A distância entre nós

A distância entre nós Thrity Umrigar

Resenhas - A Distância entre Nós

Klarissa.Oliveira 12/01/2018

Interessante porém cansativo
A autora consegue envolver e colocar a nossa imaginação na Índia. Porem alguns pontos-chave do desfecho da história eu ja imaginava ao início do livro o que o tornou cansativo. O final achei meio perdido também.

Anderson813 27/12/2017

Bom livro
A leitura é boa e interessante mas deixa a desejar no final.

Paulinha 19/12/2017

Por vezes nos esquecemos da feiúra do mundo. Olhamos em volta e só vemos como as pessoas são felizes, como são completas. Mas a verdade é que não as vemos por inteiro. Em "A distância entre nós" Umrigar nos envolve com a história de duas mulheres em situações totalmente distintas mas que sofrem caladas, engolem todo o sofrimento e seguem em frente. Não é como em livros de auto-ajuda que tudo acontece facilmente ou delicado como em contos de fadas. Não há superação, não tem ninguém no final para te dar um prêmio por ser você. É triste, mas também conforta porque todos somos assim. Não vemos a tristeza alheia ou a vemos temporariamente. O sofrimento mesmo é só da propria pessoa. Umrigar tira os panos desse sofrimento, aproxima duas mulheres distantes, uma que mora num apartamento confortável e outra num barracão, uma estudada e outra analfabeta, mas ambas mulheres. Além de trabalhar esse sofrimento que nos torna humanos mas lutamos para esconder, Umrigar escancara a realidade feminina. A Índia nos parece distante, mas tudo o que foi mostrado na realidade feminina de lá acontece aqui. Nós mulheres lutamos para sermos respeitadas como os homens, mas por enquanto ainda somos tratadas como aquelas que devem cuidar do outro enquanto o homem pode cuidar de si.

Se Faz Favor! 18/08/2017

Retratos da Realidade
É a primeira vez que leio um livro dessa autora. Eu nem mesmo a conhecia, até que nas férias de inverno deste ano, ela me foi apresentada por uma amiga que me presenteou com a obra "A Distância Entre Nós". É um livro maravilhoso cuja história permeia a vida de duas mulheres indianas que são, ao mesmo tempo, tão próximas e tão distantes.
Um retrato da vida real que está sempre a nos surpreender, testando nossos limites a todo instante e, tantas vezes, marcando nossas almas a fogo e ferro.
Não posso dizer que a história é alegre, porque não é. Porém, a autora nos conduz página
a página de modo tão cativante, que não conseguimos parar de ler até chegar ao último capítulo que fecha o livro de forma comovente.
Não contive as lágrimas. Creio que isso resume tudo e mostra o quanto essa obra mexeu com meus sentimentos de forma arrebatadora.
Pritt 04/12/2017minha estante
Faço suas palavras a minha! Tbm não conhecia essa autira. Essa história prende do começo ao fim! Impossível não se emocionar!

Pritt 04/12/2017minha estante
*autora

Se Faz Favor! 06/12/2017minha estante
É um livro MA-RA-VI-LHO-SO!!

Pritt 11/12/2017minha estante
É sim! :)

Pritt 16/02/2018minha estante
undefined

Carlinha 30/07/2017

Final sem graça
A história toda é muito boa, mostra as diferenças entre classes sociais, preconceitos e costumes culturais, porém o final termina sem graça, como se estivesse faltando alguma coisa.

Alcione13 27/05/2017

Tocante
Não tem como não se emocionar com Sera e Bhima.Com tanto preconceito,tantas diferenças.E perceber até onde vai a lealdade?Ou o quanto é tênue a linha entre o amor e o ódio.E o quanto aquele povo sofre!!(Chorei com certa cena de uma vendedora de couve-flor cochilando na calçada e também com o carregador que ajudava Bhima).Bem super recomendo pra quem gosta de realidade sem nenhum enfeite.
Karina.Agra 22/12/2018minha estante
Recomendo que vc leia a continuação desse livro - O segredo entre nós - porque esses personagens que vc gostou aparecem bem mais...

Alcione13 22/12/2018minha estante
Muito obrigada, querida. Vou procurar agora!!!! Não sabia que tinha continuação!!!

Karina.Agra 22/12/2018minha estante
É de 2018, e eu gostei bem mais desse segundo livro.

Alcione13 22/12/2018minha estante
Estou louca querendo agora. Vc leu físico???

Alcione13 14/01/2019minha estante
Karina,querida. Boa tarde.
Vim apenas agradecer a dica.
Que emoção foi essa leitura. Que prazer!!
Ter um livro só de Parvati e Rajeev foi um presente.
Amei!!!
Obrigada.

Karina.Agra 14/01/2019minha estante
Que bom que vc gostou!!!

Alcione13 14/01/2019minha estante
=)

Artax 12/05/2017

Não é um livro muito convidativo pra qualquer tipo de leitor porque é um drama bem triste. Daqueles de fazer você separar uma caixinha de Kleenex do lado, porque o resultado vai ser um chororô digno de novela mexicana. Como eu não ligo e leio qualquer coisa, não achei um impedimento pra gostar da história como um todo. A leitura é deliciosa. As coisas fluem muito bem e você pode terminar de ler sem nenhum esforço em dois, três dias.

Eu não sabia muito sobre esse regime de castas na Índia (sinceramente, continuo sem saber muito), então foi interessante ter uma noção de como as coisas funcionam. Como uma amizade verdadeira entre duas pessoas pode ser limitada por algo maior, algo socialmente construído, do qual infelizmente nenhuma delas consegue se desvencilhar.

Pra quem resolver encarar, prepare as lágrimas.

Felicity 14/02/2017

Livro emocionante
Este livro me emocionou muito, história de tristeza e uma verdade esmagadora de que diferenças sociais separam as pessoas.
No final quando ela entra com os balões na água, eu chorei copiosamente uma dor tão funda, da indiferença, do fechar a porta e os olhos.
Eu super indico este livro foi um que me fez refletir muito sobre diversos assuntos

Ana 06/02/2017

A distância entre nós
Já tinha visto essa capa antes e por isso arrisquei. Confesso que foi completamente diferente do que eu achei que fosse, e foi perfeito!! A distância entre nós, de Thrity Umrigar, Ed. Nova Fronteira, é um romance que narra a história de duas mulheres indianas que são solitárias cada uma à sua maneira, e ao mesmo tempo são tão próximas e conhecem os segredos mais profundos uma da outra.

Acredito que a principal distância entre as duas é realmente a classe social. Confesso que fiquei meio chocada em alguns momentos, de pensar que nos dias de hoje ainda existe algum lugar no mundo que a empregada tem que sentar no chão e ter copo e talheres separados para se alimentar na casa da patroa #estranho. Tem também outros assuntos polêmicos como o aborto por exemplo, que em alguns momentos era tratado como uma coisa tão comum e necessária, sem considerar a importância da nova vida que está ali se formando.

O fim do livro apresenta uma revelação que nos faz entender pequenos comportamentos de alguns personagens durante o livro, o que chega a nos dar um pouco de raiva/revolta!!!! Tradução: é uma leitura gostosa e intrigante! Super recomendo!! Não posso falar mais, senão vou contar demais! #spoiler

site: http://blogmudeideideia.com/livro-a-distancia-entre-nos/

Gabriela 19/12/2016

Quanto vale cada vida?
Eu gostei, é um livro muito interessante, diferente do que estou acostumada a ler. A escrita é boa, sem muitas enrolações, a leitura flui tranquilamente.
No livros somos apresentados à duas realidades diferentes que, ao mesmo tempo, são bem semelhantes.
De um lado, uma família que pertence à uma casta da sociedade média-alta da Índia. Nessa família, a esposa/mãe Sera vive conflitos com seu marido e sua sogra. Mas não são simples conflitos de família e sim segredos que precisam ser guardados, emoções e palavras que precisam ser controladas e uma vida que, em suma, não pode ser vivida em seu extremo. A vida de Sera foi marcada por silêncios, pois apesar de ser uma pessoa estudada e bem educada, sua voz não tem vez dentro daquela família.
De outro lado, sua empregada Bhima, o oposto de Sera. Bhima vive na favela com sua neta Maya, numa situação de extrema pobreza. Sua vida foi marcada por decepções, abandonos e medos diversos. Bhima é uma pessoa simples e sem estudos, que dedicou quase toda sua vida para trabalhar na casa e para a família de Sera e seu marido Feroz.
E qual o destino de cada uma dessas mulheres? O livro conta a história das duas e não é possível dizer quem sofre mais. Pois os tipos de sofrimentos e alegrias são diferentes, impossível mensurar numa escala racional.
É um livro que fale a pena ler.

Nat 19/02/2016

“O sangue é mais espesso que a água”
A história gira em torno de duas mulheres: uma de uma casta nobre, outra de uma casta menos honrada. Mas também poderia ser a história de uma rica e uma pobre, de uma patroa e sua empregada, do orgulho e da humildade, do poder e da vergonha, e tantas outras comparações como essas. Sera foi casada com um homem rico, porém que batia nela sem que ninguém, além da empregada, soubesse. Teve uma filha, que agora está casada e grávida do primeiro filho. Bhima é sua empregada de longa data, abandonada pelo marido, que cuida da neta após trágica morte de sua filha e genro. Está contente pela neta estar cursando faculdade, até que ela engravida e “estraga” seu futuro. Na segunda parte do livro, descobrimos quem é o pai da criança e todas as consequências que isso acarreta. É um livro sem ação, grande parte é um relato de memória. Gosto da escrita da Thrity, a leitura é fácil apesar de ser cheia de tristezas. E, para mim, não teve surpresas, descobri quem era o pai desde o início e imaginei que ele tomaria uma ação do gênero da que tomou e ainda assim gostei do livro. Apesar do desenvolvimento ser diferente, essa história me lembrou muito o filme Que Horas Ela Volta, com a Regina Casé – São Paulo e Bombaim tem lá suas semelhanças.

Erika.Almeida 18/01/2016

Excelente!
Literatura: A distância entre nós - Thrity Umrigar

Já faz mais de uma hora que concluí essa leitura, mas sua reverberação em mim, impede que o sono se instale.
É um livro forte e impactante, com personagens demasiadamente humanos, cujas vidas se desdobram na Índia atual, em meio à gritante desigualdade social.
"A distância entre nós" é uma leitura essencial para compreender a luta de mulheres de todo o mundo, passando por temas como violência doméstica, relacionamento abusivo, trabalho doméstico, lealdade, laços de família. Recomendo muito.

Taynara Juliati 21/12/2015

Avassalador
Diferente de tudo que já li. Envolvente. Destruidor. Emocionante!

Andre Gama 29/11/2015

A realidade é um soco no estômago
Poucas pessoas imaginam que um dos primeiros registros de literatura no mundo foi encontrado na Ásia. O poema de Gilgamesh, é considerado o texto mais antigo de que se tem notícia.

O continente Asiático tem uma população muito diferente em termos de comportamento, idioma, crença e religião. Talvez, por isso, vários livros tratando essa cultura tenham chamado tanto a atenção de leitores pelo mundo afora.

A escritora Thrity Umbigar nasceu na Índia e mudou-se para os Estados Unidos quando tinha 21 anos de idade. É jornalista e escreve livros cujas histórias se passam em seu país de origem. A Distância Entre Nós, lançado em 2006 pela Editora Nova Fronteira é um de seus Best Sellers.

Minha mãe ganhou esse livro em maio de 2007 e acabei herdando ele após o seu falecimento. Não sei porque fiquei com ele pois não gosto desse tipo de livro que expõe as mazelas do ser humano. Me sinto mau.

"Mas agora [...] adoro o som grave do violoncelo. De algum modo ele soa quase como a vida: triste, suave, perdida, solitária. Acho que, se o coração pudesse cantar, seria como um violoncelo."

Acho que não teria lido esse livro se não fosse pelo tema (Literatura Asiática) da reunião do Clube do Livro do Espírito Santo desse mês de Novembro/2015.

A história se passa em Bombaim, Índia, onde a diferença social é grande e a religião só vem agravar ainda mais o preconceito causado por essa diferença. Nesse cenário conhecemos Bhima, empregada doméstica, analfabeta, moradora da favela e abandonada pelo marido. Bhima trabalha na casa de Sera, viúva de boa situação financeira. Elas eram parecidas em muitos aspectos, apesar das diferentes trajetórias de vida.

Quando sua filha e genro morreram, Bhima teve que cuidar de sua neta, Maya. Ela faz faculdade com a ajuda financeira de Sera, mas fica grávida ainda solteira e o seu futuro se torna nebuloso. Dinaz, filha de Sera, possui um casamento feliz ao lado de Viraf e ambos esperam o herdeiro da família para a alegria de Sera. Mas nem tudo são flores. Sera traz consigo as marcas de um casamento infeliz ao lado de um marido violento que a espancava sem motivos. Mas, essas marcas são tão profundas que não melhoram com remédios e pomadas. Nem com o passar do tempo.

Umbigar consegue tratar de temas pesados de forma bem humana, mas a realidade é um soco no estômago tanto dos personagens quanto dos leitores.

Apesar da história se passar na Índia, ela se encaixaria perfeitamente na nossa sociedade. Quantas Bhimas, Seras e Mayas não existem por aqui. Apesar de tudo que as mulheres já conquistaram, muitas ainda sofrem violência de seus maridos; muitas ainda precisam se rebaixar para sobreviver; e muitas ainda são usadas sexualmente e, depois, descartadas. Ninguém pode ser considerado melhor ou pior pela sua cor de pele, sexo ou opção sexual. Somos todos seres humanos!

Depois desse livro preciso ler algo bem leve para tirar o gosto amargo da boca.

@biaentreleituras 03/09/2015

A Distância Entre Nós é o segundo livro que leio da autora, Thrity possui uma escrita simples e que me deixou completamente envolvida com a história, o livro aborda temas como aborto e a violência contra a mulher mas além disso nos leva a conhecer os costumes e as tradições da Índia que é o país de origem da autora.

Bhima é uma senhora trabalhadora e com uma vida sofrida, foi abandonada pelo seu marido e presenciou a morte de sua filha, por ser analfabeta ela encontrou muitas dificuldades nos seus anos de vida e hoje vive em extrema miséria, o que mais deseja para a sua neta Maya é que ela seja feliz e tenha um futuro digno. Porém a jovem universitária engravida e larga os estudos deixando sua avó amargurada. Sem alternativa Bhima vê o aborto como a solução.

Sera é a patroa de Bhima e mesmo tendo uma vida luxuosa já sofreu bastante com frequentes humilhações cousadas por seu marido e sua sogra, Feroz (marido de Sera) foi um homem muito agressivo que constantemente a espancava, ela era mantida trancada em sua casa e ainda era obrigada a aguentar calada as alfinetadas da sogra. Com a morte do marido sua filha Dinaz junto com o marido, decidem ir morar com ela e após algum tempo Dinaz engravida trazendo alegria para a casa.

A gravidez das duas jovens traz sentimentos contrários para os personagens, enquanto Dinaz e sua família estão felizes com a chegada da criança Bhima está triste pela vergonha de sua neta, Maya não revela quem é o pai da criança a cada dia se apega mais a criança em sua barriga, ela não quer o aborto mas Sera e Bhima a obrigam. São cenas muito impactantes e tensas.Sera e Bhima tem uma relação grande de amizade porém com o respeito da hierarquia, são cúmplices uma da outra já há muitos anos, as duas viram os danos que os anos de sofrimentos lhes causaram. Mas agora as coisas estão mudando, uma gravidez mal vista pela sociedade e a outra bem-vinda pela família coloca em risco a relação entre elas.

O livro alterna o ponto de vista dos personagens e faz viagens no tempo para que o leitor entenda os acontecimentos presentes e se envolva com a história. Nesses capítulos onde acompanhamos o passado vemos a luta de cada uma, enquanto Bhima tinha uma vida feliz ao lado de sua família vemos a angústia de Sera em seu casamento, acompanhar o que aconteceu com Bhima para que chegasse ao ponto em que vive hoje é surpreendente a cada capítulo.

As revelações finais do livro são chocantes, descobrir o pai do filho de Maya e nos deixa perplexos. A Distância Entre Nós é um livro muito triste e cheio de fortes sentimentos, mas confesso que o aborto foi um dos momentos mais tristes e tensos para mim. No final do livro a revelação que Maya faz me deixou revoltada não apenas pelo que ela conta mas também pelo aborto. Gostei muito do livro e pela reação de Bhima no final eu acho que ela poderia ter tido outra atitude mas o que ela fez condiz exatamente com suas características e com a realidade da Índia, deixando o livro muito mais natural.

Para finalizar, eu indico a leitura e se for ler prepare o coração!

site: vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br