livros da Iris. ???

Dara Mendes 01/09/2023

????
Poderia ter um melhor desenvolvimento, mas até que dá pra passar o tempo e relevar alguns pontos. Leitura bem fluida!

Laís 27/11/2023

Clichê adolescente na medida certa
Adorei os personagens e a construção em volta deles, por se passar no último ano do ensino médio e todas as tensões de adolescente tentando descobrir o que quer da vida.

Os temas mais pesados como bullying, assédio e transtorno alimentar, foram tratados com delicadeza e leveza pela autora (assim como ela fez em Céu sem Estrelas).

Leitura fácil e rápida. Recomendo.

Mariana113 09/12/2023

Gostosinho
Fui com muitas expectativas pra esse livro, inclusive esperava favoritar. Não aconteceu como esperado, mas ainda continua sendo um livro bom. Esperava me identificar mais com a Mari, mas no fim me identifiquei com mais com a Nina. Meus personagens preferidos desse livro foram a Melissa, irmã da Mari e a Nina.
Uma das coisas que mais gostei no livro foi o desenvolvimento da amizade entre a Mel e a Mari, que para mim foi uma das melhores coisas do livro, super bem desenvolvido e conseguimos perceber claramente a diferença entre o começo e o fim do livro. O desenvolvimento da família da Mari como um todo também foi super caprichado. Achei que o livro teria mais foco na amizade entre a Nina e a Mari, mas não teve tanto, era mais cada um por si, senti uma aproximação mais nos últimos 3 capítulos do livro, de resto achei que foi um tópico abordado por cima, sem muito foco.
A relação dela com o Arthur e fofa, mas também não sinto um desenvolvimento muito amplo, mas ainda sim amei demais e ficava com sorrisinhos enquanto lia as conversas deles. Em relação à banda Tempest, não conseguia sentir a empolgação dela e de sua amiga, acho que, principalmente, porque não tenho nenhuma banda ou cantor preferido ou que seja apaixonada, por isso não sentia a euforia da Mari. Não me apeguei aos integrantes da banda, inclusive nem decorei o nome de todos, e achei que teria algum "final" pro Saulo e pro Deco, e pra minha tristeza não teve, mas na minha cabeça eles estão juntos.
Em resumo é um bom livro, gostoso, curtinho e pra quem tem alguma paixão por banda vai adorar, o livro aborda temáticas sensíveis de maneira leve e delicada. Recomendo!!

Ketlyn christyna 11/12/2023

Gostei do livro a Iris tem a escrita bem leve e fluida de ler.

Sei q não era o foco do livro mas queria que tivesse mais sobre o romance da Marina com o Arthur

Alice 26/12/2023

Confortavél
Um livro muito legal, gostei bastante de ver sobre a história da Mari, só fico um pouco triste que a mior parte dos romances brasileiros que leio, sempre o passado traumatico da personagem é sempre muito semelhante entre eles, e com esse não foi diferente, sei que é um tópico importante e que deve ser tratado, mas sinceramente não consigo me relacionar com isso, mas fora isso ameeeei o livro e os personagens.

Douglas | @estacaoimaginaria 27/12/2023

Divertido, leve e corajoso
Amei ler esse livro, especialmente por ser uma ficção brasileira. A autora traz uma leitura bastante dinâmica e fluída, uma leitura gostosa do início ao fim, que dá prazer em ler e faz com as coisas se desenvolvam rapidamente. Temos ótimos diálogos, uma trama instigante que envolve questões importantes como a coragem, a amizade e o amor.

E a abordagem sobre a questão da banda preferida de Mari é incrível. Exatamente porque a autora consegue fazer com que os leitores se sintam representados pelo seu amor por suas bandas preferidas. Óbvio que falo por mim mesmo, mas acho que é um sentimento que contagia todo leitor.

Um romance leve, divertido e ótimo para sair da ressaca literária.