O Banquete

O Banquete Platão
Platão

Resenhas - O Banquete

fernandinha 21/06/2022

li pra faculdade. TENHO que dar cinco estrelas
muito bom saber que todos os reunidos ali no banquete praticavam a broderagem. muito interessante, também, como eles tratam o Sócrates mal.

lua 22/04/2021

Eu não consigo fazer uma resenha no nível desse livro, simplesmente não é possível. Um livro marcante é atemporal, sempre lamento não ter obras escritas de Sócrates um filósofo que admiro muito. Todas as falas sobre o amor foram sem dúvidas atual, eu amo esse livro é irei reler até o fim da minha vida.

yaspqr 28/03/2024

Um livro curto, mas ainda assim profundo. O tema, Amor, foi bem abrangente e deu margens à diversos discursos, no qual o de Sócrates foi o destaque. Aliás, foi bem interessante descobrir através desse livro o papel feminino na filosofia clássica, tendo em vista que Diotima partilhou seus diversos conhecimentos a Sócrates. (algo que não é muito sabido pelos estudantes, por sinal)
Bom, tentei fazer uma leitura ativa, mas não foi o suficiente: farei a releitura futuramente!

NicholasJade 27/10/2021

Surpreende
Em ?O Banquete?, Platão nos propõe refletir sobre o amor e o belo, criando um diálogo onde as figuras de sua narrativa discorrem seus diferentes pontos de vista acerca do que é o amor, o belo, e do que o deus Eros representa para eles.
Me surpreendeu e me cativou a linguagem fluída e simples (sem carecer de um vocabulário demasiado rebuscado para a leitura), o que tornou tudo mais fácil e prazeroso.
Ademais, a narrativa evidencia o afeto homossexual na cultura da antiga Grécia e como isso era louvado, e a expressividade dos próprios indivíduos com suas paixões e seus amantes foi algo igualmente cativante de se ler.
Recomendo a todos que venham a conhecer Platão e essa edição de bolso da Edipro, com suas excelentes observações nas notas de rodapé, trazendo um pouco do grego para a leitura, a fazendo ainda mais enriquecedora.

Paolla.Giovanna 12/03/2022

Ótimas reflexões
" [...] o Amor é dos deuses o mais antigo, o mais honrado e o mais poderoso para a aquisição da virtude e da felicidade entre os homens, tanto em sua vida como após sua morte"
Leitura muito boa, apesar de para mim ter sido um pouco difícil por estar fora da minha zona de conforto. Ainda assim pude aproveitar bem a leitura, há muitas reflexões interessantes, com vários pontos de vista sobre o amor.
E o fato de conversarem tão a vontade entre si, faz você sentir que faz parte da conversa às vezes, muito bom!
Indiano 12/03/2022minha estante
Eu tenho pensado seriamente em comprá-lo, recomenda ele ou tem algum outro que te agrade mais?

Paolla.Giovanna 12/03/2022minha estante
Olha, como falei, livros de filososfia estão fora da minha zona de conforto, então não poderia te recomendar outro. Mas esse é bom sim, então eu recomendo!
Dá uma pesquisada pra ver se algum te agradaria mais :)

Jeanderson 04/09/2018

Bate papo profundo sobre o amor com direito a festa, competição, piadas, muita homossexualidade, Sócrates sugar daddy, rejeição do Crush, bêbado falando o que não devia e muito muito mais...
Um dos aspectos mais interessantes a cerca do livro é que a discussão sobre o amor ocorre de maneira profunda porém despretenciosa e desinteressada em meio a uma festa. Nos tempos atuais, seria o mesmo que discutir profundamente sobre o amor numa mesa de bar. O livro é interessantíssimo para quem se interessa pelo tema do amor. Os mitos envolvendo a origem do amor (Eros) são simplesmente fascinantes, principalmente aquele que concebe o amor como filho da Pobreza e da Opulência (Riqueza). O livro também é interessantíssimo e super indicado pra quem deseja conhecer melhor as relações afetivo-sexuais na Grécia Antiga. Uma parte significativa do livro faz alusão às relações homossexuais masculinas então, pra quem, assim como seu, se interessa por estudar sobre a homossexualidade, esse livro é uma excelente indicação. A leitura pode ser difícil pra quem, assim como eu, não tem tanta familiaridade com a escrita e a forma de comunicação da Grécia Antiga, mas com o tempo se acostuma e o desfecho Vale super a penas se você souber extrair ensinamentos e lições importantes para a sua vida.
Thallys.Nunes 06/09/2018minha estante
Excelente resenha!

Gustavo 05/11/2018minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk adorei a resenha

Evy 30/12/2018minha estante
kkkkkk, o título vale a resenha.

Johan.Petrovics 27/02/2024

Um Clássico Indispensável Para Biblioteca De Qualquer Leitor
Escrito em prosa dialética, este tratado, também conhecido como "Simpósio", tece um intrincado e sublime banquete intelectual em torno do tema do amor, Eros, em sua mais pura e elevada expressão.

A obra eleva-se a uma reflexão profunda sobre a natureza humana, a busca pela beleza e a busca pelo conhecimento. Através de diálogos argutos e personagens memoráveis, Platão nos convida a contemplar a força transcendente do amor que nos eleva à esfera do divino, impulsionando-nos em direção à verdade e à perfeição.

Deparamo-nos com uma rica teia de simbolismos, metáforas e alegorias que desafiam nossa capacidade interpretativa. A linguagem rebuscada e poética de Platão, adornada com citações de poetas e filósofos, exige do leitor um esforço intelectual significativo para desvendar seus múltiplos significados.

É uma obra que exige reflexão profunda, imersão no contexto histórico e filosófico da época e um paladar apurado para a beleza da linguagem e a riqueza das ideias. A recompensa para aqueles que se dedicam a essa jornada intelectual é inestimável: um banquete de conhecimento, beleza e sabedoria que nutre a alma e eleva o espírito.

"O Banquete" se revela como uma fonte inesgotável de insights sobre a natureza humana, o amor e a busca pelo sentido da vida. Uma obra que desafia, encanta e transforma, deixando em cada leitor uma marca indelével de sua grandeza.

Helen.Souza 08/04/2021

eu tenho um carinho enorme por esse livro. meu professor de filosofia me indicou no meu primeiro ano, quando eu estava na pior fase da minha vida, disse que me ajudaria e eu iria gostar. eu amo, não tem um defeito.

Vinícius 25/05/2021

Eros
O amor Eros concebido nos diálogos de Sócrates com seus discípulos e fazendo paralelos com todas as variações de sensações e pensamentos que nos levam a mitos e reflexões.

isabellebessaa 30/03/2021

O livro tem partes interessantes, como a discussão sobre o amor - tema central - mas no geral achei extremamente chato e maçante. Uma leitura que não fluiu. Os personagens não me cativaram tambem. Só ficava pensando que deveria ser um porre conviver com essa galera kkkkkk. Além disso, algo que me chamou atenção é o fato da homossexualidade não ser mencionada quando se procura análises dessa obra. É como se apagassem esse fato. No mais, curiosa pra ver quais apontamentos Lacan vai fazer no Sem 8 a respeito desse texto.

Nelson.Uezu 07/07/2022

aprendizado
tu sai com várias perspectivas sobre o que é o amor, realmente um aprendizado p levar p vida, não é tedioso, é interessante pra caramba, ainda mais que não apresenta um, mas vários pontos de vista sobre o amor, além de que vai te ajudar bastante na vida acadêmica, mas não leiam somente para isso.

Pati 10/08/2020

Reflexões
Platão foi um grande filósofo e escreveu grandes livros, retratos do pensamento de sua época. Embora seja recheado de lindos ensinamentos, revela o papel que a mulher exercia à época: apenas gerar filhos.

Dan 20/02/2020

louvor ao amor
Este que entre a secularidade e a mitologia é o deus mais antigo e menos exaltado pelos poetas recebe agora uma análise fria e substancial. O gênio do amor é a ligação entre um deus e um mortal!

Hono 11/06/2021

Engraçado como todos pensam que Eros é completo...
...Mas não passa dum ser pedante, que sempre deseja, mas pouco consegue.

Eros, ou Cúpido (simbologia para o "Amor"), é alvo das discussões que ocorrem durante o banquete em comemoração a um "blockbuster" da época. Envoltos em vinho, todos em volta da mesa apresentam suas visões, até que chegue a hora de Sócrates falar.

Todos se calam.

É engraçado como a criação (ou o tutor que nunca escreveu nada) faz muito mais sucesso que o autor (pupilo). De qualquer forma, o mérito é integralmente de Platão em reproduzir o que foi dito ou criado.