O Quinto Mandamento

O Quinto Mandamento Ilana Casoy

Resenhas - O Quinto Mandamento

pinhmarcella 31/10/2021

Impactante
A autora traz sua participação na investigação do caso Richthofen com detalhes impressionantes, mas sem expressar sua opinião direta. Super interessante, bem escrito, prende o leitor desde o começo.

Gabi 29/10/2021

Pra quem se interessa por Casos Reais esse livro é incrível! Ilana escreve de uma forma simples, mas muito detalhada todos os processos de uma investigação criminal. Se tem uma coisa que eu sei é que eu quero ler muitos outros livros da autora.

Bia Ribeiro 20/10/2021

Chocante e muito completo
O bom desse livro é ter uma visão privilegiada de como essa investigação aconteceu em detalhes preciosos que ajudam a entender a cabeça desses assassinos e toda a dinâmica da polícia para solucionar o crime.

É sabido que mesmo com a condenação deles não existe a sensação de final feliz. Só uma sensação de vazio por uma história que era pra ser de amor e virou uma imensa tragédia, onde ninguém saiu bem no final.

Letícia 17/10/2021

Ilana Casoy se mostra grandiosa em suas obras, tanto pela escrita como por todo trabalho de pesquisa dentro do caso. O livro em momento algum fica tedioso, até mesmo quando são apresentadas as partes técnicas, consegue envolver o leitor que tão pouco sabe sobre os tramas policiais.

Leti 12/10/2021

Chocante e maravilhosamente escrito
Primeiro livro que li da Ilana Casoy, e só tenho elogios à escrita dela. Após os filmes, tive interesse de saber mais sobre o caso, queria a edição da darkside, mas acabei que só tive acesso a essa. Ainda assim, quando possível, comprarei a outra edição, que é mais completa, para reler.
Para quem se interessa por true crime e tem interesse de saber um pouco mais sobre o perfil dos criminosos eu recomendo muito a leitura, mas sempre lembrando que é necessário estômago para esse tipo de leitura.

Tiara.Brito 12/10/2021

Maravilhoso
Já tinha escutado muito sobre a autora, e visto a série verônica, após o lançamento do filme da Suzane comecei a pesquisar mais os livros da autora e decidir ler o quinto mandamento por ser curtinho, estava em uma ressaca literária de sete semanas onde tentei ler uns três livros sem êxito, mas então aceitei na escolha e me apaixonei, adquirir mais um livro da autora e aguardo ansiosa pela leitura.
O livro é pesado, difícil não julgar os assassinos diante do comportamento de cada um, me preparando para ler a continuidade do livro em casos de família, agora vou assistir o filme

Fatori 10/10/2021

Dos livros sobre o caso não é o mais completo, pois limita-se até a data da reconstituição dos fatos, mas é muito rico em informações sobre os depoimentos e sobre a trama como um todo. Muito bom, uma excelente obra jornalística.

annaaraujotriz 04/10/2021

Ilana Casoy é uma religião!
Não sei como começar a descrever este livro sem primeiro evidenciar a grande criminóloga que é Ilana, senti tanta verdade em suas palavras que por vezes me senti vivendo o caso. Este livro pode me causar tantas coisas, obrigada por isso Ilana!
A barbaridade retratada, deixa explícito a necessidade de atenção aos fatos. Nenhum livro que li sobre o caso Richthofen teve riqueza nos detalhes como este, aqui além dos termos sobre reconstituição e crimes de homicídio vemos a verdade retratada nos dias que se seguiram até as confissões. Sem acreditar em tanta coisa que li, uma boa leitura pra quem tenta entender o caso a fundo.
Amanda 04/10/2021minha estante
ela é incrível né? meu livro favorito dela é "arquivos serial killers", se vc gosta de criminologia ia amar esse

JennRLeal 03/10/2021

Esse livro em poucas páginas consegue transpassar raiva, indignação... Confesso que o procurei depois de ver os filmes e ler mais sobre esse caso horrível. Leitura difícil e em algumas partes agonizantes em imaginar que realmente aconteceu.

Beatriz3345 03/10/2021

Leitura importante para quem gosta de livros criminais.
Após o lançamento dos filmes brasileiros sobre o caso Richthofen, procurei por esse livro escrito pela Ilana Casoy e mais uma vez me surpreendo com mais um livro bem escrito pela criminologa.

Sem deixar passar um detalhe, Ilana consegue retratar perfeitamente o caso desde o antes, até o durante e o depois. Mesmo em páginas consegui sentir a frieza da Suzane e dos irmãos Cravinho ao elaborar o caso e o fazer.

Recomendo muito a leitura para quem goste muito de ler livros de casos criminais, porém alerto de ante mão que detalhes delicados são retratados e pode ferir emocionalmente algumas pessoas.

Karol 02/10/2021

Só sei sentir horror e tristeza
Resgatei o ímpeto por esse caso após os filmes que foram divulgados e disponibilizados, e logo vi que tinha um livro sobre o caso. ( A leitura foi difícil e sufocante) em vários momentos precisei parar a leitura respirar fundo e ir fazer outra coisa de tanto que era meu horror.
O livro trata da investigação do caso e é cheio de nomes técnicos, e explicações científicas completando o circo de horrores que é imaginar cenas tão brutais,
A cada novo capítulo percebemos a imagem de uma Suzana fria e que pouco ou nada sente remorso por tal atrocidade.
Percebemos os irmão Cravinhos mais chocados e sentidos com o crime que a própria filha do casal.
Enfim só leia se já tiver uma certa bagagem com leituras pesadas, eu tenho e mesmo assim senti um pânico, por entender que são pessoas reais, sem históricos de crimes ou doenças mentais, mas que envolvidos em uma situação e conhecendo as pessoas certas tiveram coragem, audácia, frieza para cometerem tamanha brutalidade.

Bruna.Carolina 29/09/2021

Revelador
Após ver os filmes do caso fiquei muito interessada em saber mais sobre o caso. O livro revela vários detalhes e torna a crueldade e frieza desse crime ainda mais clara. Senti falta dos depoimentos do casal no tribunal, mas acho que os filmes completam essa lacuna juntamente com reportagens sobre o depoimento de Andreas. Recomendo para qualquer um que queira saber mais sobre o caso, muito completo.

Lady Bridgerton 29/09/2021

fui influenciada pelo filme admito
eu não esperava que fosse um livro extremamente descritivo, aviso de que não é pra todo mundo, o estomago fica sensivel com as descrições dos corpos dos pais da suzane, e acho que o que pesou mais pra mim foi as cenas finais da resconstituição, por que foi passo a passo e ainda mais o surto do daniel também, a ilana escreve extremamente bem, é fluido o negocio, e geralmente eu tenho bastante problemas em ler algo que não é ficção, e aqui ela narra desde do inicio das investigações até a confissão, coisas que o filme devia ter explorado por que cara a suzane é muito fria, um ser humano desse não devia nem ta vivo, a crueldade dela é algo que você se enoja e só quer vomitar, ainda bem que ela é extremamente burra também por que amei que ela jurou que não ia ser pega sendo que o plano dela tinha umas 300 falhas basicas, que você olha assim e fica amada como tu errou isso, eu recomendo pra quem quer saber mais do caso, é um bom complemento pra após os filmes do prime video além de ser uma leitura extremamente rapida porém dificil ta, to falando serio nas descrições, tão avisados

Marcela Bianchini 29/09/2021

releitura numa sentada só, pra relembrar os detalhes que o filme não trabalhou?.o trabalho da polícia é bem mais interessante que a ladainha do casal de assassinos. ainda sim, é um crime que causa fascínio pro imaginário popular.