Sobre meninos e lobos

Sobre meninos e lobos Dennis Lehane

Resenhas - Sobre Meninos e Lobos

Gustavo Rodrigues 21/04/2022

É bom ler um thriller que tem uma pegada um pouco diferente dos demais, com uma carga dramática que não é tão característica do gênero. Gostei, mas tenho ressalvas.

As partes que tratam sobre o suspense/thriller são muito boas. Não é um livro que introduz inúmeras pistas na investigação pra te fazer ficar olhando pra todos os lados, mas sim vai trabalhando de forma cautelosa as poucas pistas existentes. Eu, particularmente, prefiro dessa forma.

Porém, em alguns momentos achei a leitura bem lenta. Nas partes da investigação quase nunca, mas em alguns capítulos que retratam os pensamentos de determinados personagens a fluidez foi afetada, na minha opinião.

Recomendo. ?

akasaori 19/04/2022

Bem instigante desde o começo, talvez porque já era uma história muito recomendada pra mim e porque já conhecia a reputação do autor hm kkk. Gostei do plot twist porque realmente não parecia que a história ia caminhar pra esse caminho, além de que acabou sendo um dos poucos livros de investigação (acompanhando a polícia em diversos momentos) que me prendeu.

Thiago 15/04/2022

Fenomenal!
Extremamente psicológico, tenso até os ossos, e o final é insano! O livro debate temas como ódio, ressentimento, perdão, recomeços, perdas, e nos mostra de forma magistral a tragédia eminente em cada diálogo e ação. Enfim, uma porrada pra não se esquecer tão cedo...

Nic 03/04/2022

Difícil parar de ler.
Já tinha assistido o filme lá em dois mil e bolinhas e lembro que tinha gostado muito. O mesmo vale com o livro, muito bom.
Daqueles que fluem e a gente não consegue parar de ler, um romance policial, com suspense, investigação e diversos dilemas psicológicos vividos pelos personagens, entre eles, a pedofilia.
Quando crianças, um garoto entre 3 amigos foi sequestrado por dois homens, o garoto conseguiu fugir e a cidade celebrou seu retorno, mas sempre silenciando o que de fato aconteceu.
Anos depois, um crime acomete a família de um dos garotos (já adultos), é então que os caminhos dos 3 acabam se cruzando novamente, e conseguimos ver o quanto aquele evento do passado ainda é um fardo na vida de cada um deles.
Não vou entrar em mais detalhes para não dar spoiler, mas fica aí a dica de um ótimo livro e ótimo filme.

André 22/03/2022

Do mais alto nível
Desejo ler muitos livros do autor após esse, pois a experiência foi sensacional, um dos melhores (se não o melhor) livros de investigação.
A forma como se liga os três personagens principais no futuro e como todos em sua volta acabam envolvidos é sensacional e a forma como o passado afetou cada um dos personagens é bom demais para não dar 5 estrela ao livro.

@leiturasdabreh 11/03/2022

Eu esperava muuuito mais!
Primeiro quero falar que minhas expectativas com toda certeza me atrapalharam bastante. Eu esperava muito mais dessa leitura.

A escrita é super lenta e enrolada, não dar vontade de você continuar sabe? Fora ter poucos diálogos, serem mais divagações da mente dos personagens.

O que leva você a continuar a leitura é a curiosidade de saber onde aquilo vai dar. O livro e a escrita não despertam nada em você. Chega a 60% e acontece pouquíssimas coisas de fato.

Tiveram algumas coisas sem explicações, isso foi mais uma coisa que me incomodou muito.

Sabe aquele livro com um personagem burro que faz besteira? Pois é, é o que temos aqui. E isso não me agrada tanto sabe, o autor justificar algo só pela burrice do personagem.

E então chegamos no plot, à princípio muito legal mas com uma justificativa horrível demais. Um pouco antes da revelação acabamos pegando o plot e criamos uma justificativa que se encaixava perfeitamente, mas o autor vem e na realidade não me dar justificativa nenhuma.

O que salvou um pouco a leitura foi a experiência de ter lido junto com o marido, a gente lia cada um em seu Kindle e debatia. Fora isso nada kkkk
Arthur 11/03/2022minha estante
Isso foi mais que uma resenha, foi um desabafo

Junior.Salviano 09/03/2022

um estudo do comportamento humano ae
eu fui em busca desse livro crendo que teria uns plots bem clichês, mas acabei encontrando uma espécie de estudo da mente humana após traumas, e isso me fez sentir na pele as confusões e dores que o Dave estava sentindo. por tocar nuns temas bem sensíveis, eu enrolei para lê-lo, e enrolei muito kkk.

final surpreendente, realmente não esperava por esse plot. lehane destruiu nesse livro.

ricci 26/02/2022

Aquele suspense que não sai da sua cabeça
Esse livro é muito bem construído. Fazia tempo que eu não ficava tão instigada com uma leitura. Só não dou 5 estrelas porque o final deixou um pouco a desejar, na minha opinião.

Nayara 26/02/2022

Bom porém nada demais
A história é muito boa, o final do livro é impactante, eu realmente fiquei chocada! Mas confesso que o livro me prendeu mais por curiosidade de saber o final da história do que pelo andamento da história.

Acredito que o livro peca no excesso de histórias paralelas durante momentos importantes, achei um pouco desnecessário.

Bastos 23/02/2022

O livro é sensacional, a história te prende do começo ao fim e você não quer parar de ler por nada. Tem um narrativa intensa e cheia de mistérios, com uma história que lida com perdas, traumas e inseguranças.

jusousan 17/02/2022

Sobre Meninos e Lobos
Sobre Meninos e Lobos é um livro no qual a narrativa se passa em dois períodos de tempo. Logo no início, os protagonistas, ainda crianças, nos são apresentados e um acontecimento trágico que ocorreu quando eles tinham 11 anos acaba por definir a forma que irão levar suas vidas.

Um salto no tempo. Eles se distanciam. Os amigos, agora apenas conhecidos, se tornam adultos e tem suas próprias famílias. Apesar disso, foram profundamente traumatizados e isso acaba refletindo na vida de cada um.

Junto a isso, a filha de um dos protagonistas desaparece e isso faz com que seus destinos se choquem novamente. A partir desse acontecimento, acompanhamos o ponto de vista e os sentimentos dos três. O desenrolar da história é ótima.

O livro, ao meu ver, é comovente, brutal e ao mesmo tempo delicado. Apesar do começo ser um pouco mais lento, a narrativa é intensa. O arco dos personagens são muito bem desenvolvidos e a trama central do livro prende o leitor do começo ao fim. Tudo na medida certa.

Todos os personagens principais tem profundidade e nos afeiçoamos por cada sentimento criado. A forma que Lehane contou a história, principalmente nos momentos finais, me fez pensar ?caramba! Que livro viu?

O que mais gostei, além de tudo isso, foi o realismo inserido por Lehane. Gosto quando autores não tem medo de arriscar. Óbvio que quando tudo é bem trabalhado.

Não tem nada melhor que um bom thriller investigativo com uma grande carga dramática. Um sabor.

Greice 17/02/2022minha estante
Fiquei com vontade ler com sua forma de transmitir o livro

Lu 17/02/2022minha estante
Ótima resenha! Fiquei com vontade de ler o livro.

jusousan 17/02/2022minha estante
Oi meninas, leiam! Recomendo viu.

Grazie A. 14/02/2022

Pela fama que tem, esperava muito mais. Segura o suspense muito bem durante o meio da história, mas o final é um pouco confuso, corrido e injusto. Já o começo é tão parado que te faz pensar seriamente em desistir. No geral, não recomendo.

Mariana.Martins 13/02/2022

Leitura interessante. Realmente o enredo é envolvente e te faz ler capítulo atrás de capítulo. Mas, me decepcionei um pouco com o desfecho da história.

Pam 11/02/2022

Fenomenal.
Eu nunca vi o filme da adaptação desse livro, então cheguei sem conhecer muito da história. Ao mesmo tempo que é um thriller policial como qualquer outro, também tem seus diferenciais que eu gostei bastante.

A gente acompanha três amigos de infância (Sean, Jimmy e Dave) que são conectados por crimes os envolvendo na infância quando um deles é sequestrado, e depois na vida adulta novamente, quando a filha de um deles é brutalmente assassinada. Claramente já deu pra ver que é um livro de "whodunnit", e eu gostei muito disso: a investigação corre num ritmo muito bom, os detalhes parecem confusos até que tudo vai se encaixando e eu senti que foi tudo bem fechadinho, eu gostei desse capricho porque muitos livros são bem preguiçosos nisso de montar as pistas e evidências e o Dennis Lehane abordou tudo com cuidado. Além disso, o livro também aborda muito os aspectos psicológicos: traumas de infância, as consequências que eles levam pra vida adulta, complexidades da vida matrimonial, além de mostrar o luto do pai pela filha assassinada. Eu fiquei muito emocionada nas cenas que falavam dessas coisas mais pessoais, não é algo muito comum porque thrillers às vezes preferem focar só no mistério, então esse livro é digno de nota nisso.

Eu gostei do final do livro, é bem coeso e não deixa pontas soltas, mas eu gostaria que algumas coisinhas fossem diferentes. Algumas vezes eu senti que ele é meio “determinista” (por exemplo: se você nasceu num bairro pobre, então você vai ser criminoso). Eu entendo que pode ser um reflexo da realidade, infelizmente sabemos das probabilidades, mas eu gostaria que alguns desfechos pudessem ser ajustados para tirar um pouco dessa "mensagem". Eu gostei muito de como o Dennis Lehane abordou a mente e as linhas de raciocínio que podem ocorrer em vítimas de abuso na infância, ele fez um retrato que pode parecer desconfortável, mas é real, e acho que aqui ele relatou MUITO BEM, mostrando que sempre há espaço para desenvolvimento e superação.

Sobre meninos e lobos é um thriller interessante, é pesado mas sem ser muito explícito, e lida com o lado psicológico de forma bem delicada. Tem alguns defeitos, mas não estragam o livro. Achei a leitura bem fluida, sempre tem alguma coisa nova sendo revelada então não fica cansativo (não é daqueles mistérios que só te entrega tudo no final, aos poucos ele joga informações que vão saciando nossa sede). Eu gostei muito e agora to curiosa pra ver o filme!