Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Joao.Alessandre 03/01/2024

Impossível
"O senhor das moscas" é daquele calibre de arte que as décadas e os acontecimentos reforçam sua tese e ajudam e entender a evolução (ou involução) da espécie humana. É eficaz em estabelecer um marco a partir do qual o indivíduo se desumaniza e a luta pela sobrevivência aliada a busca da hegemonia antecedem sentimentos de solidariedade e acolhimento.
Descreve o microcosmo pós acidente aéreo em ilha remota cujos sobreviventes (adolescentes e crianças) travam embate onde o absurdo, bizarro e cruel são realidades incontornáveis. Ralph, Porquinho, Simon, Jack, Roger, gêmeos e muitos outros nos ganham ou nos impactam negativamente. Impossível não devorar o livro. Impossível não estabelecer comparações. Impossível não considerar essa leitura uma experiência única e perturbadora.

SamosBR 02/01/2024

Bom em certos aspectos
O enredo e o desenvolvimento da história são incríveis, é interessante e perturbador acompanhar o declínio de um bando de crianças inglesas quando deixadas à mercê em uma ilha deserta. O autor descreve de forma visceral as ações que os garotos tem que tomar e o conflito entre a razão e o se entregrar à insanidade que se desenrola com o passar dos dias. Acredito que o único defeito seja a descrição excessiva do escritor, ele detalha tanto os cenários e situações ao ponto de tornar a leitura travada e pesada, o que a torna difícil de ser acompanhada e até um pouco confusa.

Eliane406 01/01/2024

A Sociedade é uma construção
?Essa leitura chegou em um ponto crucial da realidade atual, por isso os clássicos são infindáveis em sua importância na sociedade literária e no senso comum. Coloco em questão a citação de Rousseau em sua obra "A Origem da Desigualdade entre os Homens" que diz: "o homem é naturalmente bom, nasceu bom e livre, mas sua maldade e deterioração adveio com a sociedade...", já Hobbes diz que: "o homem é o lobo do homem" é mau por natureza.
Portanto, a narrativa é ascendente nos fatos e conforme a leitura a angústia aumenta e mostra-se perfeitamente a natureza humana colocada em prova a sua auto gestão.
?O Senhor das Moscas ou Belzebu, o demônio da mitologia fenícia ou cananeia associado ao orgulho e à guerra.

Raquel 31/12/2023

O senhor das moscas
O livro conta a história de um grupo de meninos entre 6 e 12 anos de idade que sofre um acidente aéreo em meio a uma guerra e ficam isolados numa ilha. Quando se dão conta de que não há sequer um adulto por perto, eles percebem que será necessário criar algumas regras para conviver e sobreviver. Liderados por Ralph, eles procuram se organizar enquanto esperam um possível resgate. Mas aos poucos esses garotos aparentemente inocentes transformam a ilha numa visceral disputa pelo poder e sua selvageria rasga a fina superfície da civilidade.

'Senhor das Moscas' não é apenas um livro sobre meninos se tornando independentes, ele tem um significado mais profundo e sutil. A história é uma exploração sombria da natureza humana e da perda da civilização quando as regras sociais são desafiadas. Ela ilustra como a violência e a brutalidade podem emergir quando as estruturas sociais desmoronam, mesmo entre crianças, e gera certo desconforto ao leitor visto que traz à tona o homem em seu estado mais primitivo e de certa forma selvagem, o que se torna ainda mais complexo por se tratar de crianças como os agentes das ações.

Além disso, a obra traz um paralelo entre democracia e autoritarismo. Deveríamos ser forçados a seguir alguém que é considerado um líder “racional” ou “moral”? Ou ser autorizados a seguir aquele que apresenta uma visão que mais se alinha com os nossos desejos, sejam eles quais forem?

Eu achei a escrita de William Golding rica e todo seu simbolismo inteligente. A história é contada de forma envolvente, o que prende a atenção do leitor. Lerei novamente no futuro e recomendo a todos por ser um clássico da língua inglesa.

Raquel 31/12/2023

O senhor das moscas, de William Golding

Estevam.Moraes 31/12/2023

Uma aventura de crianças que assusta até os adultos
Esse foi uma surpresa incrível.
Não esperava que fosse gostar tanto desse livro.
Cheio de nuances e diálogos interessantes, situações tensas e revolta.
Recomendo ler e discutir com alguém parte a parte, vale a experiência.

Ana 31/12/2023

Eu tinha minhas dúvidas sobre a escrita, eu cheguei a achar que seria bem complicada, mas nessa edição é muito fácil de ler, bem envolvente por sinal.
Eu demorei bastante para terminar, mais por conta de uma ressaca literária e problemas pessoais, talvez por isso não aproveitei tanto quanto deveria.
Mas super recomendo a leitura, com certeza é um dos livros essenciais para a vida de qualquer pessoa. O motivo? Entender a natureza do ser humano.
O livro conta a história de meninos entre 6 e 12 anos que após o avião em que estavam cair em uma ilha tropical, tendo apenas crianças sobreviventes, levam eles a descobrirem como sobreviver até aparecer um possível resgate.
No começo os meninos são tomados pela euforia de não ter nenhum adulto por perto e ditarem as próprias regras, além de escolher um líder, mas com o passar do tempo a ganância pelo poder leva a perda de todas as lembranças da civilidade que eles tinham, alguns resquícios lembrados da mesma por alguns colegas eram totalmente ignoradas e a morte de um deles por tentar convencer os outros a lembrarem, se torna um choque para o leitor.
É uma leitura muito dura, bem angustiante, levando em consideração o contexto em que foi escrito, de segunda guerra mundial, bombas, descoberta dos campos de extermínio, nazismo, faz ser ainda mais compreensível a perda da consciência sobre respeito e consequências do egoísmo, mesmo em crianças.

Peterrsm 30/12/2023

Já está na lista de releituras
Durante a leitura muitas interpretações me vieram à mente e ainda ouvi uma interpretação que nem tinha passado perto das minhas.
De qualquer forma é um livro que prende e te deixa com um gostinho de "quero saber mais" a cada capítulo.
Com certeza a série Lost bebeu muito dessa fonte: esse é o máximo de spoiler que viu dar.

liliana 30/12/2023

Não tenho nem condições de escolher boas palavras para escrever sobre o que acabei de ler...
No início, me pareceu uma leitura infanto-juvenil pelo contexto de meninos interagindo entre si, mas a sensação nauseante que me tomou ao perceber que não eram só meninos, mas sim seres humanos, em sua natureza obscura, percebendo a liberdade oriunda da distância da dos limites da sociedade civilizada, reagindo às interações uns dos outros, me fez entender o real objetivo do autor - que, inclusive, me fez lembrar de C.S. Lewis com suas descrições minuciosas em As Crônicas de Nárnia (e Golding faz isso tão habilmente que ao invés de maçante, é prazeroso).
William Golding é o tipo de autor genial que sabe do impacto certeiro e doloroso que vai causar em seus leitores. Brilhantemente, ele nos faz sentir no lugar do personagem e ao menos em minha experiência, cheguei a passar mal nas partes finais da obra, além de chorar e rir em outros momentos.
Senhor das Moscas foi uma das melhores experiências desse ano para mim.

Alice587 29/12/2023

Um livro interessante que te faz refletir sobre a sociedade e o ser humano no geral, confesso que eu não consegui ler ele muito rápido e perdi o interesse em algumas partes, mas eu acho que é uma leitura importante

Maria 28/12/2023

Ululantes
Talvez eu tenha ido com muita expectativa pra ler, esperava mais ação, porem as coisas acontecem no tempo certo e com fluídez. Não me decepcionou nem um pouco.
Rola bastante reflexões sobre o limite da civilidade humana e do controle de poder, achei bem interessante, rapido e facil de concluir.

Uma coisa que me pegou: pq usaram tanto a repetição da palavra "ululante" no fim do livro? meio irritante até.

Juliana3239 28/12/2023

Eu só queria manter uma fogueira acesa!
Que livro! De longe o livro mais perturbador do ano, não teve pra Stephen King dessa vez.

O que aconteceria se um grupo de garotos entre a infância e a adolescência se vissem no meio de uma ilha deserta, obrigados a se governarem...pois é!

Esse livro é assustadoramente realista no quesito possibilidade que realmente acontecesse exatamente o que é descrito nele caso uma situação assim de fato ocorresse. Agora eu entendo porque é leitura obrigatória nas escolas americanas, mesmo com todo o teor de violência.

Tire as leis e o compasso moral de indivíduos que ainda estão em processo de formação de caráter e espere a velocidade e a facilidade com que esses indivíduos sucumbiriam a violência e a barbárie que vivem dentro de nós. O "monstro" que habita em cada um de nós.
Lanadeoutrodimensao 28/12/2023minha estante
É muito louco pq realmente parece que são crianças. Tomando decisões imprudentes e sendo imaturos

Juliana3239 29/12/2023minha estante
São crianças né. Mas sem uma figura "adulta" pra impor limites. Daria exatamente no que deu no livro.

Dory Aventureira 28/12/2023

Que livro caótico
Pequenos humanos em situação de perigo pode ser assustador e perigoso, você vê o ser humano mesmo em fase de crescimento na sua mais pura natureza, um livro muito inteligente.

Bebeie 28/12/2023

O livro senhor das moscas trabalha como a sociedade é corrompida pela hostilidade e necessidade de sobrevivência, assim como a perda da inocência das crianças. É uma história ótima e envolvente.
A leitura não é tão fluida e por conta disso demorei um pouco pra terminar, mas nada que impeça de ter uma experiência boa.