Minha especialidade é matar

Minha especialidade é matar Henry Bugalho

Resenhas - Minha Especialidade é Matar

BeatrizFonseca1 30/03/2024

Bugalho, autor da obra “Minha especialidade é matar” defende que o vitória de Trump, dos EUA foi um sinal para que Bolsonaro também iria chegar ao poder em 2018, Bolsonario é o oposto do que o cristianismo prega, muitos youtubers, de direita criaram falsos discursos, que o PT iria implantar o comunismo no Brasil ,todos os ideias somos inundados, com ideologias e informações politicas nas redes sociais , Osvaldo de Carvalho foi um dos principais nomes que ajudaram a difundir as teorias da direita e as ideias conspiratórias, na eleição de 2018 a guerra foi travada pelas redes sociais, como o twitter
Bugalho salienta que não faz sentido fazer revionismo histórico, com relação a ditadura militar no Brasil, porque os militares mataram e perseguiram seus opositores, segundo o autor a primeira mentira, que tentou se espalhar, foi que a ditadura brasileira, só matou vagabundo, que fez parte de milícia, já que a comissão da verdade, provou que os militares, matavam pessoas que não tinham envolvimento com nenhum partido ou milícia, a segunda mentira é o aspcto que o golpe militar só foi dado em 1964, porque a esquerda estava querendo implantar o comunismo, não temos como saber, apenas podemos refletir alguns elementos, como se a tentativa de implantação do comunismo daria certo e se ela seria mais violenta, do que os militares foram, mas na História, só trabalhamos o que de fato ocorreu e ainda deve ser discutida e deve-se tentar provar, com fontes, que os fatos narrados são verídicos e não podemos ficar no campo de conjurações e conspirações.
Os regimes ditatórias, ficam muito tempo no poder, porque calam as vozes, das pessoas, que tem a coragem de denucia-las , existem teorias que argumentam, que não houve corrupção, nesse ´período , mas o fato é que houve , mas os casos foram abafados e escondidos a sete chaves, essa contagem de quem matou mais foi pior, se foi Hiliter, Musseuli , não importante, porque todos provocaram mortes e destruíram vidas, os historiadores, que trabalhavam com ética, metodologias e fontes, muitas vezes não conseguem conversar tantas pessoas, quando Bolsonaro conseguiu com suas manipulações e mentiras.
manipulações e mentiras.
O autor defende que atacar uma pessoa pela interna só da, a falsa sensação de quem estamos seguros e que não vamos ser responsabilizados por nossas ações, além do alto índice de violência no nosso pais, Marielle Franco foi assassinada em Março de 2018, ela que era uma deputada negra e lesbica e lutava por melhores condições de vida, e defendia seus conceitos com unhas e dentes, veio de uma família pobre, ela que representa o que a elite branca e prencoceitosas, mais odeia, foi bruscamente assassinada, pelas milicas cariocas.
Jean Willian, também deputado na época, ao ouvir que Bolsonaro teria homenageando o Corel Ustra, que torturou Dilma Rusself,(aqui entre nós, eu teria feito a mesma coisa, que o Jean ) , a facada de Bolsonario deu margem, para teorias conspiratórias (eu mesmo não acredito, só se algum medico , me explicar como é que não sai uma cota de sangue de uma facada na barriga), o autor argumentar que devemos, analisar o porque que Bolsonario,ganhou a eleição, mesmo tendo tantas falas, contra a ciência e a filosofia, mesmo tendo criando uma serie de fake News , que as pessoas acreditavam sem questionar nada, a ideologia só turva olho do outro, Bolsoanario,generalizou todo mundo da esquerda, como se fossem coministas, como se fossem destruidores da família tradicional e dos bons costumes, todavia não analisemos o marido que trai a mulher, os professores de História e Filosofia, supostamente doutrinam seus alunos, para serem comunistas safados (bom, minha professora, me ensinou que o marxismo, tem falhas e deve ser analisado com cuidado)
Houveram cortes finaceiros nas universidades publicas, algumas até correram o risco de fechar, a ministra Damares(QUE INCLUSIVE DEVERIA SER COMEDIANTE) viu sensalidade, até onde não tinha como em desenhos como a frosen(gente , a frose, não tem um personagem gay, aquilo de de criança, mesmo) Stany defende na obra "Como funciona o fascismo que a politica, tem sua base patriarcal, a família tradicional(é tão tradicional que o homem tem duas mulheres) eles tem um pânico e um preconceito , muito grande com relaçao as feministas aos homossexuais.
Nessa guerra cultural, quem fica dos lado dos negros, da educação de qualidade, das uiniversidades, são vistos, como como comunistas, sabe-se que a educução, é um dos princípios, fundamentais para que a desigualdade social, seja amenizada .
Para a turma do mito, a midia, só é boa, quando critica o PT e a esquerda(porque para eles, quem inventou a corrupção foi o Lula né, contem ironia)
Gente a Lilian fez uma pesquisa seria, e descobriu que todos os governos houveram algum tipo de corrupção, deste FHC até o Lula e inclusive o Bolsonario), mas quando a midia ataca, o senhor Jair, ele já ficava irritado e dizia que era bom na didatura militar.
Moro, foi um juiz imparcial e não foi super herói, se envolveu com Bolsonario, e até aceitou cargo publico, eu aprendi que advogado, tem que ser imparcial e fazer a bendida da hermenêutica(aprendi esse termo chique na faculdade) que pra quem não sabe é a interpretação das leis .
Bolsonario até defendeu o trabalho de crianças, criança tem que brincar e estudar, o autor recebeu um email, de uma professora idosa, contando sua história,de como sofreu com fome e com problemas familares, e como foi difícil, se tornar professora(história muito bonita e ao mesmo tempo muito sofrida).
As crianças, que entraram no mundo do crime, entram porque a família é pobre, e a criança nao tem o cárter e os valores, formados, então a senhora mandou Bolsonario tomar vergonha na cara, e parar de falar merda.
Bolsonario ofendeu as mulheres, os nordestinos(o nordestino é votou em Bolsonario, não merece morar nesse estado maravilhoso)´porque ele disse pára os nordestinos comerem capim.
Durante o governo de FHC,Bolsonario,salientou que ele deveria ser morto, e que deveria morrer uns 30 mil se morressem, alguns inocentes tudo bem e que fecharia o congresso, a população brasileira, teve a irresponsabilidade de apoiar, um ser humano que é antidemocratismo e que potencia a violência contra os negros, as mulheres, as pessoas que seguem a extrema direita, tendem a ser anticomunistas,antifeministas racistas e eu completo com babacas,(nenhum ideologia ao extremo é boa) , as redes sociais são otimos lugares,para se propagar,o ódio e teorias conspiratórias, como a terra é plana.
O mito colocou seu filho para ser embaixador,isso é nepotismo (me chama de corrupto 🤬 #$%!& !) alem de não ter assinado o documento que taria o premio camus, ao grande cantor e escritor Chico Buarque, chegando ate´mesmo a irnonizar em 2026,eu assino(ele perdeu a eleição em 2022, que coisa linda)
Bolsonario chegou ao poder,porque teve apoiadores, nas redes sociais, como Frota, Felipe Martins, Olavo,entre outros, alem das grandes quantidades de fake news,que foram jogadas nas redes sociais e as pessoas acreditavam, na guerra cultural, vale tudo , não ter ética, não seguir os princípios do cristianismo, de amor ao próximo e regeitar a verdade,porque como Hilter ja havia tido a mais de 80 anos, atras, uma mentia contada inúmeras vezes se torna verdade.
Somos incapazes de aprender com a História e com nossos erros, varias pessoas foram as ruas pedindo a volta do ai5 e a volta dos militares, não estamos entendo os patroes ideológicos,para que o fascismo e governos extremos, voltem a poder.
Nos dias atuais,em fretamos o problema de excesso de informações, e nossos as mercadorias e os consumidores .

gkampmam 26/03/2024

Bem louco ler esse livro em 2024 sabendo de tudo o que ocorreu até aqui? a tentativa de golpe e todo o resto

LisboaPB 22/01/2024

Falar sobre o descaso do bolsonarismo é essencial mas esse livro não acrescentou em nada ao debate do que já foi falado exaustivamente ao longo dos 4 anos desse governo. É um livro bom para o futuro quando as pessoas precisarem se lembrar como foi esse período conturbado.

JoAo.Nhan 13/06/2023

É muito bom ler isso sabendo que o ex presidente é ex. O livro junta vários textos da coluna opinativa do Henry na Carta Capital (então não espere imparcialidade) e posta em formato de livro, curto muito livro nesse estio. O livro mais sobre como o bolsonarismo tomou conta do Brasil e não sobre o porquê dele ser especialista em matar.
JoAo.Nhan 01/07/2023minha estante
E inelegível.

Karen Baltazar 29/04/2023

Quem me dera todos os brasileiros se dessem ao trabalho de estudar pelo menos um pouquinho antes de exercer a sua poderosa democracia!

Livro incrível, a carta da professora é de emocionar!

Naine 13/04/2023

É uma leitura muita boa e fluida em alguns momentos. Achei interessante ler depois do caos porque no meio de tahta desinformação pode observar o que estava acontecendo de fato e como ainda tem resquícios ainda.

Comenta Livros 09/03/2023

Livro bem escrito que trouxe informações importantes sobre uma época onde vários fatos estavam estampados na nossa cara e não víamos. Leitura bem interessante.

site: https://comentalivros.com/minha-especialidade-e-matar-como-o-bolsonarismo-tomou-conta-do-brasil/

Ãgathatrava 21/02/2023

Barbárie
Para não esquecermos da barbárie que foi ter esse cara no poder.

Entender a centelha do que o colocou lá é assustador, fundamentalismo religioso neopentecostal asqueroso que com sua retórica autorizou a necropolítica de Bolsonaro.

O fenômeno das fake news, o terror social da criada ideologia de gênero, a defesa e fascínio de Bolsonaro a torturadores, nada pode ser esquecido.

Anny Campos 21/01/2023

Uma leitura obrigatória para todos
Sabe um daqueles livros que é difícil de ler por ser um tapa na cara? esse é um deles e justamente por isso muitos deveriam ler.
Confesso que acompanhei pouco a ascensão dele ao poder, quando vi, foi um choque ele ter ganhado, mas lendo esse livro, faz mais sentido ele ter ganhado.
E como professora senti na época que falhei como profissional, não consegui ensinar que todos devemos pensar antes de agir, e que nossos votos tem consequência não só para nós, mas para o país, agora entendo que não foi uma culpa minha e sim do fascismo que estava para voltar, nós gostássemos ou não.

Laura B. E. 20/01/2023

"O futuro não precisa ser passado"
Em uma série de artigos o autor traz luz ao cenário político, econômico e social que deu origem ao bolsonarismo e levou Bolsonaro a presidência do Brasil.
Com artigos muito bem escritos, o autor pontua diversos fatos que contribuíram para o levante bolsonarista. Com uma pitada de sarcasmo e opiniões fortes, Henry expôs todo o caos vivenciados nos dois primeiros anos de (des)governo Bolsonaro e que, se sucede, até os dias de hoje.
É um livro curto, com artigos curtos e de extrema relevância, recomendo a todos.

genas 09/01/2023

apesar de você
Em poucas páginas o autor consegue descrever o quão danoso e caótico foi o desgoverno do Bolsonaro, com toda certeza leria muito mais. Diante do contexto vigente a leitura desse livro é essencial, para como disse o próprio Henry: "todos os milhões de brasileiros que não compactuam com este governo de atraso e que darão o máximo de si para proteger a tão frágil e complicada democracia brasileira."

LirielDias 31/12/2022

Um livro que reúne vários artigos do autor para a revista carta capital, serve como um diário para visitarmos o passado.
É um livro muito bom para não esquecermos de quem foi o Bolsonaro, quem ele representou e como caminhou o seu governo.
Afinal, apesar de serem fatos recentes, não podemos deixar que caia no limbo da memória curta dos brasileiros.

tessa.jean 30/12/2022

Bolsonaro nunca mais!
Quando eu comecei a ler esse livro, eu pensei que deveria ter lido ele no momento em que foi lançado, mas conforme o desenrolar, eu percebi que eu li no momento certo, e em seguida eu digo o porquê.

O livro retrata a forma que o bolsonarismo mexeu com a população ao ponto de colocar em risco a democracia e os valores humanos de um país, elegendo um presidente (que deveria proteger a população) que compactua com ideias criminosas, antiéticas e antidemocráticas.

Bolsonaro sempre demonstrou desprezo pela população pobre brasileira, dando importância apenas a elite que sustenta ele e a "familícia" no poder.

No início eu senti angústia, mas com o passar do tempo, esse livro me trouxe alívio. Certamente se eu tivesse lido esse livro em 2020, meu medo e angústia teriam sido bem maiores do que o alívio que eu senti no dia de hoje, 4 dias antes de dizer adeus ao governo Bolsonaro. Além disso, poder dizer (da mesma forma que o slogan "Nunca mais" foi repetido após ao Holocausto): "Bolsonaro nunca mais!".
auroras 30/12/2022minha estante
Bolsonaro nunca mais!

Jag Luz 05/01/2023minha estante
Espero que esse verm* volte para o lixo de onde não deveria ter saído

Leninha 17/12/2022

Necessário!
De fácil leitura, o livro é composto por compilados de textos de cada momento do Governo Bolsonaro até o início de 2020. Ao mesmo tempo, é triste e assustador constatar no que o Brasil se transformou com o bolsonarismo.