Menino de engenho

Resenhas - Menino de Engenho

Luana.Nantes 24/08/2022

Um grande clássico!!!
Gostei muito!!!

Sempre é muito bom ler clássicos, mas pra mim como mulher eu sempre tenho um sofrimento a mais pelo contexto da época.

Três sentimentos/sensações que a leitura me trouxe:
#socorro
#irritação
#dor/raiva

Super indico mas esse livro meche muito com a empatia!!!
#muitaraiva

Maíra Marques | @literamai 31/03/2021

Siga: @literamai
📖 ❝Menino perdido, menino de engenho.❞

⊰⊹ Eis mais uma obra maravilhosa que tenho o prazer de ouvir através do app do @tocalivros ! "Menino de Engenho" é um clássico da literatura brasileira escrito por José Lins do Rego e publicado originalmente em 1932. A edição é da @globaleditora.

Iremos conhecer o relato de Carlinhos, que cresceu no engenho de seu avô materno, no Nordeste, após a trágica morte de sua mãe quando ainda era muito pequeno. Ele vai nos contando como foi crescer neste lugar e através da sua narrativa vamos conhecendo fatos e personagens muito divertidos e curiosos.

A visão da época é muito importante: Conheceremos desde a destruição que uma enchente traz até as dificuldades da seca nordestina, o processo de crescimento de um menino que logo se torna homem, além de seus medos e anseios.

Temos aqui um período pós-escravidão, onde os donos dos engenhos tratavam com respeito seus criados e os tinham como pessoas fundamentais para o funcionamento do lugar. Através de comida e um lugar digno para morar, não havia reclamações para trabalhar. Por vezes me peguei rindo da maneira como a justiça era feita: O senhor de engenho costumava ser bem respeitado e procurado por muitos. Inclusive em uma das histórias, um cangaceiro chegou a procurar o avô de Carlinhos e criou uma onda de pânico nos criados, que temeram acontecer o pior. Que leitura maravilhosa! O desfecho me deixou de coração apertado, compartilhando da saudade do menino por aquele lugar.

A narração foi realizada por Alexandre Mercki e possui 4h47m de duração. A "leitura" foi super dinâmica, pois ao contrário do primeiro áudiolivro, neste os personagens possui vozes diferentes a do narrador e há também música e demais sonoridades que tornam a história mais envolvente, além da escrita de Rego ser bem direta, como uma conversa. Foi uma experiência totalmente diferente da anterior, e de forma muito mais positiva! Este com certeza se tornou meu áudiolivro favorito até o momento.

site: https://www.instagram.com/literamai

Atila.Carlos 09/07/2021

Um livro onde Brasil está representado muito além da capa em verde e amarelo. Muito além! Relatos de um menino de engenho, de forma a mostrar o Brasil da época em cada capítulo, em cada momento vivido, em cada história contada, de forma sucinta, porém profunda e verdadeira. Em algum momento me fez lembrar da leitura de Capitães da Areia, um outro livraço. Só essa alusão já seria o suficiente para descrever o tamanho desse livro.

Leiam!

leiturasdaursula 06/04/2023

Um retrato da história do Brasil
Menino de Engenho é um romance escrito por José Lins do Rego e publicado em 1932. O livro retrata a vida de Carlos, um menino que cresce em um engenho de açúcar em Pernambuco, no início do século XX.

A obra é considerada uma das mais importantes da literatura regionalista brasileira e traz uma descrição rica e detalhada da vida no Nordeste brasileiro na época. O autor retrata a realidade do trabalho nas usinas de açúcar e a vida difícil e opressiva dos trabalhadores rurais, com destaque para a exploração da mão de obra infantil.

O livro mostra a jornada de Carlos desde a infância até o início da adolescência e sua relação com sua família, amigos e a comunidade local. A narrativa é emocionante e comovente, retratando os desafios que Carlos enfrenta em seu crescimento, como a relação difícil com seu pai e as desigualdades sociais que o cercam.

Além disso, Menino de Engenho aborda temas como a solidariedade, a amizade e a esperança, mostrando a capacidade humana de superar adversidades e encontrar a felicidade mesmo em meio a um contexto social difícil.

Esta é uma obra que faz parte do Ciclo Cana de Açucar, composto por 4 livros. É um livro essencial da literatura brasileira que retrata de forma vívida e emocionante a realidade social e cultural do Nordeste brasileiro do início do século XX, além de apresentar uma narrativa cativante e envolvente.

Eu estou ansiosa para começar o próximo livro, que é Doidinho!

Bella 12/12/2022

Vida no engenho
Menino de engenho, livro escrito por José Lins do Rego, conta a história de Carlinhos, menino que após perder a mãe muito novo acaba tendo que ir morar no engenho do avô. O autor consegue mostrar perfeitamente, através de uma escrita envolvente, a vida no engenho, em uma época onde a escravidão, apesar de abolida, se encontrava normatizada.

Thais645 09/12/2022

Simplesmente, leitura obrigada
Um clássico brasileiro, fácil e rápido de ler, mostra um país de uma forma crua, após a abolição, pelo olhar de uma criança. Simplesmente perfeito

Ludmila 29/01/2023

Em pensar que esse foi o primeiro livro do autor... uma linda história, bastante sensível, que nos mostra um pouco sobre o ciclo da cana de açúcar no Brasil.

Roberta 03/03/2022

Gostei demais!
Nunca tinha lido este livro, apesar de me recordar que ele esteve na minha lista de livros para o vestibular. Como perdi todo esse tempo?
Este livro me conquistou primeiro pela ambientação, já que a história acontece numa região por onde transitei muito durante a minha infância. Além disso, meu bisavô foi senhor de engenho, assim como o avô do Carlinhos. Ao contrário do menino, que teve um contato de perto com a escravidão, eu não tive. Mas ao mesmo tempo, com toda a estrutura que tinha no engenho do meu bisavô, consegui imaginar que a história se passava lá, e isso tornou-se uma experiência muito pessoal. Amei e quero ler toda a obra do Ciclo da Cana-de-açúcar de José Lins do Rego.

Nati 28/02/2024

O livro Menino de engenho foi meu primeiro contato com a literatura de Jose Lins do Rego, autor regionalista. Nesse pequeno romance acompanhamos a trágica história de Carlinhos, menino que tem a história dos seus primeiros anos de vida definida pelo assassinato que o pai cometeu contra a mãe.
Esse menino que perde a mãe e o pai, porque este fica louco, vai para o engenho do seu avô e ali começa a assentar as bases da sua pessoa.
Eu gostei muito de acompanhar essa trajetória do Carlinho desde a chegada ao engenho do avô até a ida para escola, com uns 12 anos.
Nessa narrativa acompanhamos as suas descobertas, seu crescimento nesse ambiente hostil e acolhedor, ao mesmo tempo. Além da sua interação com os outros membros da família e com o próprio meio.
Ademais, é através da história do menino que o autor retrata a própria história de vida e o seu ponto de vista acerca da vida das pessoas no interior do Brasil naquela época. As inúmeras questões sociais que temos até hoje no Brasil se origina dessa transição horrível do sistema escravocrata para essa semi escravidão após a abolição. Uma liberdade sem direitos, sem ser assegurado o mínimo. E isso é muito bem retratado aqui.
É um livro curtinho e o autor não desperdiça palavras para contar essa história, na verdade, o tom desapaixonado do narrador, distante e até frio diante de acontecimentos chocantes, para mim, deixou o livro mais fácil de ser lido.

Lucas1429 12/07/2023

Após um trágico acontecimento Carlinhos narra suas histórias vivenciadas no engenho do seu avô. Apesar de historicamente ser uma obra muito rica, a história não é nada demais, apenas um relato das suas vivências no período colonial no nordeste brasileiro.

Elide 01/02/2023

Um clássico brasileiro que acompanha a vida de um garoto, Carlinhos, vivendo na fazenda de engenhos de cana de açúcar.
Assim como em outras obras que relatam o período, logo após a abolição da escravatura, é cheio de trechos racistas, que me causaram incômodo na leitura.
Interessante ao tratar de relatos cotidianos que dão conta de passagens de vida do personagem, sem aprofundamento nas histórias e com bastante fluidez.

Peter.Molina 10/12/2022

A vida no olhar da criança
Este livro relata as desventuras de Carlinhos após a morte da sua mãe, vitima de feminicidio, quando vai morar com o avô num engenho de cana de açúcar. A narrativa tem muitos termos regionais mas nada que dificulte a leitura. Apresenta algumas passagens sobre a escravidão que hoje sem dúvida não seriam bem vistas, mas elas traduzem as ideias da época. Considerei o livro apenas bom, não consegui me empolgar, quando o autor passa a narrar a perda da inocência do menino meio que me desconectei da história. É um livro clássico da nossa literatura, o primeiro de José Lins ,vou ler os outros dele que dão continuidade ao chamado ciclo da cana de açúcar. Mas este inicialmente não me cativou,talvez por ser um livro curto ,que não explorou muito a complexidade das personagens e das situações.

Lahdutra 07/02/2024

Livro de memórias
Um clássico do romance regionalista que me levou a lembranças da infância. Me senti ouvindo as historias dos meus tios e avô do interior da Paraíba. Terminei o livro com vontade de ler a continuação.