A Moradora de Wildfell Hall

A Moradora de Wildfell Hall Anne Brontë

Resenhas - A moradora de Wildfell Hall

Paula 05/10/2022

"Em A Senhora de Wildfell Hall, Gilbert Markham é um jovem fazendeiro do interior da Inglaterra em uma cidade calma que recebe uma nova moradora: Helen Graham, uma jovem viúva que não parece interessada em conhecer seus novos vizinhos e muito menos em permitir que eles saibam de sua vida antes de se mudar"

Chris 30/09/2022

muito bom
A leitura de A Inquilina de Wildfell Hall foi uma leitura coletiva com um grupo de amigas mega especial que eu amei e já quero outras.
Gilbert é um jovem fazendeiro do interior da Inglaterra que recebe uma nova moradora: Helen Graham, uma mulher viúva e misteriosa com um filho chamado Arthur. Com um comportamento reservado, Helen parece não estar interessada em conhecer seus novos vizinhos e muito menos em deixar que eles saibam sobre sua vida antes de sua mudança. O livro é narrado em primeira pessoa, através de cartas escritas por Gilbert alternando a narrativa com o diário de Helen. Com uma escrita a frente a sua época, Anne Brontë usa a força de Helen para fazer uma crítica minuciosa sobre o tratamento que as mulheres recebiam, sobre traição, vícios, entre outros. O mais assustador de tudo isso é que mesmo se passando tantos anos, alguns temas ainda continuam muito atuais, infelizmente.
Meu primeiro contato com um clássico, confesso que achei que não iria gostar de início, mas para minha alegria foi ao contrário a leitura fluiu muito bem, tive vários surtos com os absurdos que ocorriam, passei muita raiva e amei kkkkk recomendo

Júlia 26/09/2022

Incrível
Simplesmente um dos melhores livros que já li na vida! A maneira como a história é narrada...Ah, e a personagem principal, que personagem forte.

Monica.Fusco 22/09/2022

A senhora de Wildfell Hall
Achei a história bem tranquila e fluida de ler. A narrativa bem envolvente e um tema bem delicado que envolve os personagens.

Adriana1161 20/09/2022

Sofrimento e desilusão
Mais um livro das irmãs Brontë! Esse com uma escrita à frente do seu tempo.
A história parece comum, banal, mas aborda temas importantes.
A autora teve coragem para falar de situações abusivas e problemáticas, e também das diferenças de gênero e falta de autonomia das mulheres na época. Na era Vitoriana.
O livro é escrito em forma de cartas e de diário.
Personagens bem construídos.
Personagens: Helen, Arthur, Gilbert, Milicent, Annabella, Rachel, Rose, Fergus, Frederick Lawrence
Local: Inglaterra - 1821 a 1847
@driperini
Sander.Garcia 28/09/2022minha estante
Sou fã das Brontë. Já li O morro dos ventos uivantes e Jane Eyre. Amei os 2. Esse aqui eu não conhecia.

Manu 20/09/2022

Significativo e marcante
Confesso que estava mais empolgada no início. Creio que pela narrativa ser muito descritiva (formato de carta e diário), algumas vezes me senti cansada ao ler. Porém, em relação a temática e aos diálogos, pude sentir a grandeza da obra e de vários pormenores que aborda, tais como a educação, religiosidade, relacionamento abusivo, entre outros.
A personagem me conquistou pela sua magnitude, poder de argumentação e coragem.
Confesso que gostei mais de "O Morro dos ventos uivantes" (impossível não comprar dentre as linhas das irmãs Bronte). Mas A Inquilina é tão grandioso quanto e acho que deveria ser muito mais estudado e divulgado. 4,5. ?

Renata FSM 20/09/2022

Que livro MARAVILHOSO!!!
É surreal o fato desse livro ter sido escrito em 1848, a forma como ele destrói estigmas e nos apresenta uma personagem tão forte, instruída e singular é magistral, todos deveriam ler esse livro, pois ele vale cada página.

Lu Tibiriçá 10/09/2022

Um livro diferente da Anne Brönte
Tive dificuldade com esse livro. O início é lento. Muito lento. Depois, quando a história começa a se desenvolver, surge a história dentro da história. E é longa....
Os toques feministas são fortes na personagem principal, assim como o controle sofrido por ela tanto pelo marido quanto pelo sistema da época.
Ao final, se tornou um livro interessante, mas bem diferente de Agnes Grey.

Fernanda.Marques 09/09/2022

amei!
amei tanto esse livro que não conseguia largar!!
embora não tenha se tornado meu favorito pois achei um pouco maior do que o necessário, mas quem sou eu pra criticar a autora ne?
a leitura é fluida, cheia de "treta", acontece algo o tempo inteiro até a parte do bendito diário. A narrativa é feita em forma de cartas contando a historia toda.
amei os personagens, embora ambíguos, ora eu concordava ora achava fora da casinha.
Meu preferido das irmãs até o momento.

José 07/09/2022

Brontë sinônimo de perfeição
Livro incrível, traça uma realidade patriarcal presente no mundo ainda nos dias de hoje. Uma leitura que me gerou diversos sentimentos, creio ser uma leitura obrigatória a todos!