Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

MandinhaHP 17/03/2021

Senhor das moscas
Interessante história, como as crianças agiram de forma diferente à situação da ilha, mostrando que pessoas tem necessidades diferentes, assim como necessidades que nós temos de ter alguém a seguir. Ao fala sobre o livro com outra pessoa, percebi que tivemos interpretações diferentes dos acontecimentos.

Livro para reler um tempo depois.

Benditos livros - Luana 17/02/2020

Virou favorito
O Senhor das Moscas, de William Goulding, é um dos clássicos preferidos do mestre Stephen King. Claro que eu fui atras para conhecer !

Nesse livro um grupo de garotos ingleses se encontra em uma ilha deserta, depois de um acidente aéreo. Sem supervisão adulta, eles precisam descobrir como sobreviver até que sejam resgatados. O grupo é bem variado : crianças pequenas, alguns mais velhos e valentões, outros gordinhos e calados, e todos sem muita noção do que fazer e como agir nessa nova realidade.

Abrigos, fogueira, comida, todas as pequenas questões racionais de sobrevivência viram grandes problemas, mas se esvaziam de importância conforme o tempo avança e o resgate não vem. A natureza humana nos é apresentada sem filtros, e traz uma discussão filosófica muito interessante - quem somos nós sem o jugo das regras sociais? Crianças são mesmo isentas de maldade?

Depois de ler o livro e pesquisar sobre ele, lembrei do que Hobbes já dizia : os homens são egoístas no seu estado de natureza, e defendem suas vontades e necessidades com violência. Sem um contrato social, ou seja, sem leis e fiscalização, o caos e o medo se instalam.

E, em resumo, é isso que o livro nos conta. O Senhor das Moscas nos deixa claro quem somos nós sem regras e supervisão, a mercê de qualquer humor e qualquer desejo. Ver as crianças sem rumo se tornarem seres sem escrúpulos é só um lembrete de que a crueldade existe em qualquer faixa etária.
É um livro relativamente curto, mas que ensina muito. E o final é de cortar o coração. Super recomendo se aventurar nessa ilha perdida juntos com os meninos e descobrir quem seria você sem sociedade.
Flávia 17/02/2020minha estante
? ? ?

Ramon 20/03/2021

...
"As melhores ideias são também as mais simples"

"Tinha aprendido na prática que declarações fundamentais como aquela precisavam ser feitas pelo menos duas vezes antes de serem entendidas por todos"

Mariana 19/09/2021

Somos ou nos tornamos?
O livro conta a história de crianças que, devido a um acidente de avião, se viram perdidas em uma ilha, sem a presença de qualquer adulto, precisando criar suas próprias regras para conseguir sobreviver. A leitura, para mim, foi um pouco cansativa, pois foi difícil visualizar alguns trechos - bem descritivos - da ilha, da paisagem e das condições que as crianças estavam. Crianças? Já nem sei. O livro mostra também a perda da inocência e ingenuidade, e me deixa a reflexão importante a respeito do quanto temos características inerentes e do quanto o ambiente externo colabora para que tais características vão sendo construídas.

Bruno 25/08/2023

O ser humano tem a capacidade única de se unir na adversidade. Nem sempre o desfecho disso será positivo, porém.
Senhor das Moscas é a cruel história do surgimento da selvageria em um grupo de jovens pré-escolares. Publicado em meio ao período mais sombrio da história recente, é quase um estudo pavloviano do que acontece quando as pessoas se desapegam das poucas regras essenciais a uma comunidade.
Manter a fogueira acesa e esperar a sua vez de falar foram duas únicas normas escolhidas para a manutenção da unidade do grupo.
É comum a ideia atual de que são impensáveis os motivos que levaram as pessoas a seguir um cidadão como Adolf Hitler. Estamos mais próximos disso do que aceitamos. Muitas vezes, tudo o que precisamos para a barbárie é um inimigo em comum.

camis 12/01/2021

interessante
a história é um pouco cansativa no começo mas gostei bastante do desenrolar. nada de extraordinário, mas bem reflexivo!

Rick Shandler 27/12/2023

O senhor das moscas - William Golding
Um grupo de meninos sozinhos em uma ilha isolada do resto do mundo. O que pode acontecer? Sob a ótica de Golding, muita coisa. O Senhor das Moscas trata sobre o reencontro do ser humano com sua própria essência, um reencontro catastrófico.

Não precisa ser um grande estudioso das ciências sociais para algum dia já ter se debruçado em perguntas filosóficas como por que nos organizamos assim? Como chegamos nesse modelo de sociedade? Para que servem todas essas regras, normas e leis? Como rumamos de selvagens para cidadãos? Estamos tão longe assim do nosso ?modo selvagem?? Se tu ainda não te perguntou nada disso, com essa leitura tu vai te perguntar. Agora, se tu já te deparou com essas perguntas, com certeza após ler esse livro tuas respostas serão diferentes.

O Senhor das Moscas desmonta a sociedade. Nos mostra um mundo pautado por uma suposta inocência infantil que aos poucos, conforme as necessidades surgem, vai se organizando. De forma a superar os desafios que se apresentam, as crianças se veem obrigadas a, de uma forma ou outra, imitar as estrutura sociais do mundo dos adultos. Porém, percebem ser esta uma tarefa muito difícil.

As dificuldades enfrentadas pelas crianças vão muito além das impostas pela ilha. A ausência de um estado e de todas estruturas com as quais estavam acostumados se mostra muito mais difícil de contornar do que qualquer hostilidade que a ilha possa apresentar. Ao cair o véu da sociedade, as tratativas de organização e cooperação entre as crianças se tornam árduas. Rapidamente, começamos a ver a linha tênue entre a civilização e a barbárie.

O Senhor das Moscas é um baita livro. Um clássico merecedor de todo seu reconhecimento. Tem que ler.

ArthurAlves 01/06/2021

Vai que vale a pena!
Um dos livros que com certeza fica na mente.

O que você acha? Somos maus por natureza? A selvageria está em todo ser humano?

O que aconteceria com um grupo de crianças estudantes em uma ilha deserta?

Livro que deveria ser obrigatório nas escolas, se tivessem leituras obrigatórias ?

Recomendo

Nena Flores 20/11/2022

Senhor das Moscas- Clássico
O Senhor das Moscas é um romance revelador sobre o que acontece a um grupo de meninos que são abandonados e abandonados à própria sorte. Os alunos sempre parecem se relacionar com a situação de Ralph, enquanto ele luta para manter a ordem em um lugar onde a anarquia corre solta. Os alunos veem em primeira mão a rapidez com que o caos aumenta quando não há regras ou limites para uma sociedade na média que o romance avança, Golding mostra como diferentes pessoas sentem a influência dos instintos de civilização e selvageria nos mais variados graus. Quando deixados à sua própria sorte, a ideia da maldade humana ganha força, assim como a selvageria, a crueldade e barbárie. Esta ideia aparece no livro através de símbolos como a besta e a cabeça da porca no jogo em que viviam. Senhor das Moscas é um livro que recomendo não só aos adultos, mas ao público juvenil também. Existem várias conclusões para esse livro, este livro Senhor das Moscas,de William Golding, deveria ser leitura obrigatória nas escolas, deve ser leitura obrigatória para todos aqueles que refletem sobre a nossa condição humana. Um livro que merece um lugar de destaque em sua estante realmente é de fato um clássico da literatura.

Ruth Diniz 24/03/2021

Livro imprevisível
A narrativa é um pouco Lenta e as coisas demoram a acontecer. Mas o alto tem um jeito quase poético de descrever tudo. O livro é chocante! Não esperava os fatos que aconteceu durante a NARRATIVA. Tive que voltar algumas vezes pra ver se era mesmo aquilo que eu Tinha lido. A morte de Simon, de Porquinho, a selvageria dos meninos me fez perceber que temos que tomar muito cuidado para não nos tornarmos os monstros que tanto tememos.

Thiago Donato 20/01/2021

Expanda sua mente, pense fora da caixa para entender a obra
Primeiramente devemos abrir mão do sexismo apresentado na obra, visto que, quando lançado nossa sociedade vivia uma realidade patriarcal e inadmissível nos dias de hoje.
O livro pode ser lido de duas formas, tanto como uma ficção juvenil despretensiosa e violenta, diga-se de passagem, ou como uma obra socio-filosófica cheia de símbolos metaforicos que transmitem toda profundidade do texto que não está em sua primeira camada. Falando sobre esse ponto de vista, mais adulto, temos uma obra ampla, onde os personagens, cenários não representam o que parecem, são apenas, um invólucro para algo muito maior, a nível de sociedade. É uma leitura que trás a tona sentimentos conflitantes do ser humano, deve ser feita com cuidado, análise e reflexão para aproveitar todas nuances dessa obra, que está entre uma das melhores que já li.

llecardoso 12/07/2021

Fiquei com preguiça
O livro tem uma história que prende bastante. Entretanto é muito descritiva, a ilha em si é extremamente descrita pelo autor nos mínimos detalhes o que me fez ter, la na metade do livro preguiça de ler esses detalhes. Então eu acabei ficando ansiosa demais para chegar na ação do livro, que nao chegava nunca. Mas o final é bom.

Edilene Freitas 28/03/2021

O que aconteceria com jovens ingleses de boa educação se fosses deixados sozinhos em uma ilha deserta? Será que se comportariam graciosamente ou a natureza humana primitiva viria a tona? Esse é o tema desse livro fantástico. Será que o homem é fruto do meio? Não havendo regras, autoridades ou punições, o comportamento do homem se altera ou permanece o mesmo? A visão do livro pode ser um tanto pessimista, mas acredito ser bem próxima da realidade, onde o instinto de sobrevivência beira a loucura e não há espaço para ouvir a voz da razão.

Giovanna1242 07/04/2021

Comecei achando que ia ser uma leitura arrastada, mas me vi totalmente presa e nervosa com essa história. A alegoria é muito bem construída, e levanta várias questões interessantes sobre a vida em sociedade e a natureza do ser humano. Muito interessante mesmo.

Só não dei 5 estrelas porque achei que algumas cenas foram muito prolongadas - várias e várias convocações de reuniões, enquanto as partes emocionantes e cruciais do livro se concentraram muito no final.