Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Kaio.Vinicius 01/04/2024

Um livro agonizante, mas de fato ele é muito bom. Alguns reclamam de certa enrolação, mas eu gostei bastante.

beatrizfwho 01/04/2024

O fim da inocência
Esse livro foi uma surpresa pra mim, me interessei pelo nome e pela sinopse e foi o suficiente para começar a leitura. Eu gostei bastante e recomendo muito.

Amanda 31/03/2024

"Estou com medo. Da gente."
Sério gente, isso que é livro que te faz pensar!! A forma como esse livro aborda as nuances da civilidade humana é inacreditável!! O autor usava cada palavrinha para construir toda uma atmosfera que te fizesse imaginar cada pedacinho da ilha e o que os meninos estavam passando.
No começo, não vou negar, o livro é um pouco monótono por ter um vocabulário denso, mas lá pra 25% do livro eu já estava absorta o suficiente pra não focar nisso. Sem contar que ler o clímax do livro foi tão eletrizante que valeu cada palavra difícil.
Todo clássico é clássico por uma razão, e a razão de "O Senhor das Moscas" é que ele retrata o clássico da existência humana: a barbárie e a ignorância.

Danielly 31/03/2024

Um clássico para mostrar que crianças não são tão inocentes como pensamos, que somos extremamente influenciáveis e que o mal está em nós mesmos.

Mari 31/03/2024

Muito bom, cheio de detalhes
Leitura fácil, história interessante, angustiante em diversos momentos, filosófico, traz de volta questões importantes com relação à natureza humana VS civilização

Camila Huanda 30/03/2024

Não seiii.
Esse foi um livro que demorei para finalizar, achei bem cansativo a leitura, teve momentos que gostei outros não.
Contudo o final foi até legal.
Maria1691 10/04/2024minha estante
???

Joyce190 29/03/2024

Reflexão
"Senhor das Moscas", escrito por William Golding, é uma obra clássica que explora os aspectos mais sombrios da natureza humana. Ambientado em uma ilha deserta, o livro acompanha um grupo de crianças que, após um acidente de avião, se veem isoladas e sem supervisão de adultos. O enredo revela como a ausência de autoridade e a liberdade total levam os meninos a abandonar gradualmente a civilidade e sucumbir aos instintos primitivos. Embora alguns momentos possam parecer maçantes, os capítulos finais intensificam a narrativa, destacando a transformação dos meninos em seres "selvagens" que abandonam completamente os valores morais. Essa reflexão sobre a natureza humana e a perda da inocência continua a ser um tema poderoso e pertinente, tornando "Senhor das Moscas" uma leitura fascinante e provocativa.

Kauã 29/03/2024

Legalzinho
O livro em si e legal, retrata como podemos voltar rapidamente a um estado de selvageria de onde demoramos milhares de ano para sair, retrata ainda a crueldade natural do ser humano e a tendencia a desordem e violência.
É curioso pensar em como seria uma reorganização social a partir dos dias de hoje e como toda essa reformulação pode acontecer completamente alheia a todo o resto do mundo.
Entretanto o livro e chato, nada acontece por muito tempo e o clímax não me pegou tanto pois não consegui sentir ou me apegar aos personagens, tanto fazia oq fosse acontecer com eles mas vale a pena a leitura pela reflexão sobre a organização social reiniciada do zero apenas por um isolamento do resto da civilização

VinAcius49 28/03/2024

Livro Colonial!
Deve sempre distanciar-se da visão EXTREMAMENTE colonial de William Golding, em suas visões de organização social europeia, considerando selvagens e antiquadas quaisquer sociedades que fogem à estes requisitos étnicos.

lu.alves 26/03/2024

"A não ser que estejamos com medo de gente"
"Chorou pelo fim da inocência, pela escuridão do coração humano"
"O Senhor das Moscas" é um livro que explora a selvageria humana, a psicologia de massas e o caos que crianças, uma vez civilizadas, podem criar quando colocadas em situações extremas. É um leitura bastante densa e perturbadora, porém monótona em várias partes, uma vez que a história só começa a engrenar mais pro final.
Eu achei muito interessante a utilização da fogueira como metáfora para quando o protagonista Ralph esquece de seus princípios e motivos civilizados. Além disso, os personagens são bem construídos, particularmente o Porquinho, o Ralph e o Simon. A alusão ao demônio Belzebu também é muito inteligente e as passagens, referências e metáforas também.

Aline 26/03/2024

Uma história que já está batida, mas com um final excelente.
Achei o livro cansativo e monótono até a reta final. A história de um avião que cai numa ilha deserta, mesmo que tenha sido uma inovação na época da publicação do livro, já foi tão utilizada que hoje está no imaginário popular e por isso ficou um pouco desgastada. Não há novidades. O livro é bastante descritivo também, principalmente com a paisagem da ilha, e isso, por vezes, cansa. Mas a reta final do livro é EXCELENTE. Toda a monotonia e a pasmaceira ficam para trás. Nesse momento, eu me engajei na leitura e quis saber mesmo o que aconteceria com aqueles meninos. As frases que fecham o romance é "absolute cinema".
Camila Huanda 30/03/2024minha estante
Faço das suas as minhas palavras.

Lucas 26/03/2024

O que o desespero não faz..
Um grupo de meninos presos numa ilha deserta... O que pode dar errado ? Sempre ouvi falar desse livro que era um clássico e finalmente descobri o porquê o autor explora muito bem o que acontece quando você remove as regras, e deixa o ser humano a Deus dará o livro passa uma sensação agoniante pelos meninos e pela situação que se encontra e ilustra muito bem as dificuldades que eles passam, creio eu que se fossem adultos muito do que aconteceu também aconteceria, imagina com garotos inclusive os pequenos... O que o desespero não faz né..