O Quinto Mandamento

O Quinto Mandamento Ilana Casoy

Resenhas - O Quinto Mandamento

Clara1738 08/03/2022

Quinto Mandamento
Não li nessa edição, mas foi para o meu Tcc, muito boa a forma como a Ilana descreve as coisas de uma forma que o espectador consegue entender, e sem perder o tato da criminologia

Flavia Honorato 11/02/2022

Um livro denso e detalhista
O caso dos Richthofen é um dos mais conhecidos do Brasil e mostra muito como as relações familiares conflituosa e a psicopatia são uma bomba relógio esperando o momento certo de explodir. Acredito que ainda existam muitas coisas que não foram ditas e nem vinda à tona que explicariam o que incitou Suzanne chegar nessa decisão edionda. Queria poder analisar Marisa e Manfred, pois não é possível que eles não tivessem exergado os sinais. Principalmente Marisa, sendo uma psiquiatra experiente não conseguiu ou não quis enxergar os sinais de Suzanne? Como vítimas, seus lados obscuros são escondidos para dar mais ênfase a brutalidade dos seus algozes, mas sinto que já vi muito de Suzanne e os cravinhos, quando ainda existem muitas incógnitas em relação ao casal assassinado.

Beatles 07/02/2022

Crime que lembro que na época foi falado demais. Apesar de todo crime é interessante ler e tentar entender o que se passou na cabeça dos assassinos.

Hayra.Oliveira 30/01/2022

Chocante
Certamente um dos crimes mais marcantes dos últimos tempos no Brasil inteiro, o Caso Richthofen ainda impressiona muita gente.

O livro da Ilana Casoy aborda toda essa história a partir do seu acompanhamento do caso e a descrição de todos os eventos que ocorreram durante as investigações, usando termos e análise técnicas para expor com o máximo de detalhes todo o trabalho dos policiais, delegados e peritos para chegar na verdade.

Elida 17/01/2022

O livro é bem pesado, detalha a ação durante o crime, tem toda a descrição da autópsia que nos dá ideia da violência sofrida pelas vítimas.
É interessante do ponto de vista da perícia e investigação do caso, mas é uma leitura que incomoda.

Gael3805 10/01/2022

Livrão
Livro de true crime que fala sobre o caso Richtofhen, o processo, as investigações, pericias, depoimentos, confissões, reconstituição, e é bem detalhado e completo em tudo. Livrão.

Camila 08/01/2022

Honrar pai e mãe...
Um livro incrível que mostrou o lado obscuro e ganancioso... Não vou dizer quem influenciou quem, acho ridículo perder meu tempo com isso, sendo que ambos causaram as mortes.
Suzane e Daniel combinaram a morte dos pais, ela furtou a chave mestra de seu pai e deixou que Daniel e Christian entrassem a sua casa para seguir com o plano nefasto de matar seus pais.
A forma como o casal morreu foi tenebrosa, eu me pergunto se ele ainda devem escutar os roncos deles enquanto morriam até os dias de hoje...
Houve até alguns questionamentos no decorrer do livro, que eu mesma fiquei pensando: mas, será possível?! Será possível que Andreas soubesse desse plano diabólico?
Triste em pensar que todos ali tinham uma vida pela frente. Eles poderiam fugir, como tantos casais o fazem quando seus pais proíbem o relacionamento. Mas optaram por matar. Estava bem claro que ambos não queriam ter que fazer esforços para conquistar seu próprio dinheiro, afinal os pais de Suzane tinham o suficiente. Todo o egoísmo sujo por parte de todos os envolvidos entristece.
E outro ponto que não deixei de pensar: enquanto Marisia estava sendo golpeada, será que ela não imaginou em seu momento de quase morte e pura agonia, se estavam fazendo o mesmo com a sua filha?
Mais uma obra perfeita de Ilana Casoy.

Simon 15/12/2021

Sou fã da ilana
Então por ser fã da escritora já leria de qualquer jeito, e daí esse livro pah é uma obra de arte pra quem gosta do gênero de narração de acontecimentos reais. Indico demais.

Paula Maria 14/12/2021

Caso Richtoffen: investigação criminal
O que levaria uma estudante de direito, rica, jovem e bonita a planejar o assassinato dos pais e participar de cada etapa da elaboração do crime, prosseguindo sem hesitação até a noite fatal? A questão que abre a sinopse do livro é também a dúvida que sempre pairou na minha mente. E foi graças a ela que busquei “O Quinto Mandamento”, de Ilana Casoy.

A obra traz o Caso Richthofen: o homicídio de Manfred Albert von Richthofen e Marísia von Richthofen, casal assassinado pelos irmãos Daniel e Cristian Cravinhos, a mando da filha, Suzane von Richthofen. E já adianto: por mais que o livro conte as motivações de Suzane, difícil não seguir achando que as ações executadas são atos de extrema burrice.

O livro mostra a investigação policial sob a perspectiva dos peritos. E me ganhou ao mostrar o passo a passo desta investigação, as desconfianças levantadas pelos envolvidos, os erros dos acusados e o modus operandi da própria polícia no interrogatório.

Se no caso de “A Prova é Testemunha”, outro livro da autora que pude ler, eu detestei a forma tecnicista como foi escrita a obra; gostei de “O Quinto Mandamento”. Ilana fluiu mais no texto e trouxe velocidade à leitura. Este é um daqueles livros que você deslancha sem ver o tempo passar. Bem bacana! (Paula Maria Prado)

Isis 25/11/2021

Um crime cruel
Esse caso é realmente pertubador e cruel
Nunca iremos saber qe teve a ideia e quem manipulou bem
Mas a ilana consegue muito bem deixar os fatos dos crimes claro c esse livro
Não li a versão completa, mas acredito que deixa bem claro tbm o julgamento do caso

Jenny 17/11/2021

A Ilana é incrível
Um dossiê bem elaborado do crime que choca o Brasil até hoje. É impressionante, negativamente falando, imaginar a crueldade que a mente humana pode criar e fazer acontecer.

AAnacruz 14/11/2021

Livro excelente
Não tenho o costume de ler sobre crimes reais porque me impressiono fácil rsrs, mas depois de assirtir o filme A menina que matou os pais fiquei curiosa pq a Ilana Casoy é coautora do roteiro do filme. Livro muito bem escrito e detalhado, sem ser violento. Me prendeu desde o início, só fiquei triste de não encontrar a continuação que fala sobre os julgamentos.

AJ 09/11/2021

Pra quem curte livros sobre investigação criminal é uma ótima leitura!
No outro livro que li sobre o caso, o foco principal era na vida dos criminosos após o julgamento, já nesse da Ilana a pauta principal é a investigação sobre o caso, o que gostei bastante, pois a Ilana estava inserida na perícia de SP na época do crime, logo, a riqueza dos detalhes dos depoimentos e das ideias/convicções dos peritos e delegados torna a história ainda mais impressionante aos olhos de nós, meros leitores. Sem falar na reconstituição do crime e das fotos da reconstituição, nossa, de arrepiar!!!

pinhmarcella 31/10/2021

Impactante
A autora traz sua participação na investigação do caso Richthofen com detalhes impressionantes, mas sem expressar sua opinião direta. Super interessante, bem escrito, prende o leitor desde o começo.