3096 dias

3096 dias Natascha Kampusch

Resenhas - 3096 Dias - Natascha Kampusch

Cristiane174 28/07/2022

Triste
Como uma vida pode ser tragada dessa forma? E de onde tiear forças pra sobreviver? Tantos desistem por tão pouco e ela conseguiu. Simplismente doloroso

analupaschoal 21/07/2022

um dos relatos mais fortes que eu já li na vida. a força dessa menina é uma coisa que vai além do meu entendimento.

Clara T 21/07/2022

Infância perdida
Esperava uma leitura lenta e pesada. Mas apesar de todos os sofrimentos infringidos em Natasha por seu sequestrador, não é tão pesado como imaginava e nem foi tão demorado para ler.
É um livro de não ficção, a autora foi sequestrada aos 10 anos e conseguiu fugir 8 anos depois. Foi o mais longo sequestro que se tem notícia. Quando conseguiu escapar todos já a haviam dado como morta.
Natasha conta de suas lembranças de infância, a separação dos pais, a convivência com a avó e as irmãs mais velhas, as viagens para a Hungria e a convivência na escola.
Natasha conta como passou o dia que foi sequestrada e como ela encarou aquele momento tão crítico da vida dela.
Depois disso, os momentos no cativeiro foram menos cronológicos. Em alguns momentos ela usou datas, em outros fez referência a sua idade, mas na maior parte do tempo era difícil organizar os fatos em sequência. 3096 dias foi a quantidade de dias que esteve presa ao sequestrador.
Quando conseguiu fugir, Natasha se considerava uma mulher adulta e tinha se preparado intensamente para passar por isso. Mas nem tudo ocorreu como ela imaginou. Como tinha apenas 10 anos quando foi sequestrada, boa parte do que ela aprendeu, sua forma de pensar e seus desejos foram influenciados pelo único adulto presente que ela tinha em sua vida: o sequestrador. Ela reclama muito das vezes que olharam para ela e diziam: síndrome de Estocolmo. Porque o sequestrador era a única pessoa com quem ela convivia. E assim como a maioria das pessoas, ele não era mau o tempo todo então julgavam por ela reconhecer seu lado bom.
Não sei o quanto Natasha ainda convive com a mídia ou se foi esquecida, trocou de nome e se recusa a tocar no assunto. Foi uma história real sobre um acontecimento que parece ficção. Mas prefiro ler casos reais do que ficção, porque nos faz pensar que coisas assim acontecem.
Para quem gosta de drama, com um pouco de sofrimento, considerem ler um pouco de realidade. E tomem mais cuidado com as crianças sob os seus cuidados.

@mandinhas_angelo 17/07/2022

Aos 10 anos, Natascha Kampusch foi sequestrada no caminho para a escola. O livro, de autoria da vítima, narra com riqueza de detalhes os acontecimentos dos 3096 dias em que passou sob o domínio do sequestrador.

A leitura é muito densa, e precisa de muito cuidado, pois há várias cenas que podem trazer gatilhos. A criança apanhava, era privada de luz, comida. Além de vermos a falha dos policiais locais, onde ignoraram a única testemunha que poderia ter ajudado a solucionar o caso, uma menina de 12 anos que viu o momento do sequestro.

Para quem tem interesse por histórias de crime, essa leitura é uma ótima opção, mas se esse não for o seu caso, leia com responsabilidade e sabendo que não é apenas uma história, mas sim um caso real.

Citação Favorita:

?Meu cativeiro é algo com que vou ter de lidar durante toda a minha vida, mas, aos poucos, acredito que não serei mais dominada por ele. Ele é parte de mim, mas não é tudo. Existem muitos outros lados da vida que eu gostaria de experimentar.?

Lizandra24 16/07/2022

Nem tudo é preto no branco
Esse livro nos mostra um outro lado que é sempre escondido nesses relatos, o que a vítima realmente pensa. É um livro muito difícil de ler, angustiante para dizer o mínimo. A nossa sociedade, a polícia, acaba tentando culpar a vitima pelo que ela passou simplesmente para não assumir seus próprios erros.

Isabela1452 15/07/2022

Essa leitura foi arrasadora e angustiante pra mim,mas ao mesmo tempo,muito necessária. Não tenho palavras para descrever o que eu senti lendo esse livro.

Amanda 09/07/2022

Adorei. Pode ser um pouco forte pra quem é mais sensível, mas é muito importante ver a visão dela de hoje em dia, e nos tempos do sequestro, ver o que ela passou, é muito triste, mas ela conseguiu ser forte e ver uma superação igual a dela é inspirador.

eduanton 07/07/2022

Perturbador
Um livro ao mesmo tempo perturbador e tocante. Lembro-me deste caso e sempre quis conhecer a história dele. Natascha é uma pessoa de muita força moral e emocional. Qualquer pessoa normal teria enlouquecido ao passar pelo que ela passou.

Katharina 07/07/2022

Relato bem forte e triste de uma jovem que passou por todo tipo de tortura física e psicológica? eh triste lê tudo querela relata, mas tb eh interessante a forma como ela mesmo descreve o sofrimento psicológico e trauma que passou durante esses 8 anos.

sereiana7 01/07/2022

Preto e Branco
Um livro emocionante que nos permite entender de forma superficial como Natascha se sentiu no cativeiro. Ela cita bastante como nada é preto no branco e talvez isso tenha ajudado ela a suportar seus dias lá embaixo, seu espírito em busca de liberdade me fez chorar diversas vezes no livro.

Jessica.Laureano 26/06/2022

Extremamente pesado
O livro é ótimo, muito descritivo, o que chega a ser dilacerador às vezes. Natascha, apesar de não ter sofrido violência sexual, foi violentada inúmeras vezes durante os 8 anos de cativeiro, e são horríveis as passagens em que ela descreve as surras que levava, os momentos em que o sequestrador a humilhava sexualmente, apesar de não a violentar nesse sentido. Era obrigada a se ajoelhar perante ele, chamá-lo de mestre e não usar roupas íntimas, o que não faz sentido na minha cabeça.
A história é bem pesada e ver as fotos reais do cativeiro torna tudo pior. A única coisa que pra mim deixa um pouco a desejar no livro é a história ser retardada de forma inconstante, sem seguir uma linha temporal reta, mas dá pra entender mesmo assim.
Infelizmente entrei em uma ressaca no meio do livro e fiquei mais de mês sem ler nada, não sei se porque eu estava lendo dois livros muito pesados ao mesmo tempo ou por outro motivo, mas devia ter insistido e terminado essa maravilha logo.

Carolina 26/06/2022

3096
O livro não é uma leitura fácil pra muitas pessoas, não só pelo fato do sequestro em si e dos gatilhos de abuso físico e psicológico, mas também pelo fato dela ter um pensamento diferente do que a sociedade quer que ela tenha sobre o ocorrido com ela. Ela foi uma criança com uma mente muito a frente do que se espera de uma criança de 10 anos e conseguiu sobreviver da forma que pode. Como ela mesmo disse todos somos acinzentados não existe ninguém totalmente preto ou totalmente branco.

Isaah 20/06/2022

3.096 DIAS NATASCHA KAMPUSCH
meu deus, o livro é mil vezes melhor do que o filme todos os documentários tiraram coisas importantes da história da Natascha. me assusta saber q existem pessoas como o wolfganfg e as coisas q ele fazia com a natascha? mas felizmente tudo foi resolvido no fim, a natascha sempre se manteve forte mesmo com tudo dando errado. uma das minhas melhores leituras desse mês
10/10