O Banquete

O Banquete Platão
Platão

Resenhas - O Banquete

Mel 27/11/2021

Finalmente terminei essa merd@ (com td respeito)
Foi okay, as melhores partes sem dúvida foram: 1. A parte que falam da crença das almas gêmeas e 2. Sócrates yag passando rodo nos novinhos gatos
Sim, sou totalmente superficial e isso é o máximo que posso comentar sobre esse clássico aclamado ??

HoneyBookss 02/04/2021

Uma reflexão ao amor
Tem muitos anos que não leio uma obra de Platão, e foi muito bom voltar às suas reflexões. Em O Banquete, nós temos uma reflexão, um ode ao amor, sob pontos diversos. Achei muito interessante, pois acho o assunto amor extremamente complexo, pra ser definido sob um único ponto de vista. Trazendo Eros para o centro da equação, essa obra nos faz refletir acerca do que é o amor, como ele se manifesta, como ele é.
Amei a leitura. Recomendo pra quem ama reflexões, principalmente as gregas.

helzinha 05/09/2023

O alcibiades no final chorando porque o socrates nao meteu a pica nele pra mim valeu o livro inteiro
Ana gabi 12/01/2024minha estante
Que resenha boa kkkkk

Mimi 05/04/2021

Um verdadeiro banquete com o saber
Todas as afirmações são válidas, todos os filósofos carregam um pouco de verdade que pode ser aplicada atualmente. Muito didático e divertido, o banquete além de nos fazer refletir, também ensina - com muito humor e rigor- conceitos muito aplicados e cobrados em vestibulares no conteúdo de filosofia

Vinícius 25/05/2021

Eros
O amor Eros concebido nos diálogos de Sócrates com seus discípulos e fazendo paralelos com todas as variações de sensações e pensamentos que nos levam a mitos e reflexões.

Cesar 02/11/2020

Só sei que nada sei
Todos que se interessam pelo crescimento intelectual vão ter que passar por obras como esta. Não posso dizer muito a respeito pois, não suponho ter compreendido a mesma num nível esclarecido. O que posso é dizer que preciso aprender a ler verdadeiramente, e se você é uma das pessoas que estão em busca de um objetivo parecido, voltemos num futuro breve a perscrutar nestas páginas. Cito alguns aspectos que chamaram minha atenção: 1. As profundas contemplações de Sócrates; 2. A ideia (mito) da outra metade.

Dan 20/02/2020

louvor ao amor
Este que entre a secularidade e a mitologia é o deus mais antigo e menos exaltado pelos poetas recebe agora uma análise fria e substancial. O gênio do amor é a ligação entre um deus e um mortal!

Clara.Brogliato 02/08/2022

Uma boa reflexão
Farei minha resenha com base no discurso de Sócrates, que consiste em: amamos e desejamos algo até possuí-lo, assim que possuímos, deixamos de desejá-lo.
Em partes eu concordo com Sócrates, pois quando estamos em um relacionamento, com a rotina e com o passar do tempo, a relação se desgasta e você acaba se distanciando um pouco da pessoa, e ela passa a não ser mais suficiente para você, o que leva a busca por mais.Corroborando com a tese do Sócrates, amamos o que não temos e quando temos, deixamos de amar. Na minha visão, o tipo de relacionamento descrito acima somente os amores passageiros se aplicam, pois os verdadeiros amores desejamos manter sempre por perto.

Fora o discurso do Sócrates, eu achei muito interessante os outros discursos, sobre a origem do ser andrógeno, erastes e eromenos, muito bacana.

Pati 10/08/2020

Reflexões
Platão foi um grande filósofo e escreveu grandes livros, retratos do pensamento de sua época. Embora seja recheado de lindos ensinamentos, revela o papel que a mulher exercia à época: apenas gerar filhos.

Nádia 25/07/2011

Cada coisa em sua hora
Está não é exatametne uma resenha.
A verdade é que não consegui ler o livro. Não por casa dele, mas por minha causa. Eu não estava preparada.
O livro é incrível, exepcional e genial. E por isso mesmo, não cosnegui acompanhar.
Me peguei lendo página após página sem entender uma única palavra.
Acredito ser necessário "um pouco" de conhecimento prévio, de mitologia, de filosofia, bastante imaginação e uma paciência para anlisar cada homenagem prestada por cada personagem ao Amor.
O livro tem figuras mentais belíssimas. Mas não basta apenas atenção e criatividade para lê-lo.
Por isso àqueles que se aventurarem por esta jóia. Preparem-se bem antes.
Minha hora ainda vai chegar!
Bhabi 18/09/2014minha estante
Nádia,boa noite.
Aconteceu a mesma coisa comigo ,um livro de tal intensidade nas palavras não pode ser sequer lido.Tem de ser sentido,e como você colocou EU não estava preparada para isso.
Espero que já tenha conseguido lê-lo,se tiver por favor conte-me a sensação ao termina-lo!?
Novamente boa noite!
Bhabi

Ely Varella - terapias que iluminam 03/01/2010

Divino
O Banquete é um rito ao amor. Em especial a passagem que "explica" o homosexualismo. Simplismente divino; eu gostaria muito que qualquer forma de preconceito fosse banida radicalmente em 2010. Platão: um Iluminado. Dispensa apresentação.

Thara 29/04/2010minha estante
Preciso!, ler.

mariaf.skumagai 16/03/2021

Não é à toa que é um clássico
Desse diálogo criado por Platão, surge o termo amor platônico e podemos observar o as facetas do Eros, do amor.

duda medeiros 06/04/2021

o banquete
Para Platão, no nível mais imediato, o amor refere-se à nossa sensibilidade e apetites, principalmente o sexual. Vemos, a partir de um corpo, a beleza, e o desejo de procriar nele. Isso significa, inconscientemente, que o desejo por um corpo belo é a tentativa da matéria de se eternizar. Os filhos são uma forma dos pais serem eternos. No entanto, o belo não é somente o corpo, tanto que logo que esse desejo se esvai, percebemos que outros corpos também nos atraem. Assim, passamos do singular (indivíduo) para o universal (todos os indivíduos). Mas ainda nisso não consiste a beleza, apenas participa da ideia. Para Platão, subimos degraus na compreensão da beleza, dos corpos até as ações nas ciências, nas artes e na política, que expandem a ideia de beleza. Mas ela mesma é uma ideia, norteadora das ações humanas, que dirige as almas para o bem absoluto que não pode simplesmente ser conquistado pelo homem encarnado.
Portanto, o homem, como duplo corpo-alma, jamais conhecerá a verdade de modo absoluto. Isso cabe somente aos deuses. Mas nem por isso deve deixar de se desenvolver. É moral dever agir procurando o melhor sempre.
Cla 06/04/2021minha estante
Uau, por isso que Platão é um dos grandes filósofos da antiguidade clássica. Suas reflexões para aquele tempo era muito evoluída, enxergava o mundo com outros olhos.

duda medeiros 06/04/2021minha estante
Amg, te indico muito esse livro! Se vc quiser a gente debate sobre ele, quero que seu kindle chegueeeee pra tu começar a ler as obras mais incríveis

Cla 06/04/2021minha estante
Eu estou doida que ele chegue, quero DEMAIS ter acesso a esses clássicos que muitos não conhecem, infelizmente.

Cla 06/04/2021minha estante
Precisamos marcar, sério. Já passou da hora.

Mi 15/04/2021

Uma leitura que foge do habitual, tendo a forma de diálogo com um vocabulário antigo e rebuscado. Propõe várias reflexões ao leitor apresentando diferentes visões do amor e do belo. Não é tão fácil de ler e exige bastante concentração. Talvez seja necessário uma releitura para o melhor entendimento.

isabellebessaa 30/03/2021

O livro tem partes interessantes, como a discussão sobre o amor - tema central - mas no geral achei extremamente chato e maçante. Uma leitura que não fluiu. Os personagens não me cativaram tambem. Só ficava pensando que deveria ser um porre conviver com essa galera kkkkkk. Além disso, algo que me chamou atenção é o fato da homossexualidade não ser mencionada quando se procura análises dessa obra. É como se apagassem esse fato. No mais, curiosa pra ver quais apontamentos Lacan vai fazer no Sem 8 a respeito desse texto.