A distância entre nós

A distância entre nós Thrity Umrigar

Resenhas - A Distância entre Nós

Paula 17/08/2015

O sofrimento que nos une (e também nos separa)
Um livro excelente para discutirmos a violência contra a mulher em suas várias formas, com uma importante perspectiva de classe.
Resenha no blog:

site: http://pipanaosabevoar.blogspot.com.br/2015/08/a-distancia-entre-nos.html

Fernanda @condutaliteraria 24/07/2015

A distância Entre Nós é um livro comovente e realista, trazendo à tona uma realidade explícita da Índia.

Duas realidades e dois extremos. Sera Dubash é rica, influente, elegante e a patroa. Bhima é pobre, analfabeta, quase insignificante e a empregada.

O livro não só mostra as diferenças financeiras das duas mulheres, mas também as sociais e religiosas, onde nem a amizade é capaz de quebrar paradigmas e a distância construída por preconceitos.

A autora consegue escrever uma história triste e linda, com um final libertador para as personagens. Vale a pena ser lido!

Cris 25/05/2015

A distância entre nós
O livro é muito bom, retrata atualidades e situações do dia a dia, sobre desigualdade social, um livro muito rico, com conteúdo e linguagem reais.

Jacq 11/05/2015

Tocante, real e surpreendente
Oi pessoal, hoje eu vou falar de um livro que li já faz uns 4 anos, mas ainda assim quando lembro dele sempre me dá um nostalgia boa do enredo dele.

"A distância entre nós", o título se refere a história de duas mulheres indianas que vivem em Bombaim e tem suas vidas completamente distintas.
Bhima é pobre e vive na periferia de Bombaim e apenas com sua neta do que restou da família que tinha.
Sera que é bem sucedida, vive com a filha Dinaz e o genro Viraf - por quem tem certa adoração, todos tem - e Sera é patroa da Bhima, que era empregada.
O decorrer do livro se passa com o dia a dia das duas, que se davam super bem e Dinaz (filha de Sera) adorava Bhima e Viraf também. Acontece que a neta de Bhima, Maya, fica grávida, o que impediria da mesma continuar seu curso superior.
Ao mesmo tempo que vai sendo contando o cotidiano das duas mulheres, e o que me fez ficar bem tocada com a história, principalmente de Bhima que o marido foi embora e os dois filhos morreram, deixando apenas Maya e uma situação muito difícil.
Apesar de eu ter demorado 3 meses para terminar de ler, eu gostei muito, é uma leitura gostosa e bem real,o desfecho não foge da realidade, apesar de nos pegar de surpresa.
Amo esse livro, e a frase que me toca é que "em Bombaim o sol já estava se pondo, mas no coração de Bhima ele nascia." (não sei se é isso, mas o sentido é o mesmo)

Kac 02/05/2015

Leitura fácil, envolvente... Mais um livro que leio e a história se passa na Índia, em Bombaim. São interessantes os livros sobre outras culturas porque podemos sentir seus cheiros, ver suas cores e ainda comparar situações, que ocorrem em todo mundo, como são similares ou não.
No caso, o livro conta a história de Bhima, uma pobre empregada doméstica que luta para sobreviver e sustentar sua família, que passa por várias dificuldades ao longo da história. Mas a sua história se "enrosca" com a história de Serabai, a patroa, que também, a seu modo, luta para manter a sua família sempre unida. Essas e outras mulheres aparecem na trama e nos levam a pensar sobre várias questões, como o casamento, a violência contra a mulher, a religiosidade, as diferenças sociais, o poder, a educação, a solidão e a liberdade.
O livro nos mostra como passamos à vida toda tentando agradar outras pessoas, em função de outras pessoas, as expectativas que depositamos sobre elas e como as adversidades podem ser transformadas em situações de pura libertação. Às vezes é preciso morrer, para renascer. E a cada renascimento da nossa personagem é possível ver um pouco do cotidiano de cada um de nós, na sua proporção, é claro!

Aryane 15/04/2015

A Distância entre nós - Thrity Umrigar
O livro conta a história de duas mulheres, Bhima (uma mulher pobre, que perdeu toda a sua família, restando apenas Maya, sua neta, grávida) e Serabai ( patroa de Bhima, que foi casada com Feroz, um homem que batia nela, nora de Banu, uma sogra megera, que fez de tudo para destruir seu casamento).

A primeira, resignada, moradora de favela, analfabeta e triste. A segunda, bem-sucedida, instruída, mãe de Dinaz e apaixonada pelo genro, Viraf. O destino une as duas em uma relação de trabalho e amizade.

O livro é tocante, da primeira à última página. Bhima é um personagem encantador, comovente e amável na sua simplicidade.

Três estrelas!

natalia 02/10/2014

uns dos livros q mais gostei!
"A Distância entre nós" é um livro muito comovente, que retrata uma realidade ignorada da Índia. A pobreza em sua espécie mais dolorosa e seca. Fiquei admirada com a forma inteligente de contar histórias, como fez esta autora, Thrity Umrigar. A maioria dos livros que tem grandes passagens de tempo são cansativos e chatos. A beleza desse livro é a forma como as histórias se entrelaçam, o sofrimento dessas indianas, que ultrapassa os limites sociais.

site: http://papeldeumlivro.blogspot.com.br/2012/01/resenha-distancia-entre-nos-thrity.html

CleuzaFaustino 26/09/2014

Tristeza universal
Pobreza, discriminação, abandono, tragédia, tristeza... são situações/sentimentos universais. A qualidade do livro está em demonstrar essa realidade num ambiente exótico, no caso a populosa Índia. A autora abusa das comparações, um recurso que confere mais dramaticidade à narrativa, mas que, em excesso, torna-se cansativo. Encontramos comparações em todas as cenas.

Mesmo assim, considero o livro bom, vale a leitura.

Ivi 06/09/2014

A DISTANCIA ENTRE NOS
A DISTÂNCIA ENTRE NÓS (Thrity Umrigar)

Oi gente que ama livros, hoje venho com a resenha do 26º livro lido em 2013 e foi A DISTÂNCIA ENTRE NÓS (Thrity Umrigar). Este livro chegou até minhas mãos por acaso: Conversando sobre livros com algumas amigas no Facebook, uma delas ofereceu o livro para eu ler, com a promessa que depois passasse adiante para uma outra amiga em comum. (As três envolvidas nesta conversa moram em Estados diferentes do Brasil). Assim ela me mandou, eu li e me apaixonei pela história. (E já postei o livro para a terceira ponta deste triangulo literário).
Acredito que, para mim, as duas últimas promessas da sinopse do livro foram cumpridas. “Você não conseguirá parar de lê-lo, e não será o mesmo quando alcançar a última página. Acredite.”
A DISTÂNCIA ENTRE NÓS é um livro comovente e realista, trazendo à tona uma realidade explícita da Índia: A pobreza em sua espécie mais dolorosa e seca. Fiquei admirada com a forma inteligente de contar histórias, como fez a autora. A maioria dos livros que tem grandes passagens de tempo são cansativos e chatos, mas a beleza desse livro está na forma como as histórias se entrelaçam, o sofrimento dessas indianas, que ultrapassa os limites sociais.
Um bom romance, cuidadosamente elaborado e com uma história totalmente crível, a autora mostra com inteligência que todas as pessoas têm um lado bom e um lado ruim. Descrevo Sera e Bhima, as protagonistas, como duas mulheres fortes e com sofrimentos inegáveis, que se unem pelo vínculo de patroa e empregada. Por outro lado, uma distância: A pobreza e a riqueza colocando-se frente a frente. E os personagens que participam da vida dessas mulheres, mas não menos importantes: Maya, Dinaz, Pappa Freddy, Viraf, Banu e Feroz, entre outros secundários. Os nomes indianos me deixaram um pouco confusa no começo, mas depois de algumas páginas ficou mais fácil.
Concluindo, é um livro inteligente que vale a pena ser lido pra quem gosta de ler realidade. A Distância Entre Nós é uma jóia rara nos dias de hoje.
Por fim, quero fazer um comentário: É de um delicadeza ímpar a arte desta capa. Sútil e extremmente pertinente ao tema.
Recomendo!!!

Larinha 04/06/2014

A distãncia entre nós
A distância entre nós conta a história de duas indianas: Bhima a empregada fiel, e Sera, a patroa benevolente. Durante a narrativa o autor nos apresenta a trajetória dessas duas mulheres, que apesar de possuírem castas e viverem realidades completamente diferentes, têm suas vidas cruzadas em diversos momentos por um destino que se mostra cruel. O contexto social é abordado a todo instante, com descrições chocantes de uma realidade que se vive em qualquer lugar do mundo, seja aqui ou na Índia.
Seus destinos, suas vidas estarão sempre ligadas, porém a distância que existe entre elas, de cultura, de valores e influências sempre irá prevalecer. Revoltante, triste, chocante e ainda assim, maravilhoso.

Jéssica R. 15/05/2014

O livro mostra como as mulheres indianas são oprimidas por uma sociedade machista e preconceituosa, que muitas vezes se calam por medo e por falta de instrução. Sera é uma mulher instruída, criada com mimos pelos pais e de uma casta elevada, enquanto Bhima é pobre, analfabeta e de um casta inferior, apesar das diferenças essas duas mulheres estão ligadas pelo sofrimento, por casamentos e sonhos que não deram certo. Bhima vê seu casamento dos sonhos desmoronar após seu esposo sofrer um acidente de trabalho e se afundar no alcoolismo. E Sera vai de mulher instruída à viúva amargurada depois de viver anos com um esposo psicologicamente instável, que a espanca frentemente. Bhima dedica sua vida a cuidar de sua neta,que está na faculdade com a ajuda de Sera, mas um golpe do destino por assim dizer, muda tudo, e o peso da traição fala mais alto acabando com uma amizade de anos.

As histórias indianas sempre me encantaram e com esse livro não foi diferente, não considero uma história bonita ou alegre, é um livro triste que mostra a dura realidade de um país onde as mulheres são menosprezadas. Considero uma ótima história, não possui grandes acontecimentos e nem muitos personagens (os que tem são bem marcantes), é narrado de forma tranqüila e sem pressa fazendo uso de vários Flashbacks para melhor entendimento do leitor. É uma leitura que nos ajuda a entender um pouco mais o que acorre do outro lado do mundo, muitas vezes essas mulheres aceitam o que é imposto por medo, não por suas vidas, mas pelos filhos e ate mesmo por medo da sociedade que vivem. Sugiro esse livro para todos, principalmente para aquelas pessoas que gostam de conhecer novas culturas através dos livros :)

site: http://lilianejessica.blogspot.com.br/2014/05/resenha.html#more

Carolina 13/04/2014

Duas vidas - duas histórias
O livro nos mostra a amizade entre duas mulheres, a emprega Bhima e sua patroa Sina, destacando a história de vida das duas, suas dificuldades e a influência de uma na vida da outra.
Considero um bom livro, porém a história não possue grandes passagens, uma grande dificuldade ou um grande mistério. A história é tranquila, mas é muito bonita.

Prof. Angélica Zanin 19/03/2014

Duas mulheres tão próximas e tão distantes
História de duas mulheres unidas pelos laços femininos e separadas pela tradição, pelo poder econômico e pela realidade social. Embora distantes suas vidas se entrelaçam e mostram toda fragilidade feminina em uma sociedade machista e dividida por castas. Seus pensamentos revelam muito sobre elas. Bhima: "Talvez o tempo não cure as feridas de jeito nenhum, talvez essa seja a maior mentira de todas. Em vez disso, o que acontece é que cada ferida penetra mais e mais fundo no corpo até que um dia você descobre que a própria geografia dos seus ossos- os traços do seu rosto, a forma de seus quadris, o ângulo de seus ombros, e também o brilho de seus olhos, a textura de sua pele, a franqueza de seu sorriso- sucumbiram sob o peso de suas mágoas."Sera: Talvez o corpo se lembre de cada gesto de bondade, de cada beijo, de cada ato de compaixão. Certamente essa é a nossa salvação, nossa única esperança, a de que a alegria e o amor estejam também entremeados no tecido do corpo, no vigor do músculo, no cerne de cada célula pulsante." Bom demais estar tão próxima de mulheres tão distantes de nós e que têm tanto em comum com nossos sentimentos e sofrimentos. Creio que em vários lugares do mundo, estamos unidas pela essência.

Jaqueline 28/02/2014

O primeiro livro que li da Thrity Umrigar foi “O tamanho docéu”, um livro que me fez gostar muito da autora, e dois anos depois consegui ler mais um livro da mesma, desta vez “A distância entre nós”.

Esse livro começou de forma muito arrastada, até achei que seria uma decepção, mas pelo contrário, a história mostrou que eu estava me precipitando.

A distância entre nós é um romance, tem como cenário Bombaim na Índia e conta a história de duas mulheres marcadas pela decepção e pela traição. Apesar da distância social, ambas tem suas vidas ligadas.
Bhima analfabeta, sempre trabalhou limpando as casas de outras pessoas. Toda manhã ela se desloca da favela para ir limpar uma casa onde ela será sempre uma estranha.

Sera é uma dona de casa de classe média alta, sua vida aparentemente boa esconde a desilusão de um casamento violento. Hoje viúva ela se dedica a cuidar da filha que está grávida e do seu genro atraente e bem- sucedido.

Bhima não teve uma vida tão boa, sempre passou por perdas e desilusões que acabaram endurecendo seu coração. Sua neta Maya é sua única salvação de sair da favela, é uma jovem universitária – cuja educação é bancada por Sera. A vida seguia seu ritmo de costume, até que Maya aparece grávida, e o mundo de Bhima vem abaixo.

O livro se divide em livro 1 e livro 2. No livro 1 as coisas andam a passos curtos e você as vezes fica sem entender, se pergunta se irá continuam naquele ritmo, e depois no livro 2 é que as coisas começam a ficar intensas. Você ficará querendo saber o que irá se passar na próxima página, e isso fará você ler o livro rapidinho.

O livro mostra a situação da mulher em uma sociedade tão preconceituosa, vítimas de violência doméstica, e como uma pessoa analfabeta acaba sendo vítima de pessoas tão maldosas.

Se você gosta de história realistas esse é um prato cheio, e o final é surpreendente, eu chorei muito no último capítulo. (snif,snif)