A Paixão Segundo GH

A Paixão Segundo GH Clarice Lispector

Resenhas - A Paixão Segundo G.H.

maria 16/05/2024

Livro que te ensina sobre o tudo
Um livro que demanda energia!

Li e reli parágrafos. Ora por não ter entendido de primeira, tudo bem, ora por ter que digerir o que tinha lido.

Chegou um momento que tive que colocar a leitura um pouco de lado - muita ansiedade. Um livro que instiga e te dá uma nova perspectiva do que é viver, o que é estar vivo e como ser.

Com certeza uma das leituras (se não A leitura) que mais me tocou!

Profundo, desafiador, poético, existencialista e delirante.

Clarice Lispector não tem como decepcionar.

najuliass 15/05/2024

As paixões
Esse livro (que vejo quase como um ensaio) e que muitos outros veem como existencialista, mitológico, bíblico e etc, não poderia ser diferente devido ao seu conteúdo.
A existência de diversas temáticas e linguagens dá força para a história principal "A paixão segundo G.H", porque tal livro não fala só de uma paixão, mas de várias, de forma um tanto quanto disruptiva e filosófica podendo ser até muito confusa.
As várias paixões e os vários modos de viver essa paixão, seja a vida, ao ser, aos filhos, aos amantes, aos bichos, ao mundo, ao que é errado e certo, e ao indefinido e definido.
O leitor que cair de paraquedas nesse livro pode acabar o odiando e não o entendendo, e talvez seja esse mesmo o propósito, aliás, como podemos entender a paixão? as diversas formas de paixão?
por isso talvez ao iniciar o livro a autora faz certas exigências. Clarice sabe a força que tem essas palavras todas reunidas e criando sentidos, e de forma atemporal descreve as paixões segundo a sua personagem as vive e as sente.

_Du_ 15/05/2024

Que viagem. Você termina a leitura com a sensação de que não conseguiu captar tudo que ela tentou expressar. Vai ser necessário, em um futuro próximo, uma releitura.

malubsballarotti 14/05/2024

"Perdi alguma coisa que me era essencial, e que já não me é mais. Não me é necessária, assim como se eu tivesse perdido uma terceira perna, que até então me impossibilitava de andar mas que fazia de mim um tripé estável. Essa terceira perna eu perdi. E voltei a ser uma pessoa que nunca fui. Voltei a ter o que nunca tive: apenas duas pernas. Sei que somente com duas pernas é que posso caminhar. Mas a ausência inútil da terceira me faz falta e me assusta, era ela que fazia de mim uma coisa encontrável por mim mesma, e sem sequer precisar me procurar."

Ler esse livro nesse exato momento foi um presente que ganhei já nas três páginas iniciais. Nunca tinha lido Clarice, e que primeiro encontro foi esse! O fluxo de consciência da personagem é o que domina o texto, e por isso, em alguns momentos me perdi (como se em um grande devaneio) pra me encontrar e me identificar de novo nas páginas seguintes. Acho que esse não é um livro que todo mundo vai gostar, mas definitivamente entrou pra minha lista de favoritos.

viiholiveiiraa_ 14/05/2024

A busca dentro de si...
Tenho o costume de dizer que, a cada livro lido da Clarice Lispector, um novo soco no estômago é dado. Às vezes fico me questionando como a autora consegue descrever cada fase que estou vivendo. Talvez seja por isso que eu me conecto tão profundamente pela Clarice…

A paixão segundo G.H foi lançado em 1964 e logo no início do livro Clarice já deixa claro que gostaria que esse livro fosse lido apenas por pessoas de alma já formada. Acredito, eu, que para ler qualquer coisa da Clarice é preciso ter uma maturidade, não dessas intelectuais que estamos acostumados, mas, sim, uma maturidade mais emocional, uma alma já formada.

Para mim, esse é o livro mais introspectivo que li da Clarice até agora. Aqui, vamos acompanhar as observações que a personagem G.H faz da própria vida, dos próprios sentimentos e pensamentos. Ao entrar no quarto da empregada, disposta a organizá-lo, mas o encontra arrumado e ao se encontrar com a barata, G.H toma consciência da própria individualidade.

Sedenta por organização, G.H procura fazer com que o exterior seja um modo de organizar-se interiormente. Afinal, quem nunca ouviu o ditado que “arrumar a própria casa é arrumar a mente”? Me conectei profundamente com G.H, pois passo por uma desorganização interna e muitas vezes, utilizei da organização da minha casa, uma forma de, talvez, organizar os meus pensamentos.

G.H mergulha em si e faz questionamentos que, boa parte de nossa vida, nos fazemos: quem sou eu? O que eu sinto? Qual é minha identidade? Minha razão de viver, sentir, amar? G.H sente uma necessidade de saber quem ela é... afinal, quem nós somos? Quais são as nossas razões? Vivemos tão perdidamente dentro da nossa bolha?

G.H olha para dentro de si e por um dado momento não se reconhece. Quantas vezes nós não conseguimos nos reconhecer? Quantas vezes vamos em busca de nossa identidade e tomamos conhecimento de questões angustiantes, intrigante acerca da vida, assim como os pensamentos de G.H? É por meio de um universo de questionamento e reflexões que o leitor toma contato com a atmosfera de instabilidade emocional.

É dessa forma que Clarice Lispector utiliza de sua literatura: buscar o lado humano introspectivo. Ao entrar de si, G.H gera reflexões acerca da vida. É sobre se sentir inquieta na própria pele, não se reconhecer mais, se permitir ir mais fundo do âmago dos sentimentos…

site: https://www.instagram.com/letrasegraos?igsh=MTg2MjllNDZjeGowYw%3D%3D&utm_source=qr

Apaixonada Por Livros 14/05/2024

Nós estamos olhando a vida que se nos olha, Clarice.
A Paixão Segundo G.H, nos faz refletir se o livro se trata de uma narrativa de amor, despedida, reflexão sobre nós, entender melhor quem somos e o que sentimos, enfim várias nuances.

O enredo trata de uma mulher identificada apenas pelas iniciais G.H., que depois de demitir a empregada e tentar limpar seu quarto, relata a perda da individualidade após ter esmagado uma barata na porta de um guarda-roupas.

site: https://apaixonadaemleitura.blogspot.com/2024/05/a-paixao-segundo-gh-autora-clarice.html

David 13/05/2024

"Sirvo ao perigo esquecido"

"Quando se realiza o viver pergunta-se: mas era só isso? E a resposta é: não é só isto, é exatamente isto."

"E é inútil procurar encurtar caminho e querer começar já sabendo que a voz diz pouco[...] Pois existe a trajetória, e a trajetória não é apenas um modo de ir. A trajetória somos nós mesmos. Em matéria de viver, nunca se pode chegar antes."

yas :) 10/05/2024

Sou cada pedaço infernal de mim
Clarice é uma poeta e um gênio em constante angústia de ser. Sua escrita é tão fluída e vem de um lugar tão pouco habitado que assusta, ao mesmo tempo em que para ela parece surgir com uma facilidade inexplicável.

Um livro construído inteiro por um monólogo é algo desafiador e por vezes inconcebível...mas ela consegue, e consegue muito bem!

Lendo "A Paixão Segundo G.H." me deparei com coisas que nunca havia querido me deparar, ou que havia fugido para não encontrar. Ela coloca em palavras, através de sua linguagem única, sentimentos do absurdismo humano, transformando-os em comuns e nossos.

E como toda contradição da vida, amei e não suportei esse livro. Por ser tão cru e exigir tamanha presença do leitor, me vi distante demais da obra e ansiosa para acabar e "me livrar" das palavras carregadas da Clarice. Mas sei que isso tudo é sobre mim e não diz nada sobre a genialidade da escritora!

Espero que eu reencontre seus trabalhos de uma próxima vez mais preparada e disposta, vale muuuito a pena.
cinnamongir1 10/05/2024minha estante
????

maria10763 14/05/2024minha estante
seu subconsciente não querendo se abrir pras bombas de clarice

Thams3 09/05/2024

Li para a estreia do filme, ouvi o audiobook um dia antes, assisti ao filme e estou relendo pós filme. Não consigo parar de ficar EMBASBACADA com tamanha genialidade e profundidade contida nessas poucas páginas. A paixão segundo G.H é o universo mais íntimo de uma mente e um coração posto em palavras de forma que ninguém mais seria capaz além de Clarice.

liabatistak 06/05/2024

Baratamente
Com a escrita que é mais que desafiadora, Clarice Lispector me levou no fundo de uma história de G.H em sua busca questionável sobre sua identidade e algum propósito.
G.H encontra uma barata e assim começa com a gigante jornada de muitas descobertas.
com esse mundo misterioso e particularmente incrível, esse livro é perfeito para pessoas que querem ver o mundo de uma forma diferente, mais profunda e emocionante.
baratamente falando ??

jjuniecode 05/05/2024

"como poderei dizer senão timidamente assim: a vida se me é. A vida se me é, e eu não entendo o que digo. E então adoro."

alpaco 30/04/2024

A Paixão Segundo G.H.
Clarice fala aqui sobre muita coisa, tendo um olhar bem de bióloga, o que achei particularmente interessante. G.H. vai ao quarto da empregada que acabou de deixar a casa, mata uma barata e come enquanto reflete sobre a permanência, a neutralidade, Deus e muito do que percorre a vida e o que nos constitui como seres humanos. É uma boa viagem para qualquer um.

marygoore 28/04/2024

Samsa adoraria ter conhecido G.H.
O máximo que eu teria feito no lugar da G.H. teria sido matar a barata (ou chamar alguém pra matar a barata) e seguir minha vida.

Acho que foi por isso que a Clarice disse que é melhor que pessoas de alma já formada lessem o livro, porque eles iam entender melhor a agonia do que foi a epifania que aconteceu no quarto da empregada.

Por isso que um especialista não entenda, mas uma menina de 17 anos pode ter esse livro como o seu favorito.