Sobre meninos e lobos

Sobre meninos e lobos Dennis Lehane

Resenhas - Sobre Meninos e Lobos

david andriotto 18/01/2023

eita como é determinista!
é uma agradável leitura, muito ritmada e até divertida em alguns momentos. mas a ideia central gira em torno de preconceitos. me deu um pouco de raiva, tive vontade de dar duas estrelas.

todo mundo tem um aluísio de azevedo ne

Gabriel.Lopes 13/01/2023

Mystic River
? É aqui que enterramos nossos pecados? , no começo do livro achei que ia ser uma porcaria , estava muito lendo e não conseguia me envolver , mas depois o livro se tornou perfeito ? recomendo ++

Ale 08/01/2023

Para quem tem estômago forte!
É uma leitura que ecoa reflexão após a última página. E que mesmo o plot estando escancarado já nas primeiras páginas (o título, a meu ver, é um tremendo spoiler), a leitura não fica menos interessante, o autor te instiga a virar a página a cada instante. Portanto, para quem tem estômago forte, é uma ótima pedida!

potranca 04/01/2023

Eu queria uma continuação desse livro ??
Sem dúvidas um dos livros de suspense mais bem pensados e escritos! Parece que cada personagem é de verdade, que tem sua própria história, seus medos, angústias e segredos pra esconder.

O final é MUITO bom, não era algo que eu esperava ao longo da leitura, mas por algum motivo (pessoal) não fiquei chocada como achei que ficaria. Acho que ele vai dando indícios aos poucos e a intenção nem é chocar com um final mirabolante que não faz sentido, mas sim algo bem escrito que faz sentido. Essa é a parte boa pq poderia realmente ser um crime de verdade! Outro ponto legal é que apesar de ser resolvido em três/ quatro dias (se não me engano) não é nada corrido, eu acompanhei super atenta a tudo e amei!

Dennis Lehane tá se tornando aquele tipo de autor que eu leria até a lista de compras! Esse cara é fod* demais!!!

Nicolas.Jacob 14/12/2022

Lobos não mandam flores
Na maioria das vezes que eu tinha me encontrado com histórias de investigações e crimes policiais, a experiência foi de livros não tão aprofundados, sem grandes desenvolvimentos de personagens e que acabavam servindo como boas leituras mas sem gerar grandes reflexões. Lehane com certeza fugiu desse padrão aqui.

A condução, principalmente no começo, pode se arrastar em alguns momentos, eu encontrei alguns parágrafos que são exibicionistas e meros caprichos, mas quando a história se encaminha pro seu desfecho, tudo faz sentido.

Me senti instigado a refletir como realmente cada um tem seu caminho na vida, como você carrega o fardo das suas escolhas e as consequências dela pro resto da vida, como você lida com seu lobo interior, podendo encontrar forças nele mas também podendo perder essa batalha e deixar ser dominado.

Gostei bastante da parte final, como tudo se fecha bem, te deixa com a aquela expressão de sobrancelha arqueada, toda esse conceito do menino e do lobo e como cada personagem lidou com isso, em especial o Dave, me deixou bem impressionado e satisfeito com essa leitura. Lehane com certeza vai ter que voltar.

Cada um tem seus traumas, infelizmente nem todos conseguem se libertar deles.

Precisamente:
?? 4,4/5
Nicolas.Jacob 14/12/2022minha estante
Nota pra essa edição: completamente terrível, uma pena um livro tão bom não poder ser representado na estante por uma edição igualmente boa

Slovenio Kiev 09/12/2022

Li com pouca expectativa e me surpreendi imensamente
Li com uma expectativa baixa porque na época eu era ainda muito mais interessado em histórias voltadas para o fantástico ou para a ficção científica, mas depois de ler esse livro eu mudei.
Ele tem uma trama instigante, um mistério central muito bem desenvolvido, os 3 pontos de vista principais são muito bem explorados e o final é perfeito.

Ruan Lipe 28/10/2022

VOLTEIII
Li esse livro há 2 meses atrás, faço essa resenha hoje com a opinião concreta na minha cabeça. Um livro pesado, melancólico, cheios de desentendimentos que levam a tragédia. Por pena, não apeguei muito aos personagens e alguns trechos foram prolixos. Mas, um puta roteiro.

Fabio Shiva 28/09/2022

A menor decisão que você toma pode gerar um banquete de consequências
Em 2019, ao passar pela Mansão dos Livros (projeto de doação de livros em Itapuã), deparei-me com esse exemplar, que fez meu coração bater mais rápido. Tratava-se de uma obra de Dennis Lehane, de quem eu já havia lido duas histórias incríveis, que geraram filmes igualmente interessantes: “Sobre Meninos e Lobos” (https://youtu.be/rW7n3PsFd8U) e “Ilha do Medo” (https://youtu.be/y3dalJDGmt0). Ao ler o título do livro que eu já levava para casa, senti um desfalecimento: “La Morte Non Dimentica” (“A Morte Não Esquece”) era uma edição italiana!

Mas não desanimei. Tempos atrás, encontrei pela bagatela de R$ 1 cada vários clássicos da literatura francesa no original em francês. Mesmo sem saber mais que duas ou três palavras de francês na época, não resisti à promoção, e já fiz valer ao menos três reais de meu investimento inicial.

Pensei que nada impedia que eu repetisse a façanha, agora com um livro em italiano (que saiu de graça, ainda por cima!). O isolamento forçado pela pandemia acabou sendo uma boa oportunidade de estudar esse belo irmão mais velho do português. Estudar, bem entendido, do jeito que eu mais amo: lendo livros!

Não quis encarar logo de cara o Dennis Lehane, para poder saborear melhor a leitura depois de ter adquirido alguns rudimentos de italiano. Assim foi que li primeiro “L’Ufficiale e La Spia” (“O Oficial e o Espião”), de Robert Harris (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2021/04/o-oficial-e-o-espiao-robert-harris.html) e “La Verità Su Bébé Donge” (aparentemente ainda sem versão em português), de Georges Simenon (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2021/09/la-verita-su-bebe-donge-georges-simenon.html).

Afinal me senti pronto para ler “La Morte Non Dimentica”. E foi só então que tive a curiosidade de saber qual era o título original da obra em inglês: “Mystic River”. Pera lá: mas esse é justamente o livro mais famoso de Lehane, que foi traduzido em português como… “Sobre Meninos e Lobos”! Eu não somente já li essa história, como perdi a conta do número de vezes que vi o filme, magistralmente dirigido por Clint Eastwood e com Sean Penn, Tim Robbins e Kevin Bacon nos papéis principais.

Se eu soubesse desde o início que esse era o livro do Dennis Lehane que eu tinha em mãos, o mais provável é que não me sentisse motivado a aprender italiano só para ler novamente. Contudo foi uma experiência maravilhosa retornar a uma história que admiro tanto, agora em um idioma no qual estou ainda engatinhando. Tudo considerado, só posso dizer que foi um ganho esplêndido começar a estudar uma nova língua, ainda que movido pelo desejo de ler mais um livro de um de meus autores favoritos!

Demorei contando isso tudo porque acho que tem a ver com o ponto central de “Mystic River”, que é muito bem sintetizado na fala de um dos personagens:

“Você já pensou em como a menor decisão que você toma pode mudar o rumo de sua vida?”

Vejo uma continuidade e uma expansão dessa questão na célebre frase de Robert Louis Stevenson:

“Todo mundo mais cedo ou mais tarde senta-se para um banquete de consequências.”

Toda ação gera uma reação. Essa é, fundamentalmente, a Lei do Karma, conceito da Filosofia Sankhya que é tão mal compreendido em nossos dias. Dennis Lehane é quase didático em sua alegoria da Lei do Karma, o que ajuda a tornar “Mystic River” um exemplo sublime da Arte em seu patamar mais elevado, ao conciliar entretenimento, prazer estético e convite à transcendência.

Uma sincronicidade digna de nota é que pensei muito em “Mystic River” quando estava lendo “Sobre a Escrita”, de Stephen King (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2022/05/as-preciosas-e-as-vezes-perigosas-dicas.html). Isso porque King foi bastante crítico aos livros escritos a partir do roteiro (plot), louvando uma forma de escrita mais intuitiva (que ele compara a escavar um fóssil). Pois bem, uma trama magistral como a de “Mystic River”, onde cada pequena peça da história está conectada com as demais, é uma das mais perfeitas demonstrações do bom uso do roteiro, e jamais poderia ter sido escrita da forma sugerida em “Sobre a Escrita”. O que mostra que, em se tratando da arte e do ofício de escrever, ninguém pode achar que disse a palavra definitiva.

Encerro, portanto, prestando a minha reverência à fina arquitetura de “Mystic River”, que chega a evocar em seu poder de catarse algumas passagens do “Mahabharata”, a mãe de todas as histórias. Sou profundamente grato por essa segunda leitura, que renova e reforça a minha vocação de escritor.

Link da primeira resenha de “Sobre Meninos e Lobos”, de Dennis Lehane:

Fabio Shiva 06/10/2022minha estante
Valeu, amigo!

Vanessa Viana 14/09/2022

Sobre meninos e lobos
Sobre meninos e lobos é um livro com assuntos complexos, causa angústia e desconforto. O início é bem lento mas após a introdução a leitura toma ritmo. Essa história vai muito além de um crime e de sua resolução. É intenso, angustiante e necessário. O balanço final foi super positivo, um ótimo livro. Indico!!!

Glau Anjos 08/09/2022

"Terminou de se barbear, contemplou mais uma vez a sua imagem no espelho. Ele era mau. Que assim fosse. Ele podia conviver com aquilo porque tinha amor no coração e tinha segurança. Pensando bem, até que a coisa não era tão ruim."
Sobre Meninos e Lobos. Dennis Lehane.
Conta a estória de três garotos, e como suas vidas tomaram direções diferentes, ainda assim, entrelaçados por um elo terrível de dor e segredos. É um livro excelente, embora seja uma dolorosa leitura.

Lucas.Fidalgo 06/09/2022

O mal e suas consequências.
Um trauma com uma pessoa pode abalar quantas vidas?

Tres amigos, sean, jimmy e dave. Enquanto brincam na rua, dave é sequestrado e abusado sexualmente.

Anos depois, Sean é policial, o jimmy toca um pequeno comercio local com sua filha, e dave, o que foi abusado, é casado e possui um filho.
Após o ocorrido na infancia, todos perderam contato.
Após anos, da forma mais improvavel e cruel, o destino faz com que eles tenham que se reunir novamente.
A filha de jimmy é assassinada. Sean é o policial encarregado do caso. E dave é um suspeito em potencial e uma das ultimas pessoas a encontrar-la em vida.
No entanto, nada é o que parece.
Durante a história, mesmo que de forma implicita, sabemos que jimmy foi preso durante um periodo, e que ainda possui influencia no meio do crime. Dave, após o trauma, tenta tocar sua vida. Apesar da vida normal que leva, nunca foi mais o mesmo desde que tudo ocorreu.
O livro faz com que a investigação tenha uma velocidade cadenciada, de forma com que nao exija pressa para expor os fatos, apresentando um dos plot twist mais incríveis que ja vi.
A adaptação feita para o cinema pelo magistral clint eastwood tambem vale muito apena ser conferida. Um dos poucos livros em que se pode apreciar a adaptação, e perceber que cada detalhe foi aproveitado com êxito.
Sobre meninos e lobos é uma historia sobre o mal humano, e como suas consequências podem afetar o destino das pessoas inocentes.

Mariana 02/09/2022

Triste demais
Que livro triste em tantos sentidos! É bem difícil passar pelo luto do personagem... Viver junto com eles a maldade humana dói na alma. Mas vale muito a pena, mas são temas bem difíceis...

fabio.orlandini 08/08/2022

Espetacular
Um livro para se pensar muito tempo. Nossa vida seria diferente se tivéssemos tomado algumas decisões diferentes? Esse é o grande dilema de Sean e Jimmy: deveriam ter entrado no carro com Dave? Um livro cheio de dor, de surpresas e com um final impactante.

Paceli 07/08/2022

Ótimo Thriller
É um otimo thriller policial, com personagens complexos e um enredo bem construído e amarrado até o plot final. Uma história de dores do passado que se mistura com uma tragédia do presente entre amigos de longa data.

Apesar de tudo isso, a leitura foi bem cansativa, pois o autor descreve ideias, pensamentos e situações que os personagens estariam sentindo (ou vivendo), mas que no meu ponto de vista não agregou praticamente nada à história.

Após dois terços do livro, quando o desfecho começa a se desenrolar, a leitura passa a ser mais dinâmica com as revelações que passam a aparecer uma após a outra.

Recomendo a leitura, como também a adaptação cinematográfica que é bem fiel ao livro.
Ivy 01/03/2023minha estante
Seu segundo parágrafo definiu o meu sentimento neste momento.