3096 dias

3096 dias Natascha Kampusch

Resenhas - 3096 Dias - Natascha Kampusch

Pamela Vetere 14/09/2022

Leitura intensa!
Sem dúvidas uma leitura intensa, me prendeu muito, aliás é um caso que causa curiosidade.
Que Natasha tem uma força sobre-humana é óbvio, pois foi por essa força que ela conseguir sobreviver á 3096 dias de cativeiro e em situações degradantes.
Não posso negar que o livro também gera desconforto na parte que ela passa a compreender o lado do sequestrador, pois por ter feito ela passar por situações tão humilhantes e os joguinhos psicologicos que torraram o cerebro de Natasha, ele nem pode ser considerado um ser humano.
Em muitas partes da pra sentir essa confusão mental que ela ainda tem.
Uma leitura triste e intensa.

Thaís 11/09/2022

Arrastado
Demorei 5 meses pra finalizar essa leitura. Por ser uma autobiografia, é difícil formar qualquer opinião sobre o caso. No modo geral, achei o livro arrastado, repetitivo e muitas vezes pensei em desistir.

Maria.Eduarda 09/09/2022

3096 dias
A história tem tantos pontos marcantes para mim que eu nem sei por onde começar. Acho que vou destacar apenas o quanto o simples ato de ir tomar um banho de sol, pisar na grama descalço, poder simplesmente passear ou correr na rua simplesmente por que vc quer é importante. É louco porque ao ler esse livro me fez repensar todos os meus atos de "liberdade" e o quanto eu sou grata por isso.

Anne 04/09/2022

"Quem resiste sobrevive."
Tentei muito gostar desse livro, mas não rolou, eu sei que ela escreveu esse livro mais para fechar uma página da vida dela do que para agradar alguém, porém achei a escrita cansativa e repetitiva.
O fato de ela ter ficado mais de 8 anos em cativeiro por conta de negligência policial, me assusta.
É bizarro pensar que diversas mulheres no mundo podem ter passado por coisas parecidas e não tiveram a mesma sorte e coragem da Natasha. Ela é uma verdadeira guerreira, se libertou sozinha e resistiu de uma forma que pouquíssimas pessoas conseguiriam.

Manuela.Quireza 30/08/2022

Sufocante
Já tinha visto o filme mas o livro tem uma riqueza de detalhes que me senti dentro do cativeiro totalmente presa e sufocada

acarolsouto 25/08/2022

Ler o relato na Natascha foi muito mais impactante do que ouvir contarem sobre a história dela. Foi uma leitura muito difícil, porque as descrições dela são gráficas e você sequer consegue imaginar tamanho sofrimento, mas é uma experiência que vale a pena. A resiliência dela é admirável e acredito que poucos a teriam.

Sa 21/08/2022

Uma vítima ou uma sobrevivente
Não é um livro ficcional. É um relato de uma adolescente que sobreviveu oito anos de sequestro, com muitas surras e manipulações. Mas saiu de lá viva, tão viva quanto podia estar. E tão sã quanto qualquer um podia imaginar.

Fiquei muito curiosa sobre esse livro quando o descobri. Fiquei curiosa pelo caso, e ninguém melhor que a própria pessoa que viveu aquilo pra acabar com as questões em aberto na minha cabeça.

A escrita dela é muito boa, pois ela sabe usar as palavras tão bem. Encontrar o adjetivo perfeito para transmitir aquele momento. Ela fez isso muito bem.

Além de contar os terrores de seu cárcere, ela também traz boas lições sobre aqueles que tratam a vítima como uma pessoa deteriorada. Incapaz, quando na verdade deveriam vê-la pelo que ela é. Sobrevivente.

É realmente chocante perceber como ela conseguiu se manter o mais lúcida possível, estando sob as mãos daquele homem desde o seus oito anos. Acredito que ser tão jovem e estar tanto tempo sob o poder de um homem como aquele, que não media o peso da própria mão nem das palavras, seja algum exemplo inimaginável de força.

Esse livro saiu muito da minha zona de conforto, tenho certeza. Foi uma experiência que recomendo para te tirar da sua também. Porque esse livro não pode ser esquecido.

Kelly813 19/08/2022

Chocada
Eu nunca fiquei tão assustada com um livro como fiquei com esse, saber tudo que a Natascha passou no cativeiro me faz querer chorar e imagino que eu não suportaria nem metade do que ela viveu, ela é uma mulher/menina muito forte.

Alan kleber 15/08/2022

"O que vivi me dá força."
"Meu cativeiro é algo com que vou ter de
lidar durante toda a minha vida, mas, aos poucos, acredito que não serei mais
dominada por ele. Ele é parte de mim, mas não é tudo. Existem muitos outros
lados da vida que eu gostaria de experimentar. Ao escrever este relato, tentei
encerrar o capítulo mais longo e sombrio de minha vida. Sinto-me aliviada,
porque pude encontrar palavras para o que considero indescritível e contraditório.
Rever tudo em minha mente, em branco e preto, me ajuda a olhar para o futuro
com confiança. O que vivi me dá força - sobrevivi ao cativeiro no porão, fugi e
permaneci de pé. Sei que posso viver minha vida em liberdade também. E essa
liberdade começa agora, quatro anos depois do dia
23 de agosto de 2006. Somente agora, nestas páginas, posso deixar o passado para
trás e dizer verdadeiramente: Estou livre."

Natascha Kampusch estava indo para a escola no dia 2 de março de 1998, aos 10 de idade. Pela primeira vez ia para a escola sozinha, uma pequena conquista para ela, que era uma menina com baixa estima.
Durante o percurso de Natascha a escola, ela vê um homem jovem encostado numa Caminhonete branca. Um homem que parecia totalmente inofensivo. Quando Natascha Kampusch está passando por esse homem, ele a agarra e a joga dentro do carro. Horas mais tarde, ele a aprisiona em um porão escuro e húmido. Quando Natascha consegui escapar, oito anos depois, sua adolescência havia acabado.
O sequestrador foi a única pessoa que ela conviveu durante quase uma decada. Um homem extremamente perturbado, e que ela dependia. Ela era uma criança.
3096 Dias é um relato forte e impressionante de uma mulher que conseguiu vencer. É, acima de tudo, uma história sobre o triunfo do espirito humano, em que Natascha descreve como, numa situação de desespero quase insuportável, aprendeu aos poucos manipular seu sequestrador. E como, contras todas as probabilidades, conseguiu escapar de um inferno. Encontrando forças dentro de si para não se entregar ao despero.
3096 Dias nos permiti compreender os processos de transformação psicológica pelos quais passa uma pessoa mantida em cativeiro, sofrendo todo tipo de agressão fisíca e mental inimaginável.

Os livros, filmes e séries onde as autoridades desvendam o crime e capturam o criminoso acontece, talvez, bem pouco na vida real. As autoridades deixaram de investigar várias pistas no caso do sequestro de Natascha. Pistas que levariam ao cativeiro. Ficç?es policiais são bem otimistas.

Liliane 14/08/2022

Ovelha e lobo
Natascha conta, em partes, o que ela passara em um relacionamento intrapessoal, e interpessoal com o seu raptor, Wolfgang. O algoz abusara dela de formas terríveis, mas isso não impediu-a de considerá-lo um humano, do contrário que muitos queriam ver ela chamá-lo, de "monstro". Acho falta de respeito as pessoas, principalmente repórteres e paparazzis, perguntarem coisas mais íntimos sobre os dois! Ela menciona no livro que não gosta de falar sobre isso. Só ela mesmo sabe o quão sofrível foi ter ficado em cativeiro, tendo em companhia por tantos anos apenas o seu sequestrador.

Nia 07/08/2022

O livro mais pesado que li
É preciso ter um estômago forte para ler o que aconteceu com a Natasha. É incrivelmente forte ler os seus relatos e como ela conseguiu escapar. Livro incrível!

Gabi Saraiva 04/08/2022

3096 Dias
Eu não sei explicar o que essa leitura me causou, precisei parar ontem a noite, pois estava muito impactada e terminei hoje. A riqueza de detalhes com que ela conta o que viveu, eu nunca vou conseguir imaginar o que ela viveu, perdeu sua infância e adolescência vivendo num cativeiro e sofrendo todo tipo de agressão. Recomendo cautela na leitura pode haver muitos gatinhos.