Nos olhos de quem vê

Nos olhos de quem vê Helô D'Angelo

Resenhas - Nos olhos de quem vê

Ceginara 12/02/2024

Uma HQ que nos convida a olhar para dentro e nos amar como somos
A HQ “Nos olhos de quem vê” é uma obra que levanta temas pertinentes ao universo feminino, como autoimagem, autoaceitação e autoestima. A autora mostra, de forma sensível e desnuda, os dilemas que as mulheres enfrentam ao longo da vida, submetidas ao julgamento de padrões estéticos irreais e a estereótipos que subjugam sua real beleza e felicidade.

Com desenhos de traço delicado e preciso, acompanhamos as diferentes fases de uma personagem, em que seu corpo, estilo e história são julgados nas situações mais banais e cotidianas, trazendo angústia, insegurança e frustrações diante de seus desejos e sonhos, revelando a complexidade e a diversidade do ser mulher.

A HQ é uma obra primordial e certeira em seus questionamentos, capaz de nos fazer refletir sobre como nos posicionamos diante da crueldade de perspectivas que podem ser inclusive as nossas. Helô D’Angelo nos convida a enxergar o que há dentro e nos amar como somos, sem nos compararmos ou nos moldarmos aos padrões impostos pela sociedade.

Mais que imperdível, essa HQ precisa ser lida por todas as mulheres que buscam se conhecer melhor, libertando-se do ponto de vista do outro para se aceitar e amar sem reservas. É uma leitura que nos inspira, emociona e transforma.

Mônica 12/02/2024

Identificável
Concordo com a Maqui quando ela diz em seu texto de prefácio que esse livro não deveria existir, pois em um mundo ideal as pessoas seriam livres de verdade para serem como são, sem julgamentos alheios.
Mas que bom que existe o livro da Helô para ajudar outras mulheres a se enxergarem e não precisarem passar pelo que tanta gente já passou para encontrar a autoaceitação.

Através da sua história, Helô nos mostra como é o relacionamento com seu próprio corpo. Seu histórico com seu peso, cabelo, pelos, manchas, peitos e tudo mais que não deveria ser um problema, mas que, na visão dela, é (ou foi).

A leitura é leve, rápida e muito identificável. Sendo uma mulher, impossível não ter se identificado com pelo menos um dos questionamentos que ela trouxe, se não todos. Infelizmente.

Que a leitura te traga autoconfiança e autoconhecimento para identificar que o que achamos ser problemas, não são. E que você comece a se ver como deveria: completamente normal.

Vitoria 07/02/2024

Sociedade
Acho que o maior aprendizado que tirei deste livro foi o quanto, se nos submetermos, pois somos capazes de nos equipar somente de coisas que nos fazem bem (depois de muito esforço mental e algumas sessões de terapia) o quanto a sociedade tem um papel crucial na nossa construção de imagem, na nossa aceitação, nos nossos desejos, e o quanto tudo isso impõe um peso sobre mulheres tão jovens que se cobram tantas coisas sem a mínima necessidade. Com certeza temos dores distintas mas com o mesmo peso no final, mágoas por pensamentos intrusivos e obsessivos sobre nós mesmas?O livro inteiro diz: SE AME.

Sandra 02/02/2024

Uma reflexão sobre a aceitação pessoal e os padrões estéticos impostos às mulheres em uma sociedade misógina.

thelondonriver 30/01/2024

Livro que muitas mulheres e pessoas queer com certeza vão ler e se identificar bastante.
Achei a arte bem bonitinha e fofa, a escrita achei simples, meio nada demais, mas como é um quadrinho o foco acaba não sendo só a escrita, e sim o conjunto disso com os desenhos.
Hoje em dia não é do tipo de livro que muda significativamente alguma coisa minha vida, no sentido de que o que ela descreve ali, as fases de amadurecimento e aceitação eu já passei, mas acho sempre válido relembrar e foi uma leitura tranquila e agradável

Isa 10/01/2024

É um história em quadrinhos onde a personagem principal, a autora, expõe seus maiores medos com seu corpo desde que era nova e o porquê eles existiam.

Um livro que mostra como a opinião das pessoas podem nos ferir profundamente e que é difícil lutar contra essas feridas durante sua vida e muitas vezes não conseguimos

Além disso, mostra como o mundo é cruel para as mulheres, existindo um padrão sempre inalcançável, nem muito disso e nem pouco daquilo, o "perfeito" quê não existe.

Uma ótima história pra se entender e perceber que nosso corpo deve aer observado com carinho, mesmo que não fomos ensinadas a fazer isso.

Lud_Capera 02/01/2024

Nos olhos de quem se vê
é um livro para qualquer adolescente se sentir bem com o seu corpo independente de como ele seja, com manchas ou sem, com rugas ou sem, com gordurinhas aparentes ou até sendo magra, independente de como ele seja temos que aprender a nós amar se sentir bem.
É um ótimo livro eu amei! ?

Nathalia924 30/12/2023

Perfeito
Simplesmente perfeito. Um livro que te acolhe e te cativa, quando percebe já está se reconhecendo na própria personagem

vick 29/12/2023

Uma boa reflexão sobre como vemos o nosso corpo e como é de interesse da sociedade que a gente se dobre as vontades da mesma.

Nunih 28/12/2023

A história de todas nós
Acompanho a Helô tem anos, grande fã da sua arte e da maneira como ela coloca em quadrinhos os mais diversos assuntos, de política a autoaceitação.

Esse livro em específico mexe lá no fundo da alma. Em cada página eu me vi, se não exatamente como ela, em alguma situação parecida. Até mesmo na mãe dela eu vi a minha própria mãe.

Senti como se estivesse tendo um papo de amiga, um papo íntimo, cheio de sentimentos e emoções a flor da pele. Com choro e riso, com um abraço de conforto na despedida.

Use esse livro pra conversar com vc mesma, repensar seu amor, sua aceitação, e principalmente o porquê nos preocupamos tanto com tanta coisa que não faz a menor diferença na vida.

Leiam, releiam e espalhem por aí! Todo mundo precisa ler!

Cilene 26/12/2023

O leveza de ser única.
O livro convida a reflexão sobre a aceitação e celebração das transformações naturais do corpo com uma atmosfera de diversão e leveza.
O importante é se aceitar sem fazer cobranças a si próprio para caber nas expectativas dos outros.
Permita se dar carinho, se aceitar e tudo fica mais leve.

Suzana 16/12/2023

Nos olhos de quem lê
Aquela leitura necessária que vai fazer vc repensar atitudes sobre você e seu corpo. Um livro para todas as mulheres e para os homens também.

Contém ironia, humor, reflexão e muito mais!

Kailany 15/12/2023

Amor????
?"Se simplesmente NÃO existissem revistas e filmes mostrando peitos eternamente redondos e empinados, VOCÊ acharia seus peitos "caídos" esquisitos?"?

Que autora genial, incrível e maravilhosa, o meu pecado foi não ter lido esse livro antes. Que ensinamentos grandes esse livro tem, repleto de reflexões sensatas.

Acho muito lindo como todos os assuntos desse livro foi abordado, a questão do peso, dos pelos no corpo, dos seios, do cabelo e da pele. Problemas com a autoimagem, autoaceitação e autoestima.
Quem nunca se comparou a padrões irreais n é mesmo? E a troco de quê?
Como são lindas as mulheres que sabem que são bonitas, sabem que são insubstituíveis, sabem do seu valor, da sua palavra e da sua imagem.

?É triste ver "famosas", pessoas conhecidas em redes sociais que apenas fazem "sucesso" por conta do corpo. Aaahh aqueles corpos que vemos que é de academia, tem algum procedimento estético? Talvez. Mas é desgastante ver apenas essas pessoas ganhando fama, ganhando reconhecimento, ganhando atenção(apesar q a maioria do público é macho escroto), onde são as únicas que parecem ou melhor, merecem ser ouvidas e vistas. Onde apenas 30% do conteúdo é mostrado e 70% é para corpo. Como se tudo que resumisse a mulher hoje em dia, fosse o corpo e beleza. Não sei onde o mundo vai desse jeito, mas quero estar o mais longe o possível dessa realidade porca.

"Na real, me dói pensar naquele mulher tão forte, tão incrivelmente independente, sentindo que seu corpo só seria merecedor de amor e admiração ao ser alterado cirurgicamente"
Jonas 15/12/2023minha estante
Meeeu que resenha lindaa que fez amoor, eu admiro muitoo seus pontos de vista em absorver tudo que o livro escrito tem a oferecer, quem ainda não leu, com certeza se sentirá inspirado o livro para ler e captar todas as experiências.. ??

Kailany 15/12/2023minha estante
Owwnh meu amorr kkkkk eu te amooo, te admiro muitoo e me sinto extremamente feliz com você me apoiando sempre em tudo que faço ????

Jonas 16/12/2023minha estante
Eu te amoo muitoo meu amooor, poder ver, sentir e ler que você está feliz, me deixa realizadoo, eu te darei todo apoio em tudo sempre ????

erikaaaaa 14/12/2023

Nos Olhos de Quem Vê é o tipo de livro que você quer sair grifando todas as partes (e por ser um quadrinho, dificulta um pouco)! no início da leitura, até fui circulando e apontando alguns trechos, mas tudo era tão preciso que desisti.
se sentir entendida, representada e acolhida é um negócio que poucas coisas nos proporcionam, e este livro, infelizmente, COM CERTEZA é uma delas. ele descreve precisamente, pelo menos, metade das experiências que qualquer mulher já passou durante o processo de crescer, e não se emocionar com tudo isso é quase impossível.
quantas vezes já me peguei querendo ter um corpo "mais aceitável"? pensando em como as pessoas iriam gostar mais de mim se eu tivesse outra aparência; em como eu não seria digna de nada se não passasse horas no box me depilando; em como meu cabelo deveria ser diferente; meu peso deveria ser diferente; meu nariz deveria ser diferente, a cor das minhas axilas deveria ser diferente... quando NADA disso é, de fato, um problema, e na verdade está tudo nos olhos de quem vê!
um balde de água fria pra quem perdeu e ainda perde momentos e sensações pela maldade que o mundo nos impõe.

Mary - @mundo_literario.mary 05/12/2023

Um quadrinho necessário
📖 Nesta HQ vemos de uma forma sensível e divertida a vida da própria autora e suas vivencias, nos anos 2000. Mas ela não narra a sua história, e sim a história de milhares de adolescentes.

📖 Mudanças corporais, como pelos, seios, peso e cabelos, são descritos na obra, e tudo o que a gente sente ao passar por essas mudanças até nos aceitarmos como somos. Nessa obra vemos o quão lindo é o nosso corpo, mesmo que para a gente ele seja lotado de imperfeições, mais as mesmas nos fazem únicos.

📖 Eu me identifiquei super com a obra, principalmente no capítulo “cabelos”, pois quando eu era criança em meados dos anos 2000, sofri muito bullying por conta dos meus cachos hiper rebeldes, e acabei alisando o mesmo depois de tanto sofrer, mas mesmo com o cabelo alisado eu ainda sofria muito.

📖 A forma como a autora traz todos os temas é incrível e no final todos os quadrinhos levam para uma mesma coisa, o amor próprio é algo essencial para a vida, somos lindos não importa como somos, e mesmo que se amar seja algo bem difícil as vezes é algo necessário para todos nós. Durante a obra e só queria invadir as páginas e abraçar a pequena Helo, e a mini Mary também, eu amei super a obra e já quero comprar a versão física para poder reler.