Nos olhos de quem vê

Nos olhos de quem vê Helô D'Angelo

Resenhas - Nos olhos de quem vê

Vanessa663 04/03/2023

Necessário.
Um livro necessário, inteligente e muito bonito. Quem nunca se comparou a padrões irreais de beleza? Odiou o corpo? A aparência? Helô fez uma HQ linda sobre beleza, sociedade, autoestima e autoaceitação.

babipalhuzi 03/03/2023

Necessário!
O quadrinho é muito sensível e bastante biográfico e à medida que nos aproxima da personagem (a própria quadrinista), na mesma proporção nos aproximamos de nós mesmas.

Baconzitas 18/02/2023

Coragem e delicadeza
Expor nossas feridas é muito difícil. A relação com o corpo, principalmente para mulheres, também é bem difícil.

Machuca se ver nessa história, ao mesmo tempo que também é um bálsamo que Helô tenha escolhido dividir e também tenha o talento de ilustrar essas vivências

Flowers2 18/02/2023

Mais uma acolhida com sucesso
Passei o livro inteiro ?torcendo? pela Helo da história, chorando horrores com as situações que ela enfrentou, por mais ?simples? que parecessem. Mas acontece que eu SOU a Helo. E minha mãe é a mãe dela. E minha avó é a avó dela também. Porém, tenho a sensação de que a minha mãe também se identificaria com a Helo e diria que a mãe dela também parece a mãe da Helo. E assim sucessivamente.

É porque todas somos mulheres e todas passamos por situações semelhantes (quando não idênticas), às retratadas no livro.

Conheci o trabalho da Helo na época que comecei a elaborar meu tcc, com o tema ?body shamming x patriarcado? e minha orientadora me enviou uma tirinha que estava no insta da Helo, como uma divulgação do livro, que nem tinha sido lançado ainda. Depois disso, nós passamos a conversar sobre o livro, mandar tirinhas uma para a outra e nos ajudar como mulheres.

Quando o livro saiu, infelizmente não pude comprá-lo por questões financeiras, o que me doía muito. Eu queria muito ter apoiado mais, mas era impossível. Hoje é meu aniversário e minha mãe me deu este livro de presente (que chegou no dia 17/02 e eu já terminei rsrs). Foi o melhor presente que eu já ganhei!!

Estou completamente apaixonada pelo trabalho, pelo cuidado que a autora teve com suas leitoras. É um livro que trata de um assunto pesado, mas com leveza e com identificação. E o trabalho gráfico da editora também está impecável, é um livro que dá vontade de ter várias cópias na estante!!!

E, é claro, o melhor são as ilustrações. São tão bonitas!!! Em alguns momentos, fiquei apenas apreciando o desenho e sorrindo para os traços, que passam uma sensação gostosa de acolhimento (é possível um desenho passar acolhimento? Os da Helo, passam sim!!!).

Estou ansiosa para me aprofundar ainda mais no trabalho da autora. Me tornei uma grande fã ?

Mariana113 04/02/2023

Estava louca para ler e surtei de alegria quando vi no bibli on! Livro lindo, sincero, nos faz lembrar que nosso valor não deve ser atribuido apenas ao nosso corpo, cabelo, pele...
Sou muito insegura com minha aparência e quero melhorar isso, assim como a Helô conseguiu

Cissa Lobo 16/01/2023

real
nesses quadrinhos, a helô descreve muito bem a sensação de crescer e não gostar do que vê. a construção da beleza e de todas as pressões que colocamos para nos encaixar.
eu, particularmente, me identifiquei muito com tudo que estava ali e no final me emocionei ao pensar em quanto amadureci.

Bru | @umoceanodehistorias 14/01/2023

Necessário
Sabe problemas com autoimagem? Esse livro vai tratar exatamente isso.

A autora, Helô D’Angelo, compartilha questões pessoais que viveu na sua infância, adolescência e vida adulta e é extremamente doloroso acompanhar isso, principalmente, para quem já enfrentou as mesmas coisas.

Helô vai trabalhar o fato de não ter tido apoio por conta do cabelo enrolado, por ser pressionada a se depilar, emagrecer se enquadrar em um “padrão” estipulado pela sociedade.

Como disse, é uma leitura dolorosa para quem passou/passa por situações semelhantes, mas, ao mesmo tempo, é uma leitura que nos faz perceber que nem sempre as coisas são realmente ruins e pode trazer coisas boas, apesar de tudo.

Eu chorei por dentro lendo essa HQ, senti muita dor por ver que vivi/vivo coisas parecidas, assim como diversas outras meninas e mulheres. É triste como nossa sociedade se sente no direito de impor coisas para os outros, quando nem eles seguem, mas, o pior de tudo, é como tudo é uma cadeia, nossas mães, avós, bisavós etc., viveram isso e foi isso que souberam ensinar.

Nos olhos de quem vê é um alerta de que podemos fazer diferente. De que PRECISAMOS fazer diferente.

Por favor, leiam esse livro e obrigada Helô por ter escrito esse livro e colocado tudo o que viveu em palavras/imagens.

site: https://www.instagram.com/p/CmPjIOrPdtQ/

Natalia Oliveira 11/01/2023

Ah... Tão, mas tão necessário esse livro...
Fiquei apaixonada e profundamente tocada por todos os temas trabalhados, me vi em muitas passagens...
Super recomendo para meninas/adolescentes(e adultos também claro...) que de alguma forma não se sentem "dentro de um padrão" para que se sintam acolhidas, e representadas, que foi como me senti lendo...
Adoreiiiiii... Da vontade de "obrigar" todos a lerem...

Pereira 31/12/2022

Nos olhos de quem vê
Esse livro é simplesmente incrível porque conta uma história real de pessoas reais, uma história que é minha também e que eu vivo diariamente coisas que a Helô quase deu um tutorial de como passar por cima desses problemas.
Eu não sei nem descrever como eu amei o jeito que ela expõe algo tão difícil de ser pauta em formato de arte.
Simplesmente recomendo pra todos. É um aviso pra quem ta falando coisas sem ciência de que pode machucar alguém e também um conforto pra quem acha que ta passando por isso sozinho.

Karine 30/12/2022

Deveria ser leitura obrigatória
Pode ser doloroso refletir sobre nosso corpo e como a sociedade olha para ele? Com certeza, mas é necessário pensar o quanto os padrões de beleza têm afetado nossa auto estima. Embora os temas abordados (pele, cabelo, peso, etc) não sejam novidade para mim, saber da relação pessoal da autora com eles foi um toque especial para o livro, já que nos convida a refletir sobre coisas que talvez nós não passamos, mas dezenas de outras pessoas passam.
O fato de ser em quadrinhos torna a leitura ainda mais dinâmica e especial, amei demais e recomendo muito!

themayreis 17/12/2022

EU AMEI ABSOLUTAMENTE CADA DETALHE DESSE LIVRO!
A Helo resolveu hablar muito e nos trouxe por meio das suas ilustrações incríveis, um pouco das coisas que a deixam, ou deixaram insegura com seu corpo ao longo da vida. Ela fala da pele, do cabelo, do peso, dos pelos e é claro dos ridículos padrões de beleza que nós mulheres somos submetidas e como que ela ao longo do tempo foi lidando com cada uma das questões.

Em alguns momentos eu me identificava, em outros dava graças por não ter vivido a mesma coisa e já em outros chorava porque eu to tão longe de me sentir confortável sob a minha própria pele.

Foi uma leitura tão rapida, mas tão especial e eu só tenho a agradecer a Helo por ter nos dado esse presente.

Gostaria que todas as meninas e mulheres pudessem ter contato com essas reflexões para que possam viver mais em paz com quem elas são!

Ser um BookLover da Harper me proporcionou tantas leituras especiais ?

Hilaritssa.Moura 16/12/2022

queria e não queria ler
eu sabia que ia ter emoções fortes ao ler esse livro e confesso que demorei um pouco a tomar coragem. É impossível não se sentir nas páginas, não sentir nada, esse livro me tocou de maneiras que nem consigo descrever, com certeza irei ler de vez em quando, para me ajudar a fixar certos pensamentos. Obrigada Helô, que livro excepcional

Giulia.Burle 12/12/2022

A história de todas as mulheres
A Helô tem uma sensibilidade única. Essa é a história dela, mas fala de cada mulher que busca amor próprio e aceitação. Os temas são bem delicados, desenhos lindos, e vc se emociona em cada capítulo.

BibiCourty 07/12/2022

Fico pensando como deve ter sido difícil para a Helô se abrir tanto sobre algo tão íntimo que é o próprio corpo. O livro é bem humorado, mas também tem suas partes densas. Fiquei pensando nos próprios julgamentos que tenho sobre meu corpo e que alguns achava até normais, mas agora percebo que isso vem de uma construção social. Mas entender de onde vem essas exigências malucas que a sociedade impõe no corpo alheio de certa forma me deixa pelo menos um pouquinho mais confortável em burlá-las.