Tipo uma história de amor Abdi Nazemian

Resenhas - Tipo Uma História de Amor

Thai @literathaii 28/01/2022

PERFEITO.
E pensar que eu queria abandonar esse livro no ano passado. Mas, ainda bem que eu dei uma segunda chance. Eu sorri, me apaixonei, sofri muito, chorei e favoritei. Eu não sei o que é viver esse preconceito na pele, mas eu digo que esse livro nos mostra bem a realidade. Sejam amor, sejam felizes, sejam mais empáticos, porque amor é tudo o que importa no final. Amem a amem muito.
Gabi 28/01/2022minha estante
Aaa eu qro mto lerrrr

Thai @literathaii 28/01/2022minha estante
PELO AMOR DE DEUS LEIAAAAAA

Carol Mayara 28/09/2020

Uma carta de Amor e Esperança à comunidade queer!!!!
Acompanhar a trajetória desses personagens é como voltar para dentro de nós e encontrar nosso eu mais sensível e apaixonado e dizer:?Você é único ?.Trechos que nos fazem sentir vontade de imprimir e espalhar pelo mundo a fora,sair levando ás casas,esconderijos e armários de todos aqueles que se sentem perdidos.Tipo Uma História de Amor vai muito além de uma história de três jovens descobrindo o amor, é um lembrete de que não estamos sozinhos,que o queremos de verdade,é sermos amados como somos.

Crestones 04/04/2021

"Continuem criando coisas bonitas"
Alguns dos maiores ídolos de todos os tempos como Cazuza, Renato Russo, Freddie Mercury e muitos outros deixaram esse mundo cedo demais pela aids. Mas uma coisa que todos eles deixaram como legado foi o amor, assim como esse livro.

O livro é sobre amor, nas formas mais cruas, dolorosas e verdadeiras. A história de três adolescentes no início da década de 90, vivendo a epidemia da aids. Mostra como a luta de homens e mulheres pela saúde de pessoas LGBTQ+ foi árdua e necessária. Um livro para aprender como as divas do pop e arte foram importantes, principalmente como a Madonna revolucionou o mundo e o impacto que ela gerou.

O autor, através dessa linda história nos mostra um pouco de como foi a adolescência de quem viveu nessa época, os medos e as dificuldades. É uma história para aprender, se emocionar e amar, é sobre "o poder do amor diante do medo".

Na música "O tempo não pára", Cazuza fala que vê o futuro repetir o passado, sabemos que de uma forma negativa. Mas Abdi Nazemian nos mostra através da trajetória dos três personagens principais Reza, Art e Judy que ver o futuro repetir o passado pode também ser esperançoso porque "Não existe futuro sem passado". Que o nosso presente e o nosso futuro repita as ações dos que vieram antes de nós e lutaram por eles e por nós, é graças a essas pessoas que hoje podemos amar. Mas como o livro nos diz, ainda há muito pelo o quê lutar.

Um livro necessário.
Uma história linda e trágica.
Uma verdadeira história de amor.

Quote:

"#75 AMOR [...] A palavra de quatro letras mais importante da nossa história sempre será AMOR. E é por isso que lutamos. É isso que somos. Amor é o nosso legado."
se.renata 04/04/2021minha estante
que resenha mais linda! arrasou demais amg

mmonyeiro 04/04/2021minha estante
lindolindo!!?

alibooks__ 23/03/2021

lindo, lindo, lindo e lindo.
não tenho nem palavras para descrever, mas por favor, LEIA, se no começo não te prender, NÃO ABANDONE!

Belle33 26/10/2021

Tipo uma história de amor
Nunca chorei tanto, a história é linda e me identifiquei um pouco com cada personagem. Chorei, se deixar, todos os capítulos. Fala sobre, principalmente, aceitação. Se vc quer chorar, leia isso. O final é triste dmss. Vou repetir, se prepare para chorar, se vc for como eu.

Jeff 10/02/2021

Um livro necessário que fala sobre a amizade, o amor, o medo, a família e a aceitação.
Se passa em 1989 (recheado de nostalgias dos anos 80/90) no período da epidemia da aids.
É narrado por três personagens principais, Reza, Art e Judy, cada um com suas peculiaridades.

"A palavra de quatro letras mais importante da nossa história sempre será amor. E é por isso que lutamos. Amor é o nosso legado"

Foi uma experiência maravilhosa acompanhar esses adolescentes, não possuindo uma narrativa limitada. É cheios de emoções, chorei, ri, fiquei com raiva e afins.
Conquistou por mérito seu lugar no meu coração ???

Saulors 17/01/2021

Ainda não consigo achar palavras a altura desse livro estremamente lindo e necessario. O autor nos leva a uma história semi autobiografia sobre três jovens que descobrem o amor e as dores do preconceito no fim da década de 90.

O livro nos leva à nova york, 1989, na efervescência da epidemia da aids, quando o jovem reza, iraniano e recém chegado na cidade, desperta o amor de art e judy, dois melhores amigos, art, um jovem gay e judy, uma jovem heterossexual. Marcados pelo bullying e rejeitados pelos outros jovens do colégio, os três se unem em um laço lindo de amor e amizade, porém o conflito é eminente quando os dois rapazes se apaixonam um pelo outro.

Esse livro é uma grande homenagem à militância lgbtq pela luta de direitos e visibilidade, e o enfrentamento contra a aids e os reacionários e preconceituosos.
O livro é marcado por momentos e personalidades que estiveram ao lado da população lgbtq desde sempre, como Madonna, Judy Garland e outros. Eu, como grande fã da rainha, me senti extremamente honrado em ler esta obra que tanto prestigia a sua luta e a de tantos outros.

Um livro belíssimo, que trás uma identificação muito bonita com os personagens. Sentimentos vem a tona a cada página lida, eu ri, eu chorei, eu enraiveci, mas principalmente eu amei.
Gabriel Rodrigues 24/10/2021minha estante
Adorei a sua resenha, eu li esse livro ano passado e amei tive que favoritar.

sosuene 10/01/2021

Amei d+. Muito emocionante, mostra o quanto o amor é a única coisa que importa em um mundo cheio de preconceitos e ódio.

Luhran 04/08/2021

A bichinha da Judy?
Nota: este livro contém descrições de LGBTQIA+FOBIA, violência, descrições de desejos sexuais e fanatismo religioso.
É 1989 quando Reza e sua mãe desembarcam em Nova York para viver uma nova vida ao lado de seu padrasto e seu novo irmão Saadi. Após a morte de seu pai alcoólatra, o garoto e sua mãe precisaram reconstruir suas histórias, já que iranianos refugiados não tinham todo o apoio do mundo ao seu lado.
E é em meio a notícias catastróficas sobre a pandemia da aids, que Reza se vê encurralado dentro de si ao sentir atração por Art, o único adolescente gay e definitivamente assumido de sua escola. Mas todo o conservadorismo de sua casa e sua cultura, fazem com que o adolescente se diminua e se prenda cada vez mais. Reza não quer ser mais um monstro na vida de sua mãe e muito menos ser mais uma vítima do vírus.
Art tem tudo para ser um ativista dos grandes. Sem nenhum medo de ser quem é, o garoto extravasa em suas roupas, cortes de cabelo, é fã de Madonna e possui um caráter limpo e justo com tudo que vivencia. Ao lado de sua amiga Judy, o tio também assumidamente gay da amiga que é soropositivo, e uma vontade imensa de lutar pelos direitos da sociedade LBTQIA+, Art é definitivamente uma bandeira viva.
Tudo seguiria caminhos difíceis, até porque Reza tem medo de se aceitar e mais medo ainda de contrair a doença. Mas os caminhos se tornam muito mais dolorosos, quando Reza começa um relacionamento amoroso com Judy, afim de camuflar tudo o que queria sentir por outros homens.
Tipo uma história de amor possui uma carga emocional enorme. O modo como Reza enxerga a sociedade LGBTQIA+ e como a falta de recursos e informações sobre a aids eram quase nulas, faz com que nosso coração se feche de angústia. O relacionamento de Judy com o garoto é triste e simplesmente uma bomba atômica. Porque nós sabemos que no fim das contas, é o coração de Judy que ficará em pedaços.
Eu me senti aflito em muitos momentos. Com os pensamentos de Reza, com a decepção que Judy sofreria, com a vontade de Art mudar o mundo, com os depoimentos do grupo de apoio, mas no livro todo, não houveram muitos acontecimentos que me fizessem amar o livro de uma forma inexplicável. É notório a importância histórica que este livro carrega e o quanto a dor de muitos jovens foi transpassada neste livro.
Eu não posso dizer que gostei do desfecho de pequena longa jornada de Art, Reza e Judy. Mas com toda certeza posso proclamar que esses jovens jamais serão esquecidos por mim.

Andrieli34 07/11/2022

QUE LIVRO!!
"Se um dia se sentir sozinho, olhe para o céu. José e Walter e Judy Garland e Marsha P. Johnson estarão sempre com você, junto com tantos outros. Peça para que te escutem, e assim o farão." chorei :(

Você 23/11/2021

Tipo uma história de amor
Esse livro, em um geral, é igual Stephen: triste porém lindo e de alguma forma leve.
É um livro importante, uma história importante a ser contada, com personagens realistas e bem escritos e uma história linda. Certas passagens do livro são muito profundas e necessárias. Sinto que essa resenha vai ser eu me repetindo, falando sobre o quão necessário e lindo o livro é, mas realmente ele é e não há o que falar além disso.
A única crítica que tenho é que sinto que a experiência de Reza como um menino iraniano em Nova York poderia ter sido mais explorada, porém digo isso como uma pessoa branca, então talvez estivesse lá e eu apenas não tenha prestado atenção.

Nado 29/06/2023

Romance que aborda temas como identidade, amor, sexualidade, descobertas e aceitação. Situado em um cenário multicultural, o livro narra a história de um jovem em busca de sua verdadeira identidade e de um amor autêntico.
A trama gira em torno de Reza, um adolescente iraniano-americano que está enfrentando desafios em várias frentes. Além de lutar para se encaixar no ambiente escolar e enfrentar a pressão acadêmica, também está se descobrindo sexualmente. Quando ele se apaixona por um garoto chamado Art, sua vida dá uma reviravolta emocionante.
No entanto, é confrontado com a dificuldade de conciliar sua orientação sexual com as expectativas e tradições de sua família iraniana conservadora. O menino precisa encontrar coragem para enfrentar o medo do julgamento e a possibilidade de rejeição, tanto da família quanto da comunidade.
A história é narrada pelos três personagens principais, o que é maravilhoso, pois o leitor conhece a mesma história, sob três pontos de vista, que não se tornam repetitivos, pois o autor os coloca com fatos inéditos em cada um.
Nessa história, eu li um dos textos mais sensíveis e lindos sobre o que é o amor, sobretudo quando vivido por homossexuais, dentro de uma sociedade que, infelizmente, em sua maioria, ainda é preconceituosa e doente.

Gabi 07/04/2021

livro muito importante!!!! até mais ou menos a metade da história eu não tava gostando muito por causa dos três protagonistas, todos me irritando, mas melhorou depois de um tempo. foi muito interessante descobrir mais sobre ny e a comunidade lgbt na década de 1990, super recomendo!

Duda 30/08/2021

"Amor é o nosso legado"
26/08/21 ¥ 28/08/21

Esse livro é necessário demais!!!!
Existem muitas temáticas importantes e que foram tratadas de maneira muito inspiradora, como por exemplo: amizade, amor, família, apoio, aids, homofobia, autoconhecimento e muito mais.
Provocou em mim diversos sentimentos, muita raiva (principalmente com cenas de homofobia e ignorância), tristeza mas também muita felicidade ao ver os personagens sendo quem são e sendo felizes assim.
Já estou com saudade dos personagens e fiquei bem impactada com o último capítulo que conta sobre o futuro.
Mood: ??????

gatinhacomunista 02/03/2022

Olha, eu realmente gostei da história, me encantei com os personagens e a leitura fluiu super bem pra mim.
Os temas abordados são extremamente importantes e necessários (ativismo, AIDS, comunidade queer).
Dei três estrelas pois não curti muito o desenvolvimento dos personagens. Apesar de ser um livro um pouco lento (o quê não me incomoda), o desenvolvimento dos personagens é meio rápido demais; porém como dito eu realmente me encantei por pequenos detalhes neles.
Odiei o final (especificamente páginas 233 e 234), achei desnecessário e por mim terminaria com o Art indo embora, seria um final mais melancólico.