Dez dias em um hospício

Dez dias em um hospício Nellie Bly

Resenhas - Dez Dias em Um Hospício

Maharet Sys 09/11/2023

Leitura fluída e intensa.
É impossível começar a resenha sem citar a personagem jornalista de AHS, na temporada Asylum. Me pergunto se a história da Nelly foi inspiração para a criação do enredo dela.

O livro é um relato autobiográfico dos momentos pré, durante e pós internação. É impossível ler sem sentir o estômago embrulhar e os pelos se arrepiarem diante do horror apresentado.
A Nelly foi, sem sombras de dúvidas, uma mulher incrivelmente forte. Não consigo me imaginar passando pelo que ela passou, principalmente quando paro para pensar que ela tinha a minha idade (23 anos) quando foi internada.

Por meio dos relatos podemos conhecer a fragilidade dos métodos avaliativos das pacientes, bem como a ruína que o ambiente estava. Ao mesmo tempo um abraço podia ser sentido quando ela citava as boas almas que passavam pelo seu convívio naqueles momentos.
Infelizmente não consigo dar mais estrelas graças a algumas questões: primeiro, na edição em que li no KU é possível encontrar alguns erros de escrita... Esses erros as vezes nao são nada, outras vezes comem um pedaço do texto que me deixou muito curiosa pra ler. Em segundo lugar, há a escassez de informação... Daria tudo por algo mais detalhado, mas compreendo que não era o intuito, muito provavelmente.

De qualquer forma, recomendo muito a leitura. Mas vá com cuidado, principalmente se você já sofreu algum tipo de violência em hospitais e consultas.

Cris 18/10/2023

Triste
Fiquei bem impressionada com os relatos, essas pessoas dadas como insanas eram tratadas de tal maneira que se não houvesse sanidade, logo a teria.

Foi uma leitura bem rápida e interessante, as estrelas é porque gostaria de ter mais informações, documentações ou algo do tipo.

Ps: Que mulher incrível, ela simplesmente faz tudo.

Thamires109 12/10/2023

O hospício da resenha
Muito bommm ,a escrita a personagem e muito legal ver o rumo que traça pq na época que vivida as situações eram vividas de maneira precária, um livro onde nos vemos como era tratados os pacientes, e como iam até pessoas que não estavam doentes mas sofreram .muito muito muito bom vou ler novamente mais para frente pq eu gostei ,e acho que falei isso demais para alguém já enteder ,se vc que está lendo isso me desculpe por falar que gostei muito.

Carlinha 26/09/2023

Esperava mais
O livro é uma narrativa autobiográfica baseada nas experiências de Nellie Bly ao se fazer passar por uma paciente mental e ser internada no Hospital Psiquiátrico de Blackwell's Island, na cidade de Nova York, no final do século XIX.

O livro descreve bem superficialmente condições chocantes e cruéis do hospício, onde os pacientes eram frequentemente submetidos a tratamentos desumanos e abusos por parte da equipe médica. Nellie Bly expõe as más condições de vida, a falta de higiene e os tratamentos desumanos a que os pacientes eram submetidos.

A investigação de Nellie Bly e sua subsequente reportagem no jornal ajudaram a aumentar a conscientização sobre os problemas nos hospitais psiquiátricos e a pressionar por reformas na área da saúde mental nos Estados Unidos.

Gabygab 26/08/2023

Que livro emocionante
Nellie Bly que usar o pseudônimo de nellie brown,entra em um hospício para pode fazer um furo jornalista,sobre as condições que as mulheres era submetidas.
Passando 10 dias em condições insalubre,sem consigui comer,e vendo a total negligência dos médicos e das enfermeira.
Nellie foi um bem Necessário para sua época,sua pesquisa mudou a medicina o que fez evoluir.
A autora foi muito corajosa e sua história é muito emocionante.

Gabi® 12/08/2023

Não tem como parar de ler
A coragem e ousadia da Nelly Bly são dignos de serem exaltados sempre.

Como se só isso já não bastasse, a escrita da jornalista é precisa e viciante. Sentei no Sesc da Paulista e só parei para levantar e ir tomar um café. Terminei no mesmo dia e fiquei morrendo de vontade de ler outros textos dela? (mas não os de ?assuntos femininos? rs)

Recomendo!

Fabricio268 28/07/2023

Nellie Bly, intrépida e decidida.
Sua jornada por dez dias em um manicômio em Nova York no final do século XIX fez a diferença. Tratamentos absurdos e desumanos foram expostos.
Nellie Bly merece nosso respeito até hoje. Pioneira no jornalismo investigativo, deu voz aos que não eram ouvidos e assim iniciou uma mudança no serviço público de saúde.

Vanessa 26/07/2023

Achei a premissa do livro interessante, com certeza é o tipo de leitura que me atrai, mas não gostei da forma em que foi desenvolvida, não me prendeu.

Quequel 17/07/2023

Eu ADOREI essa leitura. Achei a ideia que a autora teve sensacional, além de ter inspirado minha temporada favorita de American Horror Story, mas não esperava sair completamente fascinada pela autora.
A escrita é simples e flui muito bem, os capítulos são curtos e objetivos, tornando a leitura rápida e focada no que deve ser: os horrores que acontecem na Ilha Blackwell.
Finalizar o livro foi um pouco difícil, pela raiva que eu senti no fundo do meu coraçãozinho dos funcionários da instituição, mas a Nellie Bly fez um trabalho incrível com esse livro.
Os dois textos apresentados depois só consolidaram pra mim o que eu tinha achado dela o livro todo: ela é FODA. Ela ouve falar dos problemas, das injustiças e das condições horríveis, e ela vai lá ver e sentir por ela mesma, pra denunciar depois.

Ingrid.Regis 18/06/2023

Conta os acontecimentos da jornalista quando este internada em uma instituição para pessoas atípicas. Ela nos mostra os sofrimentos e a forma como as pessoas eram tratadas, principalmente as mulheres, já que seu relato só envolvia a ala em que ela esteve.

A leitura em si é dinâmica e rápida, porém a temática do livro é bem rasa.

MariaEduarda6 10/06/2023

Um pouco sobre o sofrimento manicomial
Esse livro traz um pouco sobre o sofrimento manicomial. Sobre os maus tratos, diagnósticos errôneos e o descaso. É essencial refletirmos sobre hospitais psiquiátricos. E desmontar de vez essa lógica manicomial. É possível tratar a saúde mental sem violar direitos e ferir a liberdade. E essa é nossa luta diariamente.

Dou 3 estrelas porque é um pouco raso, não é tão aprofundado quanto o Holocausto brasileiro por exemplo. Logo é mais tranquilo de se ler. Confesso que até hoje não consegui terminar o livro da Daniela Arbex por ser muita dor em um livro só. Esse livro é mais suave. Mesmo assim traz muito a se pensar.

waydale 08/06/2023

Muito forte, bom e necessário
"À exceção da tortura, que tratamento levaria uma pessoa à loucura com mais rapidez? Aquele era mesmo um grupo de mulheres internadas para serem curadas? Eu gostaria que os médicos especialistas que me condenam por minhas ações, que provaram sua competência, pegassem uma mulher perfeitamente lúcida e saudável, trancassem-na e a fizessem ficar sentada das seis da manhã às oito da noite em bancos de encosto reto, sem permitir que ela falasse ou se mexesse durante essas horas, sem lhe oferecer qualquer leitura e sem deixar que soubesse nada sobre o mundo e seus acontecimentos, lhe oferecessem comida ruim e tratamento severo, e então observassem quanto tempo levaria para que ela ficasse louca. Dois meses seriam suficientes para arruiná-la mental e fisicamente".
Um relato dos horrores, torturas e faltas de cuidado de um hospício no século 19 - e coisas que duraram até muitos anos depois, como podemos ler no livro Holocausto Brasileiro. Forte, triste e necessário.